[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
rroque renatoroque.com
rroque renatoroque.com
Domingo, 11 de Março de 2012 - 22:24:10 WET
Confesso que não compreendo o problema da acumulação de papéis por si. A
menos que haja outras coisas que não vi serem mencionadas. Por que razão
uma pessoa não pode ser artista e curador? Tal como pode ser arquitecto
e construtor, ou médico e dono de uma clínica. Aliás isso muitas vezes
aconteceu nas colectivas. Havia um responsável do lado do grupo de
artistas. Não tinha era este titulo que agora se tornou pomposo. O
curador, de acordo com o nome, deve curar da obra e do processo de
exposição. Contacta as entidades, distribui o espaço, coordena
divulgação, etc. O problema é outro e passa pela ambiguidade, para não
lhe chamar outra coisa, do papel de curador na chamada arte
contemporânea (aliás agora até é mais fino chamar-lhe curator). Como diz
a Alice a ligação da arte ao sector financeiro especulativo ou o bluff
que existe em tantos projectos artísticos são muito mais preocupantes.
On 3/11/2012 5:55 PM, JOAO LOURO wrote:
>
> Adoro quando se fala das nuances do “abusivo”...mais abusivo, menos
> abusivo. Um dá cadeia, outro pena suspensa. É muito bom quando se
> categoriza o abusivo em arte. A outra questão é o das “encomendas”.
> Recordo à Alice que as encomendas em arte existem há muito tempo...
> Recordo a titulo de exemplo o Miguel Angelo? Capela Sistina? Vá... Uma
> moedinha para quem adivinhar se foi ou não uma encomenda. E em caso
> afirmativo quem encomendou. Vá! Não se acanhem... E o que ficou? Quem
> não viu ainda levante o dedo. E houve alguma coisa comprometida? Vá...
> Todos a responder.
> Quanto à acumulação de tarefas... É para o tristonho. Especialmente
> para o próprio que se escolheu a si. E sabem porque? Em primeiro lugar
> porque parece, quando este genero de coisas acontecem em arte, é que
> ninguém convida o artista/comissário para nada e tem que ser o
> comissário/artista a convidar-se. E depois claro... Estou a ver a
> conversa: CA: e pá quanto é que precisas para fazeres uma obra, ou
> para emprestares uma obra... AC: E pá! Preciso de X... CA: Houve lá...
> Só isso? Vá... Hoje estou mãos largas, podes pedir! AC: x+y. CA: Ok.
> Tem esta parte gira, quando começam a falar consigo próprios.
>
>
> On 12/03/10 18:22, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt> wrote:
>
> Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,
>
> Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas (
> fuck escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de
> trocadilhos ou de associações, neste caso podes pensar em Messi ou
> Mexia) de abuso do dinheiro público. A ligação da arte ao sector
> financeiro especulativo preocupa-me mais do que uma acumulação de
> identidades.
>
>
> On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:
>
> Vidal,
>
> O L não foi esquecido. Foi intencional.
>
> On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
>
> João,
>
> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez
> mais "PÚBICOS". É isso que lá está, não sei se a Alice se
> "esqueceu" do L.
> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada
> vez mais reservada, ocultada, escondida.
> Seria um trocadilho perfeito.
>
> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria
> sair da exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai
> a tempo e daria prova de dignidade.
> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como
> exposição para a história.
>
> Abraço
>
> Vidal
>
> ----- Original Message -----
> *From:* JOAO LOURO <mailto:mr.blond mail.telepac.pt>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática
> <mailto:arena lists.virose.pt>
> *Sent:* Friday, March 09, 2012 11:24 AM
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS
> AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado
> ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções
> dos que usam os dinheiros públicos também.
>
>
> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt>
> wrote:
>
> João;
>
> os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>
> On 08/03/2012, at 16:16, rroque renatoroque.com wrote:
>
>
> Tudo isto é o resultado da ambiguidade
> (propositada?) em torno do papel de curador.
>
> Renato Roque
>
> On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
>
> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS
> AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10
> Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA
> Há uma coisa que não percebo há muito
> tempo: como é que um comissário convida um
> artista, que por sinal é a mesma pessoa?
> Ninguém acha isto estranho? Seja na
> politica, na arte, nos negocios... Alguém
> tem o descernimento para explicar este
> fenómeno que decorre há muito tempo e nada
> se diz? E é tanto mais grave, quando os
> dinheiros são píúblicos.
>
> Joao Louro/ Artista
>
>
> On 12/03/05 17:52, "paulo mendes"
> <paulomendes21 gmail.com
> <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> > >
> wrote:
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >
> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
> <http://cccguimaraes2012.com/> >
>
>
> *um projecto de **Paulo Mendes
> **para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>
> *
> *
> INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>
> **Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>
> *
> *
> *
> *
> **CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
> 22.00h_Abertura oficial
> 22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
> 22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
> 22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
> 23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
> 00.00h_01.30h _JONNY TRUNK _ DJ Set
>
>
> *
> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V.
> Ex.ª para a inauguração da exposição Collecting Collections and
> Concepts, que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na
> Fábrica ASA, Setor G, piso 0, Guimarães.
> Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no
> ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães
> 2012 Capital Europeia da Cultura.
> O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
> João Serra
>
>
> /Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you
> for the opening of the exhibition /Collecting Collections and
> Concepts/on march the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main
> floor, in Guimarães.
> This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle
> “Modes of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
> The President of the Fundação Cidade de Guimarães
> /João Serra
>
>
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi
> desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados
> directamente a participar e a produzir novos trabalhos >
>
> *
> *André Alves (pt), António Caramelo (pt), António Rego (pt), Arlindo
> Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos
> (pt), Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki
> (de), Hugo Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt),
> João Marçal (pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra
> (pt), Luís Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt),
> Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno
> Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes
> (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide
> (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)
>
> *
> Projectos Especiais _ inauguração >
>
> *A kills B (pt),**Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos
> Campos (pt),
> Miguel Lucas Mendes (pt)
>
> +
>
> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos
> desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo
> Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes,
> Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo
> Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ espaço público >
>
> *P28 _ **Contentores (pt)
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ edições >
>
> *Almanaque *por*Sebastião Rodrigues*(pt), *Acme Novelty**Library
> *por***Chris Ware*(usa), *Old News*por artistas internacionais
> convidados (dnk), *Permanent Food, Charley *e*Toilet
> Paper*por***Maurizio Cattelan*(it),*Paulo de Cantos*(pt),*Point
> d'ironie*(fr) por artistas internacionais convidados e ainda outras
> edições e múltiplos.
>
>
> Obras de arte contemporânea das seguintes colecções >
>
> *BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação
> EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>
> *
>
> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>
> *Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu
> de Polícia Judiciária
>
> *
> *
> */+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> /*[ apresentação do projecto CCC ]
>
> *
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> *
>
> **
> *“What we professional liars hope to serve is truth.
> I'm afraid the pompous word for that is "art".”
> Orson Welles, F for Fake
>
>
> *O projecto /Collecting Collections and Concepts/tem como ponto de
> partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto
> de objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A
> formalização desta ideia num projecto expositivo passa então pela
> utilização de obras que integram algumas das colecções institucionais
> públicas e privadas portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa
> Geral de Depósitos, a colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito
> Santo, a colecção do Museu do Chiado, a colecção da Fundação EDP, a
> colecção do Museu do Neo-Realismo e outras.
>
> *Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará
> um importante conjunto de novas obras produzidas por artistas
> portugueses e internacionais para esta exposição.
>
>
>
> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo
> espaço industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este
> projecto tem aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial
> reabilitada, que irá receber várias outras exposições e eventos da
> programação da Capital Europeia da Cultura.
>
>
> A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e
> com a colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães
> 2012, de forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará
> em vários departamentos articulados por temáticas associadas aos
> conceitos referenciados no título do projecto _*collecting _
> collections _ concepts. *A narrativa expositiva vai questionar os
> modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se à especialização
> museológica e aproximando este projecto do cabinet d’amateur, criando
> uma desconcertante articulação conceptual subjacente ao acto de
> coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de arte.
>
>
> As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos
> trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste
> com colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da
> produção massificada, industrial e pós-fordista.
>
>
> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo
> que utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários,
> mantendo as características de um espaço com memória e passado
> industrial. Os materiais serão low tech correspondendo a uma exposição
> low budget.
> Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga
> estrutura fabril, razão pela qual certas características foram
> conservadas e certos equipamentos e objectos estão presentes na
> montagem final da exposição, gerando espaços de ressonância com a
> questão laboral, fabricação, manufactura e distribuição. A memória
> individual intercepta-se com a memória colectiva.
> O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de
> uma rede organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo
> do espaço de exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos
> núcleos temáticos.
>
> A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um
> trabalho de Harun Farocki, “/Workers Leaving the Factory”/, onde se
> reclama a reencenação da imagem iniciática do filme dos /irmãos
> Lumière/. Numa sucessão de excertos de filmes apresenta-nos operários
> a abandonarem as fábricas, no sentido literal (fim de um dia de
> trabalho) e simbólico (fecho das unidades fabris).
> Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço,
> agora cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
> A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só
> registará o trabalho expositivo apresentado, como também terá uma
> importante componente de textos redigidos por especialistas de
> diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas e
> coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre
> esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia
> visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de
> colecção.
>
>
> /“/I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That
> hour, ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes,
> I've been lying my head off.”
> Orson Welles, F for Fake
>
>
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]*
>
> *Fábrica Asa
>
> *Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
> Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
> *www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/>
> <http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org
> <http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org/> >
>
> [artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]
>
> *www.youtube.com/user/paulomendesvideo
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
> paulomendes paulomendes.org <x-msg://144/paulomendes@paulomendes.org>
> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org
> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org> >
> paulomendes21 gmail.com <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> >
> <+351> 936396964
> Rua do Heroísmo 13
> 4300-258 PORTO
> PORTUGAL
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>
>
> ------------------------------------------------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
> <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt> >
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
> ------------------------------------------------------------------------
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
> ------------------------------------------------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
--
Renato Roque
site: www.renatoroque.com
mail: rroque renatoroque.com
blog: http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/
tm: +351 966047807
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120311/04d92025/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA