[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

rroque renatoroque.com rroque renatoroque.com
Domingo, 11 de Março de 2012 - 22:24:10 WET


Confesso que não compreendo o problema da acumulação de papéis por si. A 
menos que haja outras coisas que não vi serem mencionadas. Por que razão 
uma pessoa não pode ser artista e curador? Tal como pode ser arquitecto 
e construtor, ou médico e dono de uma clínica. Aliás isso muitas vezes 
aconteceu nas colectivas. Havia um responsável do lado do grupo de 
artistas. Não tinha era este titulo que agora se tornou pomposo. O 
curador, de acordo com o nome, deve curar da obra e do processo de 
exposição. Contacta as entidades, distribui o espaço, coordena 
divulgação, etc. O problema é outro e passa pela ambiguidade, para não 
lhe chamar outra coisa, do papel de curador na chamada arte 
contemporânea (aliás agora até é mais fino chamar-lhe curator). Como diz 
a Alice a ligação da arte ao sector financeiro especulativo ou o bluff 
que existe em tantos projectos artísticos são muito mais preocupantes.


On 3/11/2012 5:55 PM, JOAO LOURO wrote:
>
> Adoro quando se fala das nuances do “abusivo”...mais abusivo, menos 
> abusivo. Um dá cadeia, outro pena suspensa. É muito bom quando se 
> categoriza o abusivo em arte. A outra questão é o das “encomendas”. 
> Recordo à Alice que as encomendas em arte existem há muito tempo... 
> Recordo a titulo de exemplo o Miguel Angelo? Capela Sistina? Vá... Uma 
> moedinha para quem adivinhar se foi ou não uma encomenda. E em caso 
> afirmativo quem encomendou. Vá! Não se acanhem... E o que ficou? Quem 
> não viu ainda levante o dedo. E houve alguma coisa comprometida? Vá... 
> Todos a responder.
> Quanto à acumulação de tarefas... É para o tristonho. Especialmente 
> para o próprio que se escolheu a si. E sabem porque? Em primeiro lugar 
> porque parece, quando este genero de coisas acontecem em arte, é que 
> ninguém convida o artista/comissário para nada e tem que ser o 
> comissário/artista a convidar-se. E depois claro... Estou a ver a 
> conversa: CA: e pá quanto é que precisas para fazeres uma obra, ou 
> para emprestares uma obra... AC: E pá! Preciso de X... CA: Houve lá... 
> Só isso? Vá... Hoje estou mãos largas, podes pedir! AC: x+y. CA: Ok. 
> Tem esta parte gira, quando começam a falar consigo próprios.
>
>
> On 12/03/10 18:22, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt> wrote:
>
>     Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,
>
>     Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas (
>     fuck escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de
>     trocadilhos ou de associações, neste caso podes pensar em Messi ou
>     Mexia) de abuso do dinheiro público. A ligação da arte ao sector
>     financeiro especulativo preocupa-me mais do que uma acumulação de
>     identidades.
>
>
>     On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:
>
>         Vidal,
>
>         O L não foi esquecido. Foi intencional.
>
>         On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
>
>             João,
>
>             Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez
>             mais "PÚBICOS". É isso que lá está, não sei se a Alice se
>             "esqueceu" do L.
>             "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada
>             vez mais reservada, ocultada, escondida.
>             Seria um trocadilho perfeito.
>
>             Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria
>             sair da exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai
>             a tempo e daria prova de dignidade.
>             De qualquer forma, não creio que a coisa fique como
>             exposição para a história.
>
>             Abraço
>
>             Vidal
>
>                 ----- Original Message -----
>                 *From:* JOAO LOURO <mailto:mr.blond  mail.telepac.pt>
>                 *To:* arte ‹ teoria ‹ prática
>                 <mailto:arena  lists.virose.pt>
>                 *Sent:* Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>                 *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS
>                 AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado
>                 ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
>                 Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções
>                 dos que usam os dinheiros públicos também.
>
>
>                 On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt>
>                 wrote:
>
>                     João;
>
>                      os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>
>                     On 08/03/2012, at 16:16, rroque  renatoroque.com wrote:
>
>
>                         Tudo isto é o resultado da ambiguidade
>                         (propositada?) em torno do papel de curador.
>
>                          Renato Roque
>
>                         On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
>
>                             Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS
>                             AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10
>                             Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>                             Há uma coisa que não percebo há muito
>                             tempo: como é que um comissário convida um
>                             artista, que por sinal é a mesma pessoa?
>                             Ninguém acha isto estranho? Seja na
>                             politica, na arte, nos negocios... Alguém
>                             tem o descernimento para explicar este
>                             fenómeno que decorre há muito tempo e nada
>                             se diz? E é tanto mais grave, quando os
>                             dinheiros são píúblicos.
>
>                              Joao Louro/ Artista
>
>
>                              On 12/03/05 17:52, "paulo mendes"
>                             <paulomendes21  gmail.com
>                             <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
>                             <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com
>                             <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> > >
>                             wrote:
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> 
> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> > 
> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> 
> <http://cccguimaraes2012.com/> >
>
>
> *um projecto de **Paulo Mendes
> **para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>
> *
> *
> INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>
> **Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>
> *
> *
> *
> *
> **CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
> 22.00h_Abertura oficial
> 22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
>  22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
>  22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
>  23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
>  00.00h_01.30h _JONNY TRUNK _ DJ Set
>
>
> *
> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V. 
> Ex.ª para a inauguração da exposição Collecting Collections and 
> Concepts, que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na 
> Fábrica ASA, Setor G, piso 0, Guimarães.
>  Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no 
> ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 
> 2012 Capital Europeia da Cultura.
>  O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
>  João Serra
>
>
> /Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you 
> for the opening of the exhibition /Collecting Collections and 
> Concepts/on march the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main 
> floor, in Guimarães.
>  This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle 
> “Modes of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
>  The President of the Fundação Cidade de Guimarães
> /João Serra
>
>
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi 
> desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados 
> directamente a participar e a produzir novos trabalhos >
>
> *
> *André Alves (pt), António Caramelo (pt),  António Rego (pt), Arlindo 
> Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos 
> (pt), Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki 
> (de), Hugo Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), 
> João Marçal (pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra 
> (pt), Luís Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), 
> Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno 
> Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes 
> (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide 
> (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)
>
> *
> Projectos Especiais _ inauguração >
>
> *A kills B (pt),**Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos 
> Campos (pt),
> Miguel Lucas Mendes (pt)
>
> +
>
> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos 
> desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo 
> Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, 
> Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo 
> Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ espaço público >
>
> *P28 _ **Contentores (pt)
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ edições >
>
> *Almanaque *por*Sebastião Rodrigues*(pt), *Acme Novelty**Library 
> *por***Chris Ware*(usa), *Old News*por artistas internacionais 
> convidados (dnk), *Permanent Food, Charley *e*Toilet 
> Paper*por***Maurizio Cattelan*(it),*Paulo de Cantos*(pt),*Point 
> d'ironie*(fr) por artistas internacionais convidados e ainda outras 
> edições e múltiplos.
>
>
>  Obras de arte contemporânea das seguintes colecções >
>
> *BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação 
> EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>
> *
>
> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>
> *Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu 
> de Polícia Judiciária
>
> *
> *
> */+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> /*[ apresentação do projecto CCC ]
>
> *
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> *
>
> **
> *“What we professional liars hope to serve is truth.
>  I'm afraid the pompous word for that is "art".”
>  Orson Welles, F for Fake
>
>
> *O projecto /Collecting Collections and Concepts/tem como ponto de 
> partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto 
> de objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A 
> formalização desta ideia num projecto expositivo passa então pela 
> utilização de obras que integram algumas das colecções institucionais 
> públicas e privadas portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa 
> Geral de Depósitos, a colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito 
> Santo, a colecção do Museu do Chiado, a colecção da Fundação EDP, a 
> colecção do Museu do Neo-Realismo e outras.
>
> *Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará 
> um importante conjunto de novas obras produzidas por artistas 
> portugueses e internacionais para esta exposição.
>
>
>
> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo 
> espaço industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este 
> projecto tem aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial 
> reabilitada, que irá receber várias outras exposições e eventos da 
> programação da Capital Europeia da Cultura.
>
>
> A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e 
> com a colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 
> 2012, de forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará 
> em vários departamentos articulados por temáticas associadas aos 
> conceitos referenciados no título do projecto _*collecting _ 
> collections _ concepts. *A narrativa expositiva vai questionar os 
> modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se à especialização 
> museológica e aproximando este projecto do cabinet d’amateur, criando 
> uma desconcertante articulação conceptual subjacente ao acto de 
> coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de arte.
>
>
> As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos 
> trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste 
> com colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da 
> produção massificada, industrial e pós-fordista.
>
>
> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo 
> que utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários, 
> mantendo as características de um espaço com memória e passado 
> industrial. Os materiais serão low tech correspondendo a uma exposição 
> low budget.
>  Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga 
> estrutura fabril, razão pela qual certas características foram 
> conservadas e certos equipamentos e objectos estão presentes na 
> montagem final da exposição, gerando espaços de ressonância com a 
> questão laboral, fabricação, manufactura e distribuição. A memória 
> individual intercepta-se com a memória colectiva.
>  O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de 
> uma rede organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo 
> do espaço de exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos 
> núcleos temáticos.
>
> A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um 
> trabalho de Harun Farocki, “/Workers Leaving the Factory”/, onde se 
> reclama a reencenação da imagem iniciática do filme dos /irmãos 
> Lumière/. Numa sucessão de excertos de filmes apresenta-nos operários 
> a abandonarem as fábricas, no sentido literal (fim de um dia de 
> trabalho) e simbólico (fecho das unidades fabris).
>  Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, 
> agora cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
>  A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só 
> registará o trabalho expositivo apresentado, como também terá uma 
> importante componente de textos redigidos por especialistas de 
> diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas e 
> coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre 
> esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia 
> visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de 
> colecção.
>
>
> /“/I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That 
> hour, ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, 
> I've been lying my head off.”
>  Orson Welles, F for Fake
>
>
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]*
>
> *Fábrica Asa
>
> *Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>  Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
> *www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/> 
> <http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org 
> <http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org/> >
>
> [artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]
>
> *www.youtube.com/user/paulomendesvideo 
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo> 
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo> 
> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
> paulomendes  paulomendes.org <x-msg://144/paulomendes@paulomendes.org> 
> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org 
> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org> >
> paulomendes21  gmail.com <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com> 
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com 
> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> >
> <+351> 936396964
>  Rua do Heroísmo 13
>  4300-258 PORTO
>  PORTUGAL
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>
>
> ------------------------------------------------------------------------
> _______________________________________________
>  ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt> 
> <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt> >
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>                             _______________________________________________
>                             ARENA mailing list
>                             ARENA  lists.virose.pt
>                             <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
>                             http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>                 ------------------------------------------------------------------------
>
>                 _______________________________________________
>                 ARENA mailing list
>                 ARENA  lists.virose.pt
>                 http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>             _______________________________________________
>             ARENA mailing list
>             ARENA  lists.virose.pt
>             http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>     ------------------------------------------------------------------------
>     _______________________________________________
>     ARENA mailing list
>     ARENA  lists.virose.pt
>     http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-- 
Renato Roque

site: www.renatoroque.com

mail: rroque  renatoroque.com

blog: http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/

tm: +351 966047807


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120311/04d92025/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA