[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

JOAO LOURO mr.blond mail.telepac.pt
Domingo, 11 de Março de 2012 - 17:55:45 WET


 
Adoro quando se fala das nuances do “abusivo”...mais abusivo, menos abusivo.
Um dá cadeia, outro pena suspensa. É muito bom quando se categoriza o
abusivo em arte. A outra questão é o das “encomendas”. Recordo à Alice que
as encomendas em arte existem há muito tempo... Recordo a titulo de exemplo
o Miguel Angelo? Capela Sistina? Vá... Uma moedinha para quem adivinhar se
foi ou não uma encomenda. E em caso afirmativo quem encomendou. Vá! Não se
acanhem... E o que ficou? Quem não viu ainda levante o dedo. E houve alguma
coisa comprometida? Vá... Todos a responder.
Quanto à acumulação de tarefas... É para o tristonho. Especialmente para o
próprio que se escolheu a si. E sabem porque? Em primeiro lugar porque
parece, quando este genero de coisas acontecem em arte, é que ninguém
convida o artista/comissário para nada e tem que ser o comissário/artista a
convidar-se. E depois claro... Estou a ver a conversa: CA: e pá quanto é que
precisas para fazeres uma obra, ou para emprestares uma obra... AC: E pá!
Preciso de X... CA: Houve lá... Só isso? Vá... Hoje estou mãos largas, podes
pedir! AC: x+y. CA: Ok. Tem esta parte gira, quando começam a falar consigo
próprios.   


On 12/03/10 18:22, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt> wrote:

> Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,
> 
> Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas ( fuck
> escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de trocadilhos ou de
> associações, neste caso podes pensar em Messi ou Mexia) de abuso do dinheiro
> público. A ligação da arte ao sector financeiro especulativo preocupa-me mais
> do que uma acumulação de identidades.
> 
> 
> On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:
> 
>> Vidal,
>> 
>> O L não foi esquecido. Foi intencional.
>> 
>> On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
>> 
>>> João,
>>>  
>>> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É
>>> isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
>>> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais
>>> reservada, ocultada, escondida.
>>> Seria um trocadilho perfeito.
>>>  
>>> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da
>>> exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de
>>> dignidade.
>>> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a
>>> história.
>>>  
>>> Abraço
>>>  
>>> Vidal
>>>> ----- Original Message -----
>>>> From: JOAO LOURO <mailto:mr.blond  mail.telepac.pt>
>>>> To: arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena  lists.virose.pt>
>>>> Sent: Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>>>> Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
>>>> inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>>>> 
>>>> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que usam os
>>>> dinheiros públicos também.
>>>> 
>>>> 
>>>> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt> wrote:
>>>> 
>>>>> João;
>>>>> 
>>>>>  os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>>>>> 
>>>>> On 08/03/2012, at 16:16, rroque  renatoroque.com wrote:
>>>>> 
>>>>>>    
>>>>>>  Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em torno do papel
>>>>>> de curador.
>>>>>>  
>>>>>>  Renato Roque
>>>>>>  
>>>>>> On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
>>>>>>> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
>>>>>>> inauguração _ 10 Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa
>>>>>>> que não percebo há muito tempo: como é que um comissário convida um
>>>>>>> artista, que por sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho?
>>>>>>> Seja na politica, na arte, nos negocios... Alguém tem o descernimento
>>>>>>> para explicar este fenómeno que decorre há muito tempo e nada se diz? E
>>>>>>> é tanto mais grave, quando os dinheiros são píúblicos.
>>>>>>>  
>>>>>>>  Joao Louro/ Artista
>>>>>>>  
>>>>>>>  
>>>>>>>  On 12/03/05 17:52, "paulo mendes" <paulomendes21  gmail.com
>>>>>>> <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
>>>>>>> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>
>>>>>>> > > wrote:
>>>>>>>  
>>>>>>>   

 [Collecting Collections and Concepts,
 uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
 

www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
<http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >
<http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
<http://cccguimaraes2012.com/> >
 

um projecto de Paulo Mendes
 para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
 


INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
 
Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
 junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
 




CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
 22.00h_ Abertura oficial
 22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
 22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
 22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
 23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
 00.00h_01.30h _JONNY TRUNK _ DJ Set
 


 Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V. Ex.ª
para a inauguração da exposição Collecting Collections and Concepts, que
terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G,
piso 0, Guimarães.
 Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no ciclo
“Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012
Capital Europeia da Cultura.
 O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
 João Serra
  
  
 Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you for the
opening of the exhibition Collecting Collections and Conceptson march the
10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in Guimarães.
 This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle “Modes
of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
 The President of the Fundação Cidade de Guimarães
 João Serra
 
 
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
 
 
 para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi desenvolvido
um processo de recolecção de obras e convidados directamente a participar e
a produzir novos trabalhos >
 

 André Alves (pt), António Caramelo (pt),  António Rego (pt), Arlindo Silva
(pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt),
Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo
Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal
(pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro
(pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt),
Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira
(pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro
Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira
(pt), Vanessa Billy (uk)
 

Projectos Especiais _ inauguração >
 
A kills B (pt),Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos Campos (pt),
 Miguel Lucas Mendes (pt)
 
+
 
Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos desenhados por
Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel
Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The
Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.
 


Projectos Especiais _ espaço público >
 
 P28 _ Contentores (pt)
 


Projectos Especiais _ edições >
 
 Almanaque porSebastião Rodrigues(pt), Acme NoveltyLibrary por Chris Ware
(usa), Old News por artistas internacionais convidados (dnk), Permanent
Food, Charley e Toilet Paperpor Maurizio Cattelan (it),Paulo de Cantos
(pt),Point d'ironie(fr) por artistas internacionais convidados e ainda
outras edições e múltiplos.
 
 
 Obras de arte contemporânea das seguintes colecções >
 
 BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP,
Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
 


e ainda a colaboração dos seguinte museus >
 
Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu de
Polícia Judiciária
 


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
[ apresentação do projecto CCC ]
 

 
 [Collecting Collections and Concepts,
 uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
 


 

“What we professional liars hope to serve is truth.
 I'm afraid the pompous word for that is "art".”
 Orson Welles, F for Fake
 

O projecto Collecting Collections and Conceptstem como ponto de partida a
ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de objectos,
obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A formalização desta
ideia num projecto expositivo passa então pela utilização de obras que
integram algumas das colecções institucionais públicas e privadas
portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a
colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do
Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do Neo-Realismo e
outras.
 
Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará um
importante conjunto de novas obras produzidas por artistas portugueses e
internacionais para esta exposição.
 
 
 
Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo espaço
industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este projecto tem
aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial reabilitada, que irá
receber várias outras exposições e eventos da programação da Capital
Europeia da Cultura.
 

A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e com a
colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 2012, de
forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará em vários
departamentos articulados por temáticas associadas aos conceitos
referenciados no título do projecto _collecting _ collections _ concepts. A
narrativa expositiva vai questionar os modos de exposição mais tradicionais,
esquivando-se à especialização museológica e aproximando este projecto do
cabinet d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual
subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de
arte.
 

As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos
trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste com
colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da produção
massificada, industrial e pós-fordista.
 

Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo que
utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários, mantendo
as características de um espaço com memória e passado industrial. Os
materiais serão low tech correspondendo a uma exposição low budget.
 Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura
fabril, razão pela qual certas características foram conservadas e certos
equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da exposição,
gerando espaços de ressonância com a questão laboral, fabricação,
manufactura e distribuição. A memória individual intercepta-se com a memória
colectiva.
 O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede
organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de
exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos temáticos.
 
A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um
trabalho de Harun Farocki, “Workers Leaving the Factory”, onde se reclama a
reencenação da imagem iniciática do filme dos  irmãos Lumière. Numa sucessão
de excertos de filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no
sentido literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades
fabris). 
 Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, agora
cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
 A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só registará o
trabalho expositivo apresentado, como também terá uma importante componente
de textos redigidos por especialistas de diversas áreas – sociologia,
antropologia, galeristas e coleccionadores de arte, que irão contribuir com
depoimentos sobre esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma
enciclopédia visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia
expandida de colecção.
 

“I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That hour,
ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, I've been
lying my head off.”
 Orson Welles, F for Fake
 


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 


[Collecting Collections and Concepts,
 uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
 
Fábrica Asa
 
Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
 junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
 Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
 +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
l
 www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/>
<http://www.paulomendes.org/>  <http://www.paulomendes.org
<http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org/> >
 
[artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]
 
www.youtube.com/user/paulomendesvideo
<http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
<http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
<http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
 paulomendes  paulomendes.org <x-msg://144/paulomendes@paulomendes.org>
<x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org
<x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org> >
 paulomendes21  gmail.com <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
<x-msg://90/paulomendes21@gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> >
 <+351> 936396964
 Rua do Heroísmo 13
 4300-258 PORTO
 PORTUGAL
 lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
l
 
 

_______________________________________________
 ARENA mailing list
 ARENA  lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
<x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt> >
 http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
 
>>>>>>> 
>>>>>>>   
>>>>>>>  
>>>>>>> _______________________________________________
>>>>>>> ARENA mailing list
>>>>>>> ARENA  lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
>>>>>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>>>>>  
>>>>>> 
>>>>>>  
>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> _______________________________________________
>>>> ARENA mailing list
>>>> ARENA  lists.virose.pt
>>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA  lists.virose.pt
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>> 
> 
> 
> 
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120311/9036f164/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA