[ARENA] Miriam Sampaio Trauma Fragment Motor-Hairport Gallery 13. 01. 2011 - 05. 02. 2011

herwig turk ht herwigturk.net
Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011 - 10:51:56 WET


Miriam Sampaio
Trauma Fragment
Motor-Hairport Gallery
13. 01. 2011 - 05. 02. 2011
 
A galeria Hairport em Janeiro de 2011 vai apresentar uma exposição antológica da artista Miriam Sampaio Esta mostra agregará vários dos seus projectos passados e em curso, de natureza fílmica, fotográfica e instalações site-specific, com trabalhos que datam de 2002 a 2010.


A prática artística de Miriam Sampaio é heteróclita mas no seu conjunto aborda questões contemporâneas como as do encontro entre a memória pessoal e a colectiva, a exploração do “erro” como parte integrante do processo de descoberta, os limites da narratividade, e questionamentos de identidade que se tornaram possíveis nos nossos dias quer graças a práticas diversas no mundo das artes quer de disciplinas académicas advindas dos “cultural studies” e suas áreas conexas. A importância da história e vida pessoal da artista influi particular e substancialmente essas temáticas: judia sefardita, descendente dos antigos “marranos” portugueses e, para mais, de refugiados políticos do regime de Salazar na década de 1960, essa herança mesclada manifesta-se numa forma de repensar e questionar uma certa fórmula monolítica da história de Portugal. Ao explorar muitas vezes a história da sua própria família e do seu papel enquanto indivíduo, as relações com os papéis ocultos que foram reservados a esse mesmo conjunto de portugueses ergue um espelho diferente do rosto do Portugal moderno, ainda imbuído numa narrativa auto-mitificadora e, por isso, silenciadora dos seus próprios “outros”. Como a própria artista afirma, a sua nova familiarização com o país permite-lhe “ir desvendando, aos poucos, elementos secretos e permeáveis das histórias ‘oficiais’ e pessoais”.

Em termos de metodologia – fotográfica e cinematográfica – Miriam Sampaio emprega suportes como filme de 16mm, de 35mm e Super 8 (transcritos para vídeo na projecção final, dadas as dificuldades em garantir a projecção original nos espaços galerísticos), muitas vezes a preto-e-branco, sobre os quais executa técnicas de manipulação directa do filme (não só a revelação como outras técnicas pré-digitais), e modos de captura e montagem que implicam noções específicas e elaboradas de arquivo, representação, intuição e problematizações sobre conceitos tais como os de narração, temporalidade e protagonismo. Os seus filmes não são classicamente narrativos, mas querem constituir, sem dúvida, uma narrativa mais ampla, que fazem emergir precisamente uma memória implicada. Essa é a natureza do cinema experimental e transdisciplinar que Miriam Sampaio explora.

            Local:             Motor-Hairport Gallery
                        Rua de São Paulo 121, Loja R/C Dto.
 (junto ao Elevador da Bica)
, 1200-427 Lisboa
            Inauguração:             13. 01. 2011, 19h
            Duração:             14. 01. 2011 - 05. 02. 2011
            Contacto:             Herwig Turk turk at hairport.pt 969518105
            Co-produção:                                    
C.R.I.M          
            Parceiros:
Atelier REAL


-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110112/fe958790/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA