[ARENA] E nós por lá...?

Virgínia virginia.not.wolf gmail.com
Quinta-Feira, 14 de Abril de 2011 - 08:02:14 WEST


Em relac,äo ao voto em branco e aos "partidos da esperanc,a":

Suponho que se esteja a falar da extrema esquerda *e* direita que, por
forc,a da existência, säo coniventes com a manutenc,äo do estado das coisas
e tiveram as mesmas oportunidades legislativas - sem entrar em detalhes de
financiamento e outros que tais - que qualquer outro grupo partidàrio.
Todos os programas polìticos säo naturalmente bons nas suas propostas
concretas e distintas. Mas sim, a putrefacc,äo é também uma forma de vida.
Se se advoga o momento de mudanc,a està mais que na hora de demitir a
configurac,äo actual.
A querida Islândia näo elegeu representantes dos vàrios quadrantes sociais
ao invés de repor assentos nas mesas de casamento? Talvez isso se confunda
com uma polìtica de esquerda, da que fica mais para leste.

Que as agências de rating säo especuladoras e que o dinheiro, em boa
verdade, näo existe deveria ser um exercìcio de reflexäo simbòlica por parte
de todos para fazer face à impotência e ao estigma de cauda da Europa,
infalivelmente destinados ao caos e ao falhanc,o. Por ora, estamos no lugar
que merecemos. Näo hà ainda capacidade popular e demòfila para impor a
expressäo do voto que, ao que parece, foi socialista durante este 6 anos de
terapia de mercados. Neste momento, näo me ocorre nenhum governo que se reja
pelo seu povo ainda que o contràrio seja invariavelmente factual.
Talvez manifestac,öes *apartidàrias* como a de 12 de Abril ajudem a ilustrar
o que tenho dito. Serà que ter sido um dos maiores movimentos contestatàrios
populares dos ùltimos tempos näo tem que ver com a ausência de politiquice
standard(?). Acredito em contestac,äo sem a colherada do PCP ou Bloco que,
por hàbito säo oposic,äo ao governo e "mercados". Säo partidos que nasceram
para se oporem e, por muito *sinistra* que seja a minha inclinac,äo
polìtica, acho que deixei para tràs o enquadramento formal do exercìcio da
cidadania.
Por isto e pelo desencanto, creio que o Partido Em Branco seja maior
afirmac,äo. Sem candidatos, sem nomes, sem cor, sem carismàticos
trapac,eiros. Um partido composto à posteriori com portfolios e CV's como é
exigido a qualquer profissional. E, sobretudo, elementos concentrados no
interesse da soberania portuguesa para além do atletismo do poder.

E agora tenho de voltar ao trabalho. Näo se pode suspender a economia do
lar.
Vou fazer madeira falsa, a partir da Suic,a, para imprimir em Taiwan.
Depois, o pvc vai para Portugal, colado sobre a cortic,a e distribuido para
todo o mundo como um produto ecològico. Um êxito, asseguro-vos.
(talvez me devesse despedir)

Bom dia.

2011/4/13 Dinis Santos <dinismanueld  gmail.com>

> Sobre a ameaça dos mercados que ganharam características humanas nos
> últimos tempos como ("os mercados estão nervosos, ou desconfiados"...) e
> sobre a tecnocracia financeira:
>
> "PORTUGAL’S plea for help with its debts from the International Monetary
> Fund and the European Union last week should be a warning to democracies
> everywhere."
>
> (perdoem-me não tenho a certeza se toco ou não toco o campo da arte...)
>
> http://www.nytimes.com/2011/04/13/opinion/13fishman.html?_r=1
>
>
> (sobre eleições e votos em branco...ainda há partidos, com respostas
> concretas e distintas relativas aos assuntos graves da última década, aos
> quais não foi dada a oportunidade de ter mais expressão parlamentar...)
>
> Dinis Santos
>
>
>
>
> 2011/4/12 miguel leal <ml  virose.pt>
>
>>
>> Olá uma vez mais,
>>
>> Continuando a recentrar o debate na questão que o FJP levantou com a
>> imagem dos seus 'amigos isladeses', lembrei-me de um texto que escrevi há
>> uns meses sobre vulcões (islandeses), nuvens, ecomomia e política, e que
>> parece vir mesmo a calhar. O texto foi escrito para a publicação 'State of
>> Motion', editada pelo Colectivo Piso (Berlim, 2011). <
>> http://piso-collective.blogspot.com/p/publications.html>
>>
>> abs
>>
>> ml
>>
>>
>> _________________________________________________
>> A metonymy of displacement: Clouds and volcanoes
>> _________________________________________________
>>
>> We know from physics that every displacement is relative. It seems there
>> is no such thing as displacement without a point of origin, without a point
>> from where to measure both the direction and the distance of a certain
>> movement from one place to the other. In those terms displacement can only
>> be defined as a relative condition: the actual position (B) being relative
>> to an initial position (A). To be out of place is to be displaced. We obtain
>> the figures of our displacement by measuring the difference between A and B,
>> a difference that implies not only space but also time. The sense of
>> displacement depends on this relation between A and B, there and here, then
>> and now. However, we also know things can be much more complicated. For
>> instance, the kind of measurement we were just describing usually uses as
>> reference a straight line going from A to B from which it is impossible to
>> draw the real path taken during the displacement from one point to the
>> other. Displacement is always an awkward situation based on strange
>> connections between time and space. Displacement is not (only) a matter of
>> measurements. Imagine A and B are not only two but a multiplicity of points,
>> imagine then is now and now is then, imagine there is here and here is
>> there, imagine everything is out of place. How to define displacement from
>> such a complicated placement of things? Retaining the basic idea that every
>> displacement is relative, we will try to step a little further into this.
>>
>> Shifting quickly to psychoanalysis, the terrain of a very complex notion
>> of time and space, we will discover other useful notions to think about this
>> topic. In fact, Freud, haunted by his former education as a neurologist,
>> always felt tempted to explain the functioning of the unconscious through
>> topographic models. Early in his work we find the very notion of
>> displacement (verschiebung) being used as a key concept to describe certain
>> unconscious processes of the psyche. Although the notion of displacement was
>> approached differently throughout his vast work, Freud always kept it as a
>> way to explain the reattachment (by a repressive displacement) of something
>> to something else: B in the place of A; A transposed to B. But the
>> interesting (and complicated) part of this process is that this Freudian
>> displacement — relative as any other displacement — implies a forgotten
>> origin. We are displaced without any notion of displacement. And, in the
>> end, reenacting it all, we discover that B is not B and it’s not A; A is not
>> A and is not B. During this process A and B are transformed into something
>> else. There is no return to any ideal point of origin. Furthermore, looking
>> back critically at Freud and psychoanalysis, we realize there is no point of
>> origin at all: A transforms B and B transforms A; this process is pure
>> transformation and we never really get the answers we expect. Years later
>> Lacan[1], opening the book of linguistics to explain a former topological
>> problem, compared displacement to metonymy, the figure of speech in which a
>> thing or concept is not called by its own name. Actually, with the notion of
>> displacement proposed by psychoanalysis we enter a completely different
>> terrain, less topographic and extensive and more complex and intensive, a
>> terrain where everything is out of place and where words speak different
>> languages, a terrain where there are no points (A, B or even C) but only
>> intensive connections between them. Following this, and knowing already how
>> A and B are not what they seem to be, we also realize there is no such thing
>> as a line between A and B, but only points precariously situated at the
>> intersection of several lines[2]. Every displacement is in fact relative but
>> is also intensive, complex and sometimes contradictory.
>>
>> **
>>
>> Early this year an Icelandic volcano with an unpronounceable name —
>> Eyjafjallajökull — woke furiously from a long period of rest. Overwhelmed by
>> it, but feeling safe monitoring the event at distance, we were far from
>> imagining the real effects of this eruption in our lives. In fact, a huge
>> cloud of ashes extended its long tail over Europe, creating chaos in the
>> skies. Flights cancelled and airports closed, Europe rediscovered its
>> geography and experienced something different about the idea of displacement
>> and the effects of the so-called globalization.
>>
>> First in April and again in May, the cloud of volcanic ashes covered the
>> skies in an insidious manner, quickly reaching central and southern Europe.
>> Invisible and silent as it was, at least from the ground, the cloud could
>> only be (roughly) followed through satellite images and its position at a
>> certain moment was always hard to determine with precision. So, during those
>> two short but intense periods, some of us were transformed in amateur
>> meteorologists and volcanologists, looking desperately in sites such as the
>> London’s Met Office for information about a new monstrosity living somewhere
>> over our heads[3]. To a certain extent, we were standing still whilst trying
>> to follow such an invisible (but huge) and ever-changing cloud, feeling
>> uncomfortable knowing that something unpredictable was moving fast causing a
>> temporary crash in the way we were dealing with geography, time and space.
>> Things that we somehow took for granted suddenly disappeared: we were
>> displaced without a single move from the place we were standing in.
>>
>> There are several ways to link the effects of this eruption to the idea of
>> displacement. One of them is precisely the feeling of perceptive
>> disarrangement caused by the observation of an object that is moving while
>> the observer is standing still (or the other way around), something that
>> everyone has already experienced, for instance, looking up to the sky
>> covered in fast moving clouds. But with the cloud of ashes caused by the
>> Eyjafjallajökull the resulting displacement was coming more from the secret
>> unpredictability and dimension of the phenomenon than from any bodily
>> sensation. In fact, this cloud of ashes was to connect very closely those
>> two figures of the unpredictable — the cloud and the volcano — and their
>> corresponding
>>
>> sciences — meteorology and volcanology —, and so bringing a new certain
>> uncertainty to our daily lives. In this way the cloud of the
>> Eyjafjallajökull is able to force an ideal geography (both personal and
>> collective) to collide with reality, offering at the same time an impressive
>> metaphor to the dark times announced by the ongoing financial crisis. There
>> is a shared secret monstrosity linking the real but invisible cloud of ashes
>> to the metaphoric but quite real dark cloud originated during the 2009
>> financial breakdown. Both clouds were able to produce a feeling of impotence
>> that transforms our lives and our experience of time and space, building,
>> reshaping and even destroying our personal and collective geographies.
>>
>> Similarly to the effects of the cloud of ashes, this financial crisis
>> caused things that we somehow took for granted to suddenly vanish: we were
>> displaced but forced to stay in our place. This is not only a question of
>> knowing, for instance, if there is a chance for the politics of social
>> welfare; this is a question of knowing if this is not simply an excuse to
>> terminate any idea of political action. Neither politics nor the economy
>> have been able to move from reaction to action. We are facing a simulacrum
>> of consensus which announces the end of politics and the rise of a new
>> pragmatic approach to the art of governing. The problem is that the economy
>> — as we have learned from the Eyjafjallajökull and the threat posed by its
>> bigger and more dangerous neighbour, the Katia — is also a kind of Russian
>> roulette: we never really know when it is going to erupt again. More so, in
>> one way or another, it’s easier to talk to clouds and volcanoes than to the
>> markets or the technocracy of the economists. Clouds and volcanoes are
>> unpredictable, that is true, but at least they are not trying to occupy
>> every interstice of our lives. They are ungovernable and that is the reason
>> for their threatening beauty.
>>
>> Miguel Leal
>>
>> Porto, October 2010.
>>
>> P.S. Reading the text again I have just realized that I ended writing
>> about clouds, volcanoes and politics when I intended to write about art and
>> its figures of change and transformation, something that turned my words
>> into a truly metonymy of displacement…
>>
>>
>> [1] “L’Instance de la lettre dans l’inconscient ou la raison depuis Freud”
>> (1957).
>>
>> [2] “It is not the line that is between two points, but the point that is
>> at the intersection of several lines” (Deleuze, Pourparleurs, 1990, p. 219).
>>
>> [3] The Met Office is the UK's National Weather Service. The Met Office
>> hosts the London Volcanic Ash Advisory Centre (VAAC) and during this crisis
>> updated every six hours forecasts monitoring the volcanic ashes cloud <
>> http://www.metoffice.gov.uk/aviation/vaac/vaacuk_vag.html>.
>>
>> __________________________________
>>
>>
>>
>>
>>
>> On 12Apr2011, at 3:54 PM, Fernando José Pereira wrote:
>>
>> Escrevi já há alguns anos um texto que se intitulava "O elogio da
>> infâmia", aí referia-me às possibilidades políticas de tal acto. A infâmia,
>> neste mundo controlado e anestesiado é, de imediato, arredada para
>> territórios "impróprios" que nos querem fazer querer exteriores aos limites
>> do tolerável. Ora, como facilmente poderão constatar, não abdicamos da
>> discussão e pensamos até, que a dissensão é a base de todo o pensamento
>> político democrático. Aquilo que não tolerámos enquanto coordenadores de uma
>> lista pública é a sua distorção em lugar de disputas pessoais (aparentemente
>> próximas da ideia de antagonismo que defendemos mas, como a realidade
>> facilmente demonstra, distantes da eficácia política e, logo social, da
>> noção).
>> É por demais evidente que vivemos dias de excepcionalidade política:
>> querem-nos suprimir a possibilidade democrática de discordar, querem-nos
>> fazer querer, como muito bem exemplificava o Miguel Leal na sua metáfora,
>> que estamos inevitavelmente entregues a uns especialistas que nos vão tratar
>> da saúde...
>> Ora, o que neste momento importa pensar é a nossa condição de artistas, de
>> cidadãos interessados, envolvidos que estamos nesta teia espiralada de que
>> temos dificuldade em nos libertar. A ideia inicial, quando coloquei nesta
>> lista uma imagem de um mural próximo do aeroporto de Reikjavik, era tentar
>> encontrar, neste espaço de diálogo, ideias para a nossa autodefesa, ideias
>> que pudessem ser partilhadas e, se possível, aprofundadas pelos mecanismos
>> de discussão que temos ao nosso dispor. É evidente que não é inocente a sua
>> escolha. É verdade que a politização das nossas discussões é mais necessária
>> que nunca. Agora uma coisa é certa, nunca nos quisemos distanciar da nossa
>> condição, não temos soluções milagrosas, nem queremos. Aquilo que nos
>> preocupa é olhar em redor e verificar que a anestesia se torna cada vez mais
>> visível e que nos enredamos em discussões estéreis ou superficiais ou mesmo
>> corporativas. Não por acaso os picos de participação desta lista estão
>> inevitavelmente ligados a processos deste género. A minha sugestão enquanto
>> coordenador desta lista vai no sentido de apelar à colaboração de todos na
>> discussão aberta dos nosso problemas e que se evitem, de uma vez por todas,
>> as aproximações ao que de pior têm este tipo de espaços (estou a lembrar-me,
>> não por acaso, dos espaços de comentário que existem nos jornais on-line
>> onde as respectivas direcções sentiram necessidade de controlar).
>> A escolha da Islândia para dar início a uma discussão é sintomática
>> daquilo que se está a passar cá e lá: por cá dizem-nos que quase nem sequer
>> vale a pena votar pois tudo será decidido a outro nível; por lá vota-se
>> livremente e pensa-se livremente assumindo por inteiro as responsabilidades
>> de tais actos. Só podem ter a minha maior admiração.
>> Os artistas Islandeses estão, também eles, envolvidos neste processo.
>> Juntemos à foto do mural esta outra iniciativa levada a cabo por artistas,
>> com a colaboração do Reykjavik City Theatre: a leitura ininterrupta, por
>> todos aqueles que trabalham naquela instituição, das milhares de páginas do
>> relatório sobre a bancarrota do país, entretanto publicado. A acção decorreu
>> com as portas do teatro abertas 24 horas e transformou aquele espaço
>> cultural no centro mediático da discussão em torno de um documento que, à
>> partida, é feito por especialistas e para ser entendido apenas por
>> especialistas. Foi uma acção maravilhosa.
>> A Islândia é, neste momento, território infame para os *experts* de que
>> fala a Laurie Anderson. Ainda bem para eles.
>> E nós por cá...?
>>
>> NOTA: aqui têm o texto completo para que não restem dúvidas sobre o que
>> afirmo.
>>
>> Fernando José Pereira
>>
>>
>>
>> O elogio da infâmia
>>
>> A infâmia é um lugar fronteiriço, um significado vazio que corporiza, como
>> tal, a existência de duas entidades separadas e preenchidas de significações
>> opostas. Assim, a localização territorial da infâmia fornece-lhe a
>> possibilidade impar de protagonizar o antagonismo. A actual preocupação
>> liberal de procura desvairada de consensos situa a infâmia como lugar de
>> resistência que, desta forma, curiosamente se vê transformada em partícula
>> essencial da vida democrática.
>>
>> A territorialidade infame afirma radicalmente a dissensão. É neste lugar
>> que devemos concentrar a nossa atenção e não nas suas confluências
>> limítrofes. A categorização, sempre subjectiva, dos conteúdos por estas
>> introduzidos e utilizados apresenta-se, assim, como profundamente
>> secundarizada relativamente ao imenso poder do lugar infame. Acima de tudo,
>> porque este se apresenta, sempre, como amoral, longe da lógica unívoca da
>> razoabilidade moralista ou, então, da sua oposição polar imoral, afinal
>> faces da mesma moeda.
>>
>> Algumas tradições transmontanas de comemoração do carnaval, em que
>> populares de aldeias vizinhas se opõem verbalmente, utilizando os mais
>> variados e fortes insultos, afirmam-se como uma curiosa estruturação
>> espacial. Este território fronteiriço, formalizado pela frontalidade
>> simétrica de dois lugares altos, dois montes, separados por um vale
>> apresenta-se como uma fortíssima metáfora da democraticidade antagonista.
>> Afirma, no entanto, Slavoj Zizek que um dos problemas das democracias
>> liberais contemporâneas é a transformação da ideia de antagonismo em
>> possibilidade unicamente agonística, isto é, uma pacificação “bem
>> comportada” da anterior noção de combate. É neste ambiente adormecido que
>> surge o potencial da infâmia porque, por isso mesmo, a sua conotação
>> negativa lhe permite um posicionamento radical. Debaixo do fogo
>> “politicamente correcto”, o território infame afirma uma vitalidade e um
>> protagonismo que lhe é oferecido em nome próprio. O alastramento PC a todas
>> as esferas da vida, a arte incluída, determina, então, uma espécie de nova
>> transparência[1] consensual em que tudo se encontra dentro dos “limites”
>> deixando, naturalmente, de fora a nomeação “exterior” da infâmia.
>>
>> As razões são sempre as mais importantes, as mais próprias, as mais
>> razoáveis e, apesar disso, apetece sempre estar como *reduplicatio*, isto
>> é, numa posição que nunca se ajusta verdadeiramente ao seu lugar. Na
>> contemporaneidade *light* e liberal este é o território da infâmia.
>>
>> Como afirma Alain Badiou na tese 14 das suas “quinze teses sobre arte
>> contemporânea”:
>>
>> “Posto que se encontra seguro da sua capacidade para controlar todo o
>> campo do visível e do audível através das leis que governam a circulação
>> comercial e a comunicação democrática, o Império já não censura nada. Toda a
>> arte e todo o pensamento estarão perdidos se aceitarmos essa permissão para
>> consumir, para comunicar e para desfrutar. Deveríamos, por isso,
>> convertemo-nos em cruéis censores de nós próprios.”[2]
>>
>> A arte é um lugar infame.
>>
>>
>>
>> * A etimologia da palavra é latina e decompõe-se da seguinte forma:
>> in=non; fama (v.q. voce). Esta má fama inicial, que era importantíssima nas
>> leis romanas, foi alargando a sua carga de significação até aos nossos dias.
>> Assim, no dicionário português,  apresenta-se como s.f. e com as seguintes
>> significados: má fama; acto ou dito infame; perda de boa fama; labéu
>> imposto por lei ou pela opinião pública; descrédito; ignomínia; desonra;
>> calúnia, difamação; injúria; indignidade; vitupério; opróbrio.
>>
>>
>>
>> Fernando José Pereira
>>
>> Outubro 2006
>>
>> ------------------------------
>>
>> [1] Não devemos, contudo, esquecer que, como afirma Juan Luís Moraza,
>> nada é mais invisível que a evidência, pois esta funciona como um marcador
>> contextual que desvia o olhar daquilo que se supõe dever permanecer oculto.
>>
>>
>>
>> [2] Tradução minha
>>  _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA  lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>
>>
>>
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA  lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>
>>
>
>
> --
> Dinis Santos
> ====================
> 96 738 52 32
> dinismanueld  gmail.com
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>


-- 
✖  Virgínia Valente  ✖

➜ http://not-wolf.com/
☎ +351 96 463 30 71
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110414/c30bf90e/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA