[ARENA] E nós por lá...?

Pedro dos Reis m0rph3u gmail.com
Quinta-Feira, 14 de Abril de 2011 - 14:49:25 WEST

Viva,

Tenho seguido este e outros posts que vão sendo escritos à volta deste mesmo
tema e infelizmente não tenho conseguido participar neles.
Vou fazer um esforço sabendo à partida de que não vou dizer tudo o que penso
acerca deste assunto.

Começo pelo título deste post: "E nós por cá?..."
Pode ser apenas um título para chamar à atenção que se fez algo na Islândia
e de certa forma a instigar, que se faça algo por cá. Sente-se alguma
frustração porque por "cá" não houve logo alguém que se tivesse chegado à
frente e tivesse tido a iniciativa para marcar o episódio que todos receiam.
Para mim, o não acontecimento de algo desse género reflecte completamente a
sociedade que temos neste país. Uma sociedade pouco unida, apesar de sermos
poucos e de termos um território não muito extenso (Um pouco maior que o
Indiana, lembrando o "road-movie" do Daniel Blaufuks).
Logo, para mim deveria ser esta a pergunta a fazer, desde sempre, quando
temos realmente um sistema social diferente na Islândia.
Um sistema onde o cidadão é um cidadão activo e participativo forçando os
governantes a "ouvi-lo" em alturas como esta. Isto sim, seria viver em
Democracia.
Infelizmente em todas as alturas em que se propuseram Referendos para
discutir alterações importantes a nível da nossa organização social preferiu
fazer-se outra coisa. Eram causas não políticas. Diziam respeito a todos nós
e nós olhámos para o lado, como se não nos dissesse respeito - uma perda de
oportunidade.

Não quero dizer com isto, que o sistema social explique toda a diferença,
mas em parte ajuda a explicar. Do que qualquer um de nós pode observar,
todos nós, inclusive, só temos vontade de sermos "colectivo", quando algo
muito grave nos está para acontecer ou para acontecer a alguém, que nos é em
parte chegado. Nessa altura o Indivíduo deixa de ser ele para ser parte de
uma Causa. (alguns factos: 1999, por Timor; as várias manifestações
anti-guerra; as várias manifestações anti-Sócrates; a(s) Plataforma(s) da(s)
Arte(s) (já agora, alguém desta lista pode dizer se esta plataforma ainda
existe e se está activa?) e as reivindicações ao Ministério da Cultura, as
inúmeras causas no Facebok, etc...)

Nada de mal, mas será que sem uma causa, as pessoas não poderão juntar-se na
mesma? De ir falando de vários assuntos dentro do seu raio de interesse?
E talvez neste ponto cai por terra o "Nós por cá?". Somos incapazes de nos
ver enquanto indivíduos para além das pessoas com quem nos identificamos.
Vivemos numa espécie de "tribos" que têm muito poucos pontos de contacto
entre si.
Penso que a este nível a Arte poderá funcionar como "cola social" criando
esses pontos de contacto. Felizmente conheço artistas que trabalham nessas
"fronteiras" e não são poucos; tanto cá, como noutros países. Destaco por
exemplo o trabalho do José Carlos Teixeira e da Mónica de Miranda, mas tenho
a certeza de que existem mais ainda.

Apesar de nem sermos muitos vivemos muitas vezes de costas voltadas uns para
os outros, não tendo sensibilidade para compreender os problemas de outros,
mas querendo sempre alguma atenção para o que nos aflige.
Esta nossa falha em não nos querermos ver como somos e de não termos
curiosidade em ouvir os outros tem implicações naquilo que reconhecemos ser
uma característica nossa; que no fundo é o título implícito do título deste
post: "Lá fora" fizeram isto, e nós por cá?
Há de haver sempre um "Lá fora" que é muito melhor que o "Cá dentro". Mas a
haver uma mudança, ela começa por nós: nós somos parte do sistema social e
quer queiramos, quer não, o tal do "Mercado" que foi demonizado nos posts
anteriores.

Já que continuamos numa de "lá fora" então deixo aqui uma crónica de um
jornal que devia ser uma referência editorial (a todos os níveis, inclusive
para o sector Cultural) para as nossas publicações:
http://www.nytimes.com/2011/04/13/opinion/13fishman.html?_r=1
Curiosamente (e felizmente) contrataram um ilustrador nosso conterrâneo,
para fazer uma interpretação da situação.

Cumprimentos