[ARENA] Ghédalia Tazartès e Calhau! esta Quarta dia 9 de Junho no Museu do Chiado, Lisboa

André Ferreira - Filho Único andre filhounico.com
Terça-Feira, 8 de Junho de 2010 - 18:39:31 WEST





 

GHÉDALIA TAZARTÈS 
Artista francês de origem turca nascido em 1947, Ghédalia Tazartès permanece, ao longo de aproximadamente três décadas de trabalho, uma figura incatalogável no panorama da criação sonora.
Dono de uma obra singular, tem vindo a empregar técnicas semelhantes ao longo do seu percurso, com alterações relativas de meios. Utiliza gravações de campo cortadas e coladas desde a época da fita, teclados e electrónica para resultados de um grão, estranheza e solenidade que lhe são muito particulares. Com a voz, é ritualisticamente invadido por várias viagens internas, que o levam de um francês real, a um outro inventado, passando por uma série de outras línguas, umas existentes, outras obra dos momentos que decide desenhar. Formalmente, será dos trabalhos de exploração das possibilidades da voz, do discurso e do uso pós-concretista da língua mais relevantes das últimas décadas.
Procura tradições que incorpora de forma plástica, espiritualmente personalizada, pegando em heranças – frequentemente com muitos pontos em comum – que atravessam o planeta, buscando o seu conjunto de formas. Mais do que um trabalho de sobreposição de referências e vocabulários, ou até de uma amálgama amadurecida dos mesmos, cria o seu próprio país de tradições dentro de um outro continente cujo nascimento vai dependendo do seu contributo. Livre de questões de identidade e filiação cultural, livre para ser de uma nova maneira.
Ghédalia é a sua própria orquestra e um grupo pop, como deixou claro na sua estreia nacional em Outubro passado na Culturgest do Porto. A metamorfose permanente é a sua matriz composicional, o jogo de transformação das dimensões do natural e do cultural, o exotismo do longe é a estranheza universal de cada um dentro de si. Uma das maiores mentes criativas que questionou e questiona o núcleo das fronteiras que a humanidade criou em e para a sociedade.

Entrevista por David Fenech http://demosaurus.free.fr/demosaurus/ghedalia_tazartes/ghedalia_tazartes_interview.htm
‘Un amour si grand qu'il nie son objet’ (Diasporas LP, 1979 Ed. Cobalt) http://www.youtube.com/watch?v=vhLH_AyakQg
Ghédalia Tazartès / Reines D'Angleterre no Festival Colour out of Space 2008 http://www.youtube.com/watch?v=spAFIVlyiOg
Galeria de fotos do seu estúdio na Wire http://www.thewire.co.uk/articles/1325/

 
CALHAU!
Calhau!, casal Marta e João, sao os insofismáveis magos dos impropérios e afagos de pêlo que emanam das suas canções folk ensaístas, depois do Dada, depois do Fluxus, depois de Rui Rio. 
Tendo-se conhecido no Porto circa 2000 e poucos num workshop de circuit bending que João orientava e onde Marta, entre muitos outros, participava. No fim dos dias escalonados para a duração das aulas, apenas Marta restava para partilhar da ética e estética que transcendia a democrática metodologia. Decidem lançar-se juntos no desenvolvimento de um corpo de trabalho que desde então já incluiu uma miríade de meios e alvos, objectos e sujeitos, espaços e alcance. Do interesse mútuo pela musica inquisitiva de todo o mundo, de onde quer que seja, por quem quer que seja, pela valorização indissociável da dimensão performativa de uma apresentação pública da mesma, os Calhau! (também já conhecidos como Von Calhau e variações afectas) vieram “escrever o livro”, de forma indelével, da pan-medialidade nas artes visuais e de palco na contemporaneidade nacional. O seu compromisso e empenho na prossecução dos seus objectivos é inspirador, os resultados criativos que apresentam admiráveis. Trabalham integrando tecnologias fetiche em vias de extinçao, como a pelicula - inicialmente 8mm, depois 16mm - ou o papel de prata, sempre numa lógica interna de congruência com o seu intricado sistema conceptual. Parece sério, mas a todo o simbolismo que configuram é intrinseco um humor e um alçapão para pretensiosismos indigestos. E tudo isto em tempos de vacas magras e de atavismos vários, imaginem daqui a 10 anos quando os recursos começarem a sorrir-lhes.
Esperando-se um álbum cá fora até final do ano pela Rafflesia, gravado com a ajuda de Bernardo Devlin, regressam a Lisboa depois da comoção da sua concorrida actuação na Galeria Cristina Guerra, em Março último.

Site oficial http://www.einsteinvoncalhau.com/
Myspace http://www.myspace.com/calhau
Vídeo ao vivo no Out.Fest 2008 http://www.youtube.com/watch?v=AjBEvRtnLPU

 

SARAU
Concerto: Ghédalia Tazartès e Calhau!
Local: Museu do Chiado
Data: 9 de Junho
Horário: 22h
Entrada: 7€

 

Bilhetes disponíveis nas lojas Flur e Matéria Prima

 



Com o apoio da Pampero Fundación
http://www.museuefemero.com/

 

 

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100608/fc01ab7f/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: não disponível
Type: image/jpeg
Size: 1993 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100608/fc01ab7f/attachment-0002.jpe>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: não disponível
Type: image/jpeg
Size: 46040 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100608/fc01ab7f/attachment-0003.jpe>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: não disponível
Type: image/gif
Size: 43 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100608/fc01ab7f/attachment-0001.gif>


Mais informações acerca da lista ARENA