[ARENA] Tão estúpidos que eles são!!!!

rroque renatoroque.com rroque renatoroque.com
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010 - 12:50:54 WET

A discussão agora está a ficar interessante.

On 12/23/2010 11:04 AM, susana mendes silva wrote:
> O problema central é uma questão de *autoridade*.
> Quem é que pode decidir ou não o que é um objecto artístico.
RR: Quem decide é quem tem o poder. Neste momento são os comissários, os
curadores, ou os curators, como preferirem, e ainda os directores de
museu , os gestores de colecções, que muitas vezes são as mesmas
pessoas. Depois o tempo pode exercer uma filtragem e uma correcção nessa
decisão.
> E esta decisão anula a "autoridade"  em primeiro lugar dos artistas e
> depois da comunidade artística em geral.
RR: A "autoridade"  dos artistas e da comunidade artística é
INFELIZMENTE muito reduzida, em minha opinião por grande
responsabilidade dos artistas e da comunidade artística.
> A operação "gadanhiana" - a obra de arte volta a ser apenas o material
> quotidiano com que é construída e é isso que se declara - propõe
> subverter a decisão do tribunal. O problema é que o objecto em causa -
> que já não é um objecto artístico segundo a UE - continua a ter o
> mesmo valor de transacção e de seguro. E é o valor enquanto obra de
> arte que vai ser ser taxado.
RR: O problema começa quando o valor de uma  obra de arte pode ser
traduzido em dollars! E curiosamente esta questão só é muito pertinente
para as chamadas artes plásticas. Isto também merece reflexão. Um livro
do Eça de Queirós ou uma sinfonia de Mahler custam 10 ou 20 euros.