[ARENA] Data Visualization & Processing Workshop - Lisboa

Sofia Oliveira sofiaoliveira atmosferas.net
Quinta-Feira, 9 de Abril de 2009 - 15:45:18 WEST


Data Visualization & Processing Workshop, by Karsten Schmidt (toxi)
20. 21. 22 Abril, Lisboa


O CADA tem o prazer de o informar sobre o primeiro workshop de Data Visualization a ter lugar em Portugal.

 

Os dados estão em toda a parte. 
Através dos actuais desenvolvimentos tecnológicos e da digitalização, cada vez mais aspectos da nossa vida estão sujeitos ao escrutínio, tornando-se, por isso, mensuráveis. O rápido aumento de dados publicados online constitui um desafio político, cultural e artístico tanto para a sociedade como para o indivíduo. Esta tendência é acelerada pela crescente introdução de sistemas de computação ubíqua em vários aspectos da nossa vida quotidiana.   


A visualização de dados é um campo relativamente novo do design, mas a sua importância é crescente. Num mundo de tamanha abundância de dados precisamos de novas formas de gerir, combinar, analisar e visualizar esses dados. Precisamos de explorar novas linguagens visuais e outras formas de expressão que nos ajudem a lidar, encontrar caminhos e ganhar novas perspectivas.  

 

Durante três dias de workshop vamos explorar a natureza dos dados bem como várias técnicas para os visualizar. Vamos focar-nos no trabalho com Processing mas vamos também utilizar outras ferramentas e linguagens opensource mais ajustadas a certas partes do processo criativo de visualização.

 

Karsten Schmidt (aka toxi) é developer de software, designer e artista com um interesse particular no design computacional. Colaborando com outros criativos num ambiente transdisciplinar, a sua filosofia de design encara as ideias como software, o que depois informa todas as outras facetas de cada projecto. Karsten tem contribuído para o projecto Processing.org e para vários livros sobre programação e design gráfico, e o seu trabalho tem aparecido na imprensa internacional e tem sido exibido em todo o mundo, incluindo no MoMA, em Nova Yorque. 
http://postspectacular.com 

 

 

Datas e Local:
20, 21, 22 Abril, 09 (10-18h) em Lisboa, nas instalações do Clube Português de Artes e Ideias, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2º (ao Chiado).

 

Informações e inscrições

http://www.cada1.net/?p=68
CADA

Ed. Interpress - R. Luz Soriano, 67, sala 43 1200-024 Lisboa

21 343 0777 | 93 447 3003

sofiaoliveira  cada1.net 

 

Uma iniciativa
CADA

Parceiros
CPAI 
RE-AL
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20090409/3e489413/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA