[ARENA] CICLO DE ARTE E CINEMA em Brasília | "entre partidas e chegadas"

Lúcia Marques lucia_marques hotmail.com
Domingo, 9 de Novembro de 2008 - 12:31:03 WET


DESLOCAÇÕES

O fenômeno migratório na Europa é abordado em exposição que reúne a obra de quatro jovens fotógrafos portugueses

O Instituto Camões, a Embaixada de Portugal e a Universidade Católica de Brasília (UCB) decidiram unir esforços para realizar, na Capital Federal, uma exposição coletiva de arte contemporânea que discute um dos temas mais presentes hoje na agenda européia, “os fenômenos migratórios”. A exposição DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS reúne o trabalho de quatro jovens fotógrafos portugueses, de trajetória reconhecida na Europa e acontecerá no Instituto Camões, a partir do próximo dia 12 de novembro, às 19h30, e ficará aberta até o dia 12 de dezembro. 

Sob curadoria de Lúcia Marques, a exposição DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS apresenta o trabalho de quatro artistas de importantes cidades portuguesas: Tatiana Macedo, de Lisboa; José Carlos Teixeira, do Porto; André Cepeda, de Coimbra; e Edgar Martins, de Évora. Seus trabalhos poderão ser vistos de segunda a quinta, das 9h às 14h; e às sextas-feiras, das 8 às 14h, com entrada franca. Em Brasília, a mostra também integrará os trabalhos resultantes do workshop de fotografia orientado entre 7 e 11 de Novembro 2008 pelo artista Edgar Martins na Universidade Católica de Brasília.

A mostra faz parte do ciclo ENTRE PARTIDAS E CHEGADAS criado durante a Presidência de Portugal na União Européia, ocorrida no ano de 2007. A idéia do Instituto Camões foi pensar um projeto em parceria com o Comitê Econômico e Social Europeu, propondo a reflexão sobre um tema bastante atual em todas as discussões envolvendo países europeus: os fenômenos migratórios, a condição de deslocado, o sentimento de pertencimento ou de ausência. Era importante, também, difundir a língua portuguesa e, principalmente, reforçar a ligação entre os países europeus que compõem a União Européia. Nascia, assim, o projeto ENTRE PARTIDAS E CHEGADAS, já sob a forma de exposição de arte e incluindo também um ciclo de cinema com curadoria de Nuno Sena (em Brasília, a mostra cinematográfica acontecerá dentro do âmbito da Universidade Católica de Brasília, de 6 a 12 de novembro). Agora, o projeto chega ao Brasil.

A EXPOSIÇÃO

A exposição DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS inclui obras dos artistas André Cepeda, Edgar Martins, José Carlos Teixeira, Tatiana Macedo
Partindo de uma seleção de trabalhos de quatro jovens artistas, a exposição aborda a condição de “deslocado” como problemática essencial para compreender o mundo contemporâneo e o panorama artístico da cultura portuguesa. 

Os perfis artísticos escolhidos – André Cepeda (n. 1976, Coimbra), Edgar Martins (n. 1977, Évora), Tatiana Macedo (n. 1981, Lisboa) e José Carlos Teixeira (n. 1977, Porto) –, privilegiam uma geração nascida no contexto pós-25 de Abril de 1974, ou seja, em pleno processo de descolonização, e com experiências de formação e vivência geograficamente diferentes, procurando refletir sobre a inevitabilidade da mobilidade contemporânea, através de obras que abordam temáticas correlacionadas, mas de modos diversificados. 

ARTISTAS

ANDRÉ CEPEDA – Participa com Moving (três caixas de luz fotográficas), obra realizada em 2006. Nela, o artista apresenta um trajeto pela cidade, captando imagens singulares que traçam um retrato íntimo do lugar. As fotografias de Cepeda são construídas segundo uma geometria quase orgânica. Sua luz reflete um espírito da imagem, traduzem uma errância interna.
Natural de Coimbra, 1976, atualmente André Cepeda vive e trabalha no Porto. Estudou fotografia em Bruxelas e técnicas de impressão em Paris. Expõe seu trabalho regularmente desde 1999. Em 2001, recebeu duas encomendas: uma do programa do Porto 2001 – Capital Cultural Européia e a segunda dos Enconstros da Imagens, através do Museu da Imagem Braga. Em 2007, foi selecionado para o Prêmio EDP – Jovens Artistas.


EDGAR MARTINS – Apresenta a obra Aproximações: fotografias dos Aeroportos portugueses (quatro fotografias), feita em 2006.  O trabalho do artista é marcado por uma abordagem dos espaços registrados a partir de uma perspectiva imprevisível. O principal interesse do fotógrafo é uma espécie de não-lugar, que resulta em imagens de solidão e oferecem uma visão paradoxal da atividade frenética dos equipamentos urbanos.
Natural de Évora, 1977, Edgar Martins cresceu em Macau e, em 1996, mudou-se para a Inglaterra para concluir sua formação em fotografia e belas artes. Expõe individualmente desde 1999, em diversas cidades da Europa e também nos Estados Unidos. Seu trabalho já foi publicado em revistas especializadas como Portfólio e PLUK (Grã Bretanha), Eyemazing (Holanda) e Daylight (EUA). Vive e trabalha na Inglaterra.


JOSÉ CARLOS TEIXEIRA - Participa com a vídeo-instalação 38 minutos de antropologia (estranhos/estrangeiros para nós mesmos), obra de 2005, que fala de questões relacionadas ao deslocamento – casa,exílio, limites, estrangeiro, linguagem e identidade. Através de uma série de conversas íntimas e entrevistas em tom confessional, o âmago destas realidades é discutido e abordado de modo não-conclusivo. 
Nascido no Porto, em 1977, José Carlos Teixeira completou recentemente o Mestrado em Artes Visuais e Estúdio Interdisciplinar na Universidade da Califórnia (Los Angeles). Tem participado de diversos projetos artísticos, exposições, festivais e projeções, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Seu trabalho está em várias coleções prestigiadas, como a de Aberdeen Arts Gallery, da Escócia. O artista já conquistou diversos prêmios.


TATIANA MACEDO – Apresenta Sala comum, trabalho de 2005 que inclui 14 fotografias, desenvolvidas durante o Programa Gulbenkian de Criação e Criatividade Artística. Trata-se de uma série de retratos de pessoas integrantes de diferentes comunidades de imigrantes fixados em Portugal. A intenção da artista é propor uma reflexão e até um questionamento sobre o que seria, hoje, uma identidade portuguesa. 
Nascida em Lisboa, em 1981, Tatiana é filha de pai português e mãe angolana. Licenciada em Belas Artes pela Universidade de Artes de Londres, já expôs em Lisboa, Londres, Madri e Paris. Em 2005, participou do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística em Fotografia e foi uma das selecionadas para a Residência Internacional Sítio das Artes, realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian.


SERVIÇO
DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS
Local: Instituto Camões – Embaixada de Portugal
Visitação: de 12 de novembro até 12 de dezembro
Horários: de segunda a quinta, das 9h às 17h; e sextas, das 8h às 14h
ENTRADA FRANCA

Instituto Camões | Embaixada de Portugal
SES Avenida das Nações, quadra 801, lote 2 
Telefone: (61) 30329636 email:  HYPERLINK "mailto:geral  institutocamoes.org.br" geral  institutocamoes.org.br 
[+info | INSTITUTO CAMÕES:  HYPERLINK "http://www.institutocamoes.org.br" www.institutocamoes.org.br]

Universidade Católica de Brasília
Campus I- Águas Claras, QS 7, lote 1 EPTC- Taguatinga
Telefone (61) 3356.9237.
Contato: Professor André Carvalho

Assessoria de imprensa – Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: 3443. 8891 e 3242. 9805
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111
Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090
 HYPERLINK "http://www.objetosim.com.br" www.objetosim.com.br
 HYPERLINK "mailto:objetosim  terra.com.br" objetosim  terra.com.br--- http://www.luciamarquesprojects.blogspot.com/

_________________________________________________________________
Connect to the next generation of MSN Messenger 
http://imagine-msn.com/messenger/launch80/default.aspx?locale=en-us&source=wlmailtagline
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20081109/12c66ac4/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA