<div dir="ltr">A RAMPA apresenta o terceiro momento de <i><b>What do U Want 4 Xmas?</b></i>, agora com obras de <b>Cristina Mateus</b>, <b>Margarida Paiva</b> e <b>Tânia Dinis</b>.<div><br></div><div><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px">Curadoria: <b>Vera Carmo</b><br><br>A imagem em movimento e, em particular o vídeo, tornou-se uma constante do quotidiano no decurso das últimas três décadas, expandindo-se desde o campo do entretenimento até se consolidar como forma privilegiada de informação e, muito recentemente, de comunicação e afeto.<br><br><i>What do U Want for Xmas? </i>propôs-se percorrer esta baliza temporal, selecionando obras que promovem um olhar crítico sobre o protagonismo da imagem em movimento. Não se tratando de uma mostra exaustiva, pretendeu-se esboçar um panorama, a partir de obras que têm em comum a apropriação dos códigos de géneros populares, como o vídeo clip, o documentário ou a publicidade, numa tentativa de aliciar o público para questões sociopolíticas urgentes.</p><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px"><br>Os vídeos são agrupados por três afinidades temáticas e apresentados em momentos distintos. </p><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px">A terceira parte de <i>What do U Want 4 Xmas?</i> convoca à reflexão sobre o arquétipo de mulher que prevalece na sociedade contemporânea através do confronto de obras de Cristina Mateus, Margarida Paiva e Tânia Dinis.<br>Os vídeos partem de vestígios, testemunhos ou experiências pessoais, para representar mulheres reais que nos interpelam, enunciando a sua vontade, ou exercendo a sua força, obrigando o espectador a reconhecer-lhes complexidade e poder. Ao resgatar a verdade das suas protagonistas, as artistas traem o desfasamento entre cânone e real e realçam o modo como o olhar masculino ainda assombra o inconsciente coletivo.</p><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px">//</p><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px"><span style="text-align:justify;text-indent:36pt;background-color:transparent;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-family:Arial;color:rgb(0,0,0);font-weight:700;vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap">Cristina Mateus</span><span style="text-align:justify;text-indent:36pt;background-color:transparent;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-family:Arial;color:rgb(0,0,0);vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap"> (Porto, 1968) vive e trabalha no Porto.</span></p><p style="color:rgb(32,32,32);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,Verdana,sans-serif;margin:10px 0px;padding:0px;line-height:20px"><span id="gmail-m_4948675920836386928gmail-docs-internal-guid-74dfb25f-7fff-048d-cff8-3fd623d636fe"><span style="font-family:Arial;color:rgb(0,0,0);background-color:transparent;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap">É uma artista multi-disciplinar que trabalha individualmente e em coletivos desde 1986. É co-fundadora do projeto Virose que reflete sobre a relação entre arte e tecnologia, compilado no site </span><a href="http://www.virose.pt/" target="_blank" style="text-decoration-line:none"><span style="font-family:Arial;color:rgb(0,0,255);background-color:transparent;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;text-decoration-line:underline;vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap">www.virose.pt</span></a><span style="font-family:Arial;color:rgb(0,0,0);background-color:transparent;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap">. Mestre e Doutora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Cristina Mateus é professora na mesma instituição. Nos dois últimos anos integrou as exposições <i>No dia seguinte está o agora, 60 anos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra</i> (CAPC, Coimbra, 2018- 2019) <i>Ver as vozes dos artistas</i>, curadoria de Miguel von Hafe Pérez, (Maus Hábitos/Metro do Porto, Porto, 2018) e participou no programa de Arte Pública da Fundação EDP no nordeste transmontano (Mogadouro). Está representada em diversas colecções públicas e privadas, tais como: Colecção Portugal Telecom, Colecção Fundação de Serralves, Colecção Ivo Martins, Colecção Berardo, Colecção PLMJ, Colecção Fundação Calouste Gulbenkian.  </span></span><br><br></p><a href="https://margaridapaiva.net/" target="_blank">Margarida Paiva</a> (Coimbra, 1975). Vive e trabalha em Oslo.<br>Durante muitos anos, na obra de Margarida Paiva figuraram narrativas poéticas em torno da condição existencial contemporânea, histórias sobre o isolamento, o trauma ou a memória. O trabalho mais recente aborda a relação entre os humanos e restantes seres vivos, animais e plantas. Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Artes Plásticas pela Academia Nacional das Artes de Oslo. Os seus vídeos têm sido exibidos em inúmeras exposições e festivais. Das exposições individuais destacamos: <i>Living With Dinosaurs,</i> (Trondheim Contemporary Art Center, Noruega, 2020), <i>Traversings</i> (Mira, Porto, 2018), <i>For Every Silence There Is a Void</i> (Hedmark Contemporary Art Center, Hamar, Noruega, 2015). Entre as mostras coletivas figuram <i>Blindness</i> (Galeria Muratcentoventidue Bari, Itália, 2020),<i> Looking Out Looking In</i> (Galeria Muratcentoventidue Bari, Itália, 2018), <i>Transitions</i> (Vestfold Contemporary Art Center, Tønsberg, Noruega, 2017). Foi premiada em diversos festivais tais como: FUSO - Festival Internacional de Vídeo Arte de Lisboa, FOKUS Festival ou FIAV.03.<br></div><div><br></div><div><a href="https://taniasofiadinis.wixsite.com/tania" target="_blank">Tânia Dinis</a> (Vila Nova de Famalicão, 1983), vive e trabalha no Porto. <br>Realizadora premiada, desenvolve um trabalho de pesquisa e criação sobre intimidade, arquivo de família, documento, relação tempo-imagem-memória-sonho. Estes trabalhos estão inseridos na série <i>Arquivo de Família</i>, em desenvolvimento, e que atravessa diversos campos artísticos, como a fotografia, performance ou cinema. Completou o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na FBAUP, 2015. É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE, 2006. Em 2013, realizou a sua primeira curta-metragem, <i>Não são favas, são feijocas</i>, premiada em vários festivais de cinema. Realizou <i>Arco da Velha</i> (2015), que arrecadou dois prémios no Super Off e Curta 8. Seguiram-se a vídeo-instalação <i>Linha</i> (2016), <i>Teresa </i>(2017) <i>Laura</i> (2017), que recebeu prémio de melhor curta metragem no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Brasil e Armindo e a Câmara Escura. Tem colaborado em projectos com curadoria de Eduarda Neves, com a Produtora Bando à Parte e com o CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (2013).<br></div><div><br></div><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><br></div></div></div></div></div></div>