<div dir="ltr"><div class="gmail_quote">em exibição > <br><br><div dir="ltr"><div class="gmail_quote"><div dir="ltr"><div class="gmail_quote"><div dir="ltr"><div class="gmail_quote"><div dir="ltr"><div class="gmail_quote"><div bgcolor="white" lang="PT" link="blue" vlink="purple" marginheight="0" marginwidth="0"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="950" style="width:712.5pt"><tbody><tr><td style="padding:0cm"><div align="center"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="950" style="width:712.5pt"><tbody><tr><td style="padding:0cm"><p class="MsoNormal"><font face="arial, helvetica, sans-serif" size="4"><span style="line-height:115%">PAULO MENDES</span><br></font></p><p class="MsoNormal"><font face="arial, helvetica, sans-serif" size="4"><span style="line-height:115%"><br></span></font></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><font size="4" color="#660000"><b>S de Saudade, perfilados de medo <br>
[instalação antológica de um arquivo intermitente]</b></font></font></span></p><p class="MsoNormal"><br></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:18.3999996185303px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:18.3999996185303px"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Uma exposição individual que apresenta uma antologia das obras da série S de Saudade iniciada em 2007</font></span></p><p class="MsoNormal"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="line-height:18.3999996185303px">> </span><span style="line-height:18.3999996185303px"><a href="https://www.facebook.com/events/1388029784831742/1388094694825251/" target="_blank">https://www.facebook.com/events/1388029784831742/1388094694825251/</a></span></font></p><p class="MsoNormal" style="background-image:initial;background-repeat:initial"><span style="line-height:115%;color:black"><font face="arial, helvetica, sans-serif">_</font></span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif" size="4"><b><br></b></font></span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Exposição no Centro Cultural
Vila Flor (CCVF) em Guimarães, <br>
entre 17 de Outubro de 2015 e 30 de Janeiro de 2016</font></span></p><p class="MsoNormal"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"> </font></span></p><p><font face="arial, helvetica, sans-serif"> “Só temos o passado à nossa disposição. É com
ele que imaginamos o futuro.”<br></font><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:115%">Eduardo Lourenço, 1997</span></p><p><font face="arial, helvetica, sans-serif">“O tempo passa e os ditadores morrem.<br></font><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O tempo passa e as pessoas esquecem.<br></span><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O tempo passa e o esquecimento transforma-se em amnésia.<br></span><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:115%">Os trabalhos desta série relacionam-se com as formas, os
meios e os métodos, as imagens e as suas histórias e concepções que se
transformaram num “património” comum. A perda da memória individual e a perda
de memória colectiva do país. Ultrapassada pelo avanço da história, a
iconografia e as representações do período do Estado Novo, estão agora
armazenadas em esquecidos acervos de museu, depositadas em poeirentas caves ou
em arquivos esquecidos de televisão, como adereços ou fragmentos de uma peça
fora de cena. <br></span><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:115%">Numa sociedade de brandos costumes,
este lento apagar da memória corresponde a uma amnésia colectiva.”</span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">P.M.2015</font></span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">_</font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"> </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">“O trabalho de Paulo Mendes especula sobre o desassossego de uma presença post-mortem. No
propósito de questionamento crítico sobre os efeitos traumáticos de um regime,
o artista junta diferentes elementos visuais, numa disposição visionária e
parcelar, reativando o que historicamente sucumbiu à vulgaridade e indiferença.
</font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"> “Quando
um ditador delirante tem condições para realizar socialmente o seu delírio, não
vai para o manicómio, mas é a sociedade que se torna manicómio, às vezes quase
imperceptivelmente”, refere José Gil refere, in <i>Em Busca de Identidade</i>, <i>o
desnorte</i>. </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">A exposição sugere um espaço fechado, durante
décadas selado, no qual o “Senhor S” emerge como repositório de atos cruéis. Misturados
com as peças, os objetos de uso comum, abandonados, esquecidos e dispostos ao
acaso, evocam a paisagem cultural da personagem fantasmática; constituindo um peculiar
sistema de sinais, põe a nu o jogo semântico entre objetos e elementos visuais,
aos quais um código intuitivo extralinguístico atribui uma espécie de “iluminação”
historicista e ficcional. Assim, a
cada significado correspondem múltiplas hipóteses de iluminação, pelas
evocações, alusões, simulações imaginosas na cor ou fragrância de um
pensamento. Segundo George Steiner,
em<i> Extraterritorial</i> “Observar é transformar; definir e
compreender, ainda que nos termos mais neutros e abstractos, significa integrar
as evidências numa matriz particular de escolhas humanas, de imagens e de
reflexos simbólicos.” </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Neste “armazém de memórias”, o escape ficcional
da experiência subjetiva traduz uma fuga momentânea ao que é óbvio, pobre e
homogéneo - fundamentos do pensamento único e monolítico. Envolvido pelos seus distintos traços expressivos, condenado a uma
solidão asfixiante no labirinto de artefactos epocais, o “Senhor S” enceta uma
segunda vida, induzindo uma dialética sensorial de índole surrealista, ancorada
numa ironia trágica que reveste a mensagem de grotesco e absurdo. </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">A ditadura que revive a sua história num
depósito de velharias, embora em imobilidade comatosa, ameaça ressurgir do
fundo obscuro de todos os esquecimentos.
O caos e a desordem instalados invocam a perseguição aos livres percursos do
pensamento; o controlo e deturpação da linguagem; a injustiça; a censura; a
decadência; o excesso de burocracia e papelada; a histeria agitadora das velhas
proclamações nacionalistas e patrióticas, assim como a reescrita da história em
delirante ficção. As inúmeras variáveis
formais, combinações visuais, associações ou substituições entre programa
político e realidade, testemunham o irresolúvel interface duma crise
civilizacional. </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">O “S” inicial indica, sigla, abreviatura, ou súmula
apriorística de uma tutela paternalista que semeou medos e inseguranças. Líder do aparelho, atirou os cidadãos para
uma zona cinzenta de indiferenciação individual e ideológica, sem nome nem
identificação, porque lhes sonegou o passado, formatando-lhes um futuro. O
projeto totalitário sobrepõe-se à imaginação, enquanto a memória é
constantemente manipulada. A letra “S” assume várias conotações rebarbativas: veda
o caminho ao conhecimento tornando os factos absolutos; estigmatiza os elementos
estranhos ao sistema; rasura e apaga nomes, atos e pensamentos dos mortos
indesejáveis; obriga os habitantes a viverem numa comunidade sem ecos e a acatarem
incondicionalmente a disciplina do chefe, … para, no comodismo amorfo, garantirem
uma sobrevivência sem problemas. </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Enquanto a descrença nos valores humanistas e a
desilusão da democracia liberal fizerem emergir respostas saudosistas e sinais de
intolerância, como forma de protesto, o “Senhor S” tem o seu lugar assegurado.</font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Inquieto e angustiado pelos fantasmas da
violência que o perseguem, o público é empurrado para um campo imaginativo de
referentes totalitários, prontos a eclodir a qualquer instante - perante o
“Senhor S”, transparentes e semelhantes, todos são alvos.</font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Este corpo de trabalho tanto espelha um
sentimento de desconfiança face a todas as formas de expressão como de
desilusão relativamente à esperança de refazer a condição humana em novos
moldes – a desagregação do conceito de vida boa, criado pelos filósofos da
antiguidade clássica, tem vindo a acelerar desde a primeira Grande Guerra. </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Esta experiência artística explora a
contradição do potencial semiótico de qualquer objeto, frase, ou imagem. Recriada
nas suas ambiguidades, repetições, metamorfoses, ressonâncias... o equilíbrio
ou alienação, a dinâmica ou inércia, a harmonia ou contradição, devem
respeitar-se para que a linguagem reencontre “os encantos da obscuridade”...”     </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Ivo Martins 2015 / CCVF </font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif">_</font></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal"><span style="line-height:115%"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></span></p><p class="MsoNormal"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="line-height:115%"></span></font></p></td></tr><tr><td style="padding:0cm"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="950" style="width:712.5pt"><tbody><tr><td style="padding:0cm"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="950" style="width:712.5pt;background:white"><tbody><tr><td style="padding:0cm 0cm 0cm 26.25pt"><b style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:14.9499998092651px">S de Saudade, perfilados de medo <br>[instalação antológica de um arquivo intermitente]<br></b><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="line-height:18.3999996185303px">Exposição no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) em Guimarães _ entre 17 de Outubro de 2015 e 30 de Janeiro de 2016</span><br style="color:rgb(20,24,35);line-height:17.0545444488525px"><span style="color:rgb(20,24,35);line-height:17.0545444488525px">terça a sábado _ 09:30h _ 13:00h e das 14:30h _ 19:00h</span><br style="color:rgb(20,24,35);line-height:17.0545444488525px"><span style="color:rgb(20,24,35);line-height:17.0545444488525px"><br>> </span><a href="http://www.ccvf.pt/" rel="nofollow nofollow" style="color:rgb(59,89,152);text-decoration:none;line-height:17.0545444488525px" target="_blank">http://www.ccvf.pt/</a><br style="color:rgb(20,24,35);line-height:17.0545444488525px"><a href="https://www.facebook.com/hashtag/sdesaudadepaulomendes" style="color:rgb(59,89,152);text-decoration:none;line-height:17.0545444488525px" target="_blank">#sdesaudadepaulomendes</a></font><span style="color:rgb(20,24,35);font-family:helvetica,arial,sans-serif;font-size:14px;line-height:17.0545444488525px"><br></span>> <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:18.3999996185303px">> </span><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;line-height:18.3999996185303px"><a href="https://www.facebook.com/events/1388029784831742/1388094694825251/" target="_blank">https://www.facebook.com/events/1388029784831742/1388094694825251/</a></span></td></tr><tr><td valign="top" style="padding:3.75pt 22.5pt 22.5pt 26.25pt"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="100%" style="width:100%"><tbody><tr><td width="652" valign="top" style="width:489pt;padding:0cm"><br>
          </td>
         </tr>
         <tr style="height:30pt">
          <td style="padding:0cm;height:30pt"></td>
         </tr>
        </tbody></table>
        </td>
       </tr>

      </tbody></table>
      </td>
     </tr>
    </tbody></table>
    </td>
   </tr>
  </tbody></table>
  </div>
  </td>
 </tr>
</tbody></table>

<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" align="left" width="650" style="width:487.5pt">
 <tbody><tr>
  <td width="73" valign="top" style="width:54.75pt;padding:3.75pt 0cm 3.75pt 27.75pt">
  <p class="MsoNormal"><span style="font-size:8.5pt;font-family:Georgia,serif;color:black">    <u></u><u></u></span></p>
  </td>
  <td style="padding:3.75pt 0cm 3.75pt 27.75pt"></td></tr></tbody></table></div></div><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><font color="#0c343d"><br></font></div><div dir="ltr"><font color="#0c343d"><br></font></div><div dir="ltr"><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><span style="color:rgb(12,52,61)">II</span><font color="#0c343d"><br><font size="2" style="background-color:rgb(255,255,255)"><b><a href="http://www.paulomendes.org" target="_blank">www.paulomendes.org</a><br></b></font></font><p style="margin:0px"><span lang="EN-US" style="line-height:14px;background-color:rgb(255,255,255)"><font size="2" color="#0c343d"><b>[artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]</b></font></span></p><p style="margin:0px"><span lang="EN-US" style="line-height:14px;background-color:rgb(255,255,255)"><font size="2" color="#0c343d"><b><br></b></font></span></p><p style="margin:0px"><font color="#0c343d" size="2"><span style="line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif">previous project > </font></span></font><span lang="EN-US" style="font-family:Arial,sans-serif"><font size="2"><b>PICTURES and CREAM, </b></font></span><span style="font-size:small;font-family:Arial,sans-serif"><b>The confidential
report of the life and opinions of Tristram Shandy & friends</b> > </span><font face="Arial, sans-serif" size="2"><a href="http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php" target="_blank">http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php</a></font></p><p>previous project > <b>O TEMPO E O MODO, para
um retrato da pobreza em Portugal </b>> <a href="http://planogeometrico.com/otempoeomodo/" target="_blank">http://planogeometrico.com/otempoeomodo/</a></p><p style="margin:0px"><span lang="EN-US" style="background-color:rgb(255,255,255)"><font size="2" color="#0c343d"><span style="line-height:14px"><a href="http://www.planogeometrico.com" target="_blank">www.planogeometrico.com</a></span><br></font></span></p><font color="#0c343d"><font><font size="2" style="background-color:rgb(255,255,255)"><a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo" target="_blank">www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a><br><a href="mailto:paulomendes21@gmail.com" target="_blank">paulomendes21@gmail.com</a><br><+351> 936396964<br>Rua do Heroísmo 13<br>4300-258 PORTO<br>PORTUGAL</font><br></font></font><span style="color:rgb(12,52,61)">IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII</span><font color="#0c343d"><br></font></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div>
</div><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div>