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<body class='hmmessage'><div dir='ltr'><br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div><div><div>CONVITE<br><br><br></div><div>Data: sexta feira, 6 de Setembro de 2013, às 22 horas<br></div><div>Local: Edifício Axa, aos Aliados, Porto<br></div><div>Projeto 1ª Avenida<br><br></div><div>
Tenho o prazer de vos convidar para a assistirem ao resultado final da minha residência no Projeto 1ª Avenida.<br><br></div>A exposição final contará com dois trabalhos, um no 2º piso e outro no espaço de atelier no 7º piso.<br>
<br></div>Aguardo a honra da vossa visita.<br><br></div>Cumprimentos,<br><br></div>Filipe Cortez<br><div><div><div><div><div><br>












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<p style="">Sinopses de <i>“Contaminação”</i> e <i>“Desterrado”</i></p>

<p style=""><i> </i></p>

<p style=""><i><b>Contaminação</b> </i><span>(7º piso)<br></span></p>

<p style="">Intervenção
sobre espaço/instalação/performance.</p>

<p style="">Humidificador,
tubo metálico, câmara de vigilância, madeira, plástico, televisor, cadeira,
lâmpada, grafite, acrílico, ...</p>

<p style="">Dimensões
variáveis.</p>

<p style="">2013</p>

<p style=""> </p>

<p style=""><b>contaminação</b>
| <i>s. f.</i></p>

<p style="">derivação
fem. sing. de <a href="http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=contaminar" target="_blank"><span style="color:windowtext;text-decoration:none;">contaminar</span></a></p>

<p style="">Ato de
contaminar; Mancha, impureza; Infecção.</p>

<p style=""> </p>

<p style=""><b>contaminar</b><span>  </span></p>

<p style="">Sujar,
manchar (o que é puro ou respeitável) por contacto vil ou pestilento; [Figurado]
 Infeccionar.</p>

<p style=""> </p>

<p style=""> </p>

<p style="">Todo o
trabalho realizado durante este processo de residência parte de uma primeira
visita ao espaço AXA antes da sua reestruturação para um espaço cultural. </p>

<p style=""><br></p><p style=""><span lang="PT">Verifica-se, assim, toda uma mudança estrutural e estética do que o
edifício tinha sido até à data, como que um apagar da sua história de abandono
e degradação.</span></p><p style=""> </p>

<p style="">É a partir
desta degradação e abandono que o trabalho no atelier se desenvolve, como uma
busca do que ali teria existido, e simultaneamente na construção de um outro
espaço dentro daquele que tinha sido renovado. </p>

<p style=""> </p>

<p style="">O espaço de
atelier foi, então, alvo de uma série de contaminações, intervenções, e
alterações de forma a criar ou recriar o pouco do que ficou na memória daquele
edifício antes do 1ªAvenida. </p>

<p style=""> </p>

<p style="">O fascínio
que pode existir pela perspectiva do espaço degradado, e a ambiguidade de
comportamentos desenrolados pelos diferentes espectadores que entram neste
“jogo do artista”, numa espécie de performance entre assistente, espectador,
espaço e imagem de vigília, são elementos que o artista pretende compreender e explorar.</p>

<p style=""> </p>

<p style=""> </p>

<p style=""> </p>

<p style=""> </p>

<p style=""><i> </i></p>

<p style=""><i> </i></p>

<p style=""><b><i>Desterrado</i></b><span> (2º piso)<br></span></p>

<p style="">Intervenção
sobre espaço/instalação.</p>

<p style="">Cimento,
lâmpadas, fio, arame, pinturas sobre mdf, madeira, ...</p>

<p style="">Dimensões
variáveis.</p>

<p style="">2013</p>

<p style=""> </p>

<p style=""><b>desterrado</b>
| <i>adj.</i></p>

<p style="">masc. sing.
part. pass. de <a href="http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=desterrar" target="_blank"><span style="color:windowtext;text-decoration:none;">desterrar</span></a></p>

<p style="">Que ou quem
foi expulso da sua terra por ordem da autoridade; que ou quem foi expulso da
pátria; Banido.</p>

<p style=""> </p>

<p style="">Mais uma vez
o que aqui existiu, ou o que aqui se viu não foi esquecido.</p>

<p style=""> </p>

<p style="">Uma série de
“achados arqueológicos” são exibidos por parte do artista, descobertas estas,
de degradação. Do espaço escondido pelo Projeto 1ª Avenida, de elementos
escondidos pela reestruturação do espaço, pelo pintar das paredes e pelo
cimentar do chão.</p>

<p style=""> </p>

<p style="">Como se de
relíquias se tratassem, cria-se uma série de pequenas escavações onde se busca
elementos<span>  </span>perdidos no tempo. </p>

<p style="">Uma
necessidade inexplicável de mostrar o que ali jaz, ou que ali morreu. Elementos
que foram expulsos do seu habitat natural e esquecidos<span>  </span>num novo ciclo criado para o edifício.</p>

<p style=""> </p>

<p style="">Quase como
um jogo dos “ovos de páscoa”, a procura ou a escavação no espaço nem sempre tem
os resultados pretendidos, sendo por vezes a existência do passado/corpo nula.</p>

<p style="">A luz alude
para isso mesmo, se há vida em determinada escavação ou não.</p>

<p style=""> </p>





<br><div><div><div><div><div><br><br><font style="font-family:trebuchet ms,sans-serif;color:rgb(0,0,102);"><b>Filipe Cortez</b></font><br><i style="font-family:trebuchet ms,sans-serif;color:rgb(0,0,102);"><font size="1">Tlm: 912336513</font></i><br>
<i style="font-family:trebuchet ms,sans-serif;color:rgb(0,0,102);"><font size="1">E-mail: </font></i><i style="font-family:trebuchet ms,sans-serif;color:rgb(0,0,102);"><font size="1"><a target="_blank">filipe.cortez.1986@gmail.com</a></font></i>
</div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>                                          </div></div>                                        </div></body>
</html>