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      http-equiv="Content-Type">
  </head>
  <body bgcolor="#FFFFFF" text="#000000">
    <font face="Verdana">De acordo, J.M. Carvalho. Eu diria mesmo que os
      autores deveriam curar o seu trabalho, se "curar" for entendido
      como definir o conceito que lhe está associado. A arte é aliás a
      única actividade onde se aceita (obriga?) vir outra pessoa definir
      o trabalho de um autor que assim deixa de ser. O papel de curador
      no presente presta-se a muitas confusões. O que começou por ser um
      papel de "curar da obra do artista" transformou-se muitas vezes,
      na chamada arte contemporânea, numa autoria que se sobrepõe à dos
      artistas, mas sem se assumir como tal.</font> O
    curador-artista-autor pode ser importante ao encontrar novos
    significados, nomeadamente em colectivas, mas TEM de assumir essa
    autoria, em vez de se esconder por detrás dos artistas, ao mesmo
    tempo que é o definidor do conceito.<br>
    <br>
    Renato Roque<br>
    <br>
    On 3/18/2012 7:22 PM, josé maçãs de carvalho wrote:
    <blockquote
cite="mid:CAP=BHYV2nKcWSjPK=mSGnugeZCKROP+99pu9mroghcGnp1A9yA@mail.gmail.com"
      type="cite">J. Louro, C. Vidal e demais companheiros<br>
      <br>
      Não me parece produtiva uma cisão absoluta entre artista e
      curador, especialmente porque o curador profissional é uma
      entidade vaga, ao contrário do artista. Quantos artistas são os
      seus próprios curadores, na organização das suas exposições
      individuais? Parece-me interessante e proficuo o trabalho de
      artistas com uma visão curatorial sobre a sua obra na relação com
      a de outros artistas, até me parece que vocês próprios ( e eu)
      participaram em exposições <i>autocomissariadas</i>, embora
      tivessem um curador. <i>Autocomissariadas</i> no sentido em que
      tiveram toda a autoridade para decidirem as peças inéditas que
      executaram ou mesmo as peças que escolheram para aquela exposição,
      a partir, naturalmente, do <i>texto</i> de motivação do curador.<br>
      <br>
      Acho mesmo que o artista enquanto curador pode trazer um <i>insight
      </i>singular sobre relações entre obras que escapam aos curadores,
      ou pq não fazem parte da agenda dos curadores..... Pode até a
      motivação inicial para a exposição partir de uma peça do
      artista-curador. Gosto quase sempre da visão do artista (porque é
      <i>insider</i>) na organização de uma exposição. O curador tem
      sempre uma visão de <i>chegada</i>, algumas vezes paternalista,
      centrada na recepção quantas vezes demasiadamente formatada,
      orientada...<br>
      <br>
      <div class="gmail_quote"><br>
        <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0pt 0pt 0pt
          0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
          <div class="HOEnZb">
            <div class="h5"><br>
              <br>
              <br>
              <br>
              <div class="gmail_quote">
                On Tue, Mar 13, 2012 at 11:25 PM, Carlos Vidal <span
                  dir="ltr"><<a moz-do-not-send="true"
                    href="mailto:vidalt@netcabo.pt" target="_blank">vidalt@netcabo.pt</a>></span>
                wrote:<br>
                <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0pt 0pt
                  0pt 0.8ex;border-left:1px solid
                  rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
                  <div bgcolor="#ffffff">
                    <div><font face="Arial">João, o problema agrava-se
                        por se tratar de uma exposição de colecções,
                        sobre colecções.</font></div>
                    <div><font face="Arial">O autor/comissário
                        convida-se a si mesmo - ponto 1.</font></div>
                    <div><font face="Arial">Ponto 2 - O autor/comissário
                        convida-se a si mesmo dizendo que pertence ou
                        está incluído numa determinada colecção, o que
                        significa que uma colecção é uma entidade
                        legitimante (ser coleccionado, ser parte de um
                        museu, etc.). Logo, o autor/comissário está a
                        dizer que foi comprado, adquirido e por quem. É
                        muito grave.</font></div>
                    <div><font face="Arial">É aqui que bate o ponto.</font></div>
                    <div><font face="Arial">Abraço</font></div>
                    <div><font face="Arial">C Vidal</font><br>
                    </div>
                  </div>
                </blockquote>
              </div>
            </div>
          </div>
        </blockquote>
      </div>
      <br>
      <br>
      <fieldset class="mimeAttachmentHeader"></fieldset>
      <br>
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</pre>
    </blockquote>
    <br>
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Renato Roque 

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