<html><head></head><body bgcolor="#FFFFFF"><div>TRETA!<br><br>José Miguel Gervasio <div><a href="http://Josemiguel">http://Josemiguel</a><span class="Apple-style-span" style="-webkit-tap-highlight-color: rgba(26, 26, 26, 0.296875); -webkit-composition-fill-color: rgba(175, 192, 227, 0.230469); -webkit-composition-frame-color: rgba(77, 128, 180, 0.230469); "><a href="http://gervasio.blogspot.com/">gervasio.blogspot.com/</a></span></div><div><br></div></div><div><br>No dia 18/03/2012, às 19:22, josé maçãs de carvalho <<a href="mailto:jmcarvalho60@gmail.com">jmcarvalho60@gmail.com</a>> escreveu:<br><br></div><div></div><blockquote type="cite"><div>J. Louro, C. Vidal e demais companheiros<br><br>Não me parece produtiva 
uma cisão absoluta entre artista e curador, especialmente porque o 
curador profissional é uma entidade vaga, ao contrário do artista. 
Quantos artistas são os seus próprios curadores, na organização das suas
 exposições individuais? Parece-me interessante e proficuo o trabalho de
 artistas com uma visão curatorial sobre a sua obra na relação com a de 
outros artistas, até me parece que vocês próprios ( e eu) participaram 
em exposições <i>autocomissariadas</i>, embora tivessem um curador. <i>Autocomissariadas</i>
 no sentido em que tiveram toda a autoridade para decidirem as peças 
inéditas que executaram ou mesmo as peças que escolheram para aquela 
exposição, a partir, naturalmente, do <i>texto</i> de motivação do curador.<br>
<br>Acho mesmo que o artista enquanto curador pode trazer um <i>insight </i>singular
 sobre relações entre obras que escapam aos curadores, ou pq não fazem 
parte da agenda dos curadores..... Pode até a motivação inicial para a 
exposição partir de uma peça do artista-curador. Gosto quase sempre da 
visão do artista (porque é <i>insider</i>) na organização de uma exposição. O curador tem sempre uma visão de <i>chegada</i>, algumas vezes paternalista, centrada na recepção quantas vezes demasiadamente formatada, orientada...<br>
<br><div class="gmail_quote"><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0pt 0pt 0pt 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div class="HOEnZb"><div class="h5"><br><br><br><br><div class="gmail_quote">
On Tue, Mar 13, 2012 at 11:25 PM, Carlos Vidal <span dir="ltr"><<a href="mailto:vidalt@netcabo.pt" target="_blank">vidalt@netcabo.pt</a>></span> wrote:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0pt 0pt 0pt 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">







<div bgcolor="#ffffff">
<div><font face="Arial">João, o problema agrava-se por se tratar de uma exposição 
de colecções, sobre colecções.</font></div>
<div><font face="Arial">O autor/comissário convida-se a si mesmo - ponto 
1.</font></div>
<div><font face="Arial">Ponto 2 - O autor/comissário convida-se a si mesmo dizendo 
que pertence ou está incluído numa determinada colecção, o que significa que uma 
colecção é uma entidade legitimante (ser coleccionado, ser parte de um museu, 
etc.). Logo, o autor/comissário está a dizer que foi comprado, adquirido e por 
quem. É muito grave.</font></div>
<div><font face="Arial">É aqui que bate o ponto.</font></div>
<div><font face="Arial">Abraço</font></div>
<div><font face="Arial">C Vidal</font><br></div></div></blockquote></div></div></div></blockquote></div><br>
</div></blockquote><blockquote type="cite"><div><span>_______________________________________________</span><br><span>ARENA mailing list</span><br><span><a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a></span><br><span><a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a></span><br></div></blockquote></body></html>