<HTML>
<HEAD>
<TITLE>Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Continuo a não perceber como é que não se percebe isto... Nada tem que ver com artistas ou curators, ou America versus Europa... Ou se o artista é bom ou mau; ou se o curator é bom ou mau. OH PEDRO, QUEM COMISSARIA, POR UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO, NÃO SE DEVE CONVIDAR A SÍ PRÓPRIO. Não está escrito em lado nenhum, como também não está escrito que não se deve cuspir para o chão. Cada um faz o que quer, e depois os outros podem pensar o que quiserem. Eu penso logo que há lodo no cais. Ninguém está a tirar merito ao projecto, nem se está a falar do vazio, nem quem concorreu ou não. Mas quem faz uma coisa não deve fazer a outra. Dá para perceber? É tão simples... Quando comissario, não sou artista; quando sou artista, não comissario. Mas se pode? Claro que pode! Mas não é a mesma coisa... Como diz a publicidade.  <BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/12 07:30, "Pedro dos Reis" <<a href="m0rph3u@gmail.com">m0rph3u@gmail.com</a>> wrote:<BR>
<BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Alguma construção às críticas enunciadas.<BR>
<BR>
No passado recente o artista-curador criou ou participou na criação de projectos semelhantes e que são parte da História da Arte Contemporânea em Portugal, como o Projecto Terminal, no Hangar K7, em Oeiras; com carácter diferente, mas o In.Transit; Depósito - projecto até bastante semelhante em conceito com o deste projecto, por sinal.<BR>
Sinceramente não vejo qualquer problema em a pessoa que está a comissariar e basicamente está a produzir/organizar o projecto, também possa fazer parte do mesmo. Vejo isso até como uma característica muito própria da prática da curadoria em Portugal, que distingue o que se passa em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo.<BR>
Contrariamente à nossa realidade existem vários cursos só em NYC dedicados à prática da curadoria, ou sobre crítica e que geram algumas dezenas ou centenas de candidatos a curadores/produtores.<BR>
<BR>
A abundância de artistas, de espaços de arte, de fundações que apoiam projectos de arte consegue gerar essa dinâmica Taylorista, em que há uma organização semelhante ao de uma linha de montagem. Há espaço para a especialização. <BR>
<BR>
Não é essa a nossa realidade. Existem várias lacunas no nosso sistema artístico (ainda mais agora em que os fundos estatais são praticamente inexistentes e se reconhece o fraco investimento dos privados) e há uma "acumulação" natural de funções.<BR>
Neste caso em específico, a existência deste projecto é de salutar, pois foi criado algo.<BR>
Do ponto de vista "católico" - que aliás... penso que nos prejudica e que é uma das razões porque o primeiro automóvel produzido em série foi nos EUA, e não em Portugal; poderá ser descutível, mas não nos podemos imíscuir da nossa realidade.<BR>
Produz-se sempre por "resistência ao nada" e penso que este projecto é uma prova disso.<BR>
A alternativa a este projecto e a todas estas questões seria o vazio, o nada e talvez isso ficasse mais "bem visto" do que estar a acontecer um projecto que envolve vários projectos de vários artistas e de várias áreas.<BR>
Se "curadores a sério" tivessem querido, poderiam ter concorrido com candidaturas à CECultura. Houve um período para isso acontecer.<BR>
Houveram processos de selecção após essa fase. Onde estão esses projectos?<BR>
<BR>
Boa sorte!<BR>
<BR>
<BR>
On Mon, Mar 12, 2012 at 1:40 AM, Ffuucckk Nnaattooo <<a href="ffuucckknnaattooo@yahoo.com">ffuucckknnaattooo@yahoo.com</a>> wrote:<BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Times New Roman"><SPAN STYLE='font-size:12pt'>Coisinha Vidal, mesmo sem leres, o nome ficou-te no ouvidinho ou melhor no olhinho ;)<BR>
<BR>
Traz a tua mãezinha p' Arena se quiseres mas deixa a minha sossegadinha.<BR>
<BR>
Cumps,<BR>
<BR>
Faquenato<BR>
<BR>
<BR>
  <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
 <BR>
  <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="1" WIDTH="100%">  <B>From:</B> Carlos Vidal <<a href="vidalt@netcabo.pt">vidalt@netcabo.pt</a>><BR>
<BR>
 <B>To:</B> arte ‹ teoria ‹ prática <<a href="arena@lists.virose.pt">arena@lists.virose.pt</a>> <BR>
 <BR>
<B>Sent:</B> Sunday, March 11, 2012 11:41 PM<BR>
<BR>
 <B>Subject:</B> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA<BR>
 <BR>
 <BR>
 <BR>
  <BR>
Já vi por aqui algumas vezes um tal fuck nato, mas nunca lhe li nada.<BR>
Não seria agora que o ia fazer.<BR>
Claro que um anónimo pode sempre vir chatear as mães dos outros, como todos nós podemos chatear a mãezinha dessa coisa fuck não sei quê.<BR>
Abraço - claro - apenas aos amigos.<BR>
CVidal<BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
----- Original Message ----- <BR>
 <BR>
<B>From:</B>  Diniz  Cayolla Ribeiro <<a href="mailto:dinizcayolla@gmail.com">mailto:dinizcayolla@gmail.com</a>>  <BR>
 <BR>
<B>To:</B> arte ‹ teoria ‹ prática <<a href="mailto:arena@lists.virose.pt">mailto:arena@lists.virose.pt</a>>  <BR>
 <BR>
<B>Sent:</B> Saturday, March 10, 2012 11:07  AM<BR>
 <BR>
<B>Subject:</B> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA<BR>
 <BR>
<BR>
Interrompo a discussão para fazer uma breve pausa publicitária:  a Terceira conversa freudiana desta nova série (acto 3) já está disponível em  www.conversasfreudinas.info <<a href="http://www.conversasfreudinas.info">http://www.conversasfreudinas.info</a>>  <BR>
<BR>
 <BR>
Muito obrigado pela vossa atenção.<BR>
 <BR>
<BR>
 <BR>
<BR>
 <BR>
 <BR>
A 10/03/2012, às 10:22, JOAO LOURO escreveu:<BR>
<BR>
 <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>A tua escrita  denuncia-te Fuck Nato :)<BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/10 01:26, "JOAO ." <<a href="mr.blond@mail.telepac.pt">mr.blond@mail.telepac.pt</a>>  wrote:<BR>
<BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Oh  Fuck Nato porque é que não te identificas... O anonimato da-te  tesão?<BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/09 19:35, "Ffuucckk Nnaattooo" <<a href="ffuucckknnaattooo@yahoo.com">ffuucckknnaattooo@yahoo.com</a>>  wrote:<BR>
<BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Times New Roman">Boas,<BR>
<BR>
Procurei em vários dicionários e  não encontro qualquer relação da palavra púbico com reserva, oculto ou  escondido. A palavra pertence ao vocabulário da anatomia e refere-se  concretamente a uma parte do esqueleto. Neste contexto, se a intenção é  púbico, parece-me muito pudico! Dinheiros púbicos pode fazer sentido em  stripers e no clássico 'podes meter o dinheiro pelo ## acima'.<BR>
Só a  Alice pode esclarecer se foi um erro ortográfico..<BR>
<BR>
Falta-me  perceber qual é a origem do ressabianço :-/ o dinheiro? a ética? a Arte?  o Benfica? a imbeija do Norte? não se ter um trabalhuco na Capital  Nacional, perdão Europeia da Cultura? ou estar-se  teso?<BR>
<BR>
Cumps,<BR>
<BR>
Fuck  Nato<BR>
<BR>
  <BR>
 <BR>
 <BR>
 </FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="1" WIDTH="100%">  <B>From:</B></SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> JOAO LOURO  <<a href="mr.blond@mail.telepac.pt">mr.blond@mail.telepac.pt</a>><BR>
 <B>To:</B>  arte ‹ teoria ‹ prática <<a href="arena@lists.virose.pt">arena@lists.virose.pt</a>>  <BR>
 <B>Sent:</B> Friday, March 9, 2012 6:41  PM<BR>
 <B>Subject:</B> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening  _ ARENA<BR>
 </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Times New Roman"> <BR>
 <BR>
Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _  22:00h _ opening _ ARENA <BR>
</FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Bem analisado Carlos...e quanto ao ”púbicos”  pensei ser uma gralha. Mas faz sentido... Contudo acho que, cada vez  menos, se consegue esconder o gato... A cauda é longa.  Cada vez  mais o segredo é menor (estranha frase)...  <BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/09  14:01, "Carlos Vidal" <<a href="vidalt@netcabo.pt">vidalt@netcabo.pt</a>>  wrote:<BR>
<BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>João,<BR>
 <BR>
Eu creio que a Alice  escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É isso que lá está,  não sei se a Alice se "esqueceu" do L.<BR>
"Púbicos" está certo, porque  nos diz que a coisa está cada vez mais reservada, ocultada,  escondida.<BR>
Seria um trocadilho perfeito.<BR>
 <BR>
Por razões  várias, o artista-comissário em questão deveria sair da exposição,  auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de  dignidade.<BR>
De qualquer forma, não creio que a coisa fique como  exposição para a  história.<BR>
 <BR>
Abraço<BR>
 <BR>
Vidal<BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
----- Original Message -----  <BR>
 <BR>
<B>From:</B>  JOAO  LOURO <<a href="mailto:mr.blond@mail.telepac.pt">mailto:mr.blond@mail.telepac.pt</a>>   <BR>
 <BR>
<B>To:</B> arte ‹ teoria ‹ prática <<a href="mailto:arena@lists.virose.pt">mailto:arena@lists.virose.pt</a>>   <BR>
 <BR>
<B>Sent:</B> Friday, March 09, 2012 11:24   AM<BR>
 <BR>
<B>Subject:</B> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING   COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março (  Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA<BR>
 <BR>
<BR>
Os  dinheiros  estão cada vez mais publicos e as acções dos que  usam os dinheiros públicos  também.<BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/09  10:14, "Alice Geirinhas" <<a href="alice_g@sapo.pt">alice_g@sapo.pt</a>>   wrote:<BR>
<BR>
 <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'>João;<BR>
<BR>
 os dinheiros estão é  cada vez  mais púbicos....<BR>
<BR>
On 08/03/2012, at 16:16, <a href="rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a>   wrote:<BR>
<BR>
 <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'>  <BR>
 </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">Tudo isto é  o resultado  da ambiguidade (propositada?) em torno do papel de   curador.<BR>
 <BR>
 Renato  Roque<BR>
 <BR>
</FONT><FONT FACE="Arial">On 3/5/2012 10:28 PM,  JOAO LOURO wrote: <BR>
 <BR>
</FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Re: [ARENA]  CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _ convite inauguração _ 10  Março (Sábado) _  22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não percebo  há  muito tempo: como é que um comissário convida um artista, que  por  sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho?  Seja na politica, na  arte, nos negocios... Alguém tem o  descernimento para explicar este  fenómeno que decorre há  muito tempo e nada se diz? E é tanto mais grave,  quando  os dinheiros são píúblicos. <BR>
 <BR>
 Joao Louro/   Artista <BR>
 <BR>
 <BR>
 On 12/03/05 17:52,  "paulo mendes"  <<a href="paulomendes21@gmail.com">paulomendes21@gmail.com</a>   <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a>>   >  wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
 </SPAN><FONT SIZE="7"><SPAN STYLE='font-size:36pt'><B>[Collecting  Collections and Concepts,  <BR>
 uma viagem iconoclasta por  coleções de coisas em forma de   assim]<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>www.</SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>cccguimaraes2012.com <<a href="http://cccguimaraes2012.com">http://cccguimaraes2012.com</a>>  <<a href="http://cccguimaraes2012.com">http://cccguimaraes2012.com</a> <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>> >    <<a href="http://cccguimaraes2012.com">http://cccguimaraes2012.com</a> <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>>    <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>>   > <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>um projecto  de </B></SPAN></FONT><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Paulo  Mendes  <BR>
 </SPAN></FONT></B></FONT><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>para a Capital Europeia da Cultura Guimarães   2012<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
<FONT COLOR="#990000">INAUGURAÇÃO > dia 10  de Março (Sábado) _  22:00h _ Fábrica Asa,   Guimarães<BR>
 <BR>
</FONT></B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional  105,  <BR>
 junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães<BR>
 <BR>
</SPAN></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT COLOR="#FF0000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
</B></SPAN></FONT></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT COLOR="#FF0000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
</B></SPAN></FONT></FONT><B><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>CCC _ programa da  INAUGURAÇÃO _ OPENING  program<BR>
 </SPAN></FONT></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>22.00h_</SPAN></FONT><FONT COLOR="#990000"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> Abertura  oficial<BR>
 </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>22.05h_22.25h _  <FONT COLOR="#990000">MIGUEL  LUCAS MENDES</FONT> _  concerto<BR>
 22.30h_22.40h _ <FONT COLOR="#990000">MAILE COLBERT</FONT> _  vídeo<BR>
 22.45h_23.15h _  <FONT COLOR="#990000">A KILLS B </FONT>_   performance<BR>
 23.20h_23.50h _ <FONT COLOR="#990000">MARÇAL DOS   CAMPOS</FONT> _ concerto<BR>
 00.00h_01.30h _ <FONT COLOR="#990000">JONNY TRUNK</FONT> _ DJ Set<BR>
 <BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><BR>
</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:12pt'><BR>
 </SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem   o prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição   Collecting Collections and Concepts, que terá lugar no dia 10 de março   de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0,   Guimarães.<BR>
 Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e   inscreve-se no ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e   Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.<BR>
 O   Presidente da Fundação Cidade de Guimarães<BR>
 João   Serra<BR>
  <BR>
  <BR>
 <I>Guimarães 2012   European Capital of Culture is pleased to invite you for the opening   of the exhibition </I>Collecting Collections and Concepts<I> on march   the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in   Guimarães.<BR>
 This exhibition is curated by Paulo Mendes and is   part of the cycle “Modes of Prodution”, Art and Architecture   Programme, Guimarães 2012.<BR>
 The President of the Fundação   Cidade de Guimarães<BR>
 </I>João   Serra<BR>
 <BR>
 <BR>
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
 <BR>
 <BR>
 <BR>
 </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>para o projecto <FONT COLOR="#990000">CCC / Collecting Collections and Concepts</FONT> foi   desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados   directamente a participar e a produzir novos trabalhos   ><BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
 </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>André Alves (pt), António Caramelo (pt),    António Rego (pt), Arlindo Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw),   Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt), Fernando Brízio (pt),   Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas (pt),   Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal (pt), João   Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro (pt),   Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt),   Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa   Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo   (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt),   Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy   (uk)<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Projectos Especiais _ inauguração   ><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>A kills B (pt), </B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal   dos Campos (pt),<BR>
 </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>Miguel Lucas Mendes (pt)   <BR>
 <BR>
+<BR>
 <BR>
Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos   de Coleção > copos desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida,   Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras,   Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco   Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo   Vilas-Boas.<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Projectos Especiais _ espaço público   ><BR>
 <BR>
 </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>P28 _ </B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Contentores (pt)<BR>
 <BR>
</SPAN></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Projectos Especiais _ edições   ><BR>
 <BR>
 </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Almanaque </B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>por <B>Sebastião Rodrigues</B> (pt), <B>Acme   Novelty</B></SPAN><B><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>   Library </SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>por<B>   </B></SPAN><B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>Chris   Ware</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>   (usa), </SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Old   News</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> por artistas   internacionais convidados (dnk), <B>Permanent Food, Charley </B>e<B>   Toilet Paper </B>por<B> </B></SPAN><B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>Maurizio Cattelan</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'> (it),<B>   </B></SPAN></FONT><B><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>Paulo   de Cantos</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'> (pt),<B>   </B></SPAN><B><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>Point   d'ironie</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'> (fr) por   artistas internacionais convidados e ainda outras edições e   múltiplos.<BR>
 <BR>
 <BR>
 Obras de arte contemporânea   das seguintes colecções > <BR>
 <BR>
 </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>BesArt – Banco Espírito Santo,   Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu   do Chiado, Museu do Neo-Realismo<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><BR>
e ainda a colaboração dos seguinte museus   ><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Museu de História Natural da U.P., Museu   Nacional da Imprensa, Museu de Polícia   Judiciária<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B><BR>
</B></SPAN></FONT><FONT COLOR="#333333"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><I>+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
 <BR>
</I></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT COLOR="#990000"><B>[ apresentação do projecto  CCC  ]<BR>
 <BR>
</B></FONT><BR>
 <BR>
 </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>[Collecting Collections and   Concepts, <BR>
 uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em   forma de assim]<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
<B><BR>
 <BR>
</B></SPAN><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><BR>
</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>“What we professional liars hope   to serve is truth. <BR>
 I'm afraid the pompous word for that is   "art".”<BR>
 Orson Welles, F for   Fake<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>O projecto <I>Collecting Collections  and  Concepts </I>tem como ponto de partida a ideia de colecção, termo   operativo para definir um conjunto de objectos, obras, que reunidos   constituem as designadas colecções. A formalização desta ideia num   projecto expositivo passa então pela utilização de obras que integram   algumas das colecções institucionais públicas e privadas portuguesas   como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a colecção   de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do   Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do   Neo-Realismo e outras.<BR>
 <BR>
</B>Co-habitando com as obras  recolhidas nas  colecções existentes estará um importante conjunto de  novas obras  produzidas por artistas portugueses e internacionais para  esta  exposição.<BR>
 <BR>
 <BR>
 <BR>
Com inauguração a 10  Março de 2012, a  exposição terá lugar num antigo espaço industrial, a  fábrica têxtil  Asa. A zona ocupada por este projecto tem  aproximadamente 2500 m2,  numa estrutura industrial reabilitada, que  irá receber várias outras  exposições e eventos da programação da  Capital Europeia da  Cultura.<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>A arquitectura do espaço será adaptada pela   produção deste projecto e com a colaboração das estruturas associadas   à gestão da CEC Guimarães 2012, de forma a receber este projecto   expositivo, que se desenrolará em vários departamentos articulados por   temáticas associadas aos conceitos referenciados no título do projecto   _ <B>collecting _ collections _ concepts. </B>A narrativa expositiva   vai questionar os modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se   à especialização museológica e aproximando este projecto do cabinet   d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual   subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e   obras de arte.<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>As obras “apropriadas” das colecções funcionam   em diálogo com os novos trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de   obras eruditas coexiste com colecções amadoras e seus objectos   dessacralizados, exemplares da produção massificada, industrial e   pós-fordista.<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um   dispositivo expositivo que utiliza materiais de construção civil   estandardizados e precários, mantendo as características de um espaço   com memória e passado industrial. Os materiais serão low tech   correspondendo a uma exposição low budget.<BR>
 Concretizando esta   posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura fabril, razão   pela qual certas características foram conservadas e certos   equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da   exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral,   fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual   intercepta-se com a memória colectiva.<BR>
 O display da exposição   vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede organizacional   tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de exposição,   ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos   temáticos.<BR>
 <BR>
A entrada na exposição vai acontecer de forma   confrontacional com um trabalho de Harun Farocki, “<I>Workers Leaving   the Factory”</I>, onde se reclama a reencenação da imagem iniciática   do filme dos  <I>irmãos Lumière</I>. Numa sucessão de excertos de   filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no sentido   literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades   fabris). <BR>
 Simultaneamente, os visitantes vão entrar num   reconvertido espaço, agora cultural, que visitam durante o seu tempo   de lazer.<BR>
 A exposição será acompanhada por um catálogo /   livro que não só registará o trabalho expositivo apresentado, como   também terá uma importante componente de textos redigidos por   especialistas de diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas   e coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre   esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia   visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de   colecção.<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><I>“</I>I did promise that for one hour, I'd   tell you only the truth. That hour, ladies and gentlemen, is over. For   the past seventeen minutes, I've been lying my head   off.”<BR>
 Orson Welles, F for   Fake<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><BR>
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><BR>
<FONT COLOR="#990000"><B>[Collecting Collections  and Concepts,  <BR>
 uma viagem iconoclasta por coleções de coisas  em forma de  assim]</B> <BR>
 <BR>
</FONT></SPAN></FONT><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Fábrica   Asa<BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,   <BR>
 junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães<BR>
 Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H.   Encerrado à Terça.<BR>
 </SPAN></FONT></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
 </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll<BR>
 <FONT COLOR="#336666"><B>www.paulomendes.org <<a href="http://www.paulomendes.org">http://www.paulomendes.org</a>>  <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>>    <<a href="http://www.paulomendes.org">http://www.paulomendes.org</a> <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>>    <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>>   > <BR>
 <BR>
[artist _ curator  > producing contemporary  projects and critical  thinking]<BR>
 <BR>
</B>www.youtube.com/user/paulomendesvideo <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>    <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>    <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>   <BR>
 <a href="paulomendes@paulomendes.org">paulomendes@paulomendes.org</a>   <x-msg:<a href="//90/paulomendes@paulomendes.org">//90/paulomendes@paulomendes.org</a>>   <BR>
 <a href="paulomendes21@gmail.com">paulomendes21@gmail.com</a>   <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a>>   <BR>
 <+351> 936396964 <tel:936396964> <BR>
 Rua do Heroísmo   13<BR>
 4300-258   PORTO<BR>
 PORTUGAL<BR>
 </FONT>llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll<BR>
 <BR>
 <BR>
 <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
 ARENA   mailing list<BR>
 <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a>  <x-msg:<a href="//90/ARENA@lists.virose.pt">//90/ARENA@lists.virose.pt</a>>   <BR>
 <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
 <BR>
 <BR>
</SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
  <BR>
 <BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA   mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
<BR>
 <BR>
<BR>
<BR>
 <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="100%"> <BR>
<BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing  list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
<BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
</SPAN></FONT></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Times New Roman"><SPAN STYLE='font-size:12pt'><BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
<BR>
<BR>
 <BR>
 <BR>
  <BR>
</SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
</SPAN></FONT></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
</SPAN></FONT></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'>_______________________________________________<BR>
ARENA  mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'><BR>
 <BR>
 <BR>
Diniz  Cayolla Ribeiro<BR>
<a href="dinizcayolla@gmail.com">dinizcayolla@gmail.com</a><BR>
<BR>
_______________________________________<BR>
<BR>
<BR>
<BR>
<BR>
<BR>
_______________________________________<BR>
<BR>
i2ADS  - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade<BR>
[Faculdade de Belas  Artes da Universidade do Porto | School of Fine Arts - University of  Porto]<BR>
[Avenida Rodrigues de Freitas - 265  |  4049-021 Porto  Portugal]<BR>
[<a href="http://i2ads.fba.up.pt">http://i2ads.fba.up.pt</a>]<BR>
[<a href="i2ads@fba.up.pt">i2ads@fba.up.pt</a>]<BR>
<BR>
<BR>
 <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="100%"> <BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA mailing  list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'><BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
<BR>
<BR>
 <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:12pt'><FONT FACE="Times New Roman">  <BR>
</FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
<BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
<BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE>
</BODY>
</HTML>