<HTML>
<HEAD>
<TITLE>Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Enquanto se brinca nas garagens, cada um faça o que quiser. Depois disso... Bem... Está explicado na ultima linha... À MULHER DE CESAR NÃO BASTA PARECER, TEM QUE SER.<BR>
<BR>
<BR>
<BR>
On 12/03/11 22:24, "<a href="rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a>" <<a href="rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a>> wrote:<BR>
<BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>   </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">Confesso que não compreendo o problema da acumulação de papéis por si. A menos que haja outras coisas que não vi serem mencionadas. Por que razão uma pessoa não pode ser artista e curador? Tal como pode ser arquitecto e construtor, ou médico e dono de uma clínica. Aliás isso muitas vezes aconteceu nas colectivas</FONT><FONT FACE="Arial">. Havia um responsável do lado do grupo de artistas. Não tinha era este titulo que agora se tornou pomposo. O curador, de acordo com o nome, deve curar da obra e do processo de exposição. Contacta as entidades, distribui o espaço, coordena divulgação, etc. O problema é outro e passa pela ambiguidade, para não lhe chamar outra coisa, do papel de curador na chamada arte contemporânea (aliás agora até é mais fino chamar-lhe curator). Como diz a Alice a ligação da arte ao sector financeiro especulativo ou o bluff que existe em tantos projectos artísticos são muito mais preocupantes.<BR>
 <BR>
 <BR>
 On 3/11/2012 5:55 PM, JOAO LOURO wrote: <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA  <BR>
 Adoro quando se fala das nuances do “abusivo”...mais abusivo, menos abusivo. Um dá cadeia, outro pena suspensa. É muito bom quando se categoriza o abusivo em arte. A outra questão é o das “encomendas”. Recordo à Alice que as encomendas em arte existem há muito tempo... Recordo a titulo de exemplo o Miguel Angelo? Capela Sistina? Vá... Uma moedinha para quem adivinhar se foi ou não uma encomenda. E em caso afirmativo quem encomendou. Vá! Não se acanhem... E o que ficou? Quem não viu ainda levante o dedo. E houve alguma coisa comprometida? Vá... Todos a responder. <BR>
 Quanto à acumulação de tarefas... É para o tristonho. Especialmente para o próprio que se escolheu a si. E sabem porque? Em primeiro lugar porque parece, quando este genero de coisas acontecem em arte, é que ninguém convida o artista/comissário para nada e tem que ser o comissário/artista a convidar-se. E depois claro... Estou a ver a conversa: CA: e pá quanto é que precisas para fazeres uma obra, ou para emprestares uma obra... AC: E pá! Preciso de X... CA: Houve lá... Só isso? Vá... Hoje estou mãos largas, podes pedir! AC: x+y. CA: Ok. Tem esta parte gira, quando começam a falar consigo próprios.   <BR>
 <BR>
 <BR>
 On 12/03/10 18:22, "Alice Geirinhas" <<a href="alice_g@sapo.pt">alice_g@sapo.pt</a>> wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial">Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,<BR>
 <BR>
 Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas ( fuck escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de trocadilhos ou de associações, neste caso podes pensar em Messi ou Mexia) de abuso do dinheiro público. A ligação da arte ao sector financeiro especulativo preocupa-me mais do que uma acumulação de identidades. <BR>
 <BR>
 <BR>
 On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial">Vidal,<BR>
 <BR>
 O L não foi esquecido. Foi intencional.<BR>
 <BR>
 On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial">João,<BR>
 </FONT></SPAN><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.<BR>
 "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais reservada, ocultada, escondida.<BR>
 Seria um trocadilho perfeito.<BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de dignidade.<BR>
 De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a história.<BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Abraço<BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Vidal<BR>
  <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'>----- Original Message -----<BR>
 <B>From:</B> JOAO LOURO <<a href="mailto:mr.blond@mail.telepac.pt">mailto:mr.blond@mail.telepac.pt</a>> <BR>
 <B>To:</B> arte ‹ teoria ‹ prática <<a href="mailto:arena@lists.virose.pt">mailto:arena@lists.virose.pt</a>> <BR>
 <B>Sent:</B> Friday, March 09, 2012 11:24 AM<BR>
 <B>Subject:</B> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA<BR>
 <BR>
 </SPAN></FONT><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que usam os dinheiros públicos também.<BR>
 <BR>
 <BR>
 On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <<a href="alice_g@sapo.pt">alice_g@sapo.pt</a>> wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>João;<BR>
 <BR>
  os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....<BR>
 <BR>
 On 08/03/2012, at 16:16, <a href="rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a> wrote:<BR>
 <BR>
  <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>   <BR>
  </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em torno do papel de curador.<BR>
  <BR>
  Renato Roque<BR>
  <BR>
 </FONT><FONT FACE="Arial">On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote: <BR>
  <BR>
Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não percebo há muito tempo: como é que um comissário convida um artista, que por sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho? Seja na politica, na arte, nos negocios... Alguém tem o descernimento para explicar este fenómeno que decorre há muito tempo e nada se diz? E é tanto mais grave, quando os dinheiros são píúblicos. <BR>
  <BR>
  Joao Louro/ Artista <BR>
  <BR>
  <BR>
  On 12/03/05 17:52, "paulo mendes" <<a href="paulomendes21@gmail.com">paulomendes21@gmail.com</a> <x-msg:<a href="//144/paulomendes21@gmail.com">//144/paulomendes21@gmail.com</a>>  <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a> <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a>> > > wrote:<BR>
  <BR>
   <BR>
 <BR>
 <BR>
</FONT></SPAN><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN></BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN></BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN></BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN></BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
</FONT></SPAN></BLOCKQUOTE><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT FACE="Arial"> <BR>
  </FONT></SPAN><FONT FACE="Arial"><FONT SIZE="7"><SPAN STYLE='font-size:36pt'><B>[Collecting Collections and Concepts, <BR>
  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>www.</SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>cccguimaraes2012.com <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>>  <<a href="http://cccguimaraes2012.com">http://cccguimaraes2012.com</a> <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>> >  <<a href="http://cccguimaraes2012.com">http://cccguimaraes2012.com</a> <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>> <<a href="http://cccguimaraes2012.com/">http://cccguimaraes2012.com/</a>> > <BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>um projecto de </B></SPAN></FONT><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Paulo Mendes <BR>
  </SPAN></FONT></B></FONT><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'> <BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> <FONT COLOR="#990000">INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães<BR>
  <BR>
 </FONT></B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105, <BR>
  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT COLOR="#FF0000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> <BR>
</B></SPAN></FONT></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT COLOR="#FF0000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> </B></SPAN></FONT></FONT><B><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program<BR>
  </SPAN></FONT></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>22.00h_</SPAN></FONT><FONT COLOR="#990000"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> Abertura oficial<BR>
  </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>22.05h_22.25h _<FONT COLOR="#990000">MIGUEL LUCAS MENDES</FONT> _ concerto<BR>
  22.30h_22.40h _ <FONT COLOR="#990000">MAILE COLBERT</FONT> _ vídeo<BR>
  22.45h_23.15h _ <FONT COLOR="#990000">A KILLS B </FONT>_ performance<BR>
  23.20h_23.50h _<FONT COLOR="#990000">MARÇAL DOS CAMPOS</FONT> _ concerto<BR>
  00.00h_01.30h _<FONT COLOR="#990000">JONNY TRUNK</FONT> _ DJ Set<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'> <BR>
</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:12pt'>  </SPAN><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição Collecting Collections and Concepts, que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0, Guimarães.<BR>
  Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.<BR>
  O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães<BR>
  João Serra<BR>
   <BR>
   <BR>
  <I>Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you for the opening of the exhibition </I>Collecting Collections and Concepts<I>on march the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in Guimarães.<BR>
  This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle “Modes of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.<BR>
  The President of the Fundação Cidade de Guimarães<BR>
  </I>João Serra<BR>
  <BR>
  <BR>
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
  <BR>
  <BR>
  <BR>
  </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>para o projecto <FONT COLOR="#990000">CCC / Collecting Collections and Concepts</FONT> foi desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados directamente a participar e a produzir novos trabalhos ><BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>  </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>André Alves (pt), António Caramelo (pt),  António Rego (pt), Arlindo Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt), Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal (pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Projectos Especiais _ inauguração ><BR>
  <BR>
 </SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>A kills B (pt),</B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos Campos (pt),<BR>
  </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>Miguel Lucas Mendes (pt) <BR>
  <BR>
 +<BR>
  <BR>
 Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> </B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Projectos Especiais _ espaço público ><BR>
  <BR>
  </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>P28 _ </B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Contentores (pt)<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> </B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Projectos Especiais _ edições ><BR>
  <BR>
  </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Almanaque </B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>por<B>Sebastião Rodrigues</B>(pt), <B>Acme Novelty</B></SPAN><B><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'>Library </SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:11pt'>por<B> </B></SPAN><B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>Chris Ware</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'> (usa), </SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Old News</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> por artistas internacionais convidados (dnk), <B>Permanent Food, Charley </B>e<B> Toilet Paper</B>por<B> </B></SPAN><B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>Maurizio Cattelan</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:14pt'> (it),</SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Paulo de Cantos</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> (pt),</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Point d'ironie</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>(fr) por artistas internacionais convidados e ainda outras edições e múltiplos.<BR>
  <BR>
  <BR>
  Obras de arte contemporânea das seguintes colecções > <BR>
  <BR>
  </SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'> e ainda a colaboração dos seguinte museus ><BR>
  <BR>
 </SPAN></FONT><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu de Polícia Judiciária<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B> </B></SPAN></FONT><FONT COLOR="#333333"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><I>+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
  <BR>
 </I></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'><FONT COLOR="#990000"><B>[ apresentação do projecto CCC ]<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></FONT>  <BR>
  </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>[Collecting Collections and Concepts, <BR>
  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]<BR>
  <BR>
 <BR>
</B></SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
<B>  <BR>
 <BR>
</B></SPAN><B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'> </SPAN></FONT></B><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>“What we professional liars hope to serve is truth. <BR>
  I'm afraid the pompous word for that is "art".”<BR>
  Orson Welles, F for Fake<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><B>O projecto <I>Collecting Collections and Concepts</I>tem como ponto de partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A formalização desta ideia num projecto expositivo passa então pela utilização de obras que integram algumas das colecções institucionais públicas e privadas portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do Neo-Realismo e outras.<BR>
  <BR>
 </B>Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará um importante conjunto de novas obras produzidas por artistas portugueses e internacionais para esta exposição.<BR>
  <BR>
  <BR>
  <BR>
 Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo espaço industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este projecto tem aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial reabilitada, que irá receber várias outras exposições e eventos da programação da Capital Europeia da Cultura.<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e com a colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 2012, de forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará em vários departamentos articulados por temáticas associadas aos conceitos referenciados no título do projecto _<B>collecting _ collections _ concepts. </B>A narrativa expositiva vai questionar os modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se à especialização museológica e aproximando este projecto do cabinet d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de arte.<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste com colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da produção massificada, industrial e pós-fordista.<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo que utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários, mantendo as características de um espaço com memória e passado industrial. Os materiais serão low tech correspondendo a uma exposição low budget.<BR>
  Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura fabril, razão pela qual certas características foram conservadas e certos equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral, fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual intercepta-se com a memória colectiva.<BR>
  O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos temáticos.<BR>
  <BR>
 A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um trabalho de Harun Farocki, “<I>Workers Leaving the Factory”</I>, onde se reclama a reencenação da imagem iniciática do filme dos  <I>irmãos Lumière</I>. Numa sucessão de excertos de filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no sentido literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades fabris). <BR>
  Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, agora cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.<BR>
  A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só registará o trabalho expositivo apresentado, como também terá uma importante componente de textos redigidos por especialistas de diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas e coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de colecção.<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'><I>“</I>I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That hour, ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, I've been lying my head off.”<BR>
  Orson Welles, F for Fake<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'> <FONT COLOR="#990000"><B>[Collecting Collections and Concepts, <BR>
  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]</B> <BR>
  <BR>
 </FONT></SPAN></FONT><FONT COLOR="#990000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:18pt'><B>Fábrica Asa<BR>
  <BR>
 </B></SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105, <BR>
  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães<BR>
  Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.<BR>
  </SPAN></FONT></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++<BR>
  </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'>llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll<BR>
  <FONT COLOR="#336666"><B>www.paulomendes.org <<a href="http://www.paulomendes.org">http://www.paulomendes.org</a>>  <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>>  <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>>  <<a href="http://www.paulomendes.org">http://www.paulomendes.org</a> <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>> <<a href="http://www.paulomendes.org/">http://www.paulomendes.org/</a>> > <BR>
  <BR>
 [artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]<BR>
  <BR>
 </B>www.youtube.com/user/paulomendesvideo <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>  <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>  <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>>  <<a href="http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo">http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo</a>> <BR>
  <a href="paulomendes@paulomendes.org">paulomendes@paulomendes.org</a> <x-msg:<a href="//144/paulomendes@paulomendes.org">//144/paulomendes@paulomendes.org</a>>  <x-msg:<a href="//90/paulomendes@paulomendes.org">//90/paulomendes@paulomendes.org</a> <x-msg:<a href="//90/paulomendes@paulomendes.org">//90/paulomendes@paulomendes.org</a>> > <BR>
  <a href="paulomendes21@gmail.com">paulomendes21@gmail.com</a> <x-msg:<a href="//144/paulomendes21@gmail.com">//144/paulomendes21@gmail.com</a>>  <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a> <x-msg:<a href="//90/paulomendes21@gmail.com">//90/paulomendes21@gmail.com</a>> > <BR>
  <+351> 936396964<BR>
  Rua do Heroísmo 13<BR>
  4300-258 PORTO<BR>
  PORTUGAL<BR>
  </FONT>llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll<BR>
  <BR>
  <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"></SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
  ARENA mailing list<BR>
  <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a> <x-msg:<a href="//144/ARENA@lists.virose.pt">//144/ARENA@lists.virose.pt</a>>  <x-msg:<a href="//90/ARENA@lists.virose.pt">//90/ARENA@lists.virose.pt</a> <x-msg:<a href="//90/ARENA@lists.virose.pt">//90/ARENA@lists.virose.pt</a>> > <BR>
  <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
  <BR>
 </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
<BR>
   <BR>
  <BR>
 _______________________________________________<BR>
 ARENA mailing list<BR>
 <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a> <x-msg:<a href="//144/ARENA@lists.virose.pt">//144/ARENA@lists.virose.pt</a>> <BR>
 <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
  <BR>
 <BR>
 <BR>
  <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
</SPAN></FONT><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'> <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="100%"><BR>
 _______________________________________________<BR>
 ARENA mailing list<BR>
 <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
 <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> </SPAN></FONT><FONT FACE="Helvetica, Verdana, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12pt'>_______________________________________________<BR>
 ARENA mailing list<BR>
 <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
 <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
 <BR>
 <BR>
<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%"></SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10pt'>_______________________________________________<BR>
 ARENA mailing list<BR>
 <a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
 <a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
  <BR>
 <BR>
_______________________________________________<BR>
ARENA mailing list<BR>
<a href="ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><BR>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE><FONT FACE="Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'> <BR>
 <BR>
</SPAN></FONT></BLOCKQUOTE>
</BODY>
</HTML>