concordo com a afirmação:<div>a discussão agora está a ficar interessante<br><br><div class="gmail_quote">No dia 23 de Dezembro de 2010 12:50, <a href="mailto:rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a> <span dir="ltr"><<a href="mailto:rroque@renatoroque.com">rroque@renatoroque.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<div text="#000000" bgcolor="#ffffff">
<font face="Verdana">A discussão agora está a ficar interessante.</font><div class="im"><br>
<br>
On 12/23/2010 11:04 AM, susana mendes silva wrote:
<blockquote type="cite">O problema central é uma questão de <b>autoridade</b>.
<div>Quem é que pode decidir ou não o que é um objecto artístico.
</div>
</blockquote></div>
RR: Quem decide é quem tem o poder. Neste momento são os
comissários, os curadores, ou os curators, como preferirem, e ainda
os directores de museu , os gestores de colecções, que muitas vezes
são as mesmas pessoas. Depois o tempo pode exercer uma filtragem e
uma correcção nessa decisão. <br></div></blockquote><div><br></div><div>Jb: Antes destes senhores, existem os grandes grupos económicos. Estes definem investimentos que deverão corresponder aos seus interesses.</div>
<div> Não existe programação, curador, ..., que não seja sensível a esta pressão. Pois de outra forma não poderiam prosseguir de forma mais ou menos confortável com as suas decisões.</div><div> Ignorar quem está no topo desta pirâmide das decisões e do poder, é ingenuidade pura.</div>
<div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div text="#000000" bgcolor="#ffffff"><div class="im">
<blockquote type="cite">
<div>E esta decisão anula a "autoridade" em primeiro lugar dos
artistas e depois da comunidade artística em geral.</div>
</blockquote></div>
RR: A "autoridade" dos artistas e da comunidade artística é
INFELIZMENTE muito reduzida, em minha opinião por grande
responsabilidade dos artistas e da comunidade artística.</div></blockquote><div> </div><div><br></div><div>Jb: Os artistas e a comunidade artística em geral estão na base dessa pirâmide... Muitas vezes por egoísmo puro, por ignorância, por se estarem nas tintas para a comunidade em geral. </div>
<div>O artista tem liberdade e responsabilidade na sua esfera individual. Se efectivamente for consciente da sua produção, pode mudar por dentro, este estado da realidade.</div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<div text="#000000" bgcolor="#ffffff">
<div class="im"><blockquote type="cite">
<div>A operação "gadanhiana" - a obra de arte volta a ser apenas o
material quotidiano com que é construída e é isso que se declara
- propõe subverter a decisão do tribunal. O problema é que o
objecto em causa - que já não é um objecto artístico segundo a
UE - continua a ter o mesmo valor de transacção e de seguro. E é
o valor enquanto obra de arte que vai ser ser taxado. </div></blockquote></div></div></blockquote><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div text="#000000" bgcolor="#ffffff">
<div class="im"><blockquote type="cite"><div>
</div>
</blockquote></div>
RR: O problema começa quando o valor de uma obra de arte pode ser
traduzido em dollars! E curiosamente esta questão só é muito
pertinente para as chamadas artes plásticas. Isto também merece
reflexão. Um livro do Eça de Queirós ou uma sinfonia de Mahler
custam 10 ou 20 euros.</div></blockquote><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div text="#000000" bgcolor="#ffffff"><div><div class="h5"><br>
<blockquote type="cite">
<div>Há aqui, parece-me, uma total incoerência: formal e legal.</div></blockquote></div></div></div></blockquote><div> </div><div>Jb: Existem quem tenha pensado nestas questões da cultura das massas, da reprodutibilidade das obras, e invariavelmente,com as diferenças ou semelhanças, chega-se sempre ao mesmo núcleo, o poder do dinheiro. Quem o tem, na maior parte dos casos ignora estas questões,está-se a borrifar,salvo raras e digníssimas excepções, para os artistas e para os restantes cidadãos. </div>
<div>O poder dos grupos fala mais alto. A Comissão Europeia, é dominada pelas grandes companhias, que nas sucessivas fusões, se tornam cada vez maiores. A variedade diminui proporcionalmente ao poder que aumenta. São cada vez menos aqueles que decidem o que se passa na Europa. E estes por sua vez são pressionados pelo grupo ainda menor dos que decidem o que acontece em todo o Mundo. </div>
<div>Não percebo assim a surpresa. Percebo sim, o espanto, de que se depara hoje, com uma realidade onde existem tão poucos a decidir por todos, de forma tão impune e irresponsável, sem qualquer constrangimento.</div><div>
<br></div><div>Jbaeta</div><div><br></div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div text="#000000" bgcolor="#ffffff"><div><div class="h5"><blockquote type="cite">
<div>para aqueles que ainda não leram o artigo do guardian que o
fernando refere, aqui vai:<br>
<div><a href="http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2010/dec/20/art-dan-flavin-light-eu" target="_blank">http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2010/dec/20/art-dan-flavin-light-eu</a><br>
<div><br>
</div>
<div><br>
<div>
<span style="font-family:Helvetica">
<div style="word-wrap:break-word"><span style="border-collapse:separate;color:rgb(0, 0, 0);font-family:Helvetica;font-size:14px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px">
<div style="word-wrap:break-word"><span style="border-collapse:separate;color:rgb(0, 0, 0);font-family:Helvetica;font-size:14px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px">
<div style="word-wrap:break-word"><span style="border-collapse:separate;color:rgb(0, 0, 0);font-family:Arial;font-size:12px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px">
<div style="word-wrap:break-word">
<div>susana mendes silva</div>
<div><a href="http://www.susanamendessilva.com" target="_blank">www.susanamendessilva.com</a></div>
<div><a href="mailto:susana.mendes.silva@gmail.com" target="_blank">susana.mendes.silva@gmail.com</a></div>
<div>skype: susana_mendes_silva</div>
<div>+351 917218012</div>
<div><br>
</div>
<div><br>
</div>
</div>
<br>
</span></div>
</span><br>
</div>
</span><br>
</div>
</span><br>
<br>
</div>
<br>
<div>
<div>On 22 Dec 2010, at 22:15, miguel leal wrote:</div>
<br>
<div><br>
<br>
A pior coisa que se pode fazer numa discussão deste tipo
é confundir a parte com o todo... No resto só me posso
rir (e chorar) com a estupidez de tudo isto. Razão tem é
o Pedro Gadanho :-)<br>
<br>
And believe me, worst days will come...<br>
<br>
abs<br>
<br>
ml<br>
<br>
<br>
<br>
On 22Dec2010, at 5:21 PM, <a href="mailto:rroque@renatoroque.com" target="_blank">rroque@renatoroque.com</a> wrote:<br>
<br>
<blockquote type="cite">Assustar não assusta, mas se
pensarmos nos muitos milhões envolvidos nalguma dessa
arte é muito forçado falar de "áreas de actividade
mais frágeis ou que precisam de ser indirectamente
apoiadas". Isto independentemente da estupidez
economicista.<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">Abç<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">Renato Roque<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">Renato Roque<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">On 12/22/2010 12:52 PM, Dinis
Santos wrote:<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Considerar uma obra do dan
flavin ou outra obra de um desses sonantes "áreas de
actividade mais frágeis ou que precisam de ser
indirectamente apoiadas" assusta-me. Preferia que a
aquisição de uma dessas obras fosse fortemente
taxada e que parte desse imposto servisse para
apoiar as tais referidas áreas.<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">"Better days will come" ;)<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">2010/12/22 miguel leal
<a href="mailto:ml@virose.pt" target="_blank"><ml@virose.pt></a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Caro Ricardo,<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">As taxas de IVA têm pouco a
ver com uma definição prévia daquilo que é mais ou
menos essencial para a nossa sobrevivência, até
porque se o argumento fosse esse ficávamos como o
Thoreau no meio do bosque: o amor, uma cabana e uma
cana de pesca. As taxas fiscais ditas *reduzidas*
servem tanto para não onerar bens considerados
essenciais como para proteger áreas de actividade
mais frágeis ou que precisam de ser indirectamente
apoiadas. Estas decisões são sempre políticas e
permitem-nos avaliar, como faz notar o título da
mensagem que deu origem a esta discussão, o grau de
estupidez dos nossos governantes.<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">A esse propósito, lembro-me
sempre da infeliz frase de um político português que
disse, glosando Joseph Goebbles e a famosa tirada do
produtor cínico em 'Le Mépris' de J. L. Godard:
'Sempre que ouço a palavra cultura puxo do livro de
cheques'...<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">'Worst days will come'<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">abs<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">ml<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">On 22Dec2010, at 8:48 AM,
Ricardo Reis wrote:<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">On Wed, 22 Dec 2010, <a href="http://xana.tv" target="_blank">xana.tv</a>
wrote:<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">A Arte é taxada a 5% na
Comunidade Europeia ( IVA) porque é um bem
cultural<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">que precisa de ser
protegido (como os livros), porque é essencial
!... para<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">nos mantermos seres
racionais !!!<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Será que Ricardo Reis quer
que os artistas não sejam profissionais... ou<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">será que há na sua
argumentação o preconceito que arte não é
CONHECIMENTO ?<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Como os outros criadores
de saber os artistas produzem CONHECIMENTO que
numa<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">sociedade capitalista tem
valor no mercado. E esse produto precisa de ser<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">protegido e ser acessível
à população em geral (por isso tem uma taxa mais<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">baixa) ... repito: porque
é essencial para a nossa sobrevivência como
seres<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">racionais/criativos.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">A questão não é se a arte é
necessária para "nos mantermos seres racionais"
(algo aberto a discussão. O exercício da
criatividade e manipulação de conceitos sim, isso
convence-me.).<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">E também não disse que a
arte não é conhecimento. De facto existe um nível
a partir do qual, para fruir da obra de arte, é
preciso um grande lastro cutural e de conhecimento
prévio, assim como a possesão de ferramentas de
manipulação de conceitos algo sofisticadas. Idem
para a sua criação, o mais das vezes não cria quem
quer, mas sim quem pode.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Dito isto... eu sei que esta
lista acolhe artistas e muitos destes vivem devido
à arte que fazem. Tal, por si só, cria um viés na
abordagem ao problema.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">O que eu de facto disse é
que existe arte suficiente no mundo para não
requerer os tais 5%. E também vos digo (provem-me
o contrário) que independentemente de 5,10,20 ou
50% haverá sempre quem crie e alimente a sociedade
de arte. E também digo que colocar a arte no
patamar da comida que tem de se pôr no prato, a
nível de importância, é uma decisão de quem está
para além das primeiras necessidades. Como eu
disse, sem comer nem beber morre-se, é binário.
Sem adquirir obras de arte continua-se a viver e,
estranhamente, até se vive bem porque, como disse,
há muita arte por aí. Vê-se que o exercício da
criatividade humana é algo quasi-imparável.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Consigo aceitar os tais 5%
com outro tipos de justificação. Não porque a
"arte" é um bem essencial (e depois, quem decide o
que é "arte"? os senhores da alfândega?) mas sim
porque a produção de obras de arte cada vez mais
complexas, que de facto exigem um trabalho prévio
árduo de manipulação de conhecimento, precisa de
ser protegido certa forma ao não encontrar um
ambiente a isso conducente no mundo exterior. No
fundo, se não há uma falta genéria de "arte"
haverá sim uma produção mais escassa de obras mais
complexas que de facto são desejadas. Mas
repare-se também que para usufruir dessas obras se
exige, a maior parte das vezes, ao público uma
cultura e conhecimentos prévios que não estão ao
alcance de todos, mercê da sua experiẽncia de
vida, percurso socio-económico. E portanto, desse
lado, pode ser questionável a atribuição desse
previlégio.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Quase toda a gente pode
apreciar um bife, masnem todos entendem ou se
elevam com uma obra de arte contemporânea. Wonder
why?<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Daí a minha asserção, 5%
para as ferramentas (aquelas que possibilitam ao
espírito elevar-se com a arte) e o normal para as
obras de arte em si. Porque, veja-se também, se a
minha capacidade de apreender e apreciar aumenta,
o valor que eu dou às obras de arte também aumenta
e as "facilidades" dos tais 5% diluem-se e deixam
de ser necessárias.<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">cmps,<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Ricardo Reis<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">'Non Serviam'<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">PhD candidate @ Lasef<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Computational Fluid
Dynamics, High Performance Computing, Turbulence<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://www.lasef.ist.utl.pt" target="_blank">http://www.lasef.ist.utl.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Cultural Instigator @ Rádio
Zero<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://www.radiozero.pt" target="_blank">http://www.radiozero.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://www.flickr.com/photos/rreis/" target="_blank">http://www.flickr.com/photos/rreis/</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">contacts: gtalk:
<a href="mailto:kyriusan@gmail.com" target="_blank">kyriusan@gmail.com</a> skype: kyriusan<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
< sent with alpine
2.00
>_______________________________________________<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">ARENA mailing list<br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">_______________________________________________<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">ARENA mailing list<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">-- <br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">Dinis Santos<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">====================<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">96 738 52 32<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="mailto:dinismanueld@gmail.com" target="_blank">dinismanueld@gmail.com</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">_______________________________________________<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite">ARENA mailing list<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite">
<blockquote type="cite"><a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">-- <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">Renato Roque <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">site: <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><a href="http://www.renatoroque.com" target="_blank">www.renatoroque.com</a><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">mail: <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><a href="mailto:rroque@renatoroque.com" target="_blank">rroque@renatoroque.com</a><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">blog: <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><a href="http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/" target="_blank">http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/</a><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">tm: +351 966047807 <br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">_______________________________________________<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite">ARENA mailing list<br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
<blockquote type="cite"><a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
</blockquote>
<br>
<br>
_______________________________________________<br>
ARENA mailing list<br>
<a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
</div>
</div>
<br>
</div>
</div>
</div>
<pre><fieldset></fieldset>
_______________________________________________
ARENA mailing list
<a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt" target="_blank">ARENA@lists.virose.pt</a>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a>
</pre>
</blockquote>
<br>
<pre cols="72">--
Renato Roque
site: <a href="http://www.renatoroque.com" target="_blank">www.renatoroque.com</a>
mail: <a href="mailto:rroque@renatoroque.com" target="_blank">rroque@renatoroque.com</a>
blog: <a href="http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/" target="_blank">http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/</a>
tm: +351 966047807
</pre>
</div></div></div>
<br>_______________________________________________<br>
ARENA mailing list<br>
<a href="mailto:ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</a><br>
<a href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt" target="_blank">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</a><br>
<br></blockquote></div><br></div>