<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
</head>
<body bgcolor="#ffffff" text="#000066">
<p align="left"><strong>III
Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação</strong><br>
<strong>« Arte, tecnologia e comunicação: novos territórios do
conhecimento »</strong> </p>
<div align="left"> </div>
<p align="left"><font size="-1"><strong>11/12 a 14 de Outubro de 2009</strong></font></p>
<div align="left"> </div>
<p align="left"><font size="-1"><strong>Universidade de Aveiro</strong><br>
Departamento de Comunicação e Arte (DCA) - Portugal</font></p>
<div align="left"> </div>
<p align="left"><font size="-1"><strong>Universidade de São Paulo</strong><br>
Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte - PGEHA -
Brasil</font></p>
<div align="left"> </div>
<p align="left"><font size="-1"><strong>Universidade Presbiteriana
Mackenzie</strong><br>
Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura -
PPGEAHC - Brasil<br>
</font></p>
<p align="left"><font face="Arial, Helvetica, sans-serif"><strong>apresentação<br>
</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">O
CIANTEC- Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e
Comunicação é um evento itinerante que acontece em 2009 na Universidade
de Aveiro, Portugal, com o acolhimento do Departamento de Comunicação e
Arte. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, pretende afirmar-se como
um encontro internacional de destaque, vocacionado para a criatividade
e a inovação. As edições anteriores foram acolhidas pela Universidade
de São Paulo (USP) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil,
respectivamente em 2007 e 2008. </font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">Na
continuidade das edições anteriores, onde se reflectiu sobre caminhos
percorridos na arte e pluralidade de olhares, e cujas actas podem ser
consultadas em <a class="moz-txt-link-abbreviated"
href="http://www.ciantec.net">www.ciantec.net</a>, o CIANTEC 2009
reafirma-se nesta edição
através da expansão para novos territórios do conhecimento, visando
também a educação artística e ensino à distância. </font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">O
ser humano, em função das facilidades da comunicação, alterou as suas
percepções, formas de pensar e aprender. Assim, diante de novas
possibilidades, passou a integrar no seu quotidiano as novidades
proporcionadas pela relação entre arte, ciência e tecnologia. O
ambiente digital no qual o homem hoje navega é um ambiente em que a
informação é constante e pode ser partilhada, o que nem sempre
significa maior conhecimento. A multiplicidade do pensamento solicita
formas diferentes de representação, e exige principalmente integração e
interacção.</font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">Com
esta premissa convida-se a participação de todos os interessados, quer
sejam estudantes, professores, artistas ou profissionais de diferentes
áreas de conhecimento. Assim, propõem-se os seguintes <strong>Grupos
de Trabalho</strong>:<br>
</font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1"><strong>Arte,
Ciência e Tecnologia</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1"><strong>Comunicação
e Novos Meios</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1"><strong>Sociedade,
Cultura e Arte</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1"><strong>Tendências
Estéticas</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1"><strong>Educação
Artística<br>
</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif"><strong>regras para envio
das
comunicações<br>
</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">
<ul>
<li>Serão aceites propostas de participação em português,
inglês e espanhol.<br>
<br>
</li>
<li>As
propostas de participação poderão ser na modalidade de comunicação
oral (paper) de poster ou de oficina (workshop) e serão seleccionadas
pela Comissão Científica do Congresso.<br>
<br>
</li>
<li>O
resumo para seleção deverá ser na língua de origem e em inglês, ter no
máximo 250 palavras, cinco (5) palavras-chave, com a indicação de ser
comunicação oral, poster ou oficina e os dados do autor contendo nome
completo, instituição a que pertence, titulação, endereço completo,
e-mail, telefone/celular e o Grupo de Trabalho em que se enquadra a
proposta. Para o caso da proposta incluir vários autores, indicar um
autor de contato.<br>
<br>
</li>
<li>Na
modalidade Oficina deve incluir as condições de espaço e material
necessário, o número máximo de participantes e a duração prevista.<br>
<br>
</li>
<li>As
propostas de comunicação oral seleccionadas para participação serão
publicadas no Livro de Actas, assim como os posters e resumos das
oficinas.<br>
<br>
</li>
<li>As
comunicações orais completas, deverão ter no máximo cinco páginas, em
fonte Arial 11, com espaços entrelinhas 1½, margens 3 cm esquerda, 2 cm
direita, 3cm superior, 2 cm inferior. Referências bibliográficas na
página 6, e notas de rodapé em fonte Arial 8. Dispõem no máximo de 20
minutos de apresentação, sendo facultada a modalidade on line (via
skype) ou presencial. <br>
<br>
</li>
<li>Os
resumos, textos completos e posters deverão ser enviados no formato rtf
(rich text format, disponível em todos os editores de texto).<br>
<br>
</li>
<li>Nos
textos completos poderão ser incluidas no máximo 3 imagens em PNG,
sendo o maior lado 15cm, com 100 dpi de resolução. As imagens devem ser
enviadas em anexo, com relação de legendas e créditos no nome dos
arquivos.<br>
<br>
</li>
<li>Modalidade
poster: impressão de boa qualidade em tamanho 70x100cm, que será da
responsabilidade do autor/autores. O cabeçalho deverá incluir o título
do trabalho, nome do autor/autores e instituição a que pertence. É
ainda necessário incluir o resumo. As imagens e o design do poster
serão à escolha dos autores. Os posters serão expostos no local do
evento. Os posters serão publicados no livro de actas, na sua versão em
texto, de acordo com as mesmas regras da comunicação oral, e tendo no
máximo duas (2) páginas. <br>
<br>
</li>
<li>Os
resumos devem ser enviados até 30 de junho, por via electrónica,
através do site e para o endereço indicado, com indicação do grupo de
trabalho ao qual se destina. Os autores cujos trabalhos sejam aceites
serão notificados até 15 de Julho, e os artigos finalizados, bem como a
confirmação de participação, até 15 de Agosto. Os artigos finalizados
que não sejam enviados até à data limite não constarão do Livro de
Actas do evento. </li>
</ul>
</font><font face="Arial, Helvetica, sans-serif"><strong>comissão
organizadora<br>
</strong></font></p>
<p><font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">
<p><strong>Instituições:</strong></p>
</font> </p>
<ul>
<font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">
<li><strong>Universidade de Aveiro</strong> – Departamento de
Comunicação e Arte<br>
Prof. Doutora Rosa Maria Pinho de Oliveira</li>
<li><strong>Universidade de São Paulo</strong> – Programa de
Pós Graduação em Estética e História da Arte<br>
Profª. Doutora Elza Ajzenberg</li>
<li><strong>Universidade Presbiteriana Mackenzie</strong> -
Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura<br>
Prof. Doutor Marcos Rizolli</li>
</font>
</ul>
<font face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="-1">
<p><strong>Contatos:</strong> </p>
<ul>
<li><a class="moz-txt-link-abbreviated"
href="mailto:coord@ciantec.net">coord@ciantec.net</a> | <a
class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ciantec.net">http://www.ciantec.net</a></li>
<li>+55 11 3441 7877 – PMStudium Com e Design </li>
<li>+351 234 370 389 – Departamento Comunicação e Arte,
Universidade Aveiro</li>
</ul>
</font> <br>
</body>
</html>