<div class="gmail_quote"><div><div></div><div class="Wj3C7c"><b><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-size: 20pt; color: yellow;" lang="PT">08 LEITURAS EM TEMPO DE
CRISE</span></b><b><span style="font-size: 20pt; color: yellow;" lang="PT"></span></b><div class="gmail_quote">



<p><span style="font-size: 11pt;" lang="PT">Um projecto de <b>Sílvia Guerra</b> acompanhada por <b>Inês
Moreira</b><br></span></p><p><span style="font-size: 11pt;" lang="PT">no <b>Petit
Cabanon (Porto)<br></b></span></p>

<p><b><span style="font-size: 11pt;" lang="PT">&nbsp;</span></b></p>

<p><b><span style="font-size: 11pt;" lang="PT"></span><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-size: 11pt; color: white;" lang="PT">Projecto
documental</span></b><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT"> </span></b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Produção crítica e teórica sobre a arte e o espaço
contemporâneos</span></p>



<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Inúmeras práticas artísticas contemporâneas
circulam hoje entre países, não sendo sempre acompanhadas por uma produção
teórica com a mesma actualidade. É também pouco usual encontrar uma partilha
aberta de referências pessoais fora do meio académico.</span></p>





<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Nos últimos anos, alguns pensadores (filósofos,
economistas, historiadores de arte, sociólogos, arquitectos) têm procurado
colmatar a lacuna crítica sobre a criação contemporânea após todas as &quot;mortes
da arte&quot; proclamadas nos anos 90 (por Arthur C. Danto, Hans Belting entre
outros). A pós-modernidade chegou ao seu fim com todas as pós-produções
artísticas que lhe sucederam ficando a arena teórica a repensar os clássicos do
século XIX como valores seguros. Hoje é evidente que as teorias sobre a
contemporaneidade são tão ecléticas quanto as geografias dos seus autores
(felizmente não vivemos numa ditadura global a nível de pensamento). Mas urge
acrescentar às citações do século XIX um conjunto de referências do século XXI. <br></span></p>

<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Num momento em que o último sistema económico que
nos foi legado do século passado vê abalado os seus próprios alicerces, vimos
propor uma partilha de leituras de um conjunto de autores, curiosamente num
pequeno espaço localizado dentro de um símbolo da sociedade portuguesa após a
sua entrada na CE – o Centro Comercial. Este é contudo um projecto iniciado em
troca directa entre as suas autoras, que esperam, também, uma troca com o seu
público.</span></p>

<p><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">&nbsp;</span></b></p>



<p><b><span style="font-size: 10pt; color: white;" lang="PT"></span><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-size: 11pt; color: white;" lang="PT">Projecto documental /
Leituras públicas</span></b><b><span style="font-size: 11pt; color: white;" lang="PT"></span></b></p>





<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Uma das principais orientações da arte e do
comissariado artístico dos últimos anos -<span>&nbsp;
</span>talvez mais evidente após a exposição colectiva <i>Utopia Station</i> comissariada por Molly Nesbit, Hans Ulrich Obrist e
Rirkrit Tiravanija na Bienal de Veneza de 2003 - caracteriza-se pela
valorização da documentação e das práticas artísticas processuais afastando-se da
obra de arte vista como objecto único e imaterial. <br></span></p>

<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">No final de um ano de actividades e de vida, em
Dezembro 2008 o Petit Cabanon acolhe ensaios críticos sobre práticas artísticas
e sobre arte, criando espaço para a discussão e para sessões de leitura pública
de alguns textos. A proposta consiste em fazer uma hipérbole do conceito de
exposição documental; para além de uma simples exposição bibliográfica ou de um
trabalho artístico em torno da palavra, propõe-se um processo colectivo de
recolha de livros, de frases, de citações e apontamentos recentes: propõe-se
uma partilha de bibliografia. </span></p>





<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">É bom poder neste final de ano trocar ideias
abrigados por uma arquitectura mental partilhada na pequena cabana de férias de
Corbu. A era dos manifestos não é a nossa, vivemos talvez na era do
post-scriptum. Uma das actividades que perdura em torno da prática artística é
a do comentador da arte ou a do seu crítico, que por vezes é também comissário.
Parece-nos útil pensar numa re- densificação das atribuições; para o fazer
precisamos de partilhar ideias e livros. Sentimos necessidade em criar uma
alternativa à <i>Sociedade Citacionista</i>
em que vivemos, traduzida<span>&nbsp; </span>numa análise
da contemporaneidade e no abrandamento da recorrência à citação de autores do
inicio da Modernidade, para abranger, e possivelmente abraçar, novos autores
que permitam reflectir e escrever sobre uma sociedade na véspera de sofrer
profundas alterações. <br></span></p>



<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Da crítica estética à provocação filosófica, de
Slavoj Zizec a Boris Groys, ou da multiplicidade de práticas artísticas à
conceptualização do espaço contemporâneo, de Irit Rogoff a Keller Easterling,
percorremos textos e projectos que não esquecem a sociedade em mutação nem a
implicação política das suas relações com a arte. Todas as escolhas são subjectivas,
parciais e situadas no momento e na história de cada uma das leitoras, e
posteriormente dos seus convidados. A partilha tem início entre duas pessoas
com percursos diferentes entre a filosofia a história da arte e a arquitectura. <br></span></p>

<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Os livros e leituras aqui partilhados continuarão
a sua disseminação quando forem doados a uma biblioteca pública da cidade do
Porto. A sua entrega será um testemunho de uma troca directa em que autores e
leitores voltam a uma situação primordial da economia, em que a troca acontece
livre, e talvez apenas comprometida com uma pura vontade de conhecimento e de
encontro anónimo. </span></p>



<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Como o futuro que nos espera, gostaríamos que
estas leituras se tornassem itinerantes, ocupando espaço e hospedagem em
lugares diversos. Em cada espaço serão introduzidas novas propostas de leituras
sobre o contemporâneo, dilatando um corpo de referências que se espera
diversificado, múltiplo e singular como a arquitectura mental de cada um dos
seus participantes.</span></p>

<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">&nbsp;</span></p>



<p><span style="font-size: 11pt;" lang="PT"></span><b><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; color: white;" lang="PT">1ª sessão de leitura</span></b><b><span style="color: white;" lang="PT"></span></b></p>






<p><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">dia 18 Dezembro 08 às 19h</span></b></p>

<p><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Porto de honra </span></b><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">no </span></b><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Petit Cabanon</span></b><b><span style="font-size: 8pt;" lang="PT"></span></b></p>




<p><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">(Leituras e algumas traduções livres e anónimas)</span></p>

<p><span style="font-size: 11pt;" lang="PT">&nbsp;</span></p>



<p><b><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; color: white;">&nbsp;leituras</span></b></p>






<p><span style="font-size: 10pt;"></span><b><span style="font-size: 10pt;">Art Power</span></b><span style="font-size: 10pt;">, Boris Groys</span></p>


<p><b><span style="font-size: 10pt;">La subjectivité à venir</span></b><span style="font-size: 10pt;">, Slavoj Zizec</span></p>


<p><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">Qu&#39;es-ce que le contemporain?</span></b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">,
Giorgio Agamben<b></b></span></p>

<p><b><span style="font-size: 10pt;">Le Spectateur Emancipé</span></b><span style="font-size: 10pt;">, Jacques Rancière</span></p>


<p><span style="font-size: 10pt;">&nbsp;</span></p>



<p><b><span style="font-size: 10pt;">Networked Cultures,
Parallel Architectures and the Politics of Space</span></b><span style="font-size: 10pt;">, P. Moertenboeck e H. Mooshammer (eds.)<br>
</span></p><p><span style="font-size: 10pt;"><b>Did Someone Say Participate? An Atlas of
Spatial Practice</b>, Markus Miessen e Shumon Basar (eds.)<br>
</span></p><p><span style="font-size: 10pt;"><b>Altering Practices, Feminist Politics
and Poetics of Space</b>, Doina Petrescu (ed.)</span><b><span style="font-size: 10pt;"><br></span></b></p><p><b><span style="font-size: 10pt;">Enduring Innocence, Global
Architecture and Its Political Masquerades</span></b><span style="font-size: 10pt;">, Keller Easterling<br>
<br>
</span></p>



<p><b><span style="background: black none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-size: 11pt; color: white;">&nbsp;Contactos</span></b><b><span style="font-size: 11pt; color: white;"></span></b></p>






<p><b><span style="font-size: 10pt;"></span></b><font size="2"><b><span style="font-size: 10pt;"><a href="http://www.petitcabanon.blogspot.com" target="_blank">www.petitcabanon.blogspot.com</a></span></b></font></p>


<p><font size="2"><b><span style="font-size: 10pt;"><a href="mailto:silvia.guerra@gmail.com" target="_blank">silvia.guerra@gmail.com</a></span></b></font></p>


<p><b><span style="font-size: 10pt;"><font size="2"><a href="mailto:inexmoreira@gmail.com" target="_blank">inexmoreira@gmail.com</a> </font></span></b></p>


<p><b><span style="font-size: 10pt;">Rua Miguel Bombarda 285
Porto</span></b></p>

<p><b><span style="font-size: 10pt;" lang="PT">(Loja 24 do Centro Comercial Bombarda)</span></b></p>


</div><br><br></div></div><font color="#888888">-- <br><b>inês moreira</b></font><div><div></div><div class="Wj3C7c"><br>[ rua do lidador 149, 1º andar<br> &nbsp;4100-307 porto, portugal ]<br>[+351] 93 475 80 04<br>[<a href="http://www.petitcabanon.blogspot.com" target="_blank">www.petitcabanon.blogspot.com</a>]<br>

</div></div></div><br>