<HTML><BODY style="word-wrap: break-word; -khtml-nbsp-mode: space; -khtml-line-break: after-white-space; "><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">“Toda a obra de arte é um animal selvagem domesticado” Wittgenstein<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Revejo-me nas lúcidas afirmações feitas pelo Tiago. Por defeito de formação, não me senti impelido nem a salvar o cão nem a atacar quem o violentou, antes me senti interessado em perceber o que está em causa no contexto da arte através de um trabalho como aquele.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Não vou aqui alongar-me em considerações sobre a crise da representação, contudo, sublinho, que ela é indissociável de uma transformação da dimensão ética associada ao trabalho artístico.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Não me parece, contrariando neste ponto a interpretação do Tiago, que o afastamento de uma dimensão representativa (que assentava na necessária diferenciação entre arte e vida) corresponda a uma crise da relação dialógica da arte com a realidade, pelo contrário. <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Devo reforçar que, nem por sombras, me parece que por falarmos em “crise da representação” se deva falar em “crise” da arte contemporânea, sinal de uma espécie de indefinição ou perversão do lugar do artista, do público, do curador etc.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Creio, pelo contrario, que a arte contemporânea vai sendo capaz de afirmar lógicas criativas autónomas e verdadeiramente sedutoras, proporcionando uma nova exploração da ideia de “intervenção”, “colaboração” e “diálogo”.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Num texto recente, Jacques Rancière (“The Emancipaded Spectator”, Artforum, n.7, Março de 2007) falava num “espectador emancipado” e<SPAN style="mso-spacerun: yes">  </SPAN>numa “igualdade de inteligências” entre espectador e artista, entendidos como “parceiros epistémicos”.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT"> <O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN lang="PT" style="mso-ansi-language:PT">Esta arte que não se faz para si, nem para o público, mas com o público explorando uma reversibilidade de posições criador/receptor, artista/espectador, etc. e a partir delas não representa mas acciona os processos políticos, apresenta-se-me muito pertinente.<O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><BR class="khtml-block-placeholder"></DIV><DIV class="MsoNormal">JB</DIV><BR><DIV><DIV>On Apr 6, 2008, at 12:42 PM, Tiago Restivo wrote:</DIV><BR class="Apple-interchange-newline"><BLOCKQUOTE type="cite"><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Não restam quaisquer dúvidas em relação ao interesse e pertinência das <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">questões que toda esta polémica em torno dos trabalhos aqui <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">referenciados levanta.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Os diferentes exemplos representam n contextos e sem dúvida não são <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">passíveis de análises comparativas - daí não ser também a análise das <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">suas qualidades intrínsecas a cerne desta discussão - no entanto fazem <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">parte de um conjunto de manifestações que por alguma razão, mais ou <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">menos produzida, ganharam uma relevância especial.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Estamos perante o confronto entre aquilo que será a "expressão <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">artística contemporânea" e o "entendimento social" dessa mesma <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">expressão. Claro que é um assunto que deverá porventura interessar <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">mais particularmente a um sociólogo do que a um artista, se a ênfase <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">for dada a esse "entendimento social". No entanto existem questões <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">específicas à criação artística paralelamente às anteriores se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">apresentam. Pelo meio se constrói uma ética, vacilante entre a acção <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">da primeira e a reacção da segunda e que claro merece a nossa atenção.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Pessoalmente é na primeira que penso com mais energia. A forma como o <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">artista contemporâneo se vê confrontado com a necessidade de se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">envolver com a realidade, diluindo-se, subtraindo-se ou opondo-se a <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">esta, é um assunto que ganha aqui uma força especial. Não entendo se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">alguns dos comentários que foram colocados nesta lista se referem a um <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">desinteresse generalizado na condução destas questões - como se se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">tivesse encontrado também uma outra fórmula -, se representam um outro <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">"estado de espírito" e daí a manifestação de uma certa <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">indisponibilidade para as discutir, ou se de facto os trabalhos são <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">tão pouco interessantes e mal resolvidos que não representam por si <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">mesmos um exemplo para o diálogo. Penso que na maior parte das <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">intervenções ficou por explicar melhor o que se quis dizer <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">concretamente.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Penso também que aqui foi exposta, um pouco à sorte, a evidência de <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">uma crise da representação que há muito vem sendo discutida. Crise no <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">sentido que o próprio artista não consegue mais estabelecer uma <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">relação puramente dialógica com a realidade, nem tão pouco o <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">observador consegue mais identificar uma relação mediatizada pela <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">representação. Esta via, que é também contemporânea, tem com certeza <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">raízes bem identificadas no passado. Mas mais do que estar a re-<SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">habilitar questões supostamente resolvidas, vem - como que testando - <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">a revelar o efeito no nosso tempo dessa tentativa de integração da <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">arte na/com realidade. Neste sentido também me parece interessante <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">observar a inversão do papel observado-observador. A obra encontra-se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">também no seu exterior e assim a representação deslocou-se, passou a <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">ser referência. Penso que é a partir deste processo, a partir do qual <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">se perdeu a referencialidade do real, que se começam a colocar <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">questões importantes e que poderiam a partir destes exemplos (ou <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">outros) merecer a nossa especial atenção.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">De resto eu não serei de certeza a melhor pessoa para argumentar sobre <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">estas questões e nesse sentido gostaria que quem em melhor posição se <SPAN class="Apple-converted-space"> </SPAN></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">encontrasse, aqui o fizesse.</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; min-height: 14px; "><BR></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">Tiago</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">_______________________________________________</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; ">ARENA mailing list</DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; "><A href="mailto:ARENA@lists.virose.pt">ARENA@lists.virose.pt</A></DIV><DIV style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; "><A href="http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt">http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt</A></DIV> </BLOCKQUOTE></DIV><BR><DIV> <SPAN class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; border-spacing: 0px 0px; color: rgb(0, 0, 0); font-family: Helvetica; font-size: 12px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; text-align: auto; -khtml-text-decorations-in-effect: none; text-indent: 0px; -apple-text-size-adjust: auto; text-transform: none; orphans: 2; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; "><SPAN class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; border-spacing: 0px 0px; color: rgb(0, 0, 0); font-family: Helvetica; font-size: 12px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; text-align: auto; -khtml-text-decorations-in-effect: none; text-indent: 0px; -apple-text-size-adjust: auto; text-transform: none; orphans: 2; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; "><SPAN class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; border-spacing: 0px 0px; color: rgb(0, 0, 0); font-family: Helvetica; font-size: 12px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; text-align: auto; -khtml-text-decorations-in-effect: none; text-indent: 0px; -apple-text-size-adjust: auto; text-transform: none; orphans: 2; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; "><P class="MsoNormal" style="mso-pagination:none;mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><B style="font-family: Baskerville; font-weight: bold; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; font-weight: bold; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; font-weight: bold; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; font-weight: bold; ">JOSÉ MANUEL BÁRTOLO</SPAN></SPAN></SPAN></B></FONT></SPAN><SPAN style=""><O:P></O:P></SPAN></P><P class="MsoNormal" style="mso-pagination:none;mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; ">ESAD Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos</SPAN><SPAN style="; font-family: Baskerville; "></SPAN></SPAN></SPAN></FONT></SPAN></P><P class="MsoNormal" style="mso-pagination:none;mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN style="; font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; ">Av Calouste Gulbenkian</SPAN></SPAN></SPAN></SPAN></FONT></SPAN></P><P class="MsoNormal" style="mso-pagination:none;mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; ">4460-268 Senhora Hora, Portugal</SPAN></SPAN></SPAN></FONT><O:P></O:P></SPAN></P><P class="MsoNormal" style="mso-pagination:none;mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="font-family: Baskerville; ">tel +351 229578750 .. fax +351 229552643</SPAN></SPAN></SPAN></FONT><O:P></O:P></SPAN></P><DIV class="MsoNormal"><SPAN style=""><A href="mailto:josebartolo@esad.pt"><SPAN style="; color: rgb(0, 0, 255); -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 0, 255); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 0, 255); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 0, 255); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; ">josebartolo@esad.pt</SPAN></SPAN></SPAN></FONT></SPAN></A></SPAN><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" color="#000FED" face="Baskerville"><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; "> .. </SPAN></SPAN></SPAN></FONT></SPAN><SPAN style=""><A href="http://www.esad.pt"><SPAN style="; color: rgb(0, 0, 255); -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><FONT class="Apple-style-span" face="Baskerville"><FONT class="Apple-style-span" color="#000FED"><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Baskerville; -khtml-text-decorations-in-effect: underline; ">www.esad.pt</SPAN></SPAN></SPAN></FONT></FONT></SPAN></A></SPAN><SPAN style=""><O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV class="MsoNormal"><SPAN style=""><FONT class="Apple-style-span" color="#000FED" face="Stratum2-Regular"><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Stratum2-Regular; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Stratum2-Regular; "><SPAN class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 15, 237); font-family: Stratum2-Regular; "> </SPAN></SPAN></SPAN></FONT><O:P></O:P></SPAN></DIV><DIV><BR class="khtml-block-placeholder"></DIV><DIV><BR class="khtml-block-placeholder"></DIV><BR class="Apple-interchange-newline"></SPAN></SPAN></SPAN> </DIV><BR></BODY></HTML>