[ARENA] A Mar, André Rangel, 2021

Andre Rangel a 3kta.net
Sábado, 23 de Outubro de 2021 - 15:52:31 WEST


//
A Mar
Hav, Kai, Mоре, Meer, Mer, Sea, Deniz, Mare, Mope, Morze, Zee, Meri, Farraige, Tenger, Jūra, Mier, Maro, Meri, Morie, Moře, Dagat, Môr, Laut, Deti, Sami, Mare, Segara, Teku.

Mar, a prima mater. Mar é em Português uma palavra do género masculino, mas noutras línguas, como Alemão ou Francês é do feminino. Os desportos de deslize em ondas permitem uma relação muito íntima com a mar. Amar a mar é como amar uma mulher. Não se resiste à mar, quando se cai numa onda e se é embrulhado no turbilhão de água e espuma acontece uma entrega: relaxa-se, descontrai-se, medita-se, regressa-se à posição fetal, mas não se resiste. O tempo expande-se. Estar imerso num “espumão” — quando não se sabe para que lado está o fundo, a superfície, a praia ou o alto mar – assemelha-se a estar imerso no líquido amniótico, num útero. A mar, as ondas da mar, o ser-se embrulhado pela rebentação da mar é primordial,  maternal e, portanto, feminino. Cair em mar está longe de se equiparar a cair em pedra. Mergulhar e imergir em mar é penetrar. Mas também ser recebido e tomado. A mar seduz, outras vezes rejeita. Mulheres há que lá dão à luz. A mar às vezes está chão, outras vezes, quando excita, tem balanço, e também embala.

Amor é mar e a mar é amor.

Em A Mar a ondulação – energia transportada pelo oceano – medida no ondógrafo ao largo do porto de Leixões, transmuta-se em movimento luminoso e sonoro. Os dados  – altura máxima e período de pico –relativos à última leitura do ondógrafo mantido pelo Instituto Hidrográfico são obtidos a cada minuto através de uma API (Application Programming Interface) da APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões) e permitem calcular a energia das ondas que quebram na costa das praias do Porto e Matosinhos. 

Um dispositivo de visualização original – constituído por 56 lâmpadas tubulares colocadas na vertical, de forma equidistante ao longo de uma parede com 15 metros de comprimento controlados por relés e por uma interface Arduino Nano instruído por computador ligado pela internet ao ondógrafo – apresenta a transmutação da energia das ondas em movimento de luz. O número de lâmpadas que constituem a mancha luminosa é diretamente proporcional à energia das ondas que quebram na costa atlântica. Esta mancha desloca-se da esquerda para a direita, a uma velocidade aproximada de 4m/s, mimetizando  a direção Oeste para Este e a velocidade com que se desloca a energia transportada pelas ondas da mar. Dois osciladores de onda sonora combinados com ruído branco filtrado constroem a paisagem sonora de a mar.
 
A Mar celebra vida, amor e movimento. A mancha de luz em movimento em a mar representa o nosso movimento: como passamos pela vida, como a vida passa por nós.
\\

Documentação audiovisual da obra:
https://vimeo.com/631067182 <https://vimeo.com/631067182>


Patente na exposição “A Couple of Structuring and Liquid Things” até 15 de Janeiro de 2022 na ZetGallery em Braga https://zet.gallery/curadoria/a-couple-of-structuring-and-liquid-things-18 <https://zet.gallery/curadoria/a-couple-of-structuring-and-liquid-things-18>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20211023/3494632d/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA