[ARENA] SEMINÁRIOS DE VERÃO | ESAP

Fernando José Pereira efejotape netcabo.pt
Terça-Feira, 18 de Maio de 2021 - 21:34:11 WEST


Não voas baixo…
Congrats!!!
Beijinhos
F


On 18 May 2021, at 17:52, Eduarda Neves <eduardadn  gmail.com<mailto:eduardadn  gmail.com>> wrote:




View this email in your browser<https://us4.campaign-archive.com/?e=__test_email__&u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=01b3312baf>
[https://mcusercontent.com/4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9/images/30a40eaa-1982-4be8-ad62-d81a53e5f4f6.jpg] <http://www.esap.pt/>

SEMINÁRIOS DE VERÃO | ESAP

Durante o mês de Junho e Julho a ESAP organiza um conjunto de seminários de Verão abertos à comunidade académica e artística. Contamos com a presença de Diana Policarpo, Lúcia Prancha, João Tabarra e João Enxuto + Erica Love para nos aproximarmos da prática artística na sua relação com a contemporaneidade. Organizados em torno de um tema preciso e com uma forte componente prática, estes seminários são uma forma de abordar os métodos de pesquisa e trabalho dos artistas envolvidos.

Quem pretender frequentar os Seminários de Verão deve manifestar o seu interesse através do envio de um email para conselhodirecao  esap.pt<mailto:conselhodirecao  esap.pt>, até ao dia 4 de Junho, escrevendo no assunto “seminários de Verão”. A frequência, igualmente sujeita a inscrição, é gratuita para os alunos e docentes da ESAP.

Org: CD, AVF, MAV, MRCT, CAV.

DATAS   HORA    CONFERENCISTA(S)        TÍTULO
29 Jun - 02 Jul 10H30– 13H      Lúcia Prancha   Pensar a Fotografia no Filme
29 Jun - 02 Jul 15h – 17H30     Diana Policarpo Sound Streams
6 - 9        Julho      15h – 17H30     João Tabarra    True Lies and Alibis
14 - 16
Julho   10H30 – 13H     João Enxuto + Erica Love        Rerouting Capital

[https://mcusercontent.com/4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9/images/707871bf-eb82-7bb0-aea4-38eff249807d.jpg]
29 de Junho a 2 de Julho, 10H30 - 13h | Pensar a Fotografia no Filme | Lúcia Prancha

Através de sessões de projecção, leitura e discussão, utilizando o modelo crítico Pensar a Fotografia no Filme, será analisado o potencial privilegiado do próprio cinema enquanto veículo para pensar e escrever sobre, e com, o médium fotográfico. Criando uma linguagem fílmica capaz de nos falar da imagem fotográfica, os filmes mobilizam o cinema como forma de teorizar a ontologia indexical da fotografia, o elo entre esta, memória pessoal e história colectiva, bem como a inerente relação, tensa e vital, entre a fotografia e o cinema. Será desenvolvido um exercício final com pequenos vídeos, produzidos pelos alunos, através do recurso a imagens fotográficas.

Lúcia Prancha (1985, Coruche/Portugal) obteve o seu Mestrado em Artes pela CalArts–California Institute of the Arts (EUA) em 2015, após concluir os estudos de MA na Universidade de São Paulo (BR, 2012) e a anterior licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (PT, 2009). Recentemente apresentou o seu trabalho nas seguintes mostras individuais: "CASA DO SOL", Human Resources, Los Angeles, USA; "Bread Story: Some research for an oncoming film", LACA–Los Angeles Contemporary Archive, Los Angeles, EUA (2019);  "a shortstoryofspeed", Archipelago–Hordaland Kunstsenter, Bergen,NO.(2018); Chasing the Invisible, Baginski, Galeria/Projectos, Lisboa, (2015);  "A Realidade morde a própria cauda", Galeria Leme, São Paulo, BR (2013); entre outras. O seu trabalho foi ainda apresentado em exposições coletivas: "Farsa", SESC Pompéia, São Paulo, BR; "Histórias de Rostos–Variações Belting",  Museu Coleção Berardo, Lisboa, PT (2019); MAAT–Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (2017, 2016);  "Terra: Bright Future" ,Solar Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde, PT (2016);  na Fundação de Serralves, Porto, Portugal (2014); Galeria Baginski, Lisboa, Portugal (2012); Terreiro  A Pele do Invisível , 29a São Paulo Bienal, São Paulo, BR (2010);  entre outras. Em 2016, o seu filme "Sebastião, O Fantasma" (2015) foi exibido no Les Rencontres Internationales Nouveau Cinéma et Art Contemporain em Paris e na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, no 24o Curtas Vila do Conde–Festival Internacional de Cinema, PT. Em 2017, Prancha fez a residência artística da Jan van Eyck Akademie em Maastricht, NDC. Durante a Primavera de 2020 foi professora visitante na CalArts – California Institute of the Arts. Em Outubro de 2020, CASA DO SOL integrou a Competição Experimental Internacional do 28º Edição do Curtas Vila do Conde, Vila do Conde, PT.

*Imagem: Still de Les Photos d’Alix (1980), dir. Jean Eustache.

[https://mcusercontent.com/4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9/images/6050ac41-d3d0-05be-f122-3539001c3481.jpg]
29 de Junho a 2 de Julho, 15H - 17h30 | Sound Streams | Diana Policarpo

Durante este curso, Diana Policarpo mergulhará no som como forma de explorar e compreender os ambientes que nos rodeiam. Usando várias abordagens para ouvir, gravar e compor, esta proposta irá estender a gravação de campo, a pesquisa e performance como uma prática existente na arte, ecologia acústica e ciência. As gravações e registos acústicos do ambiente fornecem informações valiosas sobre a saúde dos ecossistemas e oferecem meios viáveis para compreender e documentar as complexidades temporais e espaciais dos ambientes em constante mudança. Explorar-se-ão as possibilidades criativas da utilização do som, do arquivo e da história oral na compreensão do nosso ambiente, bem como a importância da escuta e a estética do som como forma de contar histórias.

Diana Policarpo vive e trabalha entre Lisboa e Londres. É artista visual e compositora atualmente a desenvolver a sua actividade artística entre as artes visuais e a música electroacústica, incluindo som, desenho, vídeo e escultura. O seu trabalho investiga cultura popular, saúde, política de género e relações interespécie justapondo a estruturação rítmica do som como um material tátil dentro da construção social da ideologia esotérica. Exposições e performances recentes incluem Kunsthall Trondheim (NO), Galeria Municipal do Porto (PT), MAAT (PT), CAV - Centro de Artes Visuais (PT), Kunsthall Oslo (NO), Kunstverein Leipzig (DE), Whitechapel Gallery (UK) e LUX Moving Image (UK).Foi vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2019.

*Imagem: Diana Policarpo, Infected Ear (2020-21), vídeo still, animação digital, cor, sem som. Cortesia da artista.

[https://mcusercontent.com/4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9/images/4b1ba5e3-47d6-1410-e01b-1317b0b5cf3f.jpg]

6 a 9 de Julho, 15h - 17h30 | True Lies and Alibis | João Tabarra

True lies and alibis - Interrogar as imagens, vê-las demoradamente, contemplá-las, distingui-las, diferenciá-las infinitamente. Perceber como uma imagem trabalha ininterruptamente em rede com tantas outras, pensar em tudo o que as imagens não mostram, em tudo aquilo que calam. Com a apresentação de uma seleção de trabalhos , vídeos, fotografias e instalações de João Tabarra, será discutido o " espaço  acidental" como possibilidade para a observação das imagens no território partilhado da nossa contemporaneidade.

João Tabarra estudou fotografia na Arco - Centro de Arte e Comunicação Visual. Consolidou um percurso que conta com a sua presença em relevantes projectos expositivos nacionais e internacionais tanto individualmente como em colectivos. Está representado em prestigiadas colecções, institucionais e privadas, fazendo os seus trabalhos parte destes acervos em Portugal e no estrangeiro. Desenvolve, actualmente, a sua investigação de doutoramento, 'Imagem e porosidade', tendo como Mentora Nicole Brenez. É professor de Moving Images no Departamento de Media Arts da HGK - Karlsruhe University for Arts and Design, onde fundou, com os professores Razvan Radulesco e Christine Reh, a plataforma de apoio à produção e distribuição de obra cinematográfica dos alunos da Universidade (Zeitbild-L).

*Imagem: True lies and alibis de João Tabarra. Cortesia do artista.


[https://mcusercontent.com/4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9/images/e24e4dd9-da32-2981-9c41-86e14b97496c.jpg]

  14 a 16 de Julho, 10H30 - 13H | Rerouting Capital | João Enxuto + Erica Love

Através do estudo crítico sobre as infraestruturas da arte global, este seminário analisa algumas metodologias artísticas que realizam a especulação financeira com a finalidade de redirecionar criativamente os fluxos do capital.  Focar-nos-emos no empenho (afectivo e investigativo) de artistas e comunidades que têm vindo a reconhecer que o desfazer da violência estrutural e a desigualdade sistémica implica a tomada de um risco conjunto orientado para a construção de futuros com significado. Abordaremos casos de estudo como Renzo Martens e o Institute for Human Activities, Theaster Gates’s Dorchester Projects, entre outros.

O seminário inclui a projecção do último filme de Renzo Martens, White Cube.

O trabalho de João Enxuto e Erica Love aborda a tecno-política do trabalho, instituições e economia na sua relação com a arte contemporânea. O João Enxuto completou um Mestrado em Belas Artes (MFA), Fotografia, na RISD, e a Erica Love licenciou-se em Economia e Artes Visuais pela Universidade Brown, tendo também um MFA pela UCLA. Trabalharam juntos como bolseiros no Whitney Museum Independent Study Program de 2012-2013. Entre outras, têm dado conferências e exposto o seu trabalho em instituições como o Centro Pompidou, Whitney Museum of Art, New Museum, Walker Art Center, Louisiana Museum in Denmark, Anthology Film Archives, Tamayo Museum na Cidade do México. Os seus textos forma publicados pela Verso Books, Mousse Magazine, Art in America, Walker Artist Op-Eds, Wired Magazine e a X-TRA Contemporary Art Quarterly. Actualmente, ensinam no Cooper Union, Universidade de Nova Iorque, o City College de Nova Iorque, o New Center for Research and Practice e a Maumaus em Lisboa.

http://theoriginalcopy.net/about

*Imagem: Still de White Cube de Renzo Martens.

[Facebook]<https://www.facebook.com/ESAPporto>
[Instagram]<https://www.instagram.com/esap_porto/?hl=pt>

Copyright © Copyright © 2020, ESAP

Largo S.Domingos
n. 80, 4050-545 Porto
Tel: 22 339 21 30
Fax: 22 339 21 39
geral  esap.pt<mailto:geral  esap.pt>

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences<https://esap.us4.list-manage.com/profile?u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=193cf9443c&e=__test_email__&c=01b3312baf> or unsubscribe from this list<https://esap.us4.list-manage.com/unsubscribe?u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=193cf9443c&e=__test_email__&c=01b3312baf>.






This email was sent to eduardadn  gmail.com<mailto:eduardadn  gmail.com>
why did I get this?<https://esap.us4.list-manage.com/about?u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=193cf9443c&e=__test_email__&c=01b3312baf>    unsubscribe from this list<https://esap.us4.list-manage.com/unsubscribe?u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=193cf9443c&e=__test_email__&c=01b3312baf>    update subscription preferences<https://esap.us4.list-manage.com/profile?u=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&id=193cf9443c&e=__test_email__&c=01b3312baf>
ESAP · Largo S.Domingos n. 80, Porto · Porto 4050-545 · Portugal

[Email Marketing Powered by Mailchimp]<http://www.mailchimp.com/email-referral/?utm_source=freemium_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=referral_marketing&aid=4aa3e7db3736cbba7fc8a01e9&afl=1>
_______________________________________________
ARENA mailing list
ARENA  lists.virose.pt<mailto:ARENA  lists.virose.pt>
http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20210518/8e7c699e/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA