[ARENA] Fwd: [Test] #SAVETHEDATE | A Longa Sombra, curadoria de Horácio Frutuoso | Abertura / Opening 30.04 (SEX) – a partir das 15h

Saco Azul sacoazul maushabitos.com
Quarta-Feira, 31 de Março de 2021 - 16:51:14 WEST


artistas: Dayana LucasEduardo Fonseca e Silva & Francisca ValadorFernão
CruzHenrique PavãoHorácio FrutuosoLea ManagilLuís Lázaro MatosSara Mealha
Maus Hábitos <http://maushabitos.com/> | Saco Azul <http://sacoazul.org/>
View this email in your browser
<https://us10.campaign-archive.com/?e=__test_email__&u=4f038df4736a677f5776f5818&id=057257ad07>




*#SaveTheDate*
Rua Passos Manuel, 178, 4º andar

<https://fb.me/e/4W0NLMyHc>

*A Longa Sombra /** The Long Shadow*
*curadoria de **/ curatorship by** Horácio Frutuoso*

*artistas / **artists*:

* Dayana Lucas, Eduardo Fonseca e Silva & Francisca Valador, Fernão Cruz,
Henrique Pavão, Horácio Frutuoso, Lea Managil, Luís Lázaro Matos, Sara
Mealha Abertura / **Opening**: 30.04 (SEX /** FRI*
*) a partir das 15h / **after 3pm*

*  Entrada Livre / **Free Entrance*
[PT]

Há dois anos a Saco Azul Associação Cultural desafiou-me a pensar uma
exposição para ser mostrada na sala de exposições dos Maus Hábitos. Aceitei
com a vontade de poder fazer uma exposição colectiva onde pudesse reunir um
conjunto de artistas e obras que me foram iluminando de diferentes formas,
que me ficaram na retina, regressando por várias vezes à memória.

Depois de um ano de intenso trabalho em atelier, passando por
transformações na vida quotidiana que levaram a redefinir planos, hábitos e
relações, adiando ou transformando projectos, surgiu a oportunidade de
poder levar avante este convite e poder concretizá-lo.

Em arrumações, cruzei-me com uma pergunta escrita na contra capa de um
livro “como pode a vida ter lugar, ou persistir, num estado de crise
permanente?” que me deixou a pensar durante alguns minutos perante a nossa
situação actual. O livro tem como título “Melancolia e Arquitectura em Aldo
Rossi”, é uma adaptação da tese de doutoramento do arquitecto Diogo Seixas
Lopes, onde este faz uma reflexão sobre o sentimento de perda e a
arquitectura, ou o espaço social, percorrendo as variações históricas do
conceito de melancolia, como um peculiar estado de consciência motivado
pelo universo do arquitecto Aldo Rossi, focando-se no projecto de
construção do cemitério de San Catalo em Modena.

Automaticamente reli o livro, e o elogio à melancolia como um dispositivo
de percepção aguda do mundo, os seus mistérios e a perplexidade da vida,
deixaram-me bastante sensibilizado para que pudesse ser o elemento
agregador de uma exposição.

As obras que selecionei compõem um grupo que remete para um espaço de
introspecção, escape de um quotidiano repetitivo, para sobreviver à
brutalidade do nosso tempo, onde o consumo e a produção de imagens é
instantânea e massiva. São obras que de alguma forma levam para um diálogo
connosco, são pontos de conexão ou de proposta com o nosso interior, onde a
relação com a palavra dita e não dita está presente de formas diversas,
como o acto de ler, escrever e dizer fossem a chave para esse dito estado
de consciência.

“Precisamente porque a personalidade melancólica é assombrada pela morte ,
são os melancólicos que melhor sabem como ler o mundo. Ou, melhor, é o
mundo que se rende ao escrutínio dos melancólicos como a mais ninguém.”
Susan Sontag, Under the Sign of Saturn

A palavra melancolia vem do grego melas (preto) e khole (bílis), que
podemos filiar essa proveniência aos fundamentos da medicina estabelecidos
por Hipócrates cerca de 400 a.c., precursor de uma descrição sistemática de
partes do corpo e das suas doenças. A bílis negra, um dos quatro humores
corporais cujo equilíbrio eram responsáveis pela saúde, era a origem da
melancolia que segundo Hipócrates causava desequilíbrios mentais, medo ou
desânimo. Acreditava-se na possibilidade de derramamento da bílis negra
pelos olhos, levando à cegueira, o que deu origem a um simbolismo
primordial do melancólico como ser sombrio e abatido. Mas a complexidade do
termo é ambígua, pois a melancolia não era vista meramente como algo
negativo no mundo antigo, na verdade o melancólico poderia ser visto como
alguém excepcional. Aristóteles promoveu a melancolia, ligando-a a graus
superiores da actividade humana, a uma categoria intelectual e heróica:
“porque razão todos aqueles que se tornaram eminentes na filosofia ou na
política, na poesia ou nas artes são claramente melancólicos(…)?”. Enquanto
a bílis negra trazia sofrimento à maioria das pessoas, havia figuras de
excepção associadas a actividades intelectuais e à proeminência social,
cuja concentração do humor aumentava as suas faculdades em vez de
declinarem.

Mas o conceito foi transformado e alterado ao longo dos tempos, pois os
fragmentos dos filósofos foram sendo apropriados e continuamente
reinventados por sucessivas gerações, desde estado de conexão entre o
terreno com o divino, ao julgamento moral durante o crescimento do
cristianismo, descrevendo-a como perda de fé. No mundo medieval
considerava-se o indivíduo melancólico um arquétipo, alguém que carregava o
fardo de um comportamento taciturno. Consequentemente, e com o avanço da
ciência, muitas destas ideias - por vezes contraditórias - reivindicavam a
astrologia para justificar a influência de estrelas e planetas na forma
como estes afectavam as pessoas e os assuntos terrenos.

Com o advento do renascimento essa visão foi mudando até ao modernismo,
onde novas visões sobre o lugar do ser humano no universo surgiram, a
melancolia passa a ser reconhecida como uma disposição para uma
transformação, equiparada à inteligência e à criatividade, como uma
experiência de enriquecimento da alma. Mas as transformações
socioeconómicas provocadas pelas mudanças de regimes, o crescimento das
cidades e a transformação do trabalho pela revolução industrial aumentaram
o sentimento de inadaptação e de perda a essas transformações e
contradições, levando o indivíduo a questionar o seu lugar e papel na
sociedade, tal como Baudelaire testemunha n’As flores do mal.

São inúmeros os exemplos na arte onde a melancolia surge como mote, Vasari
descreve-o ao relatar a vida de artistas, tal como Miguel Ângelo o descreve
em cartas, ou o podemos ver nos memento mori, nos “Los Caprichos” de Goya,
nas obras de autores românticos do norte da Europa, nas pinturas dos
impressionistas, e em destaque no surrealismo ou expressionismo abstracto.
Os estudos de Freud e o impacto das duas guerras mundiais trouxeram muitas
outras noções a este conceito, e que por consequência, influenciaram a
produção artística contemporânea alterando os seus modos de operar.

Destaco dois exemplos mencionados por Diogo Seixas Lopes no livro:
Melancolia I de Albrecht Dürer - que faz parte de uma série de gravuras que
ilustram os temperamentos do ser humano - onde sintetiza o labor da vida
intelectual, como alguém que se agarra a um problema que não pode ser
resolvido; E as pinturas de Chirico, nomeadamente as suas pinturas
metafísicas, onde espaços misteriosos paradoxalmente vazios com a presença
de elementos perturbadamente incompletos ou em acção sem sentido, cobertos
com grandes áreas em sombra que tanto revelam como ocultam, sugerem um
ambiente de silêncio, sentimento de solidão, sem tempo histórico, como um
sonho em construção, onde ao mesmo tempo há um lugar de liberdade e
revelação.

Horácio Frutuoso

























*[EN] Two years ago Saco Azul Associação Cultural invited me to make an
exhibition to take place in the Maus Hábitos exhibition hall. I accepted
this invitation having the desire to conceive a group exhibition where I
could gather a group of artists and works, which came constantly to my
memory for being held in my retina, works that have been illuminating me in
very different ways. After a year of intense work in the studio, going back
and forth with  transformations in my daily life that led me to redefining
plans, habits and relationships, postponing or shifting projects, the
opportunity finally arose to start thinking about going on with this
invitation, in order to make it happen.   While shelving my books, I came
across a question written on the back cover of a book: "How can life take
place, or persist, in a state of permanent crisis?". This question made me
think for a few minutes about the current situation we’re living in. The
book is entitled “Melancholy and Architecture: on Aldo Rossi”, which is an
adaptation of the PhD thesis of the architect Diogo Seixas Lopes, where the
author reflects about the feeling of loss with architecture or the social
space, covering the historical variations of the concept of melancholy, as
a peculiar state of consciousness motivated by the universe of the
architect Aldo Rossi, focusing on the construction project of the cemetery
of San Catalo in Modena. I automatically reread the book and found a
purpose for the show. The praise of melancholy as a device of accurate
perception of the world, its mysteries and the perplexity of life, touched
me very deeply making me think this could serve as the aggregating element
of an exhibition. The works I selected, when thinking about them as a
group, refer to a space of introspection, escape from a repetitive daily
life, an attempt to survive the brutality of our time where consumption and
production of images is instantaneous and massive. They are works that
somehow lead to a dialogue with the viewer, points of connection or
proposal with our inner self, where the relationship with the spoken and
unspoken word is present in different ways, as if the act of reading,
writing and saying, were the key to this so-called state of consciousness.
  “Precisely because the melancholy character is haunted by death, it is
melancholics who best know how to read the world. Or rather, it is the
world that surrenders to the scrutiny of melancholy people like no one
else. ” Susan Sontag, Under the Sign of Saturn [free translation]   The
word melancholy comes from the Greek melas (black) and khole (bile), which
we can affiliate this provenance with the fundamentals of medicine
established by Hippocrates around 400 BC, the precursor to a systematic
description of parts of the body and its diseases. Black bile, one of the
four bodily humors whose balance was responsible for health, was the origin
of the melancholy that, according to Hippocrates, caused mental imbalance,
fear or discouragement. It was believed in the possibility of black bile
spilling through the eyes, leading to blindness, which gave rise to a
primordial symbolism of the melancholic as being somber and dejected. But
the complexity of the term is ambiguous, since melancholy was not seen
merely as something negative in the ancient world, in fact the melancholy
could be seen as an exceptional person. Aristotle promoted melancholy,
linking it to higher degrees of human activity, to an intellectual and
heroic category: “why are all those who have become eminent in philosophy
or politics, poetry or the arts, are clearly melancholic (…)? ”. While
black bile brought suffering to most people, there were exceptional figures
associated with intellectual activities and social prominence, whose
concentration of humor increased their faculties instead of declining. But
the concept has been transformed and changed over time, as the fragments of
the philosophers have been appropriated and continually reinvented for
successive generations, from the state of connection between the earthly
and the divine, to the moral judgment during the growth of Christianity,
describing it as a loss of faith. In the medieval world, the melancholic
individual was considered an archetype, someone who carried the burden of
taciturn behavior. Consequently, and with the advance of science, many of
these ideas - sometimes contradictory - claimed astrology to justify the
influence of stars and planets in the way they affected people and earthly
subjects. With the advent of the renaissance, this vision gradually changed
until modernism, where new views about the place of the human being in the
universe emerged. Melancholy started to be recognized as a disposition for
a transformation, assimilated to intelligence and creativity, as an
experience of soul enrichment. But the socioeconomic changes brought about
by regime changes, the growth of cities and the transformation of work by
the industrial revolution increased the feeling of inadequacy and loss to
these transformations and contradictions, leading the individual to
question his place and role in society, such as Baudelaire testifies in Les
fleurs du mal. There are countless examples in art where melancholy emerges
as a motto, while Vasari describes it when reporting the lives of artists,
Michelangelo describes it in letters, or we can see it in memento mori’s,
in Goya's “Los Caprichos”, in works by romantic authors from northern
Europe, in the impressionist paintings, and highlighted in surrealism or
abstract expressionism. Freud's studies and the impact of the two world
wars brought many other notions to this concept, and which, consequently,
influenced contemporary artistic production by changing their ways of
operating. Highlighting two examples mentioned by Diogo Seixas Lopes in the
book: Melancolia I by Albrecht Dürer - which is part of a series of
engravings that illustrate the temperaments of the human being - where
Dürer synthesizes the work of intellectual life, as someone who keeps
holding to a problem that cannot be solved; And Chirico's paintings,
specially his metaphysical paintings, where paradoxically empty mysterious
spaces with the presence of disturbingly incomplete elements or in
meaningless actions, covered with large areas of shadow that both reveal
and hide, suggest an atmosphere of silence and feeling of solitude, without
historical time, like a dream under construction, where at the same time
there is a place of freedom and revelation. Horácio Frutuoso*
[image: Facebook event] <https://fb.me/e/4W0NLMyHc>
[image: Website]
<https://www.sacoazul.org/detail-eventos/20.04.30---a-longa-sombra/>
[image: Instagram] <https://www.instagram.com/saco.azul/>
Copyright © 2021 Maus Hábitos, All rights reserved.
 unsubscribe from this list
<https://maushabitos.us10.list-manage.com/unsubscribe?u=4f038df4736a677f5776f5818&id=389a3894e8&e=__test_email__&c=057257ad07>
    update subscription preferences
<https://maushabitos.us10.list-manage.com/profile?u=4f038df4736a677f5776f5818&id=389a3894e8&e=__test_email__&c=057257ad07>


[image: Email Marketing Powered by Mailchimp]
<http://www.mailchimp.com/email-referral/?utm_source=freemium_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=referral_marketing&aid=4f038df4736a677f5776f5818&afl=1>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20210331/45f21a65/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA