[ARENA] NEWSLETTER (Arte Contemporânea) 182

Artecapital info artecapital.net

 <http://www.artecapital.net>

 Newsletter #182 MAR 2021

 ENTREVISTA <http://www.artecapital.net/entrevistas.php>

 CLÁUDIA MADEIRA

 Por Clara Gomes

 Claúdia Madeira, professora universitária, autora e investigadora de
temáticas ligadas à performance, ao teatro, à dança, à
performatividade e ao hibridismo artístico na sua relação com o
social, lançou recentemente o livro 'Arte da Performance Made in
Portugal - Uma Aproximação às Histórias da Arte da Performance em
Portugal' (2020, ICNOVA). Nele tenta uma história da performance arte
em Portugal, abraçando os constrangimentos que tal objectivo impõe.

 PEDRO BARREIRO

 Por Isabel Costa

 Pedro Barreiro é artista e programador. É actualmente programador do
espaço Rua das Gaivotas 6. Em 2020 inicia a performance 'An Artist is
Always Working'. Começou no dia 11 de novembro de 2020 e não tem uma
data para terminar. É uma performance duracional que acontece a todas
as horas e minutos, e que inclui todas as situações do dia-a-dia do
artista. >>>
<https://www.artecapital.net/entrevista-294-pedro-barreiro>

 ESTADO DA ARTE <http://www.artecapital.net/estado_arte.php>

 A QUESTÃO INDÍGENA NA ARTE. UM CAMINHO A PERCORRER

 Por Kássia de Oliveira Borges
 É importante que tratemos da história dos vencidos, esta que ainda
está por ser escrita. Quero pensar no ponto de vista social, no papel
que a arte tem de restabelecer certas interrupções produzidas no seio
da cultura. Em 500 anos de invasão, o Brasil viu chegadas e saídas de
europeus, árabes, judeus, asiáticos&Encontraram paisagens verdes,
vermelhas e amarelas. Quando aqui ficam, o que trazem esses
forasteiros? E nós ficamos vazios, cheios, misturados, sozinhos, mal
acompanhados. Somos nativos, índios, caboclos, bugres, mestiços,
somos pobres, somos o resto para a sociedade colonizadora. >>>
<https://www.artecapital.net/estado-da-arte-118-kassia-de-oliveira-borges-a-questao-indigena-na-arte-um-caminho-a-percorrer>

 PERSPETIVA ATUAL <http://www.artecapital.net/perspectivas.php>

 SUPERNOVA _ O FASCÍNIO DA CULTURA

 Por Victor Pinto da Fonseca

 Stendhal escreveu sobre a sensação de quase ter desmaiado diante dos
frescos da Renascença na Basílica de Santa Cruz, em Florença, onde
sentiu "uma espécie de êxtase" de ser absorvido na contemplação da
beleza sublime. Diferentemente das ciências ditas exactas, que
aspiram a um ponto de vista comum onde possamos estar de acordo (a
experiência como critério de verdade), o conceito de cultura e arte
nasce do devir humano, das mudanças pelas quais passam as mulheres e
os homens. >>>
<https://www.artecapital.net/perspetiva-242-victor-pinto-da-fonseca-supernova-_-o-fascinio-da-cultura>

 AS ESCOLHAS DE... <http://www.artecapital.net/escolhas.php>

 *DASHA BIRUKOVA*

 Exposições, livros, filmes ... próximo projeto

 OPINIÃO <http://www.artecapital.net/opinioes.php>

 DESTERRAMENTOS E SEUS FLUXOS NA OBRA DE FELIPE BARBOSA

 Por Caio Eduardo Gabriel

 Chego às terras lusitanas empenhado, e cada vez mais, a me deslocar
das minhas ligações mais arraigadas na área das Letras e poder
conversar com a Arte em geral. Começava a me parecer que era tudo
linguagem, que eu poderia achar os meus poemas dialogando com
artistas das mais diferentes vocações e interesses - e Portugal,
lusófono, recebe muitos artistas de diversos países, por ser
Portugal, por ser Europa. Além disso, interessava-me a relação
colonial, seus efeitos para o colonizador (pensando em Oswald de
Andrade, eu me perguntava: o quanto devoramos quem nos coloniza?).

<https://www.artecapital.net/opiniao-219-caio-eduardo-gabriel-desterramentos-e-seus-fluxos-na-obra-de-felipe-barbosa>

 ARQUITETURA E DESIGN <http://www.artecapital.net/arq_des.php>

 VÍTOR FIGUEIREDO: A MISÉRIA DO SUPÉRFLUO

 DO ARQUIVO

 A Artecapital recupera do Arquivo a publicação de um artigo da
autoria de Carlos Machado, "A Miséria do Supérfluo", que celebra o
arquitecto Vítor Figueiredo (1929-2004), que deixou obras construídas
e projectadas nas áreas da habitação social, equipamentos de ensino,
equipamentos culturais e desportivos, religiosos e de serviços. Entre
os prémios que recebeu encontra-se o Prémio da Associação Portuguesa
dos Críticos de Arte em 1986. >>>
<https://www.artecapital.net/arq_des-96-vitor-figueiredo-a-miseria-do-superfluo>

 MÚSICA <http://www.artecapital.net/musica.php>

 A INSUSTENTÁVEL ORIGINALIDADE DOS GROWLERS

 Por André Fontes

 No meu último ano da licenciatura, proclamei os Growlers «a melhor
banda da década». Não o fiz após uma investigação rigorosa, nem
sequer depois de ter dado atenção às outras «melhores bandas da
década». Eu não ouvia mais do que clássicos dos setenta e era, como
sempre fui, incomodado pelo que é novo. A conclusão de que os
Growlers eram surpreendentes, imperdíveis e iluminados saiu-me para
rejeitar um calvíssimo barbudo que, com os óculos de massa a
penderem-lhe do nariz, tentava engatar-me falando-me dos Capitão
Fausto. >>>
<https://www.artecapital.net/musica-98-andre-fontes-a-insustentavel-originalidade-dos-growlers>

 NOTÍCIAS <http://www.artecapital.net/noticias.php>

 03-24 Pintura de Basquiat vendida por $41,7 milhões USD na
Christies Hong Kong
<https://www.artecapital.net/noticia-7624-pintura-de-basquiat-vendida-por-41-7-milhoes-usd-na-christie-s-em-hong-kong>

 03-24 CAPC oferece formação online gratuita sobre produção em arte
contemporânea
<https://www.artecapital.net/noticia-7625-capc-oferece-formacao-online-gratuita-sobre-producao-em-arte-contemporanea>

 03-23 Museu espanhol recebe doação surpresa de arte flamenga de um
colecionador alemão
<https://www.artecapital.net/noticia-7622-museu-espanhol-recebe-doacao-surpresa-de-arte-flamenga-de-um-colecionador-alemao>

 03-23 Garantir cultura para entidades artísticas singulares e
colectivas sem actividade comercial
<https://www.artecapital.net/noticia-7623-garantir-cultura-para-entidades-artisticas-singulares-e-colectivas-sem-actividade-comercial>

 03-22 Governo coloca sector das artes de Hong Kong sob escrutínio
<https://www.artecapital.net/noticia-7618-governo-coloca-sector-das-artes-de-hong-kong-sob-escrutinio>

 03-22 8ª edição Arquiteturas Film Festival sob o tema Bodies out of
space
<https://www.artecapital.net/noticia-7619-8%C2%AA-edicao-arquiteturas-film-festival-sob-o-tema-bodies-out-of-space->

 03-22 Concurso do programa Promuseus 2021 abre no âmbito do garantir
cultura
<https://www.artecapital.net/noticia-7620-concurso-do-programa-promuseus-2021-abre-no-ambito-do-garantir-cultura>

 03-22 Pepetela vence 2ª edição do Prémio de Literatura dst
Angola/Camões
<https://www.artecapital.net/noticia-7621-pepetela-vence-2%C2%AA-edicao-do-premio-de-literatura-dst-angola-camoes>

 03-21 Que país dedicou o maior pacote de ajuda ao sector das artes
durante a pandemia?
<https://www.artecapital.net/noticia-7617-que-pais-dedicou-o-maior-pacote-de-ajuda-ao-sector-das-artes-durante-a-pandemia->

 03-19 Primeiro fim de semana de galerias de Londres inaugura com 87
participantes
<https://www.artecapital.net/noticia-7613-primeiro-fim-de-semana-de-galerias-de-londres-inaugura-com-87-participantes>

 03-19 São Luiz celebra Dia Mundial do Teatro com programa 'Estar em
Casa'
<https://www.artecapital.net/noticia-7614-sao-luiz-celebra-dia-mundial-do-teatro-com-programa-estar-em-casa->

 03-19 Museu Reina Sofia prepara uma mudança radical
<https://www.artecapital.net/noticia-7615-museu-reina-sofia-prepara-uma-mudanca-radical>

 03-19 Museus são pontes para unir "um mundo a ruir"
<https://www.artecapital.net/noticia-7616-museus-sao-pontes-para-unir-um-mundo-a-ruir->

 03-18 Gerhard Richter empresta permanentemente 100 obras a museu de
Berlim
<https://www.artecapital.net/noticia-7610-gerhard-richter-empresta-permanentemente-100-obras-a-museu-de-berlim>

 03-18 Cinemateca reabre portas: biblioteca, sessões de cinema, bar e
livraria
<https://www.artecapital.net/noticia-7611-cinemateca-reabre-portas-biblioteca-sessoes-de-cinema-bar-e-livraria>

 03-18 Contemporânea lança programa Comunidade enquanto Imunidade
para apoiar a produção artística
<https://www.artecapital.net/noticia-7612-contemporanea-lanca-programa-comunidade-enquanto-imunidade-para-apoiar-a-producao-artistica>

 03-17 Open Call: Bienal de Arte de Cerveira procura propostas para o
Umbra  Festival Internacional de Artes e Multimédia
<https://www.artecapital.net/noticia-7606-open-call-bienal-de-arte-de-cerveira-procura-propostas-para-o-umbra-festival-internacional-de-artes-e-multimedia>

 03-17 Inovação digital e o aumento das vendas online: 9 conclusões
retiradas do Art Basel / Ubs Global Art Market Report 2021 sobre o
mercado de US $50,1 biliões
<https://www.artecapital.net/noticia-7607-inovacao-digital-e-o-aumento-das-vendas-online-9-conclusoes-retiradas-do-art-basel-ubs-global-art-market-report-2021-sobre-o-mercado-de-us-50-1-bilioes>

 03-17 Porto Design Biennale apresenta França como país convidado
<https://www.artecapital.net/noticia-7608-porto-design-biennale-apresenta-franca-como-pais-convidado>

 Mais notícias >>> <https://artecapital.net/noticias>

 EXPOSIÇÕES ATUAIS <http://www.artecapital.net/criticas.php>

 ELISA PÔNE - FALSO SOL, FALSOS OLHOS | 'COMO UMA LUVA', por Catarina
Real

 PEDRO BARATEIRO - O MEU CORPO, ESTE PAPEL, ESTE FOGO, por Carla
Carbone

 COLECTIVA - MIRA | ON, por Constança Babo

 VASCO ARAÚJO  PATHOSFORMEL, por Mafalda Teixeira

 CRISTINA ATAÍDE - DAR CORPO AO VAZIO, por Joana Consiglieri

 JOÃO FERRO MARTINS - OBJECTOS EM ETERNO COLAPSO, por Dasha Birukova

 COLECTIVA - ACTO DE ESTADO. O REGIME ISRAELITA DE OCUPAÇÃO, UM
ARQUIVO FOTOGRÁFICO (1967-2007), por Marc Lenot

 PREVIEW <http://www.artecapital.net/preview.php>

 Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e
recriação artística | 7-21 Abril, Seminário online, CITCEM

 Seminário sobre estudo e identificação da relação entre a
performance art portuguesa e a música/som.

 NO ATELIER <http://www.artecapital.net/snapshot>

 *ANDRÉ ALVES*,* *por Catarina Real

 A prática artística de André Alves desenvolve-se entre estratégias
que conjugam o desenho, a narração, o filme e a imagem-poema, métodos
que usa para visualizar como a insensibilidade contribui para a
despolitização da cena social partilhada. André confronta esta
despolitização, que se faz valer de ficções essenciais ao
capitalismo, com possibilidades de reactivação do corpo colectivo, e
do erótico que existe nessa dimensão, assim como discussões sobre o
desenvolvimento ético da autonomia do sujeito em proporção com a sua
receptividade crescente. >>>
<https://www.artecapital.net/snapshot-71-andre-alves>

 RECOMENDAÇÕES
 27 MAR - 20 JUN | ANA HATHERLY: A Escritora  Ana Hatherly na
Coleção da FLAD

 ARQUIPÉLAGO - CENTRO DE ARTES CONTEMPORÂNEAS

 07 ABR - 30 ABR | MARTA SAMPAIO SOARES: Terra e Vento (um
equilíbrio)

 GALERIA SÁ DA COSTA

 15 ABR - 05 JUN | INÊS BRITES: Há mais água a entrar no solo

 3 + 1 ARTE CONTEMPORÂNEA

 19 MAR - 02 ABR | DANÇA ONLINE: Jaguar de Marlene Monteiro Freitas

 TEATRO NACIONAL D.MARIA II

 25 MAR - CONFERÊNCIA ONLINE: Miguel Rio Branco, por Paulo Herkenhoff

 INSTITUTO MOREIRA SALLES

 27 MAR - CONFERÊNCIA ONLINE:'O Outro Teatro': teatro experimental em
Portugal, por André e. Teodósio

 TEATRO DO BAIRRO ALTO - TBA

 LINKS ASSOCIADOS
 FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA <http://www.fundacaocarmona.org.pt>

 PLATAFORMA REVÓLVER <http://artecapital.net/plataforma.php?t=home>

 Com o apoio financeiro de:

 <http://www.fundacaocarmona.org.pt/pt/homepage/index.aspx>

 Recomende a ARTECAPITAL.NET Newsletter a um amigo
<http://artecapital.net/newsletter.php>

 Para remover o seu e-mail, visite este link.

Para cancelar a subscrição da newsletter visite o seguinte endereço: