[ARENA] NEWSLETTER (Arte Contemporânea) 181

Artecapital info artecapital.net
Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 2021 - 04:17:35 WET

 <http://www.artecapital.net>

 Newsletter #181 FEV 2021

 ENTREVISTA <http://www.artecapital.net/entrevistas.php>

 DORI NIGRO

 Por Catarina Real

 Dori Nigro é um artista afro-brasileiro a viver no Porto.
Apresenta-se como performer, arte educador, pedagogo e comunicador
social, oriundo de uma família modesta e camponesa da zona da mata
pernambucana e do trabalho terceirizado no litoral. Começa na sua
nota biográfica a abertura aos seus interesses, à sua vontade de
alargar as narrativas e denegrir - como nos explica - o conhecimento:
teve acesso aos estudos por meio de programas sociais e cotas raciais.

 ESTADO DA ARTE <http://www.artecapital.net/estado_arte.php>

 DUAS EXPOSIÇÕES NO PORTO E MUITOS ARQUIVOS SOBRE A CIDADE

 Por Laura Castro
 Por estes dias não podemos ver as duas exposições que, no Porto,
abordam a história das exposições e dos espaços expositivos na
cidade. Aproveitamos para pensar sobre elas neste comentário que é
também sobre a investigação do tema e a preservação de arquivos
privados onde se encontra parte dos materiais de construção desta
história. >>>
<https://www.artecapital.net/estado-da-arte-117-laura-castro-duas-exposicoes-no-porto-e-muitos-arquivos-sobre-a-cidade>

 PERSPETIVA ATUAL <http://www.artecapital.net/perspectivas.php>

 UMA HISTÓRIA DE MULHERES FOTÓGRAFAS, ESCRITA POR MULHERES. CRÍTICA
POR UM HOMEM.

 Por Marc Lenot

 É uma excelente iniciativa este livro sobre mulheres fotógrafas
editado na Textuel por Marie Robert e Luce Lebart: ninguém pode
contestar que as mulheres fotógrafas não são suficientemente
conhecidas, não são visíveis o suficiente e que, para corrigir esta
situação, merecem exposições em museus, livros e revistas. Este livro
remonta então à história e traz, bem, à luz fotógrafas desconhecidas
do século XIX e tenta não se limitar às figuras conhecidas do
Ocidente (as burguesas brancas, como diz a peruana Daniela Ortiz) e
de apresentar também fotógrafas do Sul, cerca de um quarto do total.
Uma excelente iniciativa, portanto, mas um resultado misto.. >>>
<https://www.artecapital.net/perspetiva-241-marc-lenot-uma-historia-de-mulheres-fotografas-escrita-por-mulheres-critica-por-um-homem->

 AS ESCOLHAS DE... <http://www.artecapital.net/escolhas.php>

 *RODRIGO TAVARELA PEIXOTO*

 Exposições, livros, filmes ... próximo projeto

 OPINIÃO <http://www.artecapital.net/opinioes.php>

 INSUFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA. EM CONVERSA COM VÍTOR SILVA E
DIANA GEIROTO.

 Por João Mateus

 Consideremos a seguinte premissa: existe uma insuficiência na
produção artística contemporânea. Esta premissa parte antes de mais
de algo que é objetivamente sentido e observado, por vários, mas
difícil de ser definido ou materializado. Uma dificuldade desta
consideração é a de não generalizar. Esta insuficiência altera-se
mediante diferentes locais, mediante diferentes indivíduos,
diferentes necessidades. E ainda assim, esta insuficiência existe.
Falamos de produção artística contemporânea, no seu todo  decisão
desde logo discutível. Mas a verdade é que há no ar (&) a sense of
disappointment, a broken promise (&) que é sentida, e que domina
hoje mais do que o que esperávamos. >>>
<https://www.artecapital.net/opiniao-218-joao-mateus-insuficiencia-na-producao-artistica-em-conversa-com-vitor-silva-e-diana-geiroto->

 ARQUITETURA E DESIGN <http://www.artecapital.net/arq_des.php>

 A ORDEM INVISÍVEL DA ARQUITECTURA

 Por Bárbara Silva

 Imaginemos a existência de um lugar desenhado por uma grelha
emocional, traçada por um conjunto de regras que se perderam no
tempo. Onde as ruas, inundadas pelo ruído das pessoas e pelo intenso
calor do meio-dia, se encontram e terminam junto ao mar. Onde todas
as coisas têm autorização (permissão?) para provocar emoções, comover
e fascinar. Onde cada objecto tem a tonalidade ténue da areia do
deserto, que muda, cada vez que as nuvens se pintam de uma cor
diferente. >>>
<https://www.artecapital.net/arq_des-171-barbara-silva-a-ordem-invisivel-da-arquitectura>

 MÚSICA <http://www.artecapital.net/musica.php>

 O MONSTRO DOS PUSCIFER

 Por André Fontes

 Uma vez, tentei provar que James Maynard Keenan é um misantropo.
Tinha tudo a meu favor. Tinha lido na NME que ele aceita de ânimo
leve a extinção da espécie, tinha uma oportunidade de o entrevistar
por causa do novo álbum dos Puscifer e tinha todo o meu despeito por
tudo o que os Tool alguma vez fizeram. Eu explico-me. Os Tool são
bons, é verdade, mas são também um excelente argumento a favor do
sacrifício da emoção à técnica. E eu odeio os bons argumentos do
partido oposto. Para além disso, os Tool só me fazem sentir admiração
pela sua indiscutível perícia, mais nada. Quero música que me faça rir
ou chorar, não música que me faça coçar a barba. >>>
<https://www.artecapital.net/musica-96-andre-fontes-o-monstro-dos-puscifer>

 NOTÍCIAS <http://www.artecapital.net/noticias.php>

 02-17 15 projectos portugueses nos German Design Awards 2021
<https://www.artecapital.net/noticia-7553-15-projectos-portugueses-nos-german-design-awards-2021>

 02-17 Projecto Reshape publica livro para repensar o mundo artístico
<https://www.artecapital.net/noticia-7554-projecto-reshape-publica-livro-para-repensar-o-mundo-artistico>

 02-16 Teresa Burga, artista pioneira da arte conceptual peruana,
morre aos 86 anos
<https://www.artecapital.net/noticia-7551-teresa-burga-artista-pioneira-da-arte-conceptual-peruana-morre-aos-86-anos>

 02-16 FAUP comemora 241° aniversário da primeira 'Aula de Debuxo e
Desenho'
<https://www.artecapital.net/noticia-7552-faup-comemora-241-aniversario-da-primeira-aula-de-debuxo-e-desenho->

 02-15 XXVI edição do Grande Prémio de Literatura dst: candidaturas
abertas até 1 de março
<https://www.artecapital.net/noticia-7548-xxvi-edicao-do-grande-premio-de-literatura-dst-candidaturas-abertas-ate-1-de-marco>

 02-15 Bolsas Jovens Criadores 2021
<https://www.artecapital.net/noticia-7549-bolsas-jovens-criadores-2021>

 02-15 Foi hoje publicado em Diário da República a regulamentação das
medidas de apoios à cultura
<https://www.artecapital.net/noticia-7550-foi-hoje-publicado-em-diario-da-republica-a-regulamentacao-das-medidas-de-apoios-%C3%A0-cultura>

 02-14 Afrodisíacos exóticos e sexo perverso: mergulhe no armário de
curiosidades de Viktor Wynd neste dia dos namorados
<https://www.artecapital.net/noticia-7547-afrodisiacos-exoticos-e-sexo-perverso-mergulhe-no-armario-de-curiosidades-de-viktor-wynd-neste-dia-dos-namorados>

 02-12 Festival Correntes D`Escritas em versão reduzida online
homenageia Luís Sepúlveda
<https://www.artecapital.net/noticia-7545-festival-correntes-d-escritas-em-versao-reduzida-online-homenageia-luis-sepulveda>

 02-12 Cuba nomeia jornalismo, produção musical, programação cultural
entre profissões privadas proibidas
<https://www.artecapital.net/noticia-7546-cuba-nomeia-jornalismo-producao-musical-programacao-cultural-entre-profissoes-privadas-proibidas>

 02-11 Artistas Ana Vaz e Emily Wardill participam na secção Forum
Expanded da Berlinale
<https://www.artecapital.net/noticia-7542-artistas-ana-vaz-e-emily-wardill-participam-na-seccao-forum-expanded-da-berlinale>

 02-11 Open Call para artistas dos países membros Iberescena - 3ª
edição Boca Bienal 2021
<https://www.artecapital.net/noticia-7543-open-call-para-artistas-dos-paises-membros-iberescena-3%C2%AA-edicao-boca-bienal-2021>

 02-11 MET de Nova Iorque considera vender obras para cobrir déficit
<https://www.artecapital.net/noticia-7544-met-de-nova-iorque-considera-vender-obras-para-cobrir-o-deficit>

 02-10 Don Leicht (19462021)
<https://www.artecapital.net/noticia-7540-don-leicht-1946-2021->

 02-10 Rede de bibliotecas de Lisboa lança entrega de livros ao
domicílio
<https://www.artecapital.net/noticia-7541-rede-de-bibliotecas-de-lisboa-lanca-entrega-de-livros-ao-domicilio>

 02-09 Artistas cubanos criam movimento legal para remover o ministro
da cultura
<https://www.artecapital.net/noticia-7539-artistas-cubanos-criam-movimento-legal-para-remover-o-ministro-da-cultura>

 02-08 Governo alemão dá auxílio de $1,2 biliões ao setor cultural
<https://www.artecapital.net/noticia-7537-governo-alemao-da-auxilio-de-1-2-bilioes-ao-setor-cultural>

 02-08 Antígona e Orfeu Negro voltam a juntar-se para apoiar
livrarias independentes
<https://www.artecapital.net/noticia-7538-antigona-e-orfeu-negro-voltam-a-juntar-se-para-apoiar-livrarias-independentes>

 02-06 Atelier do Corvo e Eduardo Batarda distinguidos com os Prémios
AICA/MC/Millenium BCP 2020 (artes visuais e arquitetura)
<https://www.artecapital.net/noticia-7535-atelier-do-corvo-e-eduardo-batarda-distinguidos-com-os-premios-aica-mc-millenium-bcp-2020-artes-visuais-e-arquitetura->

 Mais notícias >>> <https://artecapital.net/noticias>

 EXPOSIÇÕES ATUAIS <http://www.artecapital.net/criticas.php>

 PEDRO BARATEIRO - O MEU CORPO, ESTE PAPEL, ESTE FOGO, por Carla
Carbone

 COLECTIVA - MIRA | ON, por Constança Babo

 VASCO ARAÚJO  PATHOSFORMEL, por Mafalda Teixeira

 CRISTINA ATAÍDE - DAR CORPO AO VAZIO, por Joana Consiglieri

 JOÃO FERRO MARTINS - OBJECTOS EM ETERNO COLAPSO, por Dasha Birukova

 COLECTIVA - ACTO DE ESTADO. O REGIME ISRAELITA DE OCUPAÇÃO, UM
ARQUIVO FOTOGRÁFICO (1967-2007), por Marc Lenot

 JOSEF KOUDELKA  RUINES, por Marc Lenot

 PREVIEW <http://www.artecapital.net/preview.php>

 Retrospetiva e conversa com Jonathan Meades | Garagem Sul - ONLINE

 Ao longo do mês de fevereiro é possível assistir à obra televisiva
inteligente e irreverente de Jonathan Meades.

 NO ATELIER <http://www.artecapital.net/snapshot>

 *ADRIAN CONDE NOVOA*,* *por Catarina Real

 Adrian Conde Novoa vive no Porto e é um mau artista. Ou pelo menos,
isto é o que ele afirma. A Arte Capital decidiu conversar com ele
para perceber não só o que é ser um mau artista, como o que é ser um
artista, tentando descortinar as eficazes e irónicas técnicas
comunicativas que utiliza nas suas obras. >>>
<https://www.artecapital.net/snapshot-70-adrian-conde-novoa>

 RECOMENDAÇÕES
 13 JAN - 27 FEV | VERA MOTA: Ventriloquismo

 GALERIA BRUNO MÚRIAS

 04 FEV - 31 MAR | ANNA HULAOVÁ: The Next Shift

 GALERIA PEDRO CERA

 20 FEV - 30 MAI | COLECTIVA: Sob o peso frágil da pálida abóbada

 ARQUIPÉLAGO - CENTRO DE ARTES CONTEMPORÂNEAS

 12 FEV - 28 FEV | TEATRO ONLINE: Virgens Suicidas, de John Romão

 CULTURGEST

 25 FEV - 27 FEV | TEATRO ONLINE: F..., de Cátia Pinheiro, Patrícia
da Silva, Paula Sá Nogueira

 TEATRO MUNICIPAL DO PORTO

 08 MAR | VIDEO PERFORMANCE ONLINE: Unearthing, de RitaGT

 YORKSHIRE SCULPTURE PARK

 LINKS ASSOCIADOS
 FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA <http://www.fundacaocarmona.org.pt>

 PLATAFORMA REVÓLVER <http://artecapital.net/plataforma.php?t=home>

 Com o apoio financeiro de:

 <http://www.fundacaocarmona.org.pt/pt/homepage/index.aspx>

 Recomende a ARTECAPITAL.NET Newsletter a um amigo
<http://artecapital.net/newsletter.php>

 Para remover o seu e-mail, visite este link.

Para cancelar a subscrição da newsletter visite o seguinte endereço: