[ARENA] CONVITE | Cuir PopCreto por Lyz Parayzo | Abertura / Opening 04.12 (SEX) – 15h

Saco Azul sacoazul maushabitos.com
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020 - 18:40:45 WET


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*Convite Maus Hábitos (oficina)*
Rua Passos Manuel, 178, 4º andar
*A Leste*
Calçada da Póvoa, 65
*Cuir PopCreto
<https://www.sacoazul.org/detail-eventos/20.12.04---cuir-popcreto/> por **/
by*

* Lyz Parayzo Abertura / **Opening**: 04.12 (SEX /** FRI*

*) Espaço A Leste: 15h Maus Hábitos (oficina): 18h*

*  Entrada Livre / **Free Entrance*
[PT]

*InResidence <http://www.inresidenceporto.pt/>*, o programa integrado ao
projeto *CARAVANA <https://www.sacoazul.org/detail-projetos/caravana/>* que
é dedicado a residências artísticas da Saco Azul Associação Cultural & do
Maus Hábitos, recebe entre os meses de outubro e novembro Lyz Parayzo, para
desenvolver o projeto “Cuir Popcreto”.

A artista brasileira, radicada em Paris, multidisciplinar, trabalha com
audiovisual, joalheria, escultura e performance. Estudou teatro na
 Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se como artista   visual
na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente é mestranda em artes
plásticas na École nationale supérieure des beaux-arts de Paris.

Entre exposições coletivas, o trabalho de Lyz Parayzo já passou pela
América Latina e Europa: Histórias Feministas & Histórias da Sexualidade
(MASP), Prêmio EDP (Instituto Tomie Ohtake) – São Paulo; Mulheres  do
acervo do MAR – Rio de Janeiro;  Estratégias do Feminino (Farol Santander)
– Porto Alegre; Anuário (Galeria Municipal do Porto), Adorno Político
(Espaço Maus Hábitos); Tropical (Porto Rico), "Demain sera un autre jour"
(Paris). A artista teve seu trabalho exposto em individuais na Galeria Vila
Aymoré (Rio de Janeiro) e na galeria Espace L (Genebra).

Lyz Parayzo está a desenvolver o projeto intitulado “Cuir Popcreto” que
reúne o conceito de cuir, termo utilizado na América Latina, em especial no
Brasil,  para designar pessoas que não têm uma perfomatividade de gênero
dentro de uma lógica binária heteronormativa, ao termo popcreto que nomeia
a fase pop da poética do artista  italiano  Waldemar Cordeiro radicado no
Brasil. Como parte do processo de criação, a artista dá continuidade a sua
série de objectos de autodefesa, em metal, que “citam plasticamente uma
estética concretista e fundamentada em conceitos como gestalt, corte e
dobra”, mas desta vez mais atraída a explorar a composição nos espaços
arquitetónicos e de modo muito mais experimental.

Face a estas referências e interessada em tratar do recente fenómeno de
emancipação dos corpos dissidentes sexuais e de género no campo das artes
visuais enquanto sujeitos de suas próprias subjetividades, Lyz Parayzo faz
a si própria perguntas que explorará durante este processo criativo na
cidade do Porto: “Quais são as táticas necessárias a serem adotadas por
corpos que até tão pouco tempo ainda eram tratades apenas como objetos
dentro dos espaços institucionais? Quais são as referências de
representatividade para artistas não brancos e não (cis-hétero) normativos?
Se elas existem, quais delas são as que não reproduzem uma lógica colonial
da violência?”

O resultado desta residência ficará em exposição em dois sítios da cidade
do Porto: a oficina do Maus Hábitos recebe um site specific da artista,
enquanto o espaço A leste, recebe mostra com os demais trabalhos criados
durante o processo de imersão de Parayzo.















*[EN] InResidence, program integrated in the CARAVANA project dedicated to
artistic residencies of Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos,
receives between October and November Lyz Parayzo, to develop the project
“Cuir Popcreto”. The multi-disciplinary Brazilian artist living in Paris,
works with audiovisual, jewelry, sculpture and performance. She studied
theater at the Federal University of Rio de Janeiro and graduated as a
visual artist at the Parque Lage School of Visual Arts. She is currently a
master's student in fine arts at the École nationale supérieure des
beaux-arts in Paris. Among group exhibitions, Lyz Parayzo's work has
already passed through Latin America and Europe: Feminist Histories &
Histories of Sexuality (MASP), EDP Award (Instituto Tomie Ohtake) - São
Paulo; Women from the MAR collection - Rio de Janeiro; Women's Strategies
(Santander Santander) - Porto Alegre; Yearbook (Porto Municipal Gallery),
Political Adornment (Espaço Maus Hábitos); Tropical (Puerto Rico), "Demain
sera un autre jour" (Paris). The artist had her work exposed in solo shows
at Galeria Vermelho (São Paulo), Galeria Vila Aymoré (Rio de Janeiro) at
Espace L gallery (Geneva). Among group exhibitions, Lyz Parayzo's work has
already passed through Latin America and Europe: Feminist Histories &
Histories of Sexuality (MASP), EDP Award (Instituto Tomie Ohtake) - São
Paulo; Women from the MAR collection - Rio de Janeiro; Women's Strategies
(Santander Santander) - Porto Alegre; Yearbook (Porto Municipal Gallery),
Political Adornment (Espaço Maus Hábitos); Tropical (Puerto Rico), "Demain
sera un autre jour" (Paris). The artist had her work exposed in solo shows
at Galeria Vila Aymoré (Rio de Janeiro) at Espace L gallery (Geneva). Lyz
Parayzo is developing the project entitled “Cuir Popcreto” that brings
together the concept of cuir, a term used in Latin America, especially in
Brazil, to designate people who do not have a gender perfomativity within a
heteronormative binary logic, to the term popcreto which names the pop
phase of the poetry of the Italian artist Waldemar Cordeiro living in
Brazil. As part of the creation process, the artist continues her series of
self-defense objects, in metal, which “plastically cite a concrete
aesthetic and based on concepts such as gestalt, cutting and folding”, but
this time more attracted to explore the composition in architectural spaces
and in a much more experimental way. In view of these references and
interested in dealing with the recent phenomenon of emancipation of sexual
and gender dissident bodies in the field of visual arts as subjects of
their own subjectivities, Lyz Parayzo asks herself questions that she will
explore during this creative process in the city of Porto: “What are the
necessary tactics to be adopted by bodies that until recently were treated
only as objects within institutional spaces? What are the references of
representativeness for non-white and non-normative (cis-straight) artists?
If they exist, which ones do not reproduce a colonial logic of violence? ”
The result of this residency will be on display at two sites in the city of
Porto: the Maus Hábitos workshop receives a specific site from the artist,
while the studio A Leste receives a show with the other works created
during the Parayzo immersion process.*

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