From sacoazul maushabitos.com Mon Jul 6 10:42:10 2020 From: sacoazul maushabitos.com (Saco Azul) Date: Mon, 6 Jul 2020 10:42:10 +0100 Subject: [ARENA] =?utf-8?q?CONVITE_=7C_Outros_Portos_-_Outros_Olhares_=7C_?= =?utf-8?q?Abertura_09=2E07_=E2=80=93_das_15h_=C3=A0s_23h?= In-Reply-To: References: <5efdc982.1c69fb81.df6d3.970aSMTPIN_ADDED_BROKEN@mx.google.com> Message-ID: Curadoria de Clara Brito & Gu Zhenqing Maus Hábitos | Saco Azul View this email in your browser *Convite* *Rua Passos Manuel 178, 4º andar* *Outros Portos - Outros Olhares Curadoria de/ **Curatorship by: * *Clara Brito & Gu Zhenqing Margarida Gouveia, Mina Ao, Peng Yun, Xing Danwen, O Zhang Abertura / **Opening* *: 09.07, 15h às 23h Patente até / **until**: 30.08* [PT] *Outros Portos ? Outros Olhares* Outros Portos ? Outros Olhares é uma exposição dedicada ao tema do feminino, e que resulta da seleção de obras fotográficas de cinco artistas, mulheres, que trabalham o tema da consciência feminina nos seus trabalhos. A presente mostra encena uma narrativa visual que se organiza em dois eixos significativos no atual quadro do debate sobre o lugar da mulher como sujeito político e, num âmbito mais geral, na gramática dos feminismos contemporâneos. O primeiro eixo desenvolve-se no questionamento dos essencialismos fixistas em volta do sujeito mulher e das visões, política e culturalmente, hegemónicas nas sociedades onde estas artistas se enquadram. Trata-se de territórios de violência, simbólica ou material, dos quais emergem os trabalho das artistas Danwen Xing, Margarida Gouveia e Mina Ao - ao invés de se renderem ao medo e ao constrangimento reativo, ensaiam aqui um olhar sincero sobre o modo como estas artistas sentem e refletem estas situações. Já Peng Yun explora a curiosidade feminina face ao género e ao corpo feminino num exercício de prazer e descoberta. Num segundo eixo desta exposição, subsidiário em certa medida do anterior, propõe-se uma reflexão sobre o poder da cultura e das lideranças femininas em contextos políticos de fraca densidade de direitos e em que o sujeito feminino assume particular centralidade nas micropolíticas e nas dinâmicas de recorrente negociação cultural. Aqui se situa o trabalho de Zhang O ? que reflete o questionamento da emergência de poder de uma cultura quando liderada pela integração feminina. As obras expostas documentam o reflexo do alargamento, desde 1991, da lei de adopção chinesa que levou famílias americanas a adoptarem mais de 55.000 crianças chinesas, na sua maioria raparigas. Procura-se assim reflectir sobre as relações de troca cultural entre estas jovens raparigas, futuras mulheres, as suas famílias ocidentais e o seu país de acolhimento. Outros Portos ? Outros Olhares narra um percurso de sinceridade e questionamento liberto dos constrangimentos e das amarras do medo, evitando uma linguagem reativa e optando por um olhar positivo e de aceitação sobre como essas artistas sentem e veem o género feminino. *[EN]* *"Outros Portos - Outros Olhares" is an exhibition dedicated to the theme of the feminine, which results from the selection of photographic works by five artists, women, who work with the theme of the female conscience in their works. The present show stages a visual narrative that is organized into two significant axes in the current framework of the debate about the place of women as a political subject and, in a more general context, in the grammar of contemporary feminisms. The first axis develops in the questioning of the fixist essentialisms around the woman subject and the views, politically and culturally, hegemonic in the societies where these artists fit. These are territories of violence, symbolic or material, from which the work of artists Danwen Xing, Margarida Gouveia and Mina Ao emerge - instead of surrendering to fear and reactive embarrassment, they try here a sincere look at how these artists feel and reflect these situations. Peng Yun, on the other hand, explores female curiosity about gender and the female body in an exercise of pleasure and discovery. In a second axis of this exhibition, subsidiary to a certain extent from the previous one, it proposes a reflection on the power of culture and of female leaders in political contexts with a low density of rights and in which the female subject assumes particular centrality in the micropolitics and dynamics of recurring cultural negotiation. Here is the work of Zhang O - which reflects the questioning of the emergence of power in a culture when led by female integration. The exhibited works document the reflection of the extension, since 1991, of the chinese adoption law that led american families to adopt more than 55,000 chinese children, mostly girls. The aim is to reflect on the cultural exchange relations between these young girls, future women, their western families and their host country. "Outros Portos - Outros Olhares" narrates a journey of sincerity and questioning freed from the constraints and bonds of fear, avoiding a reactive language opting for a positive and accepting look at how these artists feel and see the female gender.* [image: Facebook event] [image: Website] [image: Instagram] Copyright © 2020 Maus Hábitos, All rights reserved. unsubscribe from this list update subscription preferences [image: Email Marketing Powered by Mailchimp] -------------- próxima parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sacoazul maushabitos.com Tue Jul 21 09:35:00 2020 From: sacoazul maushabitos.com (Saco Azul) Date: Tue, 21 Jul 2020 09:35:00 +0100 Subject: [ARENA] =?utf-8?q?CONVITE_=7C_Sebasti=C3=A3o_Resende=3A_Murmurar_?= =?utf-8?q?na_Noite_=7C_30=2E07=2C_19h_=C3=A0s_23h?= Message-ID: Abertura / Opening | Mupi Gallery Maus Hábitos | Saco Azul View this email in your browser *Convite Rua Passos Manuel, 178, 4º andar* *Abertura Opening* *Murmurar na Noite | Sebastião Resende* *30.07 ? 19h às 23h, Mupi Gallery* *Murmurar na Noite | Sebastião Resende* *30.07 ? 19h às 23h Até Until 09.09* Ciclo "Poético ou Político?" / Cycle "*Poetic or Political?"* Curadoria de / *Curated by* João Baeta [PT] Para esta minha exposição em pleno verão-covid-20 de ainda muito incertas certezas e brumoso discurso para pessoas de lugares e tempos desde sempre muito desiguais, e vinculado apenas a três peças para apresentar, escolhi estas fotografias / fulgurações neste esgotamento... Enquadram-se em séries, ora de pequenas construções para serem fotografadas, ora de encontros suficientemente palpitantes para um tornar visível que vá para além da inóspita e adversa realidade. Olhar-antecipar-e-ver, metamorfoses em imagens facilitadas pela óptica, cintilações vagarosas... Imitando a vida... "Lá vai a bicicleta do poeta em direcção ao símbolo, por um dia de verão exemplar. De pulmões às costas e bico no ar, o poeta pernalta dá à pata nos pedais. Uma grande memória, os sinais dos dias sobrenaturais e a história secreta da bicicleta. O símbolo é simples. Os êmbolos do coração ao ritmo dos pedais - lá vai o poeta em direcção aos seus sinais.? (H. Helder). Bio Tem formação pela ESBAP/Universidade do Porto (73-78) e MA por Tama Art University, Tokyo (84-87). Frequentou igualmente nestes anos as aulas de Kazuo Ohno, fundador do Butoh (dança/teatro). Tem actividade pública regular em diversos media desde 1976. Na sua obra revela uma atitude atenta aos debates e desenvolvimentos conceptuais da nossa contemporaneidade, assim como uma constante experimentação oficinal. De 29 exposições individuais destaca as últimas: ?Murmurar na Noite?/? Murmur in the Night?, Maus Hábitos, Porto, 2020; ?Quando Se Extinguiram o Espaço Ficou Vazio?/"When Extinguished the Space Became Empty", Casa das Artes, Porto (2019); ?Sobre a Terra Fendida Uma Chama?/ ?Over the Cracked Earth A Flame?, Museu da Guarda (2018), ?Neste Ninho de Vespas?/ ?In this Wasps Nest? e ?Fecit Potentiam?, Sismógrafo, Porto (2017 e 2014); ?The Lying Chair?, Galeria Quadrado Azul, Lisboa (2010); ?Naufrágio Pluma?, Galeria Quadrado Azul, Porto. (2009); ?Tem nos Olhos o Tempo Simultâneo?/ ?Has in the Eyes the Simultaneous Time?, O Espaço do Tempo, Montemor-o- Novo. (2007) e ?Sem Título Tranquilo III? Galeria Quadrado Azul, Porto. (2003). Participou em mais de 130 exposições colectivas. Achille Bonito Oliva, Agnes Kohlmeyer, João Miguel Fernandes Jorge, Óscar Faria, João Pinharanda, , Miguel VH Perez, António Cerveira Pinto, Fernando Pernes, Rui Mário Gonçalves e Bernardo Pinto de Almeida entre outros, como curadores ou ensaístas escreveram em catálogos ou livros sobre o seu trabalho. Está representado em várias colecções privadas e institucionais, nomeadamente Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação PLMJ, Kloster Bentlage, Rheine (Alemanha), Spoleto Festival dei Due Mondi (Itália). Elemento fundador do espaço Sismógrafo, Porto. Obteve vários prémios em contexto nacional e alguns internacionais, o último dos quais o Grande Prémio Amadeu de Souza-Cardoso, 2017. *[EN] For this exhibition in the middle of this covid-20-summer of still very uncertain certainties and nebulous speech for people from places and times always been very unequal, and bound only to three pieces to present, I chose these photos / fulgurations in this exhaustion ... They fit into series, sometimes of small constructions to be photographed, sometimes of encounters sufficiently vibrant to make it visible that goes beyond the inhospitable and adverse reality. Look-anticipate-and-see, metamorphoses in images facilitated by optics, leisurely scintillations? Imitating life ... "There goes the poet's bicycle towards the symbol, for an exemplary summer day. With lungs to back and beak in the air, the long-leg poet paws the pedals on. A great memory, the signs of supernatural days and the bike secret history. The symbol is simple. The emboli of the heart to the rhythm of the pedals - there goes the poet towards his signs." (H. Helder).* *BIO Graduated from ESBAP / University of Porto (73-78) and MA from Tama Art University, Tokyo (84-87). He also attended the classes of Kazuo Ohno, founder of Butoh (dance / theater) in these years. It has had regular public activity in several media since 1976. In his work, he reveals an attentive attitude to the debates and conceptual developments of our contemporaneity, as well as a constant workshop experimentation. From 29 individual exhibitions highlights the latest: ?Murmurar na Noite?/? Murmur in the Night?, Maus Hábitos, Porto, 2020; ?Quando Se Extinguiram o Espaço Ficou Vazio? /"When Extinguished the Space Became Empty", Casa das Artes, Porto (2019) ?Sobre a Terra Fendida Uma Chama? / ?Over the Cracked Earth A Flame?/ ?Over the Cracked Earth A Flame?, Museu da Guarda (2018), ?Neste Ninho de Vespas? / ?In this Wasps Nest ? and ?Fecit Potentiam?, Sismógrafo, Porto (2017 and 2014); ?The Lying Chair?, Galeria Quadrado Azul, Lisbon (2010); ?Naufrágio Pluma? / ?Plumage Shipwreck?, Galeria Quadrado Azul, Porto. (2009); ?Tem nos Olhos o Tempo Simultâneo? / ?Has in the Eyes The Simultaneous Time?, O Espaço do Tempo, Montemor-o- Novo. (2007) and ?Sem Título Tranquilo III? / ?No Quiet Title III? Galeria Quadrado Azul, Porto. (2003). He participated in more than 130 group exhibitions. Achille Bonito Oliva, Agnes Kohlmeyer, João Miguel Fernandes Jorge, Óscar Faria, João Pinharanda,, Miguel VH Perez, António Cerveira Pinto, Fernando Pernes, Rui Mário Gonçalves and Bernardo Pinto de Almeida among others, as curators or essayists wrote in catalogs or books about his work. He is represented in several private and institutional collections, namely Serralves Foundation, Calouste Gulbenkian Foundation and PLMJ Foundation, Kloster Bentlage, Rheine (Germany), Spoleto Festival dei Due Mondi (Italy). Founding element of the Sismógrafo, an art space in Porto. He won several national awards and some in international context, the last one the Amadeo de Souza-Cardoso Prize, 2017.* *--* Importante: Seguiremos com as recomendações da DGS e contaremos com a vossa colaboração para aceder aos espaços de exposição sempre com uso de máscara, respeitando as regras de distância de segurança, os cuidados de higiene e à lotação do espaço. *Important: We are following the recommendations of the Portuguese Directorate-General of Health and your collaboration is extremely important to access the exhibition spaces. You must always use a mask, keep a safe distance and hygienize your hands care and respect the room capacity.* [image: Facebook] [image: Website] [image: Instagram] Copyright © 2020 Maus Hábitos, All rights reserved. unsubscribe from this list update subscription preferences [image: Email Marketing Powered by Mailchimp] -- Mariana Vitale Programação Artística 919 964 199 | 221 124 870 -------------- próxima parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From info artecapital.net Wed Jul 22 14:47:45 2020 From: info artecapital.net (Artecapital) Date: Wed, 22 Jul 2020 14:47:45 +0100 Subject: [ARENA] =?iso-8859-1?q?NEWSLETTER_=28Arte_Contempor=E2nea=29_175?= Message-ID: Newsletter #175 JUL 2020 ENTREVISTA LUÍS CASTANHEIRA LOUREIRO Por Liz Vahia Luís Castanheira Loureiro é Mestre em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. Entre 2009 e 2016 exerceu actividade em Portugal, Lituânia e Suíça, mantendo em paralelo alguma produção crítica, sobretudo enquanto correspondente por Portugal e Suíça da entretanto extinta A10 New European Architecture (NL). Fundou em 2016, com Ana Raquel Ruivo, a NO·NO Gallery, que dirige actualmente. Até 31 de Julho é possível visitar a exposição "Leap of Faith", que refunda o projecto da galeria e apresenta o novo espaço. >>> MAFALDA MIRANDA JACINTO Por Catarina Real Mafalda, nascida em Lisboa em 1989, pensa a ansiedade da vida contemporânea nas suas mais variadas expressões; a solidão e o FOMO mas também a comicidade e a magia. Fá-lo privilegiando o discurso visual, em que o texto também aparece, e incorrendo pela multidisciplinariedade - que vai do seu trabalho de comunicação, ao teatro, aos desenhos. >>> ESTADO DA ARTE LIÇÕES DE MARINA ABRAMOVIC Por Beatriz Albuquerque Sempre admirei Marina Abramovic como artista e tive o meu primeiro contacto com ela em 2002. Foi a primeira vez que veio à Península Ibérica para realizar o seu workshop, criado em 1990, com o nome Limpando a Casa (Cleaning the House) no Centro Galego de Arte Contemporanea. Nestes workshops, os exercícios criados por ela (o chamado método Abramovic) têm como objectivo libertar cada um para limpar a sua casa. Encontrar um estado puro para criar e transmitir a arte, chegando a um estado de clareza mental e uma recepção absoluta, centrando-se num corpo limpo como único veiculo da criação artística. >>> PERSPETIVA ATUAL UPLOAD: BEUYS' MYTHOLOGY (WHO'S AFRAID OF FAT, FELT AND DEAD HARES?)- PARTE III Por Pedro Cabral Santo e Nuno Esteves da Silva Entre 1962 e 1963, o mundo artístico alemão foi varrido por um acontecimento sem precedentes, que punha o país no centro da arte internacional. Esse acontecimento foi a Fluxus. Tratava-se de um grupo de artistas informalmente organizado, cuja actividade consistia em acções, happenings ou performances, de absoluta iconoclastia. O seu impulsionador e organizador era George Maciunas, um americano de origem lituana que tinha dirigido uma galeria em Nova Iorque, e em 1961 tinha emigrado para a Alemanha. >>> UPLOAD: BEUYS' MYTHOLOGY (WHO'S AFRAID OF FAT, FELT AND DEAD HARES?)- PARTE II Por Pedro Cabral Santo e Nuno Esteves da Silva Se os primeiros anos do pós-guerra foram de absoluta devastação para a Alemanha, para os aliados, e em particular para a esquerda americana, foram inicialmente um momento de grande euforia, mas que rapidamente se desvaneceu. A vitória dos aliados parecia então poder unir, contra o fascismo, a estratégia da Frente Popular e o espírito do New Deal, liberais e radicais, os Estados Unidos e a União Soviética: a construção de um «novo mundo» pareceu por instantes possível. >>> AS ESCOLHAS DE... *HILDA REIS* Exposições, livros, filmes ... próximo projeto OPINIÃO BÁRBARA FONTE: NESTE CORPO NÃO HÁ POESIA Por Paula Pinto Exibindo os condicionalismos de um corpo político determinado à priori e limitado na sua forma de representação, as fotografias de Bárbara Fonte constroem uma subjectividade que escapa aos equilíbrios a que a razão normativa obriga. Mais interrogativo do que afirmativo, o trabalho fotográfico de Bárbara Fonte toma o espectador como sujeito ameaçador, mas igualmente necessário. Esta transformação subjectiva do corpo expõe uma sociedade fechada, mesquinha e sempre pronta a julgar. Mesmo a preto e branco, as suas fotografias oferecem um outro caminho. >>> O PROJETO INTERNACIONAL 4CS E COMO A ARTE PODE, MAIS DO QUE NUNCA, CRIAR NOVOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA Por Julia Flamingo Iniciado em 2017, o projeto tem Portugal como país-sede e acontece em oito países em simultâneo. O 4Cs é ambicioso - e talvez idealista - nos seus objetivos, admite Luísa Santos, a curadora portuguesa que está à frente do programa. Mas é preciso lembrar que é feito por um conjunto de instituições com um trabalho muito sólido na relação da arte com a sociedade, em particular em tempos de conflito. Para além das fronteiras portuguesas, o projeto também tem exposições, programação de filmes, laboratórios de mediação, residências, workshops e conferências nas outras sete instituições parceiras. >>> ARQUITETURA E DESIGN METROPOLIS, WORLD CITY & E.P.C.O.T. - AS VISÕES PARA A CIDADE PERFEITA IMAGINADAS POR GILLETTE, ANDERSEN E DISNEY Por Pedro Portugal Platão escreveu na República que qualquer cidade, por menor que seja, é de facto dividida em duas, uma a cidade dos pobres e outra a dos ricos. Mas as metades dependem uma da outra. Os ricos precisam do trabalho e os pobres precisam do capital. Este texto apresenta uma investigação sobre 3 cidades sonhadas e nunca construídas: higienistas, totalitárias e controladas. >>> NOTÍCIAS 07-22 Gavin Brown vai fechar a sua galeria e juntar-se a Barbara Gladstone 07-22 Primeiros destaques da 14.ª edição do MOTELX 07-21 Keith Sonnier, escultor que usou a luz de neon para ultrapassar os limites do desenho, morreu aos 78 anos 07-21 Candidaturas abertas: Premio Livro de Fotografia EI 2020 07-21 Teatro Municipal do Porto apresenta temporada 2020/2021 07-21 Programa de apoio à criação artística no Porto anuncia candidaturas aos ateliers municipais 07-20 TEFAF cancela a edição de outono em Nova Iorque, previamente adiada 07-20 Museus de Nova Iorque ficam fechados na fase 4 07-20 Open Call: Rencontres Internationales Paris/Berlin 2021 07-19 Prémio Estação-Imagem 2020 anuncia vencedores 07-19 James Murdoch vai comprar parte da empresa, em dificuldade financeira, que é a principal parceira da Art Basel 07-18 Bolsonaro nomeia o ex-assessor do filho, presidente da Fundação Nacional de Artes, enquanto o ministério público abre processo para o remover 07-17 Gilbert & George demitem-se da Royal Academy de Londres após cancelamento da sua exposição há muito agendada 07-17 Conta do Instagram change the museum está a responsabilizar os museus americanos 07-17 Fundação Getty financia FAUP para estudo da piscina de marés de Álvaro Siza Mais notícias >>> EXPOSIÇÕES ATUAIS CORPO, ABSTRACÇÃO E LINGUAGEM: OBRAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA EM DEPÓSITO NA COLEÇÃO DE SERRALVES, por Soraia Fernandes COLECTIVA: PAUSA | LIVROS - PARTE 2, por Sérgio Parreira ZHENG BO: THE SOFT AND WEAK ARE COMPANIONS OF LIFE, por Diogo Graça PEDRO VALDEZ CARDOSO: O FILHO DO CAÇADOR, por Francisca Correia CATARINA BRAGA: POST-WORLD, por Catarina Real COLECTIVA: PAUSA | LIVROS - PARTE 1, por Sérgio Parreira NATÁLIA AZEVEDO ANDRADE: THORNS AND FISHBONES, por Catarina Real PREVIEW O Teatro e a Peste - Um projeto de John Romão em colaboração com Salomé Lamas | 31 Jul até 16 Ago, em streaming a partir de diversos teatros Recriação da conferência "O Teatro e a Peste", de Antonin Artaud (1933), interpretada por cinco atores, em cinco teatros vazios durante o período de confinamento. NO ATELIER *DIANA CARVALHO*,* *por Catarina Real Diana Carvalho desenvolve um trabalho entre a fotografia e o desenho, onde as articulações e possibilidades das imagens são pensadas, e muitas vezes reequacionadas no formato expositivo. Estuda actualmente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no curso de Doutoramento em Belas-Artes. >>> MÚSICA UMA LIVRE ASSOCIAÇÃO DO HERE COME THE WARM JETS Por André Fontes A Susana sabia que eu tinha uma namorada, e esboçava-lhe um sorriso quando a via pela faculdade  sorria-nos, na verdade. A música que trocávamos era banal e parecia servir de pretexto para uma correspondência diária acerca o que é bom ou mau nas pessoas, sobretudo acerca o que é sexy ou não nas pessoas. Discordávamos. Certa noite, após várias noites de teasing musical, enviei-lhe o link para «Babys on Fire» do Brian Eno. Ela gostou. A Susana dava-se a liberdades poéticas que, quando não me irritavam, intimidava-me. E as coisas que ela me disse por causa do Here Come the Warm Jets tornaram-no num álbum importante e absolutamente recomendável. >>> RECOMENDAÇÕES 25 JUL - COLECTIVA: Fazer de casa labirinto BALCONY 25 JUL - COLECTIVA: Earthkeeping/Earthshaking - arte, feminismos e ecologia GALERIA QUADRUM 30 JUL - SEBASTIÃO RESENDE: Murmurar na Noite MUPI GALLERY 22-24 JUL - ENCONTRO/CONFERÊNCIA: DRIFITING BODIES/ FLUENT SPACES VÁRIOS LOCAIS / GUIMARÃES 23 JUL - CONFERÊNCIA: El viento del pensamiento..., por Stefania Fantauzzi | Ciclo Imagens de Pensamento CASA DAS ARTES (PORTO) 24 JUL - LANÇAMENTO DO LIVRO: Today, I am just a Butterfly..., de Patrícia Almeida CENTRO CULTURAL VILA FLOR LINKS ASSOCIADOS FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA PLATAFORMA REVÓLVER Com o apoio financeiro de: Recomende a ARTECAPITAL.NET Newsletter a um amigo Para remover o seu e-mail, visite este link. 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