[ARENA] TRANSUBSTANCIAÇÃO - I | Dori Nigro - Paulo Mendes - Salomé Lamas - Von Calhau! | 25.01 22h Poste-Vídeo Arte

Alexandra Balona alexandrabalona gmail.com
Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020 - 15:53:46 WET


Boa!
Estarei presente!

Alexandra

_

Co-founder PROSPECTIONS for Art, Education and Knowledge Production
<http://www.prospectionsforaekp.org/>
PhD Student Lisbon Consortium <https://lisbonconsortium.com/> &
European Graduate
School <https://egs.edu/>, Researcher CECC-FCH-UCP
<https://fch.lisboa.ucp.pt/cecc>



On Thu, 23 Jan 2020 at 15:48, vera lúcia carmo <carmo.veralucia  gmail.com>
wrote:

> Inauguração
> Poste-Vídeo Arte [Rua do Bonjardim, 1176 - Porto]
> 25.01 22h00
>
> *TRANSUBSTANCIAÇÃO - I*
>
> Dori Nigro <https://www.instagram.com/dorinigro/?hl=pt>
> Paulo Mendes <http://www.paulomendes.org/>
> Salomé Lamas <http://www.salomelamas.info/>
> Von Calhau! <http://www.einsteinvoncalhau.com/>
>
> *curadoria de Vera Carmo + *João Leal <http://www.joaoleal.pt/>
>
> TRANSUBSTANCIAÇÃO - I
>
>
>
> *parte de um olhar panorâmico e desencantado sobre um aqui e agora que
> sinaliza uma profunda transformação nas estruturas - materiais e imateriais
> - que permitem e permeiam as relações humanas.Estas transformações
> manifestam-se pontualmente, sob a forma de episódios, mais ou menos
> dramáticos, que nos chegam aos ouvidos, muitas vezes, só, através de
> conversas de café.As discussões e conclusões tendem a ser fragmentadas e
> fragmentárias. Continua a ser conveniente esquecer que a "banalidade do
> mal" (Arendt) se torna possível porque insistimos em pensar o outro
> enquanto tal.As obras selecionadas, mostradas em conjunto, recuperam a
> continuidade do real, ou, por outras palavras, identificam todas estas
> mudanças como parte da reestruturação ideológica, ainda de fim incerto, que
> caracteriza o zeitgeist.Surgem a casa e o corpo, enquanto palco de
> micro-acontecimentos, ora encenados, ora recortados do real. Estranhamente,
> intui-se um fio condutor entre o abraço da personagem feminina de "Coup de
> Grâce", Gisberta, Bárbara e a atualização do pancrácio no corpo de Marta
> Ângela em "Eulusionismo Antilusionistu". Todas resistem. Todas simbolizam
> uma mudança de paradigma em suspenso. Todas desafiam o pensamento. *
>
> //
> *COUP DE GRÂCE REVISITED - III*
> HD  2:39, cor, som estéreo, 0'42'', 2018
> Salomé Lamas retorna ao universo ficcional de "Coupe de Grâce", curta
> metragem realizada em 2017, na qual a jovem Leonor volta de viagem num
> dia em que o seu pai (Francisco) já não a esperava. No espaço de 24 horas
> vivem uma realidade alucinada, conduzida, em crescendo, pela inquietação de
> Francisco num registo de aparente normalidade. O exercício de isolar
> momentos da narrativa principal resulta numa série de instantes que se
> prestam a novas leituras por parte do espectador.
>
> SALOMÉ LAMAS <http://www.salomelamas.info/>
> Estudou cinema em Lisboa (Escola Superior de Teatro e Cinema) e
> Praga (Filmová a Televizni Fakulta Akademie Múzick’VCH V Praze), Artes
> Visuais MFA em Amsterdão (Sandberg Instituut, Gerrit Rietveld Academie) e é
> doutoranda em Arte Contemporânea em Coimbra (Universidade de Coimbra). O
> seu trabalho tem sido exibido tanto em contextos artísticos como em
> festivais de cinema tais como Berlinale, Museo Arte Reina Sofia, MNAC –
> Museu do Chiado, DocLisboa, Cinema du Réel, Visions du Réel, MoMA – Museum
> of Modern Art, Museo Guggenheim Bilbao, Harvard Film Archive, Culturgest,
> CCB - Centro Cultural de Belém, Hong Kong FF, Museu Serralves, Tate Modern,
> Bozar , Tabakalera, ICA London, Mostra de São Paulo, La Biennale di
> Venezia Architettura, entre outros. Lamas recebeu diversas bolsas, tais
> como a Gardner Film Study Center Fellowship – Harvard
> University, Rockefeller Foundation – Bellagio Center, Fundação Calouste
> Gulbenkian, Sundance, Bogliasco Foundation, MacDowell Colony, Yaddo,
> Berliner Künstlerprogramm des DAAD. Colabora com a Universidade
> Católica do Porto e a Elias Querejeta Zine Eskola. Colabora com a produtora
> O Som e a Fúria e é representada pela Galeria Miguel Nabinho – Lisboa 20.
>
>  //
>
> *ABANDONADOTRÁFICO / TRÁFEGO (ENTRE IMAGENS) PORTO MARÇO 2006*
> DV PAL 4:3, [versão curta de 9'], cor, som, 2006
> “Nesta construção, abandonada há aproximadamente vinte anos na Avenida de
> Fernão de Magalhães no Porto, foi assassinado um sem-abrigo, espancado por
> um grupo de jovens residentes em instituições que acolhem crianças em
> risco, em Fevereiro de 2006. As imagens apresentadas são todas em plano
> fixo, funcionando numa aproximação à fotografia e com igual duração. O som
> foi captado no local. Este vídeo integra a série de fotografias e vídeos
> TRÁFICO / TRÁFEGO (FREEZE FRAME) / WORK IN PROGRESS 1991-2020 que foi sendo
> apresentada ao longo dos últimos anos em várias exposições. “ P.M.
>
> PAULO MENDES <http://www.paulomendes.org/>
> Artista plástico de formação, curador de exposições e produtor de projetos
> culturais. Apresenta a sua obra desde o início da década de 90. O seu
> trabalho caracteriza-se pela contaminação entre as várias disciplinas – o
> cinema, o design, a arquitetura, a música, o teatro a dança –, e pela
> diversidade de meios de suporte que cada projeto determina – a pintura, o
> desenho, a fotografia, o vídeo, a instalação e a performance. Ao longo dos
> anos e enquanto artista plástico apresentou trabalhos no Museu de
> Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu do Neo-Realismo,
> Solar Galeria de Arte Cinemática, Museu do Chiado, Culturgest, Museu
> Nogueira da Silva, Galeria Nuno Centeno, Museu do Oriente, Colégio das
> Artes, Centro Cultural Vila Flor, Museu Berardo / CCB, Museu da
> Electricidade / Fundação EDP / MAAT, entre muitos outros espaços nacionais
> e internacionais. Comissariou e produziu mais de setenta exposições,
> independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho
> de uma nova geração de criadores e lhe proporcionaram um extenso
> conhecimento das práticas artísticas em Portugal.
>
> //
> *NUM TEMPO EM QUE FUI SEREIA*
> HD, cor, som estéreo, 3'44'', 2015-2020
> O Brasil é o pais que mais mata LGBT. 2016 foi o ano mais violento com 347
> assassinatos. Pernambuco, estado do nordeste brasileiro, e onde nasci, é o
> quinto estado mais perigoso para ser LGBT, negro e mulher. No meu pais (e
> também em muitos outros) pensar, ser e vestir diferente pode ser um perigo.
> A intolerância é grande apesar da sua diversidade. A cada murro, faca e
> tiro, morro… Mas sobrevivo para entoar meu canto.
>
> *DORI NIGRO*
> Performer brasileiro (Olinda, Pernambuco), residente no Porto, Portugal.
> Doutorando em Arte Contemporânea, pela Universidade de Coimbra. Mestre em
> Práticas Artísticas Contemporâneas. Bacharel em Comunicação
> Social/Fotografia. Licenciado em Pedagogia. Membro criador no coletivo C3
> (Portugal/Sérvia/Espanha); Membro da APECV/Portugal - Associação de
> Professores de Expressão e Comunicação Visual; Membro do Núcleo
> Anti-Racista do Porto, Portugal (NARP); Cocriador com Paulo Pinto no
> coletivo de criação artística Tuia de Artifícios (Brasil/Portugal), que tem
> como mote as linguagens da performance, fotografia, vídeo e formação humana
> através da arte.
>
> //
> *EULUSIONISMO ANTILUSIONISTU*
> 16mm transferido para HDV, cor e pb, som, 4', 2015
> Partindo da figura do pancrácio - praticantes da arte marcial homónima,
> popular na Grécia Antiga e semelhante ao Boxe atual - representada
> extensivamente em estátuas e pinturas da antiguidade clássica, os Von
> Calhau!  exploram metafórica e simbolicamente as tensões que permeiam a
> experiência humana.  "Eulusionsimo Antilusionistu" parece encenar um
> ritual, sacrifício ou duelo, entre forças antagónicas. Contudo, a chave de
> leitura esconde-se no jogo de palavras que se inicia em "eu" e termina em
> "tu", evocando, sim, a complementaridade subjacente à ideia de opostos.
>
> VON CALHAU! <http://www.einsteinvoncalhau.com/>
>  Von Calhau! é a assinatura do trabalho desenvolvido em parceria pelos
> artistas plásticos Marta Ângela e João Alves desde 2006. Inicialmente
> absorvidos pelo universo da música experimental e da performance, os Von
> Calhau! aventuram-se no filme em 2008, após um encontro com Etienne Caire,
> cineasta e diretor do Atelier MTK. São seduzidos pelas questões técnicas
> associadas à produção em película: impressão, manipulação, entre outras. Os
> Von Calhau! têm vindo a consolidar uma obra dificilmente classificável
> segundo as disciplinas artísticas vigentes. Marta e João instrumentalizam
> os diversos suportes e linguagens na criação de uma obra de arte total, não
> como Wagner a idealizou, mas no sentido de um universo em contínuo, como
> que paralelo, onde somos convidados a entrar. Cada nova apresentação é um
> acontecimento no qual referências pagãs e religiosas, superstições e
> verdades científicas, convergem em expressões quase esotéricas, a partir
> das quais interrogam a sua e a nossa condição no mundo.
> //
>
> *Este projeto não seria possível sem a colaboração de todos os artistas e
> da produtora O Som e a Fúria, que, gentilmente, cederam as  obras e a quem
> expressamos o nosso agradecimento*
>
>
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
-------------- próxima parte ----------
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