[ARENA] Fwd: vista, nº 4 | Chamada de trabalhos até 31 de março 2019 | Cultura visual, digital e mediática: imagens entre gerações

miguel leal mig.vir gmail.com
Quinta-Feira, 28 de Março de 2019 - 19:54:16 WET



Begin forwarded message:

> From: Vista revista <vista.culturavisual  gmail.com>
> Subject: vista, nº 4 | Chamada de trabalhos até 31 de março 2019 | Cultura visual, digital e mediática: imagens entre gerações
> Date: 21 Mar 2019 11:46:09 GMT
> To: undisclosed-recipients:;
> 
> 
> Estimadas/os colegas,
> 
> Alargamos o prazo até ao dia 31 de março de 2019 da chamada de trabalhos para o quarto número da vista, publicação semestral na área das Ciências da Comunicação e no domínio dos estudos da imagem. Este número tem como editoras convidadas Ana Pérez Escoda (UNIR/Universidade Nebrija), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto/CICANT) e Inês Amaral (Universidade de Coimbra).
> 
> O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes.
> 
> O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração.
> 
> Quais são os ambientes visuais de socialização das diferentes gerações? Que influências exercem no seu quotidiano, na sua experiência e na sua memória? Que papel tem a literacia visual e mediática no processo de compreensão da relação entre as várias gerações e os diversos média? Quais os contributos da cultura visual nos processos pedagógicos? Quais os contributos da perspetiva geracional para a compreensão das transformações e impactos da imagem na contemporaneidade?  A cultura visual constitui-se como aproximadora de gerações? Quais as propostas e reflexões teóricas mais adequadas no contexto atual? A cultura visual constitui-se como elemento inspirador para a profusão das metodologias participativas nesta área da chamada de artigos? A era digital e a sua cultura visual própria pode criar barreiras geracionais? A cultura visual digital assume uma perspetiva intergeracional?
> 
> vista – revista de cultura visual  (ISSN 2184-1284) é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista. Os artigos podem ser enviados em inglês, português, espanhol e francês para os e-mails das editoras convidadas: apepanda  gmail.com; britesmariajose  gmail.com; inesamaral  gmail.com As orientações para autores podem ser consultadas aqui.
> 
> Datas Importantes
> 
> Data-limite de submissão dos trabalhos: 31 de março de 2019
> 
> Data-limite da notificação sobre a aceitação: 29 de abril de 2019
> 
> Publicação da revista: 31 de julho de 2019
> 
> 
> Chamada Permanente de Trabalhos
> 
> As submissões para a vista - revista de cultura visual (ISSN 2184-1284) estão abertas em permanência. São aceites artigos, recensões (livros, filmes, exposições...), conversas e projetos visuais em torno da temática da imagem escritos em português, inglês, espanhol e francês.
> 
> As propostas podem ser enviadas para o email da vista: vista.culturavisual  gmail.com
> 
> 
> -- 
> 
> Vista, Revista de Cultura Visual
> Site: http://vista.sopcom.pt/
> Facebook: https://www.facebook.com/vista.revista.cultura.visual/
> E-mail: vista.culturavisual  gmail.com

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20190328/787f0854/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA