[ARENA] CONVITE | FAZ QUE VAI, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca | 13.06, às 21h30

Saco Azul sacoazul maushabitos.com
Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019 - 15:24:45 WEST


Maus Hábitos <http://maushabitos.com/> | Saco Azul <http://sacoazul.org/>
View this email in your browser
<https://mailchi.mp/5940ab026063/convite-inaugurao-15-fevereiro-alviceleste-1398981?e=>






*CONVITE Rua Passos Manuel, 178, 4º andar*


*FAZ QUE VAI, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca  Curadoria de / Curated
by Moacir dos Anjos Abertura / Opening: 13.06 *—* 21h30* *Visita à
exposição com o curador/ Visit to the exhibition with the curator: 22h*

<https://vimeo.com/338714533>

[PT]
Faz que Vai (2016) é o primeiro filme feito, em colaboração, por Bárbara
Wagner (Brasil, 1980) e Benjamin de Burca (Alemanha, 1975), ambos
residentes no Recife, Brasil. Nele e em outros que fariam a seguir – Estás
vendo Coisas (2017), Terremoto Santo (2018), Swinguerra (2019) –, os
artistas investigam, fazendo uso de sintaxe audiovisual que enfraquece
distinções entre documentário e ficção, os modos como práticas coletivas
ligadas à música e à dança são absorvidas e transformadas pelos corpos de
jovens moradores das periferias de cidades do Nordeste do Brasil. Mais que
isso, examinam como os processos de contínua reinvenção daquelas práticas
afirmam diferenças de raça, classe e género, desafiando a distribuição de
corpos que vigora no espaço social do país. Distribuição de corpos em
lugares de trabalho, moradia e lazer que busca enquadrar – ou mesmo excluir
– qualquer fato ou pessoa que fira normas ou padrões supostamente
universais, embora sejam somente (e por tempo incerto) dominantes.

“Faz que vai, mas não vai” é o nome dado a um dos muitos passos do frevo,
forma de música e de dança inventada no Recife entre o final do Século 19 e
início do seguinte. Para historiadores, a origem do frevo pode ser buscada
na articulação feita entre ritmos diversos (marchas militares, maxixes,
dobrados, quadrilhas) que calharam de coexistir em período de acelerada
urbanização e de importantes mudanças sociais no Brasil, como a abolição da
escravatura e a instituição da República. Surgido no ambiente dos festejos
do carnaval e valendo-se de instrumentos de sopro e percussão, o frevo
congregava, em seu início, agitadas multidões em cortejos usualmente
encabeçados por homens negros - ex-escravizados ou descendentes de quem
havia vivido sob tal condição - que, valendo-se de movimentos de capoeira
criados em contexto de resistência à violência colonial, abriam espaço para
a passagem de seu grupo, intimidando outros que encontrassem por acaso nas
ruas. É desses movimentos desafiadores de corpos finalmente libertos,
estimulados pelo ritmo nervoso e apressado que a orquestra que vinha atrás
tocava, que nascem e se consolidam, com o passar do tempo, os passos do
frevo.

Ao longo de todo o Século 20, o frevo foi sendo gradualmente adotado, pelos
moradores mais afluentes e influentes do Recife, como sua forma de música e
de dança mais típica, tornando-se parte importante da invenção simbólica da
cidade. Como coroamento desse processo de distinção, em 2012 o frevo se
torna Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela
Unesco. Sem alarde, o trabalho de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
confronta essa domesticação do frevo, reclamando, para ele – mesmo se
inevitavelmente espetacularizado –, a possibilidade de ser lugar de
afirmação de alteridades e de disputa pela visibilidade de corpos negros,
periféricos e não conformados a classificações estanques de gênero.
Reclamando, para o frevo do Século XXI, sua potência criadora e crítica
inicial.
Moacir dos Anjos

[EN]



*Faz que Vai (2016) is the first film made in collaboration by Barbara
Wagner (Brazil, 1980) and Benjamin de Burca (Germany, 1975), both residents
in Recife, Brazil. The artists investigate on this film and others – such
as “Estás vendo Coisas” (2017), “Terremoto Santo” (2018), “Swinguerra”
(2019) - the ways as collective practices linked to music and dance are
absorbed and transformed by the bodies of young people living in the
outskirts of cities in Northeast Brazil. For this purpose, they use the
audiovisual syntax that weakens distinctions between documentary and
fiction. Besides that, they examine how the processes of continuous
reinvention of those practices affirm differences of race, class and
gender, defying the distribution of bodies that prevails in the social
space of the country. The distribution of bodies in places of work, housing
and leisure that seek to frame – or even exclude – any fact or person that
violates supposedly universal norms or standards, although they are only
(and by uncertain time) dominant. “Faz que vai, mas não vai” is the name
given to one of the many steps of frevo, a form of music and dance invented
in Recife between the end of the 19th and 20th Century. For the historians,
the origin of frevo can be traced to the articulation made between various
rhythms (military marches, maxixes, bends, gangs) that might coexist in a
period of accelerated urbanization and important social changes in Brazil,
such as the abolition of slavery and the institution of the Republic. Born
during the carnival festivities, using fret and percussion instruments,
frevo congregated, at its beginning, agitated crowds in processions usually
headed by black men - ex-eslaved or descendants of those who had lived
under that condition. These men, with the use of capoeira movements created
in a context of resistance to colonial violence, opened space for the
passage of his group, intimidating others they encountered in the streets.
>From these defiant movements of bodies finally released, stimulated by the
nervous and hurried rhythm that the orchestra was touching, footsteps of
frevo are born and consolidate themselves with the passage of time.
Throughout the 20th century, Frevo was gradually adopted by the most
affluent and influential residents of Recife as their most typical form of
music and dance, becoming an important part of the symbolic invention of
the city. As a crowning part of this process of distinction, in 2012 frevo
becomes Intangible Cultural Heritage of Humanity, a title granted by
Unesco. The work of Bárbara Wagner and Benjamin de Burca confronts this
domestication of frevo, claiming for him – even if inevitably spectacular –
the possibility of being a place of affirmation of alterity and dispute for
the visibility of black, peripheral and not conformed to watertight
classifications of gender. Also, they are complaining for the frevo of the
21st Century its creative power and initial criticism. Moacir dos Anjos*
<https://www.facebook.com/events/826681857688131/>
<https://www.sacoazul.org/detail-eventos/190613-faz-que-vai/>
<https://www.instagram.com/saco.azul/>
Copyright © 2019 Maus Hábitos, All rights reserved.
 unsubscribe from this list
<https://maushabitos.us10.list-manage.com/unsubscribe?u=4f038df4736a677f5776f5818&id=389a3894e8&e=&c=2827350077>
    update subscription preferences
<https://maushabitos.us10.list-manage.com/profile?u=4f038df4736a677f5776f5818&id=389a3894e8&e=>


[image: Email Marketing Powered by Mailchimp]
<http://www.mailchimp.com/monkey-rewards/?utm_source=freemium_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=monkey_rewards&aid=4f038df4736a677f5776f5818&afl=1>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20190612/fbb444f4/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA