[ARENA] Convite | Bárbara Balaclava - Thiago Martins de Melo| Inauguração Opening 14.06 — 21h30

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Segunda-Feira, 11 de Junho de 2018 - 10:18:46 WEST


Curadoria de Curated by Moacir dos Anjos
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4º
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andar*
*Bárbara Balaclava*
Thiago Martins de Melo
Curadoria de *Curated by* Moacir dos Anjos
<https://vimeo.com/274095120>

*Abertura/Opening *
22.06, às 21h30

Ao longo de pouco mais de uma década, o artista brasileiro Thiago Martins
de Melo desenvolveu uma obra em pintura que se afirma como uma das mais
singulares de sua geração. Em seus trabalhos, quase sempre feitos em óleo
sobre telas de grandes dimensões, expõe as violências que os detentores do
poder real do Brasil historicamente impõem a quem escapa às normas que
estabelecem ou desafie os privilégios de classe, cor e gênero de que
desfrutam. Em particular, seus trabalhos se debruçam sobre os abusos por
séculos cometidos contra as populações de origem indígena e negra no país.
Em seu primeiro filme – bárbara balaclava, 2016 –, o artista edita e anima,
valendo-se de técnica de stop-motion, imagens retiradas de quase quatro mil
pinturas feitas em diferentes tamanhos e suportes especialmente para serem
usadas nesse projeto. O filme alarga a ambição narrativa que Thiago Martins
de Melo demonstra em sua trajetória sem alterar a vontade de desafiar
narrativas que justifiquem práticas de dominação no país. Nesse sentido,
bárbara balaclava pode ser entendido como o esboço de uma contra-história
do Brasil, feita mais de sugestões ou pedaços do que de um discurso
escorreito e unificado.

Texto de Moacir dos Anjos




*EN Over a little more than a decade, the Brazilian artist Thiago Martins
de Melo developed a work in painting that is affirmed as one of the most
singular of his generation. In his works, almost always made in oil on
canvases of great dimensions, exposes the violence that the holders of the
real power of Brazil historically imposes to those who escape the norms
that establish or defy the privileges of class, color and gender that they
enjoy. In particular, his work focuses on the abuses of indigenous and
black populations in the country for centuries. In his first film -
barbarous balaclava, 2016 -, the artist edits and animates, using a
stop-motion technique, images taken from almost four thousand paintings
made in different sizes and supports specially to be used in this project.
The film broadens the narrative ambition that Thiago Martins de Melo
demonstrates in his trajectory without changing the will to challenge
narratives that justify practices of domination in the country. In this
sense, bárbara balaclava can be understood as the outline of a Brazilian
counter-history, made more of suggestions or pieces than of a unified and
streamlined discourse. Text by Moacir dos Anjos*

Biografias:
Thiago Martins de Melo nasceu em São Luis do Maranhão em 1981, onde vive e
trabalha. O artista participou de diversas exposições institucionais, tais
como: such as Queermuseu - Cartografias da diferença na América Latina,
Santander Cultural, Porto Alegre (2017); 6° Prêmio Marcantonio Vilaça, MuBE
– Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, São Paulo (2017); Soft Power.
Arte Brasil, Kunsthal Kade, Amersfoort (2016); Dakar Biennale, Dakar,
(2016); Histórias da Infância, MASP, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo
(2016); Entre-temps... Brusquement, et ensuite, 12e Biennale de Lyon, Lyon
(2013); Imagine Brazil, Astrup Fearnley Museet, Oslo (2013); Convite à
Viagem – Rumos Artes Visuais, Paço Imperial, Rio de Janeiro (2012); To be
with art is all we ask, Astrup Fearnley Museet, Oslo (2012); Dos Percursos
e das Poesias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza (2012).

Moacir dos Anjos é pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, onde
coordena, desde 2009, o projeto de exposições Política da Arte. Foi diretor
do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM (2001-2006), Recife, e
pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN – Transnational Art,
Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador
do pavilhão brasileiro (Artur Barrio) na 54ª Bienal de Veneza (2011),
curador da 29ª Bienal de São Paulo (2010), co-curador da 6ª Bienal do
Mercosul, Porto Alegre (2007), e curador do 30º Panorama da Arte
Brasileira, Museu de Arte Moderna (2007), São Paulo. Foi curador das
mostras coletiva Cães sem Plumas (2014), no MAMAM, A Queda do Céu (2015),
no Paço das Artes, São Paulo, Adornos do Brasil Indígena – Resistências
Contemporâneas (2016), no SESC Pinheiros, São Paulo, e Emergência (2017),
no Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro. Foi também curador de exposições
retrospectivas dos trabalhos de Cao Guimarães (2013), no Itaú Cultural, e
de Jac Leirner (2011), na Estação Pinacoteca, ambas em São Paulo. Publica
regularmente em revistas acadêmicas e catálogos de exposição. É autor,
entre outros, dos livros Local/Global. Arte em Trânsito (Zahar, 2005),
ArteBra Crítica (Automátia, 2010) e Contraditório (Cobogó, 2017), além de
editor de Pertença, Caderno_SESC_Videobrasil 8, São Paulo
(SESC/Videobrasil, 2012).

Até *Until*
*29.07*
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