[ARENA] Exposição Teimosia de Tentar . Sónia Borges . CRU Galeria . 9 Junho [Patrícia do Vale]

Patricia do Vale patricia.do.vale gmail.com
Terça-Feira, 5 de Junho de 2018 - 15:33:17 WEST

Inauguração da exposição Teimosia de Tentar, de Sónia Borges, com curadoria de Patrícia do Vale, dia 9 de junho (16h-20h), na CRU Galeria (Rua do Rosário 211 Porto).

Nesta exposição Sónia Borges dá-nos a ver desenhos que refletem histórias, pensamentos e memórias, que saltam das páginas do caderno que a acompanha no seu caminho. Este registo mais imediato revela-nos um gesto em contraponto com as ilustrações trabalhadas em composições mais detalhadas num outro tempo, sempre no traçado da linha desenhada pela caneta Pilot 0.4.

Atravessada pela necessidade de desenhar como forma de resistência, e de resiliência no papel de contadora de histórias desenhadas, TEIMOSIA DE TENTAR apresenta ainda o livro de artista Gosto De Ti, e um conjunto de objetos, ilustrações e livros da artista.

"TEIMOSIA DE TENTAR é uma exposição frágil mas determinada, composta por desenhos vindos de vários cadernos onde rabisco parte(s) de mim. Em folhas arrancadas revelo assumidas tentativas de concretizar um desejo que só por mim foi imaginado. Aceito o inacabado, o erro, o imperfeito, o impulso atabalhoado... (Ar)risco no castanho para fugir do colorido e me refugiar no preto. Algures, permito que um rasgo de cor abane as minhas certezas, mas em momentos de dúvida volto à minha linha segura...
Numa teimosia que me caracteriza hei-de sempre tentar sair da linha... e à linha voltar!” SB

Iniciado em Mirandela em 1981, o caminho de Sónia Borges passou pela Faculdade de Belas Artes do Porto onde se licenciou em Pintura, cidade onde continua a percorrer trilhos no seu papel de ilustradora freelancer e de artista-educadora no Museu de Serralves, onde também ilustra e concebe as folhas de atividades para famílias sobre as exposições. Conta com vários livros publicados, como O Riscas e A Menina Triste, cujo texto e ilustração são seus, e Vermelho de dar Dó, um livro-CD do Brasil com texto e música de Cristiano Gouveia. Desenvolve outros projetos de ilustração, como Where is Mister M?, um boneco que viaja pelo mundo, de mão em mão, partilhando fotografias do seu percurso e coleccionando histórias, lugares e pessoas.

::

Teimosia de Tentar
Sónia Borges
Curadoria Patrícia do Vale