[ARENA] Seminário Crítico de Criação e Cultura na Era Digital - #1: Humano Digital

Fátima São Simão fatimasss gmail.com
Segunda-Feira, 5 de Fevereiro de 2018 - 21:05:13 WET


O UPTEC recebe, no dia *9 de fevereiro*, o primeiro *Seminário Crítico de
Criação e Cultura na Era Digital.* A sessão, com o *tema Humano Digital,
vai decorrer às 10h no Polo Criativo do UPTEC* (Praça Coronel Pacheco,
Porto).


"Narrativas das e-culturas e um novo conceito de ser humano" vai ser o
tópico da manhã, apresentado pelo Professor Doutor José Teixeira Coelho. A
sessão continuará com um diálogo entre um performer e artista visual que
questiona as relações entre a máquina e o homem, um engenheiro especialista
em inteligência artificial, e um engenheiro que tem refletido sobre a
interação entre a arte e a programação/videojogos.

Humano Digital é o primeiro de três seminários que querem lançar uma
reflexão crítica sobre as relações entre a era digital e a cultura nas
sociedades e economias contemporâneas.

*--*

*UPTEC hosts, on February 9, the first Critical Seminar on Art and Culture
in the Digital Age. The session, under the theme Human Digital, will be
held at 10:00 am at the UPTEC Creative Center (Praça Coronel Pacheco,
Porto).*

*"e-Culture narratives and a new concept of human being" will be the main
topic will be, by Professor José Teixeira Coelho. The session will go on to
a dialogue with a performer and visual artist who has been reflecting on
the relations between the machine and the man; an engineer specialized in
artificial intelligence, and an engineer with a wide experience in the
reflection about the interaction between art and
programming/videogames. Digital Human is the first of three seminars that
intend to launch a critical reflection on the relations between the digital
era and culture in contemporary societies and economies.*




*José Teixeira Coelho*:

Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do grupo
de estudos Culturas Computacionais no Instituto de Estudos Avançados
(IEA-USP). Autor, entre muitos outros, do Dicionário Crítico de Política
Cultural e de História Natural da Ditadura (Prémio Portugal Telecom de
Literatura 2007), foi diretor do MAC -Museu de Arte Contemporânea da USP e
curador-coordenador do MASP - Museu de Arte de São Paulo.

*Professor Emeritus of the University of São Paulo (USP), he is the
coordinator of the research group Computational Cultures and Humanities at
the Institute of Advanced Studies (IEA-USP), and of the Graduate Program on
Cultural Policy at the Itaú Cultural Institut, São Paulo (University, of
Girona, Spain). Author, among many others, of Critical Dictionary of
Cultural Policy and Natural History of Dictatorship (Portugal Telecom Award
for Literature 2007). He was director of the MAC - Museum of Contemporary
Art of USP and chief-curator of the MASP - Art Museum of São Paulo.*

*Daniel Pinheiro*:

Performer e artista visual, tem explorado, entre outros, o conceito de
*Telematic
Art*, utilizando o vídeo como ferramenta e a internet enquanto plataforma,
procurando aproximar as duas linguagens num só objeto de expressão, ao
mesmo tempo desvendando um público desconhecido, incógnito. Neste âmbito,
tem desenvolvido uma reflexão sobre o mundo em que vivemos, e em particular
sobre como a natureza abstrata de um movimento transmídia permite alterar
as noções de espaço, de presença, privacidade e, entre outras, fazer parte
da revolução do lugar/posição do espectador e performer.

*Performer and visual artist, he has been exploring, among others, the
concept of Telematic Art, using video as a tool and the internet as a
platform, aiming to bring the two languages into a single object of
expression, and at the same time 'uncovering' an unknown audience. In this
context, he is developing a reflection about the world, and in particular
on how the abstract nature of a transmedia movement changes the notions of
space, presence, privacy, on the one hand; and, on the other hand, may
configure a revolution of the place / position of the spectator and the
performer.*



*Luís Sarmento*:

Engenheiro mecânico, mestre em inteligência artificial e doutorado em
engenharia informática (Universidade do Porto), tem investigado sobre
Inteligência Artificial, com enfoque especial em Processamento de Linguagem
Natural (PLN) e Aprendizagem Automática. Colaborou com várias empresas
(como a Portugal Telecom e a Amazon), e é atualmente CTO da TonicApp.com,
uma *startup* dedicada ao desenvolvimento de ferramentas de produtividade
para médicos. Em 2017 foi orador convidado do TedXPorto onde abordou a
temática da Inteligência Artificial e as suas implicações na sociedade.

*Graduated as mechanical engineer, he has a master degree in artificial
intelligence and a PhD in computer engineering (University of Porto). He
has been researching on Artificial Intelligence, with a special focus on
Natural Language Processing (NLP) and Automatic Learning. He has
collaborated with several companies (such as Portugal Telecom and Amazon)
and is currently CTO in TonicApp.com, a start-up dedicated to the
development of productivity tools for health professionals. In 2017 he was
guest speaker at TedXPorto, where he addressed the theme of Artificial
Intelligence and its implications on society.*

*Marcos Cuzziol*:

Engenheiro Mecânico (Instituto de Ensino de Engenharia Paulista), é mestre
e doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde
permanece investigador no IEA-USP. Enquanto desenvolvedor de jogos, é
sócio-fundador da Perceptum Software Lda.  É gerente do núcleo de Inovação
/ Observatório do Instituto Itaú Cultural. Os principais temas de atividade
são: jogos, realidade virtual, comportamento artificial, e arte e
tecnologia.

*Graduated as mechanical engineer (Institute of Engineering Education, São
Paulo**), he has a master degree and a PhD in Arts at the School of
Communications and Arts (ECA-USP), where he remains a researcher at the
IEA-USP. As a game developer, he is founding partner of Perceptum Software
Ld. He is the Manager of the Innovation Centre /Observatory of the Itaú
Cultural Institute (São Paulo). His main subjects of activity are: games,
virtual reality, artificial behavior, and art and technology.*
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