[ARENA] Sistema Solar (Tarrafal) no Planetário do Porto

miguel leal ml virose.pt
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 - 23:19:54 WEST


Olá a todos

No âmbito do Encontro A Glimmer of Freedom, que terá lugar na FLUP e no Planetário do Porto, apresento amanhã, dia 19 e sexta, dia 20, na dome do Planetário a instalação “Sistema Solar (Tarrafal)”, em ambos os dias das 16 h às 19h.
A entrada é livre em todas as sessões do Encontro.

abraços

ml




Encontro A Glimmer of Freedom. Tarrafal - silêncios, resistências e existências

19 de outubro | 9h45 | sala do DCTP (FLUP) e Planetário do Porto

Na origem deste Encontro encontra-se o estudo desenvolvido no âmbito da curadoria da exposição A Glimmer of Freedom no espaço correspondente ao complexo prisional do Tarrafal (vide http://apexart.org/exhibitions/bruno.php). O conceito curadorial e os diversos processos criativos dos artistas participantes, em interação, desencadearam perspetivas de interpretação e interrogações que exigiam diálogos interdisciplinares. Surgiu, então, o projeto de realização de um Encontro sobre a Colónia Penal/Campo de Trabalho do Tarrafal (história, memória e significação das memórias) durante o período de permanência da exposição (8.04 – 6.05 de 2017), funcionando os dois eventos de forma complementar, com ligação em tempo real, via internet. Não foi possível a concretização, nessa altura. Contudo, a experiência do exercício de curadoria e da residência artística na cidade do Tarrafal, a comunicação e colaboração estabelecidas com as comunidades locais e a resposta dos diversos públicos às criações artísticas e questões implícitas sedimentaram o propósito.

A Glimmer of Freedom. Tarrafal – silêncios, resistências e existências pretende concretizar o diálogo entre várias áreas de investigação, a História, a História da Arte, as Artes Plásticas, a Sociologia, a Filosofia e a Literatura, contribuindo para o estudo desta instituição prisional e de outras da mesma natureza, bem como para a reflexão sobre as alterações de significado dos registos (quer factuais quer memórias individuais circunstanciais) nos vários contextos políticos e culturais.

Programa

Entrada Livre

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20171018/322d224a/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA