[ARENA] Festival de artes digitais traz para Lisboa e Almada pioneiros no campo da arte interactiva

Pedro Ângelo pangelo void.io
Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2016 - 16:12:26 WEST


Os artistas Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, pioneiros no campo da arte interactiva, são os homenageados na segunda edição do PLUNC - Festival de Artes Digitais e Novos Media, que decorre entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro em Lisboa e Almada. Christa e Laurent trazem ao festival 4 obras que reflectem sobre o valor da arte na actualidade, os conceitos do olhar e da atenção e ainda um foco em sistemas generativos e seres biológicos e artificiais. Os portugueses Filipa Tomaz e Filipe Pais, o inglês James Auger e o norte-americano Ben Grosser são os outros convidados do festival, numa edição de forte cariz especulativo e que recebe ainda nove projectos de artistas selecionados na OPEN CALL internacional. Além das instalações, o PLUNC conta ainda com performances, workshops e talks sobre arte e tecnologia. A entrada é livre, com excepção dos workshops.

No total, a segunda edição do PLUNC contará com a presença de 15 artistas, 11 obras interactivas em exposição, 4 workshops, 3 performances e várias talks, que estarão espalhadas nas zonas ribeirinhas das cidades de Lisboa e Almada, mantendo-se assim os dois conceitos que definem a identidade do festival. A aproximação e ligação entre as margens do rio Tejo e o foco na interactividade como uma das áreas das artes digitais e novos media. Os pólos de exposição são, do lado de Lisboa, na Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações, e do lado de Almada, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, além de várias actividades espalhadas por outros espaços de ambos os lados do rio, como as performances no Ginjal Terrasse e talks e workhops na FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e na FCT/UNL - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Os workshops, que abordarão temáticas como o hacking, design, desenho e arqueologia dos media, já estão com inscrições abertas. Para se inscrever basta enviar um email para info  plunc.pt <mailto:info  plunc.pt> indicando o nome do workshop e enviando uma pequena bio. O número de vagas é limitado e a selecção é feita por ordem de inscrição. 

Recomposing the Web: Writing Software to Investigate Software por Ben Grosser inspira-se em trabalhos de net art, tactical media e hacktivismo de forma a desconstruir a web e perceber o impacto do software nas nossas vidas. James Auger traz-nos um workshop de design especulativo Rethinking Smart questionando o papel que os designers podem desempenhar ao nível dos problemas sociais complexos que enfrentamos, para além dos produtos “smart” básicos. Através de Circa Diem, Filipa Tomaz propõe o desenho, programação e montagem de um conjunto de dioramas que reflectem uma narrativa na paisagem. Workshop também existente na versão famílias com a construção de postais e pop-ups interactivos. Finalmente Antonio Quiroga Waldthaler apresenta um workshop sobre arqueologia dos media em From e-Waste to Sound Device, onde se transforma lixo electrónico e equipamentos obsoletos em objectos sonoros e que culmina com uma performance sonora com o orientador e os formandos numa das noites do festival.

Pode consultar os detalhes dos workshops e a programação completa do festival no nosso site: http://www.plunc.pt/ <http://www.plunc.pt/>
 
Imprensa Plunc
press  plunc.pt <mailto:press  plunc.pt> 



Mais informações acerca da lista ARENA