[ARENA] Fwd: Inauguração/Opening: Hernâni Reis Baptista "Dog Eat Dog", sexta/friday 9 Set 22:00

hernâni reis baptista hernanidosreis gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Setembro de 2016 - 13:32:10 WEST


Sismógrafo:
Hernâni Reis Baptista "Dog Eat Dog"

View this email in your browser
<http://us3.campaign-archive1.com/?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=5b0992bd9a&e=02a33170e1>




Hernâni Reis Baptista

DOG EAT DOG

*Curadoria de / Curated by Óscar Faria*


*Inauguração/Opening:*
sex/fri 9 Set/Sep 22:00

*Até/Until:*
8 Out/Oct 2016, qui–sáb/thu–sat 15:00–19:00

*Conversa com o artista / Talk with the artist:*
sáb/sat 8 Out/Oct 2016, 17:00


sismografo.org
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=4c05ab7869&e=02a33170e1>
facebook.com/sismografo
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=6afba46108&e=02a33170e1>

[português]


*Ringo Star*

Há um devir
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=b312d77e8f&e=02a33170e1>
cor na exposição “Dog Eat Dog”, de Hernâni Reis Baptista. Melhor, há um
devir cores: vermelho e azul, sobretudo. São esses tons que unem os
diferentes planos da mostra: o chão, as esculturas, as pinturas. Os matizes
escolhidos pelo artista definem também aquilo que de abstracto, minimal, se
encontra nas salas do Sismógrafo. Os objectos como que se querem confundir
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=1459afc5da&e=02a33170e1>
com o seu suporte: o vinil que cobre o pavimento não só sublinha e agarra
um território, mas também aponta para uma série de tradições:
neo-plasticismo, suprematismo, neo-concretismo. É um artifício, porque se
trata de um material industrial, produzido em massa, sem qualquer
intervenção do autor. Pode assim dizer-se que aqui o monocromo funciona
contra a estética
<http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=d1b01a30ae&e=02a33170e1>,
como se fosse uma disputa entre Adorno e Greenberg: sim, a autonomia da arte
moderna
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=0ed11c03b7&e=02a33170e1>
também inclui “factos sociais”
<http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=130964a892&e=02a33170e1>,
os quais não devem ser separados dos elementos formais de uma obra.

Um segundo dado a ter em conta na análise da exposição de Hernâni Reis
Baptista é essa espécie de “agilidade”
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=a30fce66c1&e=02a33170e1>
que, de algum modo, procura definir um percurso sobre o território
monocromático. “Agility” é o nome dado a um dos desportos caninos
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=e597c4c166&e=02a33170e1>
mais populares, uma espécie de hipismo para cães. Esta prova serviu de
inspiração para uma nova série de esculturas
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=21552b52bd&e=02a33170e1>,
que procuram estabelecer linhas de fuga a essa herança, constantemente
recuperada pelo capitalismo: a da arte abstracta – o suicídio de Rothko é o
caso mais trágico dessa apropriação dos valores intrínsecos de uma obra,
como é exemplo a encomenda feita pelo restaurante Four Seasons, em Nova
Iorque, abandonada durante o processo da realização das pinturas. Há, pois,
que tentar uma vez mais: pôr à prova esta aporia. Fazer de novo, para
falhar de novo.

Existe, portanto, algo que se insinua entre as franjas de uma cor pura, sem
mácula, mas ainda assim a cor do sangue, vermelho ou azul, conforme o
estatuto social de quem o possui, nobre ou proletário. Se o hipismo é um
desporto geralmente associado aos estratos mais favorecidos, o “agility” é,
sem dúvida, um entretenimento popular – nesta modalidade qualquer animal,
seja rafeiro
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=bd4416f4bc&e=02a33170e1>,
arraçado
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=163347bc1e&e=02a33170e1>
ou com raça
<http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=bb65ccea8b&e=02a33170e1>,
pode ser inscrito. O desejo de sair destes condicionalismos – sejam eles
históricos ou sociais –, é uma das propostas de Hernâni Reis Baptista com
esta exposição. Consciente desta realidade – a da luta de classes –, o
artista propõe mais um plano de evasão: uns olhos azuis
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=e730e8a879&e=02a33170e1>
de um cão, que surge entre as imagens do vídeo apresentado na exposição. A
aparição deste animal entre a natureza, ele próprio em fuga da sua
domesticidade
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=e6545d54d1&e=02a33170e1>,
constitui esse convite à aventura, que apenas se experimenta quando se está
atento ao mundo. No filme existem outros elementos vegetais e minerais.
Planos alquímicos também: nada se perde, tudo se transforma.

A uma estética cómoda opõe-se um atrito
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=dc47114f30&e=02a33170e1>,
um incómodo: o chão que pisamos, os obstáculos
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=8352af79b8&e=02a33170e1>
que superamos, o entretenimento que fruímos constituem outras tantas
metáforas para definir o contexto artístico actual. Uma variação da
expressão idiomática “Dog Eat Dog”, título da exposição, foi usada, em 43
a.c., pelo estudioso romano Marcus Tarentius Varro, num sentido contrário
ao actual – na sua origem
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=f8ce22e7c2&e=02a33170e1>
ela serviu ao escritor para dizer, em sentido metafórico, que, ao contrário
dos humanos, um cão não comeria um seu semelhante. Hoje, esta frase é usada
para descrever “uma situação na qual as pessoas farão tudo para terem
sucesso
<http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=3da7439ce3&e=02a33170e1>,
mesmo que aquilo que façam magoe terceiros”.

Entre o doméstico
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=9f6d53e84e&e=02a33170e1>
e o selvagem
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=2f1d1f21d5&e=02a33170e1>,
entre a abstracção e a figuração, entre o luxo e o desperdício, a exposição
de Hernâni Reis Baptista traduz essa dificuldade de fazer acontecer uma
mostra enquanto cor pura, que uiva, ladra, rosna, mostra os dentes e,
espera-se, morda onde mais doer
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=42cab5bdaa&e=02a33170e1>.
Talvez por isso, a imagem de um cão, deitado na relva, com a língua de
fora, seja a que sintetiza esta mostra: cansado, mas feliz. É preciso
continuar.

*

*Hernâni Reis Baptista* (Vila do Conde, 1986) vive e trabalha no Porto. É
licenciado em Artes Plásticas – Multimédia, pela Faculdade de Belas Artes
da Universidade do Porto, onde foi selecionado com o prémio de aquisição da
exposição de finalistas em 2013. Começou a expor em 2011, de onde se
destacam as exposições colectivas “CAVE”, na SOLAR, Galeria de Arte
Cinemática (Vila do Conde, 2012), “Sem Quartel”, no Sismógrafo (Porto,
2014), “SVEART” Saint Vincent European Art (Itália, 2012), “Terreno”, na
Kubik Gallery (Porto, 2013) e “Tarmacadame” (Porto, 2016), entre outras.
Apresentou individualmente “Mesa” e “Falha” no Espaço Campanhã (Porto, 2011
e 2013), “Tropismos”, no Espaço Vésta (Porto, 2015), “T-1000”, na Floating
Islands, Maus hábitos (Porto, 2015) e "Intraduzibilidade,
Untranslatability, Unübersetzbarkeit”, no Klub Genau, a par do festival de
arte “KARAT, the ocean and the river” (Colónia, Alemanha, 2013). Participou
também em residências artísticas na qual se destaca a “360o Context and
Process”, pela Triangle Network no espaço Hangar (Lisboa, 2015). Trabalha
maioritariamente com instalação, escultura, video, e diversos processos
digitais.
[english]


*Ringo Star*

There is a becoming
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=93121a1b9a&e=02a33170e1>
colour in the exhibition "Dog Eat Dog", by Hernâni Reis Baptista. Rather,
there is a becoming colours: red and blue, mainly. These are hues that
unite the different plans in the show: the ground, the sculptures, the
paintings. The shades chosen by the artist also define what of abstract,
minimal, can be found in the rooms of Sismógrafo. The objects are as if
they wish to be confused
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=b4ce321ee3&e=02a33170e1>
with their standing place: the vinyl covering the floor not only emphasizes
and holds a territory, but also points to a number of traditions:
neo-plasticism, suprematism, neo-concretism. It's an artifice, because it
is an industrial material, mass produced, without any intervention of the
author. It can thus be said that here the monochrome works against the
aesthetics
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=592797ccd4&e=02a33170e1>,
like a dispute between Adorno and Greenberg: yes, the autonomy of modern art
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=55f809d3a4&e=02a33170e1>
also includes "social facts"
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=165585acfb&e=02a33170e1>,
which should not be separated from the formal elements of a piece.

A second thing to take into account in the analysis of Hernâni Reis
Baptista’s exhibition is that kind of "agility"
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=a6daa81761&e=02a33170e1>
which, somehow, seeks to define a route on the monochrome territory.
“Agility” is the name given to one of the most popular canine sports
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=7185cfc44a&e=02a33170e1>,
a sort of equestrianism for dogs. This competition was the inspiration for
a new series of sculptures
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=6d0f5c6071&e=02a33170e1>,
trying to establish escape routes to that heritage, constantly recovered by
capitalism: the abstract art – Rothko’s suicide is the most tragic event
regarding that appropriation of the intrinsic value of a work, as
exemplified by the commission made ​​by the Four Seasons restaurant in New
York, abandoned during the process of realization of the paintings. So, it
must be tried again: testing this aporia. Do it again, to fail again.

There is, afterall, something that insinuates itself between the fringes of
a pure colour, unblemished, yet the colour of blood, red or blue, depending
on the social status of the one it belongs to, noble or proletarian. If
equestrianism is a sport usually associated with the more favored social
strata, agility is undoubtedly a popular entertainment – in this one, any
animal, whether mutt
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ffa01daa85&e=02a33170e1>,
crossed
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=4f3473000c&e=02a33170e1>
or breed
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=201718724a&e=02a33170e1>,
can be admitted. The desire to get out of these constraints – whether
historical or social – is one of the proposals of Hernâni Reis Baptista
with this exhibition. Aware of this reality – of the class struggles –, the
artist proposes another escape plan: the blue eyes
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=0aabe78c3e&e=02a33170e1>
of a dog, which show up between the images of the video displayed in the
exhibition. The appearance of this animal among nature, fleeing from its
domesticity
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ab2b98a63e&e=02a33170e1>,
makes an invitation to adventure, which can only be experimented when one
is attentive to the world. In the film, there are other vegetable and
mineral elements. Alchemical shots also: nothing is lost, everything is
transformed.

To a comfortable aesthetic a friction
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=af3f6c771d&e=02a33170e1>
is opposed, a discomfort: the ground we walk on, the obstacles
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=68c93aa113&e=02a33170e1>
we overcome, the entertainment we enjoy, constitute metaphors to define the
current artistic context. A variation of the idiomatic expression "Dog Eat
Dog” was used in 43 a.c., by the Roman scholar Marcus Tarentius Varro, with
a meaning opposite to the present one – in its origin
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=5e3a2fda3d&e=02a33170e1>,
the writer wanted to say, metaphorically, that unlike humans, a dog would
not eat its fellow. Today, this sentence is used to describe "a situation
in which people will do everything to succeed
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=8b81c7c467&e=02a33170e1>,
even if what they do will hurt the other”.

Between the domestic
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=5f4b548e85&e=02a33170e1>
and the wild
<http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=877b3cb1d1&e=02a33170e1>,
between abstraction and figuration, between luxury and waste, the
exhibition by Hernâni Reis Baptista translates this difficulty to make a
show happen as a pure colour, that howls, barks, snarls, bares its teeth
and, hopefully, bites where it hurts the most
<http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=6e5a9501c0&e=02a33170e1>.
Perhaps this is why the image of a dog lying on the grass with its tongue
out, is the one that synthesizes this show: tired but happy. We must carry
on.

*

*Hernâni Reis Baptista* (Vila do Conde, 1986) lives and works in Porto. He
graduated in Visual Arts – Multimedia, at the Faculty of Fine Arts of
Porto, where he was awarded with the acquisition prize in the graduation
show, in 2013. He has been showing regularly since 2011, including the
group exhibitions “CAVE”, at SOLAR, Cinematic Art Gallery, (Vila do Conde,
2012), “Sem Quartel”, at Sismógrafo (Porto, 2014), “SVEART” Saint Vincent
European Art (Italy, 2012), “Terreno”, at Kubik Gallery (Porto, 2013) and
“Tarmacadame” (Porto, 2016), amongst others. His solo exhibitions include
“Mesa” and “Falha” at Espaço Campanhã (Porto, 2011 and 2013), “Tropismos”
at Espaço Vésta (Porto, 2015), “T-1000” at Floating Islands, Maus hábitos
(Porto, 2015) and "Intraduzibilidade, Untranslatability, Unübersetzbarkeit”
at Klub Genau, included in the art festival “KARAT, the ocean and the
river” (Cologne, 2013). He also participated in artist residencies such as
the "360º Context and Process", by the Triangle Network in space Hangar
(Lisbon, 2015). Hernâni Reis Baptista works mainly with installation,
sculpture, video, and various digital processes.

*Brevemente/Upcoming*


Outubro/October
*Diana Carvalho*
Exposição individual / solo exhibition


Cancelar subscrição
<http://sismografo.us3.list-manage.com/unsubscribe?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=d299507890&e=02a33170e1&c=5b0992bd9a>
/
Unsubscribe
<http://sismografo.us3.list-manage.com/unsubscribe?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=d299507890&e=02a33170e1&c=5b0992bd9a>

se acredita ter génio
ou se estima possuir apenas uma inteligência brilhante,
escreva para: mail  sismografo.org ou

Salto no Vazio
Praça dos Poveiros nº56,
1º andar, salas 1&2
4000-303 Porto


[image: Email Marketing Powered by MailChimp]
<http://www.mailchimp.com/monkey-rewards/?utm_source=freemium_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=monkey_rewards&aid=ab4eb899b20a1f87e612121f6&afl=1>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160907/b9a092e2/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA