[ARENA] CONVERSA com Pierre-Luc Vaillancourt + Júlio Mendes Rodrigo

miguel leal mig.vir gmail.com
Terça-Feira, 3 de Maio de 2016 - 15:11:08 WEST


CONVERSA com Pierre-Luc Vaillancourt + Júlio Mendes Rodrigo
Quinta feira, 5 de Maio de 2016, às 15 horas
Aula Magna - Faculdade de Belas Artes do Porto 
ENTRADA LIVRE
no âmbito do festival RAW TERRITORIES GATHERINGS

Evento no fb: https://www.facebook.com/events/231141413920331/

A conversa insere-se no âmbito do festival RAW TERRITORIES GATHERINGS, uma mostra de Cinema & Música que tem por ambição destacar a emergência de novos horizontes de criação subversiva. Esta iniciativa contempla ainda a vídeo-instalação "Lightning Lovers", patente na Galeria Cozinha da FBAUP entre os dias 02 a 07 de Maio. 

No decurso desta conversa os programadores do RAW TERRITORIES GATHERINGS, Pierre-Luc Vaillancourt e Júlio Mendes Rodrigo, procederão à contextualização do RAW TERRITORIES GATHERINGS sob uma perspectiva de alteridade transatlântica. Será ainda destacada a obra do realizador quebequense através de um foco de atenção particular na proposta audiovisual "Lightning Lovers".

Pierre-Luc Vaillancourt (Canadá)
É um realizador e investigador canadiano, radicado em Montreal. O seu trabalho, extremamente arrojado, estende-se pelos campos do cinema, do vídeo e da instalação. Os seus projectos têm sido financiados por diversas instituições, onde se incluem a European Commission, Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA, Europe), a Russian National Centre for Contemporary Arts. Os seus filmes e vídeos têm sido apresentados em locais como o Zagreb Museum of Contemporary Art, o Lausanne Underground Film Festival, a Kiev Foundation for Contemporary Art, o Festival du nouveau cinéma de Montréal, Fylkingen em Stockholm, Aynaligecit em Istanbul, Wro Art Center em Wrocław, Uplink em Tokyo, bem como em diversos outros festivais internacionais, museus e cinematecas. Pierre-Luc Vaillancourt, participou de forma activa na criação do Kina Klub, em Misnk, Vitebsk, Gomel e Grodno na República da Bielorússia. Recentemente foi convidado para apresentar o seu trabalho na Universidade Estatal de S. Petersburgo, na Universidade Bilkent, na Slovenska Kinoteka e no Moscow Studio of Individual Directing MIR.

http://www.icpce.org/

Júlio Mendes Rodrigo (Portugal)
Penafiel, 1973. História (FLUP), Museologia (FLUP), Arte Multimédia (FBAUP). Autor do livro Summa Techno(i)logicae, é também o apresentador do programa de rádio “O Arranca Corações”. Como resultado das investigações inerentes à sua principal área de interesse, a História das Ideias, edita com regularidade em várias publicações nacionais e estrangeiras. 
Enquanto conferencista destacam-se a sua participação em “RUMORI – celebração dos primeiros concertos da Orquestra de Intonarumori de Luigi Russolo”, na Sonoscopia, as Aulas Abertas de Artes Cénicas, no ISMAI, bem como em diversas comunicações apresentadas na Universidade Lucian Blaga de Sibiu, na Roménia.
Actualmente administra a ANDRÓMEDA – Agenciamento & Produção. Desenvolve paralelamente funções profissionais enquanto Técnico de Galeria, Biblioteca, Arquivos e Museu, no CCOP – Círculo Católico de Operários do Porto.

https://dieelektrischenvorspiele.wordpress.com/
https://andromedagenciamento.wordpress.com/



-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160503/0393b892/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA