[ARENA] INVITRO Lab - Ciclo de Workshops Danças Somáticas e Tecnológicas - 7 de março a 1 de abril 2016

INVITRO-Lab sec.invitrolab uab.pt
Segunda-Feira, 7 de Março de 2016 - 12:48:21 WET


Ciclo de Workshops Danças Somáticas e Tecnológicas #2 / Corporealidades Pós-humanas - 7 de março a 1 de abril 2016.

Durante o mês de março o INVITRO Lab acolhe o  programa Danças Somáticas e Tecnológicas #2. Este é um projeto de criação, produção e formação em Dança-tecnologia, concebido no âmbito geral do projeto Corporealidades Pós-humanas – Rede Festival Simpósio, lançado em 2014 quando da criação do Pólo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação na Universidade Aberta. O programa  propõe uma oportunidade singular para permear a reflexão transdisciplinar em torno da corporealidade e da corporealização na recente condição pós-humana.
Programa e formulário de inscrição disponíveis em: http://invitrolab.eu/programa-dancas-somaticas-e-tecnologicas-2/

O INVITRO Lab
Visão
“… percorrendo o caminho da transdisciplinaridade entre artefactos, experiências e pensamento criativo… em suma, na senda da construção e fruição de um mundo melhor.”
Transdisciplinaridade
Combinar pensamento e prática através de diferentes disciplinas. Construímos conhecimento com a ciência, tecnologia, arte e design através do desenvolvimento de artefactos tecnológicos criativos (aplicações, sistemas, ambientes e experiências).
Artefactos Tecnológicos
A nossa prática orienta-se primordialmente para o desenvolvimento e a experimentação de tecnologia: algoritmos, sistemas, ambientes, aplicações, arquitecturas, interfaces pessoa-computador, tecnologias multi-sensoriais e informativas, entre outras.
Investigação, desenvolvimento e experimentação
Orientamos a nossa investigação, desenvolvimento e experimentação para metodologias e abordagens inter- multi- e transdisciplinares que potenciem a criação de novo conhecimento, artefactos, experiências significativas e pensamento.
O Programa curatorial INVITRO desenvolve-se no enquadramento do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Experimentação Transdisciplinar de Artefactos Tecnológicos da Universidade Aberta/Artech-International. Este último é o resultado da articulação dinâmica de um núcleo de instituições e entidades associadas, e tem por missão acolher, implementar e ativar programas e projetos nacionais e internacionais, para o desenvolvimento, promoção, divulgação e formação no âmbito alargado da criatividade computacional. Neste contexto, o programa INVITRO: Ativação tem por âmbito apoiar a criação artística digital, estruturando-se sobre uma base tripla de ativação do ecossistema de apoio concertado e integral à criação, desde a formalização tecnológica à profissionalização e implementação na comunidade.
Missão
Trabalhar para o desenvolvimento e incentivo de artefactos tecnológicos baseados na intersecção inter-multi e transdisciplinar, colaboração entre sectores, inovação e pensamento criativo.
Albergar projetos de investigação e desenvolvimento;
demonstrar artefactos tecnológicos / exibi-los / experimentá-los;
constituir uma plataforma internacional para a partilha de conhecimento e pensamento criativo;
oferecer um laboratório de experimentação para os estudantes em fase de preparação de tese dos cursos de Doutoramento e Mestrado.
Resultados esperados
Artefactos tecnológicos (sistemas, aplicações, ambientes e dispositivos em contextos diversos).
Performances inter-setoriais, demonstrações, intervenções e experiências.
Estudos e relatórios.
Pensamento criativo.
Eventos de lançamento de projetos.
Membros fundadores
Universidade Aberta, CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Artech-International

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160307/fea1dcd5/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA