[ARENA] Inauguração/Opening: Thierry Simões "maqueiros II–IX; Traveller C", quinta/thursday 28 Jan 22:00

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Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2016 - 18:08:28 WET


Boa tarde,
Caso ainda não tenham visto, a Artecapital fez uma recomendação desta
exposição esta semana: http://artecapital.net/recomendacoes.php?ref=1023

Até breve,
Liz

2016-01-27 7:59 GMT+00:00 Sismógrafo <mail  sismografo.org>:

> Sismógrafo:
> Thierry Simões: "maqueiros II–IX; Traveller C"
>
> View this email in your browser
> <http://us3.campaign-archive2.com/?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=42bd58e7a7&e=0046895fa6>
>
>
>
> Thierry Simões
>
> maqueiros II–IX; Traveller C
>
>
>
> Inauguração/Opening: qui/thu 28 Jan 22:00
> até/until: 6 Fev/Feb 2016,
> qui–sáb/thu–sat 15:00–19:00
>
>
> sismografo.org
> <http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=05fbd5bc45&e=0046895fa6>
> facebook.com/sismografo
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=b4ce6909c9&e=0046895fa6>
>
> [português]
>
> O Sismógrafo abre o seu programa de exposições para 2016 com o regresso de
> Thierry Simões (Paris, 1968), que em 2014 apresentou a exposição “Merci”
> e agora propõe três obras inéditas: as caixas de gravuras *maqueiros
> II-VI* e *maqueiros VI-IX* e a escultura portátil *Traveller C*
> <http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ddfd207efb&e=0046895fa6>.
> Os dois volumes incluem, cada um, cinco provas de estado de uma mesma
> placa, em cobre, que tem sido riscada desde 2001 – o desenho nela inscrito,
> neste caso o fixado em 2007, foi também usado na publicação *Naevus,* com
> textos de Rui Baião, editado pela Abysmo em 2013.
>
> Em *maqueiros*
> <http://sismografo.us3.list-manage2.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=d54f03c77d&e=0046895fa6>
> interessa sobretudo sublinhar as variações que a prova original vai
> sofrendo ao longo do tempo, observando-se nessa duração um progressivo
> enegrecer das gravuras. Essa crescente escuridão
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=1fc74e71de&e=0046895fa6>
> é sobretudo obtida através da “maneira negra”, uma técnica de gravação a
> partir do qual se conseguem produzir nuances muito difíceis de obter com
> outros procedimentos, como um maior contraste entre as zonas de sombra e de
> luz. Os personagens que dão título às obras podem ser lidos como uma
> alegoria da interdependência dos humanos: os “maqueiros” seguem, tal como
> os escaladores, uma mesma direcção, mas, tal como estes, sempre ligados por
> uma corda, os condutores de macas necessitam um do outro para transportarem
> os corpos ao seu destino.
>
> No caso das gravuras de Thierry Simões, o longo caminho percorrido parece
> não ter fim– a série não é dada como acabada pelo artista – e a paisagem
> envolvente vai-se também alterando de uma forma perceptível, que é
> estabelecida em cada gravura. Se observarmos com atenção vêem-se não só
> pedras, ramos, teias de aranha, mãos e pés, sexos, mas também o crescer da
> noite, da vertigem
> <http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=4edc5f10e1&e=0046895fa6>,
> do diálogo entre o homem-árvore e o seu par, vindo de uma antiguidade
> próxima de Bruegel, o Velho
> <http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=7f9b069b7c&e=0046895fa6>.
> Há pois, um tempo indefinido, seja ele meteorológico, seja ele cronológico,
> que atravessa estes trabalhos, os quais, devido a essa condição parecem
> situar-se num limbo: parecem estar a acordar, sem ainda terem
> a consciência do mundo que os rodeia.
>
> *Traveller C* é uma escultura portátil que tem a sua origem numa obra
> apresentada em 2011, no Centro Comercial das Amoreiras em Lisboa, onde, a
> espaços, se ouvia uma voz a pedir às pessoas para depositarem, numa mesa
> situada diante de uma livraria, uma luva
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ef720b2e93&e=0046895fa6>
> supostamente perdida. O trabalho foi entretanto desenvolvido por Thierry
> Simões, que se tornou ele próprio um recolector dessa peça de roupa
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=8118b4a999&e=0046895fa6>,
> reunindo os seus achados num objecto portátil – uma mala de transportar uma máquina
> de escrever
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ac250ca7c0&e=0046895fa6>.
> Objecto poético, este depósito de ausências – a das mãos e a do aparelho
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=abed73b7ab&e=0046895fa6>
> –, acrescenta outros sentidos às gravuras *maqueiros*, que também podem
> ser lidas enquanto imagens de um tempo perdido, ao qual tentamos sempre
> regressar.
>
> [english]
>
> Sismógrafo starts its exhibition program for 2016 with the return of
> Thierry Simões (Paris, 1968), who in 2014 presented the exhibition entitled
> “Merci” and now proposes three new works: the etching boxes *maqueiros
> II-VI* and *maqueiros VI-IX* and the portable sculpture *Traveller C
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=ff5253ed62&e=0046895fa6>.
> *The two volumes each include five proofs of state from the same plate of
> copper, which has been scratched since 2001 – the drawing therein
> inscribed, in this case the one fixed in 2007, was also used in the
> publication *Naevus* with texts by Rui Baião, published by Abysmo in 2013.
>
> In *maqueiros* [stretcher bearers
> <http://sismografo.us3.list-manage1.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=d6ade8851d&e=0046895fa6>]
> its important to highlight the variations that the original proof undergoes
> over time, a duration in which can be observed a progressive blackening of
> the etchings. This increasing darkness
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=1b81e3942f&e=0046895fa6>
> is mostly obtained by the “black way”, an engraving technique from which
> is possible to produce shades very difficult to obtain with other
> procedures, such as a greater contrast between areas of light and shadow.
> The characters that give title to the works can be read as an allegory of
> human interdependence: the “stretcher bearers” follow, as climbers, a
> same direction, but like these, always connected by a rope, the stretcher
> drivers need each other to transport the bodies to their destination.
>
> In the case of the etchings by Thierry Simões, the road seems endless –
> the series is not considered as finished by the artist – and the
> surrounding landscape is also changing in a perceivable form, which is
> established in each proof. If we look carefully, we can see not only rocks,
> branches, cobwebs, hands and feet, sexes, but also the growing of the
> night, of the vertigo
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=cf2c49f367&e=0046895fa6>,
> of the dialogue between a man-tree and its partner, coming from an
> antiquity close to Bruegel, the Elder
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=84b87cb9e6&e=0046895fa6>.
> There is, therefore, an indefinite time, an indefinite weather, running
> through these works, which, because of this condition appear to be located
> in a limbo: they seem to be waking up, without even having the awareness of
> the world around them.
>
> *Traveller C* is a portable sculpture that has its origin in a work
> presented in 2011, in the Amoreiras shopping center in Lisbon, where, now
> and then, we would hear a voice asking people to deposit, in a table
> located in front of a bookstore, a glove
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=f08ec5d1e6&e=0046895fa6>
> supposedly lost. The work has since been developed by Thierry Simões, who
> became himself a collector of this garment
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=1f1461a76d&e=0046895fa6>,
> bringing together his findings in a portable object – a suitcase to carry a
> typewriter
> <http://sismografo.us3.list-manage.com/track/click?u=ab4eb899b20a1f87e612121f6&id=39efc8191e&e=0046895fa6>.
> Poetic object, this deposit of absences – the hand and the machine
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> – adds other meanings to the *maqueiros *etchings*, *which can also be
> read as images of a lost time, to where we always try to return.
>
> [brevemente/upcoming]
>
> Pedro Huet: “Walled” (exposição individual / solo exhibition)
> Inauguração/Opening 12 Fevereiro/February 2016
>
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