[ARENA] Planetário do Porto + FBAUP: Projeto "Beyond Blue Book", hoje, 17:00

Paulo Pereira paulo.pereira astro.up.pt
Sexta-Feira, 29 de Abril de 2016 - 14:28:43 WEST



BIBLIOTECA DO CAUP, 29 Abril, 17:00 — 6 Maio, 17:00 

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva acolhe o projeto "Beyond Blue Book", um momento expositivo realizado no âmbito do projeto final de Carolina Grilo Santos, que conclui este ano o curso de Artes Plásticas – Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Institucional. 

Os processos que partem deste meio de atelier artístico extravasam os seus limites e redefinem-se num outro lugar – neste caso a biblioteca do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto no edifício do Planetário do Porto – partindo para uma relação da ficção com o mundo real, com a ciência e com novos lugares. Este momento de exposição intitulada "Beyond Blue Book" define-se como um processo de devolução do formato de arquivo físico ao "Blue Book Archive", um arquivo de acesso online de todos os documentos pertencentes ao Projecto Blue Book (EUA). 

Na procura e investigação de diversas sub-partes deste arquivo, o interesse reside nos relatos, nas repetições e paradigmas de um documento e de um arquivo que lida com coisas tão palpáveis, como com descrições ambíguas e possibilidades remotas. No espaço, a disposição funciona como uma “extensão” da Biblioteca, acompanhando a sua carga visual com uma disposição quase-laboratorial, quase-científica e quase-oficial – trata-se de uma simulação, de uma visita a um momento imaginado construindo sobre os arquivos de uma realidade distante.

—
Carolina Grilo Santos (1993, Aveiro) é neste momento finalista do curso de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com especialidade no ramo de Multimédia, e trabalha como assistente de produção para Saco Azul Associação Cultural e de comunicação para Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural. No seu trabalho pessoal, envolve-se com questões e preocupações filosóficas, científicas, mas também muito pessoais, trabalhando com formas de expressão distintas como fotografia, vídeo, impressão, instalação, apropriação ou performance. Entre as suas experiências expositivas contam-se "O mais longe possível" (2016) na República das Artes em Vila Nova de Cerveira, "(Im)Possibilidades" (2016) na Cooperativa Árvore, a seleção para a exposição itinerante europeia "Notes on Tomorrow" (2016), organizada pela CreArt, e o momento performativo "mesmo longe nós existíamos, mas agora" (2015) na Biblioteca de Serralves, incluído no Projecto Sintoma.

cargocollective.com/carolinagrilosantos
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160429/8af42e25/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: Mail Attachment.png
Type: image/png
Size: 49832 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160429/8af42e25/attachment-0001.png>


Mais informações acerca da lista ARENA