[ARENA] Lançamento no PORTO (27 Abril – 22h) do livro INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS de Sandra Vieira Jürgens_PASSOS MANUEL

Sandra Vieira Jürgens sandravieirajurgens gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016 - 13:56:31 WEST


Lançamento do livro no Porto_ INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX _ de SANDRA VIEIRA JÜRGENS

Edição > Sistema Solar | Documenta / STET – livros e fotografias / IN.TRANSIT editions
(em parceria com o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)


um lançamento com a colaboração da INC. livros e edições de autor
4ª feira | 27 Abril | 22h00
Local > Passos Manuel, Porto
Rua de Passos Manuel n. 137 (ao Coliseu)
O lançamento do livro será seguido de uma sessão de DJ’s


Apresentação do livro por:
Fernando José Pereira (Artista plástico)
Miguel von Hafe Pérez (Curador)
Nuno Ramalho (Artista plástico)
Paulo Mendes (Artista plástico e curador)
Sandra Vieira Jürgens (Historiadora e crítica de arte)


EM MAIS DE 600 PÁGINAS, UMA HISTÓRIA SOBRE OS PROJECTOS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS INDEPENDENTES DESDE OS FINAIS DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XXI!
A influência e o papel que este fenómeno adquiriu tornam a sua referência essencial no contexto actual da arte contemporânea. A investigação inclui não apenas os espaços independentes, mas também associações, colectivos de artistas, exposições e a actividade de artistas-curadores. Com Courbet e Manet no século XIX, passando pelo modernismo português, pela cultura alternativa americana da década de setenta, pela ruptura da “Alternativa Zero” e “Depois do Modernismo”, o estudo termina na década de 90, com a emergência dos artistas-curadores e dos projectos e espaços expositivos independentes, da ZDB em Lisboa à Caldeira 213 no Porto. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS apresenta uma panorâmica sobre o pensamento e as práticas expositivas mais experimentais em Portugal, devidamente contextualizadas na situação internacional.

Sandra Vieira Jürgens
Filipa Valladares (STET)
Manuel Rosa (Documenta)
Paulo Mendes (IN.TRANSIT editions)






INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX, revela as condições de existência da cultura alternativa, as qualidades e as características transitórias, efémeras, os processos instáveis e informais de ocupação e de instalação que caracterizam as práticas artísticas independentes.
Como surgiram e evoluíram os projectos expositivos independentes que, ao longo do século XX, redefiniram o conceito de arte, artista, espaço de exposição e prática curatorial?

Tendo em vista fundamentar uma perspectiva da história da arte atenta ao papel dos artistas-curadores e dos colectivos de artistas, este estudo centra-se no século XX, tomando como ponto de partida o contexto do século XIX, onde encontramos as razões e os germes do sistema alternativo que se consolidou no século seguinte e continua determinante nos dias de hoje.


TEMAS E CONCEITOS
INDEPENDÊNCIA ARTÍSTICA nos séculos XIX e XX, as acções dos artistas que desafiaram o sistema académico e salonista, criando novas condições para o aparecimento de exposições privadas e independentes.

AUTONOMIA dos artistas em relação à jurisdição estatal e ao mercado de arte, com o desenvolvimento de estratégias transgressivas num sistema centrado nas figuras do galerista e do crítico de arte.

ALTERNATIVA e esferas de actuação emergentes a partir dos anos sessenta, resultado da crítica ao sistema institucional da arte, com repercussões na constituição de uma rede de espaços e estruturas colectivas.

INFORMALIDADE e projectos de colaboração de artistas-curadores, baseados em opções de autogestão, com projectos de curta duração e práticas artísticas e curatoriais com novos formatos de cariz experimental.

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS revela as condições de existência da cultura alternativa, as qualidades e as características transitórias, efémeras, os processos instáveis e informais de ocupação e de instalação que caracterizam as práticas artísticas independentes.
_ _ _
Disponível em >
Sistema Solar | Documenta _http://www.sistemasolar.pt/pt/produto/212/instalacoes-provisorias-independencia-autonomia-alternativa-e-informalidade-artistas-e-exposicoes-em-portugal-no-seculo-xx/
STET – livros e fotografias / http://stet-livros-fotografias.com/?lang=en
IN.TRANSIT editions [ tm_936396964 ]
+
INC. livros e edições de autor _ http://blog.inc-livros.pt/
_ _ _
Brevemente em todas as livrarias!
_ ­_ ­ _
Apareçam!!!!
_ _ _
‪#‎instalaçõesprovisórias
#‎instalaçõesprovisóriaslivro
#intransiteditions
#stet
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20160420/97092b1c/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA