[ARENA] EXPOSIÇÃO > Encerra dia 16 Setembro > PICTURES and CREAM _ The confidential report of the life and opinions of Tristram Shandy & friends _ Volume 1 _ EXPOSIÇÃO _
paulo mendes
paulomendes21 gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Setembro de 2015 - 10:42:25 WEST
PICTURES and CREAM
The confidential report of the life and opinions of
Tristram Shandy & friends
VOLUME 1
um projecto comissariado por _ a project curated by _ Paulo Mendes
para _ for _ Cristina Guerra Contemporary Art
< 09 Jul - 16 Set >
< até 16 de Setembro >
com a participação de_
*A Practice for Everyday Life,*
*Adriano Amaral**, *
*André Cepeda, *
*António Júlio Duarte, *
*António Olaio, *
*Carla Filipe, *
*Christian Andersson, *
*Erwin Wurm, *
*Fabrizio Matos, *
*Fernando Calhau, *
*Filipa César, *
*Gilbert & George, *
*Jérémy Pajeanc, *
*Jim Shaw, *
*João Onofre, *
*João Paulo Ferreira / Cineground**, *
*João Pedro Trindade, *
*John Baldessari, *
*Jorge Molder, *
*Julião Sarmento, *
*Lawrence Weiner, *
*Mafalda Santos, *
*Maria Trabulo, *
*Matt Mullican, *
*Mike Kelley, *
*Mirka Lugosi, *
*Non-verbal Club, *
*Óscar Alves / Cineground**, *
*Paul McCarthy, *
*Pedro Pousada, *
*Pierre Candide, *
*R2, *
*Raymond Pettibon, *
*Richard Prince, *
*Rosângela Rennó, *
*Rui Toscano, *
*Tatjana Doll e *
*Von Calhau.*
*Exposição na Cristina Guerra Contemporary Art localizada na Rua Santo
António à Estrela, 33, em Lisboa e com o website www.cristinaguerra.com
<http://www.cristinaguerra.com>. Esta exposição estará aberta ao público
entre 9 de Julho e 16 de Setembro de 2015.*
*Terça a Sexta das 12:00h _ 20:00h > Sábado entre as 15:00h _ 20:00h
> Encerra ao Domingo e SegundaTuesday to Friday > 12 am to 8 pm > Saturday
> 3pm to 8pm > Closed Sunday and Monday*
Esta exposição propõe uma deambulação narrativa por histórias e biografias
ficcionadas. É um projecto expositivo em processo e um estudo especulativo
sobre a criação e construção de narrativas e personalidades. São exibidas
obras, objectos e documentação que nos remetem para nascimentos e mortes,
filosofia e viagens, casamentos e traições, fraudes e obsessões.
O ponto de partida para pensar este projecto, o MacGuffin que desencadeia
esta intriga, é o livro *The Life and Opinions of Tristram Shandy,
Gentleman*, escrito e editado por Laurence Sterne, entre 1759 e 1768, na
Inglaterra do século XVIII e que constitui uma sátira às convenções e a
referenciais clássicos da literatura. A partir deste (pre)texto
abordar-se-á a autoficção – noção híbrida situada entre a autobiografia e a
novela, na fronteira entre o verdadeiro e o falso – que pode considerar-se
uma forma de expressão característica da arte contemporânea. Com efeito,
seja através da invenção de pseudónimos, de alter-egos e de vidas
imaginárias, ou de auto-retratos ficcionados, máscaras e próteses, muitos
foram os artistas/criadores a ensaiar mediante mitologias pessoais, o
desenvolvimento de novas maneiras de representar/expressar a transformação
da sua persona. ──────────────────────────────────────
Os criadores produzem uma constante releitura do caos desta cultura global,
anulando distinções entre criação e cópia, ready-made e trabalho original.
As noções de criação e originalidade esbatem-se nesta contínua “samplagem”
da paisagem cultural. Manipulando formas e formatos pré-estabelecidos, os
artistas contemporâneos servem-se delas para descodificar modelos e
produzir outras correntes de realidade, ou seja, narrativas alternativas.
As narrativas contemporâneas são permanentemente fragmentadas e
descentradas, o presente retrata-se numa dimensão anti-narrativa, herdeira
de Warhol, Debord ou Godard. Não existe uma história linear, mas várias
histórias que se desenvolvem simultaneamente. A narrativa clássica explodiu
numa pluralidade de micro-narrativas – estamos perante uma realidade
estilhaçada, um *cadavre exquis* de escritas múltiplas. Cada vez mais os
artistas criam projectos que envolvem processos de investigação e uma
utilização crítica do material visual e documental. Essa prática
cartográfica resulta aqui como noutros casos numa montagem *site-specific*,
envolvendo uma implicação performativa do participante, activando o
espectador, integrando-o nesta exposição-instalação.
Uma exposição-instalação é uma exposição enquanto dispositivo. É uma
exposição sem começo nem fim, uma transformação orgânica do espaço, em
processo. Uma exposição-instalação é um fragmento no tempo em que um
conjunto de obras e coisas foram convocadas para um encontro temporário e
improvável. Uma fracção de tempo onde todas as contribuições, visuais e
documentais, funcionam como uma exposição, uma instalação total, um objecto
único que pode ser visitado, caminhado, penetrado. Algo transitório e
imaterial no seu conjunto, na sua leitura – que no momento que termina a
exposição se separa, se desmaterializa, ganhando cada elemento, cada obra,
novamente autonomia, individualidade, que provisoriamente foi partilhada
num projecto total.
─── Este projecto propõe uma reflexão sobre as diferentes possibilidades de
ensaiar a prática da curadoria, na sua dimensão conceptual e espacial, nos
seus formatos referenciais, tanto imaginários como materiais. Um conjunto
de trinta e oito criadores, artistas plásticos, cineastas e designers são
convocados a manipular as suas máquinas de ficção, através de suportes como
o cinema, o vídeo, a fotografia, a pintura, o desenho, o cartaz ou a
instalação.
Como transformar um livro num objecto? ─────────────── Como transformar um
livro numa exposição? ───────────────── E uma galeria num livro?
─────────────────────────────── Como pode um livro perder a sua vocação
primeira de leitura para se transformar num objecto espacial complexo?
──────────────── Será possível tridimensionalizar um livro numa
exposição-instalação? ─────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
#PICTURES and CREAM, The confidential report of the life and opinions of
Tristram Shandy & friends, Volume 1, é um projecto comissariado por Paulo
Mendes para a Cristina Guerra Contemporary Art em Lisboa, com a
participação de_
*A Practice for Everyday Life, **Adriano Amaral**, André Cepeda, António
Júlio Duarte, António Olaio, Carla Filipe, Christian Andersson, Erwin Wurm,
Fabrizio Matos, Fernando Calhau, Filipa César, Gilbert & George, Jérémy
Pajeanc, Jim Shaw, João Onofre, **João Paulo Ferreira / Cineground**, João
Pedro Trindade, John Baldessari, Jorge Molder, Julião Sarmento, Lawrence
Weiner, Mafalda Santos, Maria Trabulo, Matt Mullican, Mike Kelley, Mirka
Lugosi, Non-verbal Club, **Óscar Alves / Cineground**, Paul McCarthy, Pedro
Pousada, Pierre Candide, R2, Raymond Pettibon, Richard Prince, Rosângela
Rennó, Rui Toscano, Tatjana Doll e Von Calhau. *
*> **https://www.facebook.com/events/1437408859916576/1440442576279871/
<https://www.facebook.com/events/1437408859916576/1440442576279871/>*
*http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php
<http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php>*
*#picturesandcream*
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
*www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org>*
*[artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]*
www.planogeometrico.com
www.youtube.com/user/paulomendesvideo
paulomendes21 gmail.com
<+351> 936396964
Rua do Heroísmo 13
4300-258 PORTO
PORTUGAL
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20150904/d47e88d1/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA