[ARENA] EXPOSI플O > Encerra dia 16 Setembro > PICTURES and CREAM _ The confidential report of the life and opinions of Tristram Shandy & friends _ Volume 1 _ EXPOSI플O _

paulo mendes paulomendes21 gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Setembro de 2015 - 10:42:25 WEST


PICTURES and CREAM

The confidential report of the life and opinions of
Tristram Shandy & friends

VOLUME 1



um projecto comissariado por _ a project curated by _ Paulo Mendes
para _ for _ Cristina Guerra Contemporary Art

< 09 Jul - 16 Set >
< at 16 de Setembro >


com a participa豫o de_


*A Practice for Everyday Life,*

*Adriano Amaral**, *

*Andr Cepeda, *

*Antnio Jlio Duarte, *

*Antnio Olaio, *

*Carla Filipe, *

*Christian Andersson, *

*Erwin Wurm, *

*Fabrizio Matos, *

*Fernando Calhau, *

*Filipa Csar, *

*Gilbert & George, *

*Jrmy Pajeanc, *

*Jim Shaw, *

*Joo Onofre, *

*Joo Paulo Ferreira / Cineground**, *

*Joo Pedro Trindade, *

*John Baldessari, *

*Jorge Molder, *

*Julio Sarmento, *

*Lawrence Weiner, *

*Mafalda Santos, *

*Maria Trabulo, *

*Matt Mullican, *

*Mike Kelley, *

*Mirka Lugosi, *

*Non-verbal Club, *

*scar Alves / Cineground**, *

*Paul McCarthy, *

*Pedro Pousada, *

*Pierre Candide, *

*R2, *

*Raymond Pettibon, *

*Richard Prince, *

*Rosngela Renn, *

*Rui Toscano, *

*Tatjana Doll e *

*Von Calhau.*


*Exposi豫o na Cristina Guerra Contemporary Art localizada na Rua Santo
Antnio  Estrela, 33, em Lisboa e com o website www.cristinaguerra.com
<http://www.cristinaguerra.com>. Esta exposi豫o estar aberta ao pblico
entre 9 de Julho e 16 de Setembro de 2015.*


*Tera a Sexta das 12:00h _ 20:00h > Sbado entre as 15:00h _ 20:00h
> Encerra ao Domingo e SegundaTuesday to Friday > 12 am to 8 pm > Saturday
> 3pm to 8pm > Closed Sunday and Monday*







Esta exposi豫o prope uma deambula豫o narrativa por histrias e biografias
ficcionadas.  um projecto expositivo em processo e um estudo especulativo
sobre a cria豫o e constru豫o de narrativas e personalidades. So exibidas
obras, objectos e documenta豫o que nos remetem para nascimentos e mortes,
filosofia e viagens, casamentos e trai寤es, fraudes e obsesses.


O ponto de partida para pensar este projecto, o MacGuffin que desencadeia
esta intriga,  o livro *The Life and Opinions of Tristram Shandy,
Gentleman*, escrito e editado por Laurence Sterne, entre 1759 e 1768, na
Inglaterra do sculo XVIII e que constitui uma stira s conven寤es e a
referenciais clssicos da literatura. A partir deste (pre)texto
abordar-se-á a autoficção – noção híbrida situada entre a autobiografia e a
novela, na fronteira entre o verdadeiro e o falso – que pode considerar-se
uma forma de expresso caracterstica da arte contempornea. Com efeito,
seja atravs da inven豫o de pseudnimos, de alter-egos e de vidas
imaginrias, ou de auto-retratos ficcionados, mscaras e prteses, muitos
foram os artistas/criadores a ensaiar mediante mitologias pessoais, o
desenvolvimento de novas maneiras de representar/expressar a transforma豫o
da sua persona. ──────────────────────────────────────


Os criadores produzem uma constante releitura do caos desta cultura global,
anulando distin寤es entre cria豫o e cpia, ready-made e trabalho original.
As noções de criação e originalidade esbatem-se nesta contínua “samplagem”
da paisagem cultural. Manipulando formas e formatos pr-estabelecidos, os
artistas contemporneos servem-se delas para descodificar modelos e
produzir outras correntes de realidade, ou seja, narrativas alternativas.
As narrativas contemporneas so permanentemente fragmentadas e
descentradas, o presente retrata-se numa dimenso anti-narrativa, herdeira
de Warhol, Debord ou Godard. No existe uma histria linear, mas vrias
histrias que se desenvolvem simultaneamente. A narrativa clssica explodiu
numa pluralidade de micro-narrativas – estamos perante uma realidade
estilhaada, um *cadavre exquis* de escritas mltiplas. Cada vez mais os
artistas criam projectos que envolvem processos de investiga豫o e uma
utiliza豫o crtica do material visual e documental. Essa prtica
cartogrfica resulta aqui como noutros casos numa montagem *site-specific*,
envolvendo uma implica豫o performativa do participante, activando o
espectador, integrando-o nesta exposi豫o-instala豫o.

Uma exposi豫o-instala豫o  uma exposi豫o enquanto dispositivo.  uma
exposi豫o sem comeo nem fim, uma transforma豫o orgnica do espao, em
processo. Uma exposi豫o-instala豫o  um fragmento no tempo em que um
conjunto de obras e coisas foram convocadas para um encontro temporrio e
improvvel. Uma frac豫o de tempo onde todas as contribui寤es, visuais e
documentais, funcionam como uma exposi豫o, uma instala豫o total, um objecto
nico que pode ser visitado, caminhado, penetrado. Algo transitrio e
imaterial no seu conjunto, na sua leitura – que no momento que termina a
exposi豫o se separa, se desmaterializa, ganhando cada elemento, cada obra,
novamente autonomia, individualidade, que provisoriamente foi partilhada
num projecto total.


─── Este projecto propõe uma reflexão sobre as diferentes possibilidades de
ensaiar a prtica da curadoria, na sua dimenso conceptual e espacial, nos
seus formatos referenciais, tanto imaginrios como materiais. Um conjunto
de trinta e oito criadores, artistas plsticos, cineastas e designers so
convocados a manipular as suas mquinas de fic豫o, atravs de suportes como
o cinema, o vdeo, a fotografia, a pintura, o desenho, o cartaz ou a
instala豫o.
Como transformar um livro num objecto? ─────────────── Como transformar um
livro numa exposição? ───────────────── E uma galeria num livro?
─────────────────────────────── Como pode um livro perder a sua vocação
primeira de leitura para se transformar num objecto espacial complexo?
──────────────── Será possível tridimensionalizar um livro numa
exposição-instalação? ─────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────
───────────────────────────────────────────────────────────────



#PICTURES and CREAM, The confidential report of the life and opinions of
Tristram Shandy & friends, Volume 1,  um projecto comissariado por Paulo
Mendes para a Cristina Guerra Contemporary Art em Lisboa, com a
participa豫o de_

*A Practice for Everyday Life, **Adriano Amaral**, Andr Cepeda, Antnio
Jlio Duarte, Antnio Olaio, Carla Filipe, Christian Andersson, Erwin Wurm,
Fabrizio Matos, Fernando Calhau, Filipa Csar, Gilbert & George, Jrmy
Pajeanc, Jim Shaw, Joo Onofre, **Joo Paulo Ferreira / Cineground**, Joo
Pedro Trindade, John Baldessari, Jorge Molder, Julio Sarmento, Lawrence
Weiner, Mafalda Santos, Maria Trabulo, Matt Mullican, Mike Kelley, Mirka
Lugosi, Non-verbal Club, **scar Alves / Cineground**, Paul McCarthy, Pedro
Pousada, Pierre Candide, R2, Raymond Pettibon, Richard Prince, Rosngela
Renn, Rui Toscano, Tatjana Doll e Von Calhau. *



*> **https://www.facebook.com/events/1437408859916576/1440442576279871/
<https://www.facebook.com/events/1437408859916576/1440442576279871/>*



*http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php
<http://www.cristinaguerra.com/exhibition.current.php>*


*#picturesandcream*






IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

*www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org>*

*[artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]*


www.planogeometrico.com
www.youtube.com/user/paulomendesvideo
paulomendes21  gmail.com
<+351> 936396964
Rua do Herosmo 13
4300-258 PORTO
PORTUGAL
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
-------------- prxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20150904/d47e88d1/attachment-0001.html>


Mais informa寤es acerca da lista ARENA