[ARENA] Opening friday / Inauguração sexta: Jason Simon "In and Around the Ohio Pen" + Seminar/Seminário "Beyond the clouds" 27-28 Maio/May

Sismógrafo mail sismografo.org
Quarta-Feira, 27 de Maio de 2015 - 14:39:36 WEST


Sismógrafo: Jason Simon
Seminário e Exposição / Seminar and Exhibition
View this email in your browser                         
 


 
Jason Simon

In and Around the
Ohio Pen

 
Inauguração/Opening

sex/fri 29 Mai/May 22:00
até/until 27 Jun
qui-sáb/thu-sat 16:00-20:00

 
Seminário/Seminar

Beyond the Clouds: Publics/Archives
com/with Jason Simon e/and Óscar Faria
27+28 Mai/May 18:00-21:00

 
sismografo.org
facebook.com/sismografo
[português]
  

Na próxima sexta-feira, dia 29, é inaugurada, no Sismógrafo, a exposição “In and Around the Ohio Pen”, de Jason Simon (Boston, 1961). A mostra é antecedida pelo seminário “Para além das Nuvens: Públicos/Arquivos”, que o artista norte-americano e o curador Óscar Faria propõem hoje e amanhã. Esta iniciativa tem como objectivo principal uma aproximação à obra de Jason Simon, nomeadamente através de algumas questões suscitadas não só através de exposições e textos por si produzidos ao longo dos últimos trinta anos, mas também a partir do trabalho desenvolvido no âmbito dos grupos de artistas Parasite e Orchard.

“In and Around the Ohio Pen” toma o título do vídeo homónimo apresentado no âmbito da exposição. Composto quase inteiramente por um filme Super-8 rodado numa única tarde, em 1990, quando morava em Columbus, Ohio, esta obra surge na sequência de uma série trabalhos, num processo ainda em aberto, focados na extensa colaboração entre o cineasta Chris Marker e o curador e escritor William Horrigan.

No vídeo, Simon e Horrigan visitam uma prisão abandonada enquanto o piano de Marker fornece uma banda sonora improvisada. Horrigan interrompe ocasionalmente as filmagens, brinca e lê a partir da sinalética e graffiti encontrados que contribuem para o simbolismo negligente da prisão. Nos cerca de sessenta e cinco anos decorridos entre a música, a filmagem e a edição que os reuniu, Ohio Pen faz convergir as relações reais e imaginadas entre estes colaboradores distantes.

Adicionalmente, Simon propõe quatro impressões fotográficas que partindo de Ohio Pen assumem formas muito diversas. Sublation Services revela uma compilação de e-mails enviados por Jason Simon, através dos quais se aborda a questão da legendagem de trabalhos realizados por vídeo-artistas que circulam em eventos de arte internacionais, numa tentativa de introduzir conteúdo discursivo nesse contexto. Correctional Radio é literalmente uma colagem feita com base na gama de rádios transistores, em plástico transparente, aprovada pelo sistema prisional norte-americano e produzidos por um único fabricante de electrónica, Sangean. El Mundo Rio, 3837 Broadway revela a cabine de projeção de um antigo cinema próximo da casa de Simon, agora espetacularmente esvaziado de todos os elementos com excepção daquele portal. In and Around the Ohio Pen: Crackers é uma imagem retirada do filme, na qual se observam as latas e as bobines nas quais a banda sonora do vídeo foi armazenada. As fotografias rejeitam um estilo ou referente singular ou unificador: em vez disso, um texto, uma colagem, uma vista arquitectónica e uma captura de um “frame” indicam uma série de possíveis conexões com o vídeo.

Vagueando entre as ervas daninhas e vidros partidos de uma prisão estatal, o tempo é processado nas relações que fundamentam esses espaços e tecnologias passados. Simon e Horrigan trabalharam juntos em Columbus, Ohio, onde Horrigan também realizou uma série de projectos relevantes com Marker. Jason Simon organizou posteriormente uma exposição sobre a história curatorial de Horrigan intitulada “Having Been Described in Words” (Orchard Gallery, 2006). Nos últimos anos, sublinham-se os seus projectos focados nos legados de filmes e vídeos de artista em instituições de ensino e mercados de distribuição; e o destino de um vasto e activo arquivo de fotografias encerrado na sequência de uma disputa laboral. Estes últimos tópicos estarão na base de “Para além das Nuvens: Públicos/Arquivos”.
 
 
[english]
  

On Friday, the 29th, the exhibition “In and Around the Ohio Pen” by Jason Simon (Boston, 1961), opens at Sismógrafo. The show is preceded by the seminar “Beyond the Clouds: Publics/Archives” which the north-american artist and curator Óscar Faria propose today and tomorrow. This initiative approaches the work of Jason Simon, including some issues raised not only through exhibitions and texts he produced over the last thirty years, but also from the work carried out under the artists' groups Parasite and Orchard.

The exhibition takes its title from a new video entitled In and Around the Ohio Pen. Comprised almost entirely of Super-8 film shot in a single afternoon in 1990 when he lived in Columbus, Ohio, the film adds to Simon’s ongoing, if occasional, portrait of the working bond between filmmaker Chris Marker and the curator and writer William Horrigan. Here, Simon and Horrigan tour an abandoned prison while Marker’s piano provides an improvisational soundtrack. Horrigan occasionally interjects, pantomimes and reads from the found signage and graffiti that speak to the prison’s derelict symbolism. In the sixty-five or so years between the music, the filming, and the edit that put them together, Ohio Pen coalesces around imagined and real relations between these distant collaborators.

Additionally, Simon presents four photographic prints that take their cues from Ohio Pen in starkly divergent ways: in a collection of one-sided emails, Sublation Services proposes a subtitling exchange among video artists circulating in international art venues, all the better to return discursive content to the medium; Correctional Radio collages the range of transistor radios made by a single electronics manufacturer, Sangean, in prison-approved clear plastic; El Mundo Rio, 3837 Broadway shows the projection booth of a former movie theater near Simon’s home, now spectacularly empty of all elements save this portal; and In and Around the Ohio Pen: Crackers, taken directly from the final image of the film, preserves as a still the tins and spools in which the film’s sound track was stored. The photographs reject a singular or unifying style or address: instead, a text, a collage, an architectural view and a frame grab indicate a range of possible connections to the video.

Wandering in the overgrown weeds and broken glass of the state prison, time is rendered in the relationships that underlie these passing sites and technologies. Simon and Horrigan worked together in Columbus, Ohio, where Horrigan also commissioned a series of major projects with Marker. Simon subsequently organized an exhibition about Horrigan’s curatorial history entitled “Having Been Described in Words”. And in recent years, related projects have focused on legacies of artists’ films and videos in educational institutions and distribution markets; and the disposition of a large and active photo archive closed in the wake of a labor dispute. These last topics will be the focus of "Beyond the Clouds: Publics/Archives".
 
 

Seminário com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Seminar with the support of Luso-American Development Foundation
 

CANCELAR SUBSCRIÇÃO / UNSUBSCRIBE

se acredita ter génio
ou se estima possuir apenas uma inteligência brilhante, 
escreva para: mail  sismografo.org
ou Salto no Vazio
Praça dos Poveiros nº56,
1º andar, sala 1.
4000-303 Portoqui–sáb / thu–sat
 

 
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20150527/3bf2cb29/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA