[ARENA] #projectos_edgar_massul #galeria_trem #museu_municipal_faro #exposição_arte_contemporânea #last_days

Edgar Massul edmac mac.com
Terça-Feira, 9 de Setembro de 2014 - 14:39:36 WEST


Galeria Trem | Museu Municipal de Faro

Edgar Massul, teu espelho, 2014 
areia e água da Ria Formosa, tela, sacas de serapilheira, dimensões variáveis.
Edgar Massul
#other free works
24 de Julho - 27 de Setembro, 2014
July 24 - September 27, 2014
inauguração | opening: 
quinta feira, 24 de julho, 19h
thursday, July 24, 7pm
Galeria Trem
Rua do TREM, n.º 5, 
8000 Faro
Portugal
Terça-feira a Sábado 11h30 às 19h
Tuesday - Saturday 11:30am - 7pm
Telf.: 289 804 197
Museu Municipal de Faro
Praça Dom Afonso III 14, 
8700-767 Faro
Portugal
Terça a sexta das 10h às 19h
Tuesday - Friday 10am - 7pm
Telf.: 289 870 827
http://www.cm-faro.pt
ENTRADA LIVRE | FREE ADMISSION
T’avonde, no dialeto algarvio, significa basta. O termo deriva do latim abundare. A nova exposição do artista Edgar Massul, #other free works, é concebida a partir do espaço que atualmente o rodeia, o Algarve. E neste espaço ele tenta penetrar nos subtextos que abundam na região. A sua obra é um processo de constante desvelamento: nada está feito, as obras necessitam de tempo e são constituídas por tempo e espaço, mais do que de qualquer outra matéria. Nas paredes de uma ruína, à beira da Ria Formosa, o artista planeou escrever t’avonde. A obra não realizada concretiza-se na imagem do cartaz da exposição. Ao apropriar-se de um termo arcaico, da mesma maneira que os algarvios se apropriaram do latim, Massul assina um manifesto sutil mas efetivo: basta. Basta de ruínas que a contemporaneidade produz e descarta. Ruínas de um património material e imaterial, natural e construído.
A exposição integra três núcleos de obras, que se dividem entre a Galeria TREM e o Museu Municipal de Faro. O primeiro núcleo, na galeria, é composto pela instalação -teu espelho, 2013 - um tanque construído com areia e água da Ria Formosa. Água e areia são elementos que se movem, que se adequam ao espaço, que se absorvem. Todo o processo será fotografado e o resultado afixado nas paredes da galeria que se convertem numa timeline. O espelho de Massul é reflexivo na medida em que o artista permite à matéria que se ajuste, que se adapte, que assuma a sua impermanência. Não é um reflexo cego, mas uma atitude pensada.
No Museu Municipal, que outrora foi uma fábrica de cortiça, Massul vai instalar uma peça no centro do claustro, - thermal body(mother), 2013 -. A matéria aqui é a cortiça queimada de S. Brás – restos que sobreviveram ao incêndio que devastou a serra algarvia e que destruiu parte de uma cultura secular, a dos sobreiros. À volta desta peça, que funciona como um totem ancestral, ainda informe, o artista expõe os seus desenhos, feitos de matéria orgânica – lama, folhas e frutos esmagados sobre o papel. - das tuas margens, algumas plantas espremidas, 2014 - é um conjunto de desenhos, em técnica mista, que revelam e escondem a sua origem natural. No papel pressentimos os rastos, mas o que vemos é o resultado de uma organização trabalhada do e no espaço. Se a matéria é orgânica e se o processo revela o caos presente na natureza indomada, o resultado é domesticado pelo artista que concebe e experimenta texturas, traços, cores e manchas.
A obra de Edgar Massul necessita de tempo. Para ser feita, para ser apreciada, para existir. As peças que ele compôs, ao longo da sua vasta carreira, não são demasiadas. Porque o artista não tem pressa em produzir. Ele negoceia com os objetos que lhe vão ditando formas, maneiras, modos. É uma obra sobretudo matérica: cada objeto diz, na sua textura específica, de onde procede. Não diz para onde vai, porque aponta sempre para o infinito da multiplicidade de sentidos que as coisas simples possuem. E a simplicidade não é fácil. É preciso estar atento para que a obra, na sua delicadeza, se revele.
Para fechar o ciclo, ou para reiniciá-lo, o artista apresenta-nos um livro, - formosa, a love story book, 2014 -. Técnica mista sobre papel, encadernado de maneira artesanal. Como na peça que expôs no Centro de Artes de Sines, em 2010, onde o artista escrevia e ocultava um poema de Al Berto com a terra da região, o seu livro também esconde e revela uma história por trás das muitas histórias que ele decide contar: as histórias de uma ria, de suas margens que ora aprisionam, ora se expandem em busca do mar ao fundo. O caminho da ria é no fundo uma deambulação pelas terras, é um adiamento da chegada ao mar. A ria é um compósito de matérias, de formas, de percursos. E está tão presente que se torna, muitas vezes, invisível. E a arte de Massul tem esta função: revelar o invisível ou ajudar-nos a voltar a ver. Entre a impermanência da matéria orgânica e a permanência da memória das coisas, o seu trabalho dialoga com a arte mais contemporânea e com a natureza ancestral.
T’avonde significa basta. Mas significa também que já nada é necessário, porque já se tem o suficiente. Na arte nunca se tem o suficiente, quer-se sempre mais. #other free works é uma exposição que dá continuidade ao projeto de curadoria da Galeria Trem, realizado pela licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Faro. Com este trabalho completam-se dois anos de colaboração intensa e profícua. O convite ao artista Edgar Massul foi feito no sentido de celebrar o fim de um ciclo e o princípio de um novo ano de parceria. Porque a sua obra, como disse no começo, é um processo que não para, que se expande, que se reinventa e que volta, ciclicamente, ao começo.
+ info:	mais imagens
edgar massul archive
In the Algarvian regionalism the expression t’avonde means it is enough. The term derives from the Latin verb abundare. Edgar Massul’s new exhibition, #other free works, was designed starting from the space that presently surrounds it - the Algarve. In this space, Massul attempts to penetrate the subtexts which abound in that Southern region of Portugal. His work is a process of permanent unveiling: nothing is complete, each piece needs time, and is constituted of time and of space, more than any other matter. The artist planned to write t’avonde on the walls of a ruin by the Ria Formosa, Faro lagoon.The unfulfilled work is materialized on the poster announcing the exhibition. By taking possession of an archaic expression, the way that the Algarve dwellers took possession of Latin, Massul is signing a subtle but poignant manifesto: enough. Enough of ruins produced and discarded by our times; the ruins of a material and immaterial heritage, both natural and constructed.
The exhibition presents three sets of wroks, spread through the spaces of TREM Gallery and Faro Municipal Museum. The first set is an installation in the gallery:- teu espelho, 2013 [your mirror, 2013] - a tank is built from sand and water of the Ria Formosa Lagoon. Water and sand are moving elements; they adjust to space, and absorb one another. The whole process is to be photographed, and the resulting pictures will be hung on the walls of the gallery, which will thus convert into a timeline. Massul’s mirror is a reflective piece, to the extent that the artist enables the matter to adjust, to adapt itself, to assume its characteristic impermanence. This is not a blind reflection, but a well pondered attitude.
The Municipal Museum, which was once a cork transformation factory, hosts a piece at the centre of the cloisters - thermal body(mother), 2013. The material used is burnt cork from S. Brás – or, its remains from the huge fire that devastated the hills in that part of inland Algarve, burning down a considerable portion of the centenary culture of the cork tree. This piece works as a still shapeless ancestral totem - around it, the artist shows his drawings made of organic matter – mud, leaves and fruits squashed on paper. -das tuas margens, algumas plantas espremidas [a few squashed plants from your banks], 2014 - is a set of mixed media drawings, which simultaneously reveal and hide their natural origin. What we sense on the paper are the tracks; but what we see is the result of a well wrought organization, of and on space. If matter is organicand the process revealing of the chaos present in unbridled nature, the result is domesticated by the artist, who conceives and experiments textures, traces, colors, and blots.
Edgar Massul’s works demand time. Time to be built, time to be appreciated, and time to come into being. The pieces he composed along his already vast career are not excessive. The artist is not at a haste to produce; he rather negotiates with the objects, which thus dictate the shapes, the modes, the ways. This is above all a work of the matter: in its specific texture, each object tells of whence it comes. It does not say where it goes, since it always points at the infinity of the multiplicity of meanings that exists in simple things. And simplicity is not easy. It requires attention so that the work reveals itself in its fineness.
Closing the circle - or, rather restarting it - the artist offers a book - formosa, a love story book, 2014. Mixed media on paper, hand bounded. Just as in the piece Massul exhibited at Sines Art Centre in 2010: writing while hiding a poem by Al Berto with the crimson earth of the region; so his book now hides and reveals a yet untold story behind the many stories he decides to tell: the stories of a lagoon, its banks that either withhold, or expand in search of the sea beyond.The path to the lagoon is after all a stroll through the marshes; it delays the arrival at sea. The lagoon is complexity made of matters, shapes, routes. And so present is it that often it becomes invisible. The art of Massul also has this function: to reveal the invisible, or to lead us into seeing once again. Firm between the impermanence of organic matter, and the permanence of the memory of things, Massul’s work is a constant dialogue with most contemporary art and most ancestral nature.
T’avonde means it is enough. But it means also nothing is needed any longer, because one has sufficient already. One never has enough in art, one always wants more. The exhibition #other free works is produced within the curatorship of Trem Galery, a joint project of the graduation in Visual Arts, Universidade do Algarve, and Faro Municipality. This work marks the completion of two years of an intense and productive collaboration. The invitation to Edgar Massul was meant to commemorate the end of a cycle and the beginning of a new year of partnership. Because his work, as stated above, is a non-stopping process, always expanding, ever reinventing, and cyclically returning to the starting point.
+ info:	more images
edgar massul archive
the artist extends his gratitude to the following people:
Mirian Tavares - Zoe Doria - Pedro Nogueira - Pedro Cabral Santo - Tiago Batista - Xana - Bertílio Martins - Marco lopes - Silvia Vieira - Guy Pedro Vieira - Paulo Duarte Filipe - Fernando Macedo - Emilia Piedade - Nuno Nascimento Rodrigues - Jorge Guerreiro - Pedro Ferré - Sandra Boto - Vitor Reia - Bruno Silva - Isa Mestre - Ricardo Pereira - Carlos Boita - Ana Isabel Soares - Pedro Monteiro Santos - Pedro Cabrita Reis - Patricia Garrido - João Pinharanda - Helena Freitas - ...
PARCEIROS INSTITUCIONAIS | INSTITUTIONAL PARTNERS

APOIO À EXPOSIÇÃO | EXHIBITION SUPPORT


Campus Gambelas, 
FCHS, edificio 1, sala 2.24
8005-139 Faro, Portugal

secretaria.ualg  ciac.pt
www.ciac.pt
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140909/5624cfb9/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA