[ARENA] Georges Didi-Huberman, sábado, 29/03, 16 h

miguel leal ml virose.pt
Terça-Feira, 25 de Março de 2014 - 23:11:19 WET


Conferência com Georges Didi-Huberman
Auditório do Museu de Serralves
Apresentação/moderação de António Preto

29 de Março 2014
16 horas

«Cinema e poesia : Godard face a Pasolini»
Sinopse: Interrogar-se-ão os laços e as «desligações» entre Godard e Pasolini em torno da questão da natureza «poética» do cinema. Nomeadamente, evocar-se-ão os contributos dos formalistas russos, as questões da metalinguagem em Godard e a da inocência poética em Pasolini.

«Cinéma de poésie : Godard face à Pasolini» (comunicação em francês)
Il s’agira d’interroger les liens et les « déliaisons » entre Godard et Pasolini autour de la question de la nature « poétique » du cinéma. On évoquera notamment les apports des formalistes russes, les questions du métalangage chez Godard et de l’innocence poétique chez Pasolini.

A conferência será dada em Francês mas haverá tradução simultânea para um número limitado de membros do público.

Conferência organizada por:
i2ADS/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e projecto YMAGO

Com o apoio de:
Fundação de Serralves, Institut Français, Alliance Française de Porto, ISCAP/IPP, ESMAE/IPP, Reitoria da Universidade do Porto, DgArtes/Governo de Portugal, FCSH-UNL e Público

Bilhetes à venda em Serralves (5€)
Número limitado de bilhetes gratuitos para membros do i2ADS e estudantes da FBAUP. Reserva, compra e levantamento de bilhetes na bilheteira de Serralves.

Fundação de Serralves 
T: 226156500
E: serralves  serralves.pt
M: Rua D. João de Castro, 210, Porto


/////

Georges Didi-Huberman

Filósofo e historiador de arte, lecciona “antropologia do visual” na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.
Nas duas últimas décadas, tem procedido a uma aprofundada crítica dos fundamentos vasarianos, panofskianos e neo-kantianos com que a história de arte se habituara a operar. Em obras como Devant l’image (1990), L’Image survivante (2002) ou Imagens apesar de tudo(trad. pt. 2012), e apoiado em referências teóricas como Warburg, Benjamin, Freud e Deleuze, tem assumido o parti pris por uma atitude interpretativa que considere a complexidade problemática e contraditória da imagem, bem como as dimensões empáticas, éticas e políticas da mesma.
A vasta constelação de referências teóricas, artísticas e literárias (incluindo Baudelaire, Proust, Joyce, Bataille, Beckett), e a montagem de saberes que Didi-Huberman opera (história, psicanálise, filosofia, fenomenologia, entre outros), concorrem para a concepção de um tempo histórico caracterizado por anacronismos, por temporalidades impuras, dialécticas, prenhes de sobrevivências e de fantasmas. Este tempo constitui o correlativo do “sintoma”, ou seja do símbolo aberto e “sobre-determinado” que Freud teorizou e que Didi-Huberman propõe como paradigma para a investigação nas artes.
Autor prolífico, tem mais de 30 livros publicados sobre diferentes artistas e autores, como Fra Angelico, Botticelli, Marey, Brecht, Giacometti, Pasolini, Turrell, Harun Farocki, os minimalistas americanos (Judd, Morris, etc), mas também sobre objectos e temas antropológicos, a fotografia e o cinema, a teoria e as questões de método.
Em Imagens apesar de tudo debruça-se sobre o “inimaginável” da Shoah, que tende a obliterar tanto as quatro imagens fotográficas que sobreviveram à “Solução final” como a imaginação daqueles que passaram pelos campos, ou mesmo as montagens cinematográficas de Renoir, Lanzmann e Godard, entre outros. Didi-Huberman contrapõe com veemência o valor das imagens – tão lacunares quanto necessárias – na história e para a constituição do conhecimento histórico, distinguindo a semelhança da falsa aparência e da assimilação identitária, visando romper a barreira fetichista e afirmar como a imagem pode, apesar de tudo, tocar o real.

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140325/175c94b0/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: poster_serralves.jpeg
Type: image/jpg
Size: 61098 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140325/175c94b0/attachment-0001.jpg>


Mais informações acerca da lista ARENA