[ARENA] Fw: Oculto #8: Quinta 06 _ 22.30h___ A Second Life Meeting

alexandre estrela alexandre_estrela yahoo.com
Terça-Feira, 4 de Março de 2014 - 15:08:49 WET



Oculto #∞
Quinta, 6 de Março 22h30
Encontro entre Kool Aid Man (AKA Jon Rafman) 
e Vitos Flores (AKA Silvestre Pestana)
 
Desde Setembro de 1930, data da célebre visita de Aleister Crowley a Fernando Pessoa (e do seu misterioso desaparecimento na Boca do Inferno), que Lisboa não presenciava um encontro tão mágico e poético como o que vai ocorrer no Oporto. Jon Rafman mago da pós-internet e a alma por trás de Kool Aid Man, o avatar que ressuscitou no mundo virtual, encontrar-se-á online no Second Life com Vitos Flores, a lenda da poesia experimental portuguesa e pioneiro das artes digitais, Silvestre Pestana.
Este encontro Oculto, trans-geracional, acontecerá simultaneamente na antiga sede da Marinha Mercante onde está sediado o Oporto e no V/5 Portuguese Art Foundation, no arquipélago virtual Angel Isles (141, 82, 30), uma fundação criada por Silvestre Pestana para albergar arte que transitou do Átomo para o Pixel. 
Paralelamente Rafman mostrará o seu último trabalho, Mainsqueeze (10'35''), um vídeo, ou melhor, um portal para um inferno digital, nas suas palavras o “O Abu Ghraib das fraternidades”. Um pesadelo frio que nos nos remete para o nada entronizado profetizado por Melo e Castro (1). Um grau zero de mensagem, estéril, bastante distante da  ideia positiva e utópica que Pestana nutre sobre o ciberespaço, um espaço novo para um novo povo.  
(1) 
"Vivemos e viveremos no vazio. E as nossas vidas vão continuar a esvaziar-se. Não se trata do vazio existencial de Sartre, essa angústia em busca de um novo humanismo, nem do vazio dos grandes místicos, afundados em Deus ou em si mesmos, seja no Ocidente ou no Oriente. Zen.
Agora lidamos com o vazio do modelo linguístico, que está bastante distante do "grau zero da escrita" de Barthes, ainda uma forma estilística. É antes o vazio do discurso que é comunicado com crescente eficiência por todos os media.
E. M. de Melo e Castro, “Perspectives on Visual Poetry: the 1980s (three views)” in Corrosive Signs: Essays on Experimental Poetry: Visual, Concrete, Alternative (ed. César Espinosa). Washington: Maisonneuve Press, 1990. Tradução livre.


Oculto #∞
Thursday, 6 March 22h30
A meeting between Kool Aid Man (AKA Jon Rafman) 
and Vitos Flores (AKA Silvestre Pestana)
 
Never since September 1930, when Aleister Crowley reportedly visited Fernando Pessoa (and mysteriously disappeared at Boca do Inferno), has Lisbon witnessed such a magical and poetic encounter as the one that will happen at Oporto. 
Jon Rafman a post-internet magician and the soul behind Kool Aid Man, an avatar resurrected in virtual world, will meet on Second Life with Vitos Flowers, the legend of Portuguese experimental poetry and digital art pioneer, Silvestre Pestana.
This trans-generational Ocult meeting will happen simultaneously in the former headquarters of the Merchant Navy where Oporto is based and at V/5 Portuguese Art Foundation, in the virtual archipelago of Angel Isles (141, 82, 30), a Foundation created by Pestana to house art that has shifted from the Atom to the Pixel.
At the same time, Rafman will screen his latest work, Mainsqueeze (10'35''), a video or rather a portal to a digital hell, in his own words, " the Abu Ghraib of the fraternities". A cold nightmare that leads us into the enthroned nothingness prophesised by Melo e Castro (1). A zero degree of message, a digital sterility distant from the positive and utopian ideas nurtured by Pestana of a new space for a new people (um espaço novo para um novo povo.) 
(1) 
“We live and we shall live in emptiness. And our lives will go on emptying out. Not the existential nothingness of Sartre, this anguish in search of a new humanism, nor the nothingness of the great mystics, sunken in God or in themselves, whether in the West or the East. Zen.
Now we are dealing with the nothingness of the linguistic model, which is distant enough from the “degree zero of writing” of Barthes, still a stylistic form. It is rather the nothingness of speech which in all media is communicated with increasing efficiency.”
E. M. de Melo e Castro, “Perspectives on Visual Poetry: the 1980s (three views)” in Corrosive Signs: Essays on Experimental Poetry: Visual, Concrete, Alternative (ed. César Espinosa). Washington: Maisonneuve Press, 1990.

Esta sessão não seria possível sem o apoio da The Barber Shop onde Jon Rafman se encontra em residência.
This session wouldn't have been possible without the support of The Barber Shop where Jon Rafman is currently in residency.
www.oportolisboa.blogspot.pt
Oporto em Lisboa: Miradouro de Sta. Catarina (por baixo do café Noobai/ below café Noobai)






-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140304/13ece17f/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: jon_Silvestre.gif
Type: image/gif
Size: 128265 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140304/13ece17f/attachment-0002.gif>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: securedownload-1.gif
Type: image/gif
Size: 37771 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20140304/13ece17f/attachment-0003.gif>


Mais informações acerca da lista ARENA