[ARENA] Fwd: PAULO MENDES _ NEWS _ PERFORMANCE e EXPOSIÇÃO _ 6 MARÇO

paulo mendes paulomendes21 gmail.com

*POST_SCRIPTUM um projecto performativo de Paulo Mendes com Carmo Osul,
Horácio Frutuoso, Hugo Soares, Jérémy Pajeanc e Maria Trabulo e a
participação especial de José Valente e Marta Bernardes*

A performance decorre entre as 22:00h e as 23:00h em vários pisos e em
múltiplos espaços da Garagem Passos Manuel, no âmbito do projecto EXPEDIÇÃO

> Expedição info > https://www.facebook.com/projectoexpedicao?ref=ts&fref=ts

*MANUAL DE INSTRUÇÕES_*

*Uma garagem estilo Art Deco, local anterior de escritórios, oficinas ou de
um stand de automóveis. Nesse local usado diariamente por dezenas de
pessoas e onde também funcionam os Maus Hábitos, vários espaços serão
activados performaticamente, áreas que habitualmente estão fechadas ou que
no pragmatismo da rotina quotidiana se tornaram invisíveis.*

*A cada autor foi distribuído um capítulo do livro de Julio Cortázar - O
Jogo do Mundo (Rayuela) - que não obedece a uma narrativa linear na sua
construção. É uma narrativa múltipla, que pode ser construída de forma
individual pelo leitor ou a partir das instruções de Cortázar.*

*Em cada um desses espaços deverá acontecer um pequeno acontecimento que
potencia uma possível narrativa que pode ou não gerar uma história ou um
conjunto de histórias para o visitante. Uma voz lê, na zona da entrada, os
excertos do texto de Cortázar que foram utilizados nesta
instalação-performance.*

*Em cada espaço activado existe um cenário com objectos e imagens, som que
remete para o texto original, uma acção com performers que provocam essas
narrativas desconstruídas. Os excertos do livro funcionaram como breves
argumentos despoletadores dessas micronarrativas, desses momentos
performativos. Um instante. Um fotograma.*

*A auto-referencialidade dilui-se no colectivo e a história pessoal
cruza-se com a ficção colectiva. A realidade. A realidade ficcionada. As
ficções políticas. Um tempo suspenso de um presente que já é passado.*

*Hoje as narrativas são permanentemente fragmentadas e descentradas, o
consumo acelerado e indiferenciado de imagens tem de dar lugar a uma mais
acutilante observação dos significados. O presente retrata-se numa dimensão*

*antinarrativa, herdeira de Warhol e Debord. Numa prática dinâmica os
artistas produzem uma constante releitura do caos desta cultura global,
anulando distinções entre criação e cópia, ready-made e trabalho original.
As noções de criação e originalidade esbatem-se nesta contínua "samplagem"
da paisagem cultural. Manipulando formas e formatos pré-estabelecidos, os
artistas contemporâneos servem-se delas para descodificar modelos e
produzir outras correntes de realidade, ou seja, narrativas alternativas.
Não existe uma história linear, mas várias histórias que se desenvolvem
simultaneamente. A narrativa clássica explodiu numa pluralidade de
micronarrativas - estamos perante uma realidade estilhaçada, um cadavre
exquis de escritas múltiplas.*

*Post Scriptum: A impressão de viver numa mentira ainda é uma verdade.*

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

*NÓS *

Exposição colectiva na Plataforma Revólver em Lisboa

> inauguração Quinta dia 6 Março 22:00H >

 > exposição com > António Caramelo, Garcia da Selva, Inez Teixeira, João
Belga, João Fonte Santa, Mafalda Santos, Margarida Dias Coelho, Maria do
Rosário Maia, Paulo Mendes, Pedro Amaral, Pedro Bernardo, Putas Bêbadas,
Rodrigo Cotrim, São Trindade, Sara & André e Susana Gaudêncio

> com curadoria de João Fonte Santa >

 Nesta exposição apresento o trabalho >

*Liberdade, Igualdade, Fraternidade, a insurreição que vem*

*Liberté, Égalité, Fraternité, l´insurrection qui vient*

2010/14

Instalação site-specific de três bandeiras para um país situado na Europa
do século XXI

Trabalho concebido e apresentado originalmente em 2010 na exposição sobre
as Invasões Francesas, Invasões Contemporâneas, Arte nas Comemorações do
Bicentenário das Linhas de Torres, instalado no Palácio de Mafra

*Nós Nós, titulo que é uma citação da obra homónima do escritor soviético
Yevgeny Zamyatin, obra essa que serve de referência para os romances de fc
distópicos "O Admirável Mundo Novo" ( Brave New World ) de Aldous Huxley e
"1984" de George Orwell, chama a atenção para os perigos recorrentes de uma
sociedade tecnologicamente desenvolvida: alienação e hiper-vigilância,
mas também concentração do poder numa pequena mas abusiva classe social.
Para mim que cresci a consumir fc, estas três obras seminais serviam como
uma sinalização daquilo que o futuro nunca seria... até um dia de repente
olhar à volta e perceber que a "realidade" se tornara numa gigantesca
disneylândia mas muito negra: havia uma classe possidónia que tomara a
caricatura por utopia e estava freneticamente a concretizá-la. Nós,
exposição é o resultado-súmula do processo levado a cabo em três outros
momentos anteriores - "Rádio Europa Livre", "O Declínio Do Mundo Pela Magia
Negra" e "O Fim Da Violência" que procuraram (procuram) traçar por um lado
uma "radiografia" do estado das coisas, e por outro lado demandar novas
utopias e (im)possíveis iconografias para uma saída da ficção e um retorno
à realidade.*

> https://www.facebook.com/events/1423951214509525/?fref=ts

Plataforma Revólver
Transboavista _ Rua da Boavista 84 _ piso 1 _ 1º _ Lisboa

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

*www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org> *

*[artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]*

www.youtube.com/user/paulomendesvideo
paulomendes21  gmail.com
<+351> 936396964
Rua do Heroísmo 13