[ARENA] Fwd: Conferência por SYBILLE KRÄMER: "Materiality of Script and the Operation of Thoughts. Some Reflections on 'Notational Iconicity'" | 17 de Janeiro, Auditório do Goethe-Institut Lisboa

miguel leal ml virose.pt
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 - 14:57:38 WET



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> Subject: Conferência por SYBILLE KRÄMER: "Materiality of Script and the Operation of Thoughts. Some Reflections on 'Notational Iconicity'" | 17 de Janeiro, Auditório do Goethe-Institut Lisboa
> Date: 14 Jan 2014 14:25:42 GMT
> To: Miguel Leal <ml  virose.pt>
> Reply-To: CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens <info  cecl.com.pt>
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> Conferência por Sybille Krämer
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> Materiality of Script and the Operation of Thoughts. Some Reflections on 'Notational Iconicity'
> 
> 17 de Janeiro, Auditório do Goethe-Institut Lisboa
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> PROGRAMA
> 
> Coordenação: Maria Teresa Cruz
> 
> 16h00	
> Painel | A literatura na cultura da transmediação
> 
> Rui Nunes, Gonçalo M. Tavares, Fernando Cabral Martins
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> Moderadora: Maria Augusta Babo (CECL/FCSH)
> 
> 18h15	
> Pausa
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> 18h30	
> Conferência por Sybille Krämer (Freie Universität, Berlim)
> Materiality of Script and the Operation of Thoughts. Some Reflections on 'Notational Iconicity' and 'Flattening Out' as a Cultural Technique
> 
> Moderador: José Gomes Pinto (CICANT / ULHT)
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>  
> CURSO LIVRE A DECORRER (FCSH | 2,5 ECTS):
> 
> Sessões: 13 Dez 2013 | 10 Jan 2014 | 24 Jan 2014
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>  
> SYBILLE KRÄMER
> 
> MATERIALITY OF SCRIPT AND THE OPERATION OF THOUGHTS. SOME REFLECTIONS ON 'NOTATIONAL ICONICITY' AND 'FLATTENING OUT' AS A CULTURAL TECHNIQUE
> 
> Abstract
> For a long time the phonographic dogma dominated the theory of writing: writing is considered to be a fixed version of spoken language. Its consequence is that musical notation, dance notation, numerical and logical notation, scientific formulas and programming languages etc. do not count as writing. To look at writing as a cultural technique means to overcome this language centered phonographic dogma. The decisive argument is the non-linearity and operativity of writing: Notational signs open up a two-dimensional space of aesthetic presentation and tactile manipulations. Writing is a paper-tool, a laboratory for cognitive and aesthetic activities. This creative potential comes into view only when it is recognized that writing is not language like, but synthesizes image and language, combines the iconic and the discursive. The concept of 'notational iconicity' refers to the perceptibility, the materiality and the operativity of writing. What this means will be systematically developed and demonstrated by different examples.
> 
> Sybille Krämer
> Sybille Krämer (1951, Trier) é professora de Filosofia Teorética na Freie Universität Berlin. Estudou Filosofia, História e Ciência Politica entre 1970 e 1976 em Hamburgo e na Universidade de Marburg, tendo obtido o seu doutoramento em 1980. Desde 1989 é professora de Filosofia Teórica (Theore-tische Philosophie) no Instituto de Filosofia da Freie Universität Berlin. Desde 1984 tem desenvolvido a sua investigação em torno dos temas da Técnica e Inteligência Artificial na Associação de Engenheiros Alemães (Düsseldorf). De 2000 a 2006 integrou o Conselho Científico Alemão (Wissenschaftsrat). Desde 2006 é Fellow permanente da instituição Wissenschaftskolleg zu Berlin e desde 2007 consta do painel do European Research Council. Os seus estudos concentram-se na Filosofia dos séculos XVII e XVIII, nomeadamente nos campos da Teoria do Conhecimento, Teoria dos Media e Filosofia Pós-estruturalista.
> 
> Publicações
> 
> Medium, Bote, Übertragung. Kleine Metaphysik der Medialität [Medium, Mensageiro, Transmissão. Pequena Metafísica da Medialidade], Frankfurt a.M.: Suhrkamp 2008
> Sprache - Sprechakt - Kommunikation. Sprachtheoretische Positionen im 20. Jahrhundert [Discurso – Enunciação – Comunicação. Posições no âmbito da Teoria da Linguagem no século XX] , Frankfurt am Main: Suhrkamp (2001), 3. Aufl. 2006
> Berechenbare Vernunft. Kalkül und Rationalismus im 17. Jahrhundert, Berlin, New York: de Gruyter 1991
> Symbolische Maschinen. Die Idee der Formalisierung in geschichtlichem Abriß [Máquinas Simbólicas. A ideia de formalização no projecto histórico], Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft 1988
> Technik, Gesellschaft und Natur. Versuch über ihren Zusammenhang [Técnica, Sociedade e Natureza. Ensaio sobre a sua relação], Frankfurt am Main, New York: Campus 1982
>  
>  
> MARIA TERESA CRUZ
> 
> Maria Teresa Cruz é Presidente da Direcção do CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona nas áreas de Teoria da Imagem, Estética dos Media e Comunicação e Arte. Doutorada em Comunicação e Artes, a sua investigação actual foca-se na arte dos media. Foi Directora Executiva do Projecto «Comunicação e Arte no Museu do Côa» (2008-2010), que desenvolveu o projecto museológico da comunicação da arte do Vale do Côa (Património Mundial da UNESCO). Publicações principais: Maria Teresa e Manuel Damásio (orgs.) Revista de Comunicação e Linguagens nº 43-44 «Analítica dos Novos Media», Lisboa: Relógio d'Água, 2011-2012; Maria Teresa Cruz (ed.) Novos Media, Novas Práticas, Lisboa, Vega, 2010; Maria Teresa Cruz (ed.), A Arte antes e depois da Arte, Lisboa, CECL / IGESPAR, 2010; Maria Teresa Cruz e José Gomes Pinto (eds.), As Artes Tecnológicas em Portugal e a Rede Internet, Lisboa, Vega, 2009.
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>   
> MARIA AUGUSTA BABO
> 
> Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, onde coordena o grupo de trabalho Escrita e Imagem. Doutorada em Semiótica Literária, desenvolve actualmente pesquisa nas áreas da teoria da escrita, semiótica e teorias do sujeito. Principais publicações: La traversée de la langue – le Livre de l'Intranquillité de Fernando Pessoa, Covilhã, LabCom Books; Arte & Melancolia, Lisboa, IHA/CECL, 2011 (co-edited with Margarida Acciaiuoli); Revista de Comunicação e Linguagens nº 40 "Escrita, Memória, Arquivo" (co-org. com José A. Mourão), Lisboa: Relógio d'Água, 2009.
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> JOSÉ GOMES PINTO
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> Professor associado na Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Licenciado em Filosofia (UNL), obteve um doutoramento em Estética e Teoria das Artes pela (US), financiado pela FCT. Fez estudos de pós-doutoramento na Universidade Humboldt de Berlin. Colaborou em diversos projectos de investigação em Portugal e em Espanha. Dirigiu e criou os cursos de licenciatura em Comunicação e Arte e o mestrado em Produção e Criação em Artes Tecnológicas. Actualmente é subdirector da ECATI, dirigindo também o Departamento de Pós-graduação e Investigação.
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> É investigador do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias-CICANT.
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> Principais publicações: «Solemnidad: imagem, repetición», Revista de letras y ficción audiovisual, Núm. 2 (2012): 54-66; José Gomes Pinto, José Bragança de Miranda, J. (org.), «Carl Einstein: reflexões sobre arte e estética», Caleidoscópio, Revista de Comunicação e Cultura, 11/12, 2012.; «Fragmento, realidade, imitação». In José Gomes Pinto, José Bragança de Miranda, J. (org.), «Carl Einstein: reflexões sobre arte e estética», Caleidoscópio, Revista de Comunicação e Cultura, 11/12, 2012; «La naturaleza del artificio: la actualidad de David Hume». In Manuel da Silva e Costa e José Pinheiro Neves (org.), Tecnologia e configurações do humano na era digital: contribuições para uma nova sociologia da técnica. Porto, Ecopy, 2010, pp. 183-207; 2009 - Artes tecnológicas e a rede de Internet em Portugal. (Org. com Maria Teresa Cruz). Lisboa: Vega.
> 
> Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens 
> Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506 
> 1069-061 Lisboa PORTUGAL		Tel.: (+351) 21 795 08 91 
> Fax: (+351) 21 795 08 91 
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