[ARENA] Expedição /// Residências Artísticas Abertas

Maria Trabulo da.mariatrabulo gmail.com
Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2013 - 22:52:25 WEST




Abertura das Residências Artísticas da Expedição


"Quatro viajantes oriundos de diferentes territórios são escolhidos para embarcarem numa Expedição sem rumo à vista. À deriva, um músico, um escritor, um cineasta e um artista plástico, coabitam um espaço de trabalho e residência que os acolhe ao longo de 60 dias. Em busca de uma rota comum, o que os orienta é o sentido da tradução dos seus conhecimentos aprofundados numa criação conjunta, tornada pública no encerrar da sua viagem."


Estão abertas as candidaturas para a etapa de Residências Artísticas organizada pela Expedição, a decorrer no Maus Hábitos entre Dezembro 2013 e Fevereiro 2014.
O período de candidatura decorre de 16 de Setembro a 20 de Outubro, e destina-se a artistas plásticos, cineastas, realizadores, escritores, teóricos, literários, e músicos.

Toda a informação respectiva poderá ser consultada em http://expedicao.net/residencias, onde serão encontrados o respectivo regulamento e o formulário de inscrição.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



Por entre tormentas, a história vai-se fazendo de momentos em que as dificuldades são quase insuportáveis. A passagem destas é tornada possível pelos indivíduos que se aventuram em expedições por territórios hostis e que, atravessando as tormentas, cartografam o desconhecido.

Quando estas tormentas parecem não cessar e a bonança parece não chegar a viagem é urgente. A Expedição surge enquanto uma outra forma de viagem.

Procurando contornar a tormenta em que o tempo presente se tornou, ou talvez superá-la, a Expedição reúne novos exploradores e outros já experientes, munindo esse conjunto de criadores artísticos e pensadores, dos instrumentos de que necessitam para realizarem as suas investidas num novo mundo, ou em alternativas de real ao velho mundo já explorado.

Esta é uma Expedição que permite o encontro de viajantes que através dos seus novos discursos e construções, nos aludem a outros caminhos e respostas. Propõe-se rotas diferentes às até hoje traçadas e tecem-se reflexões acerca desses novos passos, dos caminhos do passado que nos trouxeram ao presente, e dos que nos poderão fazer chegar ao futuro: partir, chegar, explorar, regressar.

 
Expedição consiste na criação de uma plataforma de apoio à produção e teorização das artes plásticas na cidade do Porto, tomando acção na promoção de artistas emergentes através da realização de uma rede de eventos, inspirada na temática da viagem e preparação antes de uma partida.


Decorre no Maus Hábitos e é um projecto promovido pela Saco Azul Associação Cultural com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura/ DGARTES.



-- 


      A EXPEDIÇÃO

www.expedicao.net / aexpedicao  gmail.com / facebook




-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130916/6585dcbf/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: v2-residencias.jpeg
Type: image/jpeg
Size: 29995 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130916/6585dcbf/attachment-0001.jpeg>


Mais informações acerca da lista ARENA