[ARENA] Divulgação: Falha | Hernâni Reis Baptista no Espaço Campanhã | 12 de Outubro às 16h30

"Espaço Campanha" espacocampanha mail.com
Terça-Feira, 8 de Outubro de 2013 - 15:45:17 WEST


FALHA

Hernâni Reis Baptista 
 *12 de Outubro , 16h30*

Hernâni Reis Baptista assume-se como um “artista compulsivo”. Cria de forma ininterrupta e obsessiva, procurando, não as respostas, mas sim as perguntas que servirão de fio condutor para as leituras das suas preocupações, ainda somente alinhavadas por uma intuição que se pressente no conjunto das suas propostas.
Em “Falha” a apresentação simultânea de obras patentes em mostras passadas – a escultura “First the Body. No. First the Place.”, presente em 2012, na exposição “Futuro Não Futuro”, no Palácio Pinto Leite , Porto, e o vídeo “Lá fora”, projetado em Julho deste ano, no screening “Jogos de Glória”, no espaço cultural Maus Hábitos, Porto – e de obras inéditas, pensadas para a presente exposição – a série “PIGS” e a instalação “Falha” – contribui para o desvendar do imaginário de Reis Baptista. 
O confronto entre os trabalhos, distintos no tempo e no propósito, torna evidente o explorar da ironia enquanto forma de denúncia. Assim se pode interpretar a metáfora de “PIGS”, tão óbvia quanto são óbvias as consequências nefastas das imposições europeias às economias dos países do sul. Igualmente se pode interpretar o já esperado mau funcionamento da instalação “Falha”.
Contudo, o trabalho de Reis Baptista não é politizado, é apenas atento ao inevitável e sublinha, humoristicamente, o absurdo das tentativas de contrariedade. “Falha” espelha as circunstâncias de um momento histórico e social particular. No entanto, paralelamente, espelha a fragilidade das ‘construções humanas’, materiais e ideológicas. Não é por acaso que, quando questionado sobre o seu trabalho, Reis Baptista consegue descrevê-lo numa única palavra: decadência. 
-----------------------------------------------------------------
 *Hernâni Reis Baptista *(Vila do Conde, 1986) ingressou, em 2008, no curso de Artes Plásticas, vertente Multimédia, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo anteriormente completado o primeiro ano de História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participou em várias exposições colectivas ao longo dos anos e fez parte da equipa responsável pelo planeamento curatorial e montagem do projecto Close-Up, em 2010. Em 2011 expôs individualmente trabalhos em vídeo no Espaço Campanhã, Porto e na Galeria dos Leões, na exposição colectiva “Black box#1= (cinco + dois)”. Em 2012 e 2013 participou em diversas exposições coletivas, como no espaço Lofte, Porto e no Museu da FBAUP, no Porto. Na Casa Tait, Porto, apresentou juntamente com Raquel Azevedo Moreira a exposição “Ornitomância” e “Objectos prescritos”, no Centro de Cultura e Congressos da Ordem dos Médicos, com Sofia Palma e Raquel Azevedo Moreira. Expôs também na SOLAR, Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde, na exposição coletiva “CAVE”. Em St Vincent, Itália, participa na exposição SVEART, Saint Vincent European Art e na Exposição de Finalistas da FBAUP 2011/2012, onde é selecionado com o prémio de aquisição pela Faculdade de Belas Artes do Porto. É membro do grupo SINTOMA, Performance, Investigação e Experimentação e, no presente ano, tem vindo a expôr em diferentes espaços do Porto, mas também em Colónia, Alemanha, na exposição individual "Intraduzibilidade, Untranslatability, Unübersetzbarkeit", no Klub Genau, a par do festival de arte “KARAT, the ocean and the river”. Participou também na exposição “Entre Mãos”, com Raquel Azevedo Moreira e Mónica Lacerda, no Museu da FBAUP, Porto, e na Artesantander 2013 - XXII Edition of Santander's International Fair of Contemporary Art, entre outras.

-----------------------------------------------------------------

Quinta a Sábado 15h00 - 19h00 | Rua Pinto Bessa, 122 Armz. 4 Porto | espacocampanha  mail.com
-----------------------------------------------------------------


Associação Espaço Campanhã
Rua Pinto Bessa 122 AZ21
espacocampanha  mail.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20131008/2cacc3c0/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA